Postagem em destaque

Nova Chevrolet S10 é flagrada no Brasil; estreia será no próximo ano

Reestilização dará sobrevida ao modelo até a chegada da nova geração, que será desenvolvida nos EUA para virar realidade só em 2023    ...

Não achou a matéria? Pesquise aqui!

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Quanto tempo os dados ficam no Facebook após uma conta ser excluída?

Dados pessoais podem ficar no servidor por até 90 dias, mas empresa guarda dados de acesso por mais tempo. — Foto: Thiago Lavado/G1

Pacotão do blog Segurança Digital também responde dúvidas sobre roteamento de Wi-Fi e falha BlueKeep.


Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.) vá até o fim da reportagem e utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para g1seguranca@globomail.com. A coluna responde perguntas deixadas por leitores no pacot

Facebook guarda por quanto tempo os dados de uma conta já excluída? Se uma pessoa entrar com processo e esta conta já ter sido apagada, tem como por via judicial descobrir os dados cadastrais e IP da mesma? Isso leva quando tempo depois do Facebook já ter sido intimado? – Thaiane Fontoura

Os prazos em processos judiciais podem variar muito e a disponibilidade dos dados dependerá também do que for solicitado.

Mas os prazos do Facebook para a guarda de dados são informados pela própria rede social. Quando uma conta é excluída, pode levar até 90 dias para que todos os dados sejam realmente eliminados da plataforma. Mas esses "dados" são apenas as informações pessoais, não informações de rede (como o endereço IP).

O Marco Civil da Internet estipula que certas informações sobre uso de aplicações de internet (o Facebook, nesse caso, é uma "aplicação") precisam ser guardados por no mínimo seis meses. Ou seja, mesmo que fotos e outras informações antigas do perfil sejam excluídas em até 90 dias, o Facebook ainda teria que manter — ao menos se estiver seguindo a lei brasileira — dados cadastrais e de acesso por um mínimo de seis meses.

O Facebook reconhece que mantém esses "dados de log" e não informa um prazo para apagá-los. A plataforma apenas promete que esses dados, se mantidos, são "desvinculados de qualquer informação pessoal".

Vale a pena saber: Excluir a conta do Facebook não exclui mensagens privadas enviadas para outras pessoas. Essas mensagens contam como informações de quem as recebe e só o destinatário pode escolher quando apagá-las.

Configuração da função de 'ponto de acesso' ou 'roteador portátil' no Android, que permite compartilhar a conexão de internet móvel por Wi-Fi — Foto: Reprodução


Celular com Wi-Fi 'roteado' fica vulnerável?


Se eu estiver roteando internet do meu celular e alguém se conectar, essa pessoa pode invadir meu aparelho? – Sofia Lemes

De forma alguma. Se isso for possível, é porque o aparelho teria algum defeito (vulnerabilidade). Usar o celular como roteador Wi-Fi para compartilhar a conexão não deve expor o aparelho a qualquer ataque.

Vale a pena saber: Não deixe de configurar uma senha no Wi-Fi compartilhado do seu telefone.

Correção da falha BlueKeep


Qual é o patch de atualização para o BlueKeep? - Valério Samuel Vancin

Todas as atualizações — independentemente do que elas corrigem — devem ser instaladas. Por isso, é importante checar por atualizações e instalar tudo o que estiver pendente no painel de atualizações do Windows.Se você realmente precisa baixar apenas a atualização que corrige a grave falha "BlueKeep", o identificador dela é "CVE-2019-0708". Os links para download estão no site da Microsoft aqui (para Windows Vista, 2003 e XP) e aqui (para Windows 7 e 2008).

Se você realmente precisa baixar apenas a atualização que corrige a grave falha "BlueKeep", o identificador dela é "CVE-2019-0708". Os links para download estão no site da Microsoft aqui (para Windows Vista, 2003 e XP) e aqui (para Windows 7 e 2008).

Vale a pena saber: A Microsoft não mais disponibiliza atualizações que corrigem falhas específicas. Agora, a empresa reúne tudo em pacotes mensais que devem ser instalados por inteiro.

O pacotão da coluna Segurança Digital vai ficando por aqui. Não se esqueça de deixar sua dúvida na área de comentários, logo abaixo, ou enviar um e-mail para g1seguranca@globomail.com. Você também pode seguir a coluna no Twitter em @g1seguranca. Até a próxima!


fonte: G1

Nenhum comentário:

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

COMPARTILHE