Pular para o conteúdo principal

Considerado uma das mentes mais brilhantes da história, Stephen Hawking, físico britânico, morre aos 76 anos

O físico Stephen Hawking em imagem de abril de 2016. (Foto: Lucas Jackson / Arquivo / Reuters)

Considerado uma das mentes mais brilhantes da história, físico teve a morte confirmada por um porta voz da família; cientista lutou contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) durante mais de cinco décadas



O mundo perdeu, na madrugada desta quarta-feira (14), uma das mais brilhantes mentes científicas de todos os tempos. O físico e pesquisador britânico Stephen Hawking morreu aos 76 anos de idade em Cambridge, na Inglaterra. A informação foi confirmada por um porta-voz da família do cientista, que não deu detalhes sobre a causa da morte. "Estamos profundamente tristes que o nosso querido pai faleceu hoje. Ele foi um grande cientista e um homem incrível, cujo legado vai viver por muitos anos", dizia a nota, assinada por Lucy, Robert e Tim, filhos de Hawking. 

Portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Hawking batalhou contra a doença por 55 anos e já havia perdido a fala e capacidades motoras em decorrência da doença.

 Nascido em Oxford, na Inglaterra, em 1942, Hawking estudou na Universidade de Oxford e depois fez seu PhD em cosmologia na Universidade Cambridge, onde lecionou durante anos nas áreas de física e matemática. É professor lucasiano emérito da universidade, mesmo título concedido a a Isaac Newton. O físico também era diretor do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica na universidade.
Considerado um dos mais brilhantes cientistas da história, Hawking é reconhecido na comunidade acadêmica principalmente por suas pesquisas com buracos negros espaciais, cosmologia, mecânica quântica e pela ampliação do estudo sobre a teoria da relatividade, proposta por Albert Einstein.
Durante sua carreira, recebeu diversos prêmios e honrarias, como a Medalha Albert Einstein e a Medalha Copley .Também é detentor da Medalha Presindencial da Liberdade, maior prêmio cívil do governo dos Estados Unidos e foi condecorado comandante da Ordem Real do Império Britânico. Durante os anos 90, Hawking rejeitou o título de Cavaleiro da Rainha.
Inspirado pelo colega Carl Sagan, o físico também era famoso pela sua luta para simplificar a linguagem científica e tentar explicar conceitos complexos para pessoas leigas. Com isso, promoveu o interesse pela física e cosmologia em pessoas do mundo inteiro com o lançamento de best sellers como "Uma Breve História no Tempo" e "O Universo Numa Casca de Noz", que venderam milhões de cópias pelo planeta. O físico escreveu 14 livros durante sua carreira.
A vontade de popularizar a ciência, somada às muitas participações de Hawking em programas de entrevistas e na cultura pop, como nas série "Star Trek" e "Star Trek - The Next Generation", no música "Keep Talking", da banda Pink Floyd ou em desenhos como "Os Simpsons" e "Futurama", entre outros, geraram uma série de críticas da comunidade acadêmica ao físico. De acordo com alguns colegas, a personalidade "popstar" de Hawking não contribuia para a ciência. Apesar das críticas, Stephen Hawking era querido e respeitado pela imensa maioria dos colegas. Conhecido por seu senso de humor, ele é visto por muitos como um visionário por conseguir simplificar conceitos tão complexos. 

Eternizado nas telonas



Reprodução

"A Teoria de Tudo" contou a história de Stephen Hawking se baseando no livro escrito por sua ex-mulher, Jane

A popularidade e a genialidade de Hawking renderam ao físico um filme biográfico. "A Teoria de Tudo", lançado em 2014, é baseado no livro "My Life with Stephen" de Jane Hawking, primeira esposa do físico e mãe de seus três filhos. Jane e Stephen ficaram casados de 1965 até 1991. Quatro anos após o fim do primeiro casamento, o físico se casou com a enfermeira Elaine Mason. Os dois se separaram em 2006.
O filme, dirigido por James Marsh, foca no romance entre os dois, no diagnóstico do cientista com a doença Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e no sucesso de Hawnking no campo da física. O filme foi bem recebido pelo público e pela crítica e rendeu a Eddie Redmayne o Oscar e Globo de Ouro de melhor ator.
O físico também foi eternizado no documentário "A Brief History of Time", dirigido por Errol Morris, que conta com entrevistas com familiares, amigos, colegas e pessoas próximas de Hawking.

Batalha contra a Esclerose Lateral Amiotrófica



Diagnosticado em 1963, Stephen Hawking lutou contra a ELA durante 55 anos
Divulgação

Diagnosticado em 1963, Stephen Hawking lutou contra a ELA durante 55 anos

Stephen Hawking foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA ou Doença de Lou Gehrig) em 1963, quando tinha apenas 21 anos. Ainda nos anos 60, começou a ter dificuldades para escrever e a usar muletas para andar. No final da década, contra sua vontade, passou a usar uma cadeira de rodas para se locomover.
Nos anos 70, a capacidade de fala do cientista começou a se deteriorar e apenas pessoas próximas dele conseguiam entendê-lo. Em 1985, ele sofreu de uma pneumonia e foi submetido a uma traqueostomia, o que eliminou completamente sua habilidade de falar. No ano seguinte, ele recebeu o computador "Equalizer", que o ajudou a se comunicar e a escrever artigos e livros durante mais de três décadas. 
Em 2005, o cientista perdeu o movimento das mãos e já não podia mais movimentar a cadeira de rodas sozinho. Ele começou a utilizar o "Equalizer" através dos músculos do rosto, produzindo cerca de uma palavra por minuto. Ao longo dos anos, o físico se uniu com a empresa Intel para desenvolver um sofware que ajudasse a "prever" suas palavras. O físico Werner Israel chegou a dizer que Hawking era o "Mozart da física", por conta de suas incríveis contribuições científicas apesar das dificuldades para produzir.
No ano de 2009, Hawking já não conseguia mais mover sua cadeira de rodas sozinho e sua condição seguiu se deteriorando. Nos últimos anos de sua vida, ele conviveu com problemas respiratórios e foi internado diversas vezes.



Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co