Pular para o conteúdo principal

Brasil na Copa; Quem é Aida Garifullina, soprano russa que canta na abertura da Copa do Mundo 2018

A soprano russa Aida Garifullina, que vai cantar na abertura da Copa do Mundo (Foto: Divulgação)


Cantora que vai fazer dueto com Robbie Williams já fez parceria com Plácido Domingo e Andrea Bocelli. Ela ganhou concurso de ópera e participou de 'Florence: Quem é essa mulher?', com Meryl Streep e Hugh Grant.


Robbie Williams, ok, é um astro pop de fama internacional. Mas e a Aida Garifullina, quem é?

Escolhida para fazer parceria com o cantor britânico no show de abertura da Copa do Mundo nesta quinta-feira (14), a artista não é tão popular assim porque, afinal, não pratica um gênero exatamente popular.

Mas Aida Garifullina não é uma cantora lírica anônima. Ela:


  • fez papéis de destaque como soprano em óperas renomadas de grandes companhias europeias;
  • dividiu palco com Plácido Domingo, Andrea Bocelli, Juan Diego Flórez e Hvorostovsky;
  • ganhou um concurso internacional no ramo em 2013;
  • fez uma ponta no filme "Florence: Quem é essa mulher?" (2016), estrelado por Meryl Streep e Hugh Grant.

O encontro entre Aida e Robbie vai ser no Estádio Lujniki, em Moscou, meia hora antes do jogo inicial do torneio, Rússia x Arábia Saudita, que deve começar às 12h (horário de Brasília).

O jogador brasileiro Ronaldo também deve estar presente.

O maestro russo Valery Gergiev e a soprano russa Aida Garifullina em apresentação nesta quarta-feira (13) dedicado à Copa do Mundo (Foto: Sergei Chirikov/Reuters)

O maestro russo Valery Gergiev e a soprano russa Aida Garifullina em apresentação nesta quarta-feira (13) dedicado à Copa do Mundo (Foto: Sergei Chirikov/Reuters)

Aida Garifullina nasceu em 30 de setembro de 1987, em Kazan, capital do Tartaristão. A cidade, que completou mil anos em 2005, coincidentemente é uma das sedes da Copa.

A mãe de ainda era uma regente de coral que logo cedo notou que a filha gostava muito de cantar. Aos cinco anos, a pequena fez sua primeira aparição pública, em uma disputa de cantores promovida em Moscou e transmitida pela TV.

Aos 11 anos, foi aceita no Conservatório Estatual de Kazan para fazer aulas de canto. Aos 13, apresentou-se no Tchaikovsky Great Hall, em Moscou, uma das principais casas de música erudita da capital russa.

"É verdade que eu não tinha muito tempo para brincar de boneca ou correr por aí com meus amigos. Eu ia para a escola de manhã, depois tinha aula de solfejo, depois ia me encontrar com uma professora de canto – e depois para a escola de balé e, finalmente, para uma aula de desenho. Em algum momento, eles perceberam que você ñao pode sobrecarregar uma criança e decidiram que eu deveria ficar com o canto – então, meu destino estava decidido."

A declaração de Aida, já adulta, está em seu perfil no site da gravadora com a qual tem contrato, a Decca.

Em outro depoimento, ela atribuiu a bolsa de estudos que recebeu em 2005 do então prefeito de Kazan para estudar no exterior ao fato de não ter sido uma adolescente rebelde:

Em outro depoimento, ela atribuiu a bolsa de estudos que recebeu em 2005 do então prefeito de Kazan para estudar no exterior ao fato de não ter sido uma adolescente rebelde:

Ganhou concurso de ópera


A soprano russa Aida Garifullina, que vai cantar na abertura da Copa do Mundo (Foto: Divulgação)

A soprano russa Aida Garifullina, que vai cantar na abertura da Copa do Mundo (Foto: Divulgação)

Após dois anos de estudos na Alemanha com Siegfried Jerusalem, Aida partiu para uma temporada na Áustria, onde frequentou a Universidade de Música e Artes de Viena. Lá, estudou com a soprano americana Claudia Visca.

Já em 2013, Aida foi convidada pelo diretor e maestro Valery Gergiev para o Teatro de Mariinsky, em São Petersburgo. Lá, foi Susanna uma montagem da ópera "Le nozze di Figaro", de Mozart, e foi Gilda em uma montagem de "Rigoletto", de Verdi, dentre outras.

No mesmo ano, a cantora conseguiu uma das suas maiores conquistas: o primeiro lugar Operalia, um concurso internacional de ópera anual criado em 1993 pelo renomado tenor Plácido Domingo. A disputa é voltada a jovens talentos.

"Eu realmente não me achava pronta para uma competição assim, mas a minha mãe conseguiu o último formulário [de inscrição] disponível e preencheu para mim. Na última hora! Eu achei que era um sinal..."

A vitória foi garantina por sua performance da música "Eccomi in lieta vesta", que está na ópera "I Capuleti e i Montecchi", do italiano Vincenzo Bellini. Trata-se de uma adaptação de "Romeu & Julieta". 

Álbum e participação em filme  com Meryl Streep


A cantora russa Aida Garifullina (Foto: Divulgação)

Com a vitória no Operalia, Aida Garifullina foi convidada para entrar na Ópera de Viena e também assinou contrato com a gravadora britânica Decca Classics.

Aida também caiu nas graças do cineasta Stephen Frears, que a convidou para fazer uma participação no filme "Florence: Quem é essa mulher?" (2016), estrelado por Meryl Streep e Hugh Grant.

No longa, a cantora russa interpresta a soprano Lily Pons e canta "The bell song", da ópera "Lakmé", de autoria de Léo Delibes.

Em fevereiro de 2017, Aida Garifullina lançou pela Decca um álbum que leva o seu nome.

O material de divulgação destaca que "como muitos outros cantores de ópera, Aida gosta de canções populares e baladas".

"Eu cresci em uma família musical, em que todos os tipos de música estavam tocando o tempo todo. É bom cantar essas músicas mais leves às vezes." Não há qualquer menção entre seu parceiro de Copa do Mundo, Robbie Williams, entre suas preferências do passado.

fonte: G1

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Globo - Desfile das Escola de Samba - Rio de Janeiro - 12/02/2018

fonte: youtube

Confira a fabricação dos motores do Onix e do Prisma na GM de Joinville

Todas as fases produtivas são monitoradas em tempo real e à distância Depois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) pois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) Os trabalhos começam com a usinagem do cabeçote de alumínio, que chega de um fornecedor de Minas Gerais já fundido. Os tempos do  Chevette  e do  Monza , carros de grande sucesso da  General Motors nas décadas de 1980 e 1990, ficaram definitivamente para trás. O processo de fabricação de  automóveis  mudou muito desde então. Fábrica de Joinville, às margens da BR-101, destaca-se pelo ambiente bem iluminado, silencioso e de temperatura agradável A fábrica onde são feitos os motores das linhas Prisma e Onix, em Joinville, chama a atenção pela tecnologia inserida em todas as fases do processo de usinagem do cabeçote e da montagem do motor.  A primeira etapa de usinagem cuidará d...

Fiat Mobi e Chevrolet Onix duelam em requisito segurança em novo teste Latin NCAP,

O  Fiat Mobi  foi mal no teste de segurança do Latin NCAP divulgado nesta terça-feira (01) e conquistou só uma estrela na proteção a adultos. A segurança de crianças ficou com duas estrelas.  Segundo o órgão, o desempenho do modelo na simulação de teste dianteiro foi razoável, mas a estrutura do carro se mostrou "inapropriada para suportar impacto lateral". O Mobi ofereceu proteção "pobre" para o peito do motorista em acidentes laterais e "débil" e "marginal em outras regiões do corpo. Apenas a cabeça e partes das pernas tiveram proteção considerada "boa" nos testes. Para classificar a segurança a adultos, o órgão atribui pontos que podem chegar ao máximo de 34, porém o  Mobi  conquistou apenas 19,20 pontos.  Já a segurança de crianças pode chegar a 49 pontos, mas no caso do compacto foram apenas 26,98 pontos. " O impacto lateral é o grande problema do carro porque há alta penetração do pilar B. Como mostram as imagens, a estrut...

AO VIVO - Ferroviária X Santos - Campeonato Paulista - Narração - 10/02/2018

fonte: youtube