
Cinco municípios estão entre os 10 com maior número absoluto de homicídios nas regiões paulistas em 2019 e mais quatro completam os 20 primeiros, de acordo com as estatísticas oficiais divulgados pela Secretaria de Segurança
Mais violenta de São Paulo, a RMVale tem 9 das 20 cidades com o maior número absoluto de homicídios no interior paulista em 2019, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
A lista do 'Top 20' dos homicídios inclui São José, Caraguatatuba, Taubaté, Cruzeiro, Lorena, Pindamonhangaba, Jacareí, Ubatuba e Guaratinguetá.
Entre os meses de janeiro e maio, o Vale do Paraíba registrou 131 homicídios e ainda 7 latrocínios (casos de roubos seguidos de morte), com total de 138 vítimas de assassinato. Em maio, o Vale registrou 18 vítimas -- o menor índice mensal desde maio de 2010.
Apesar da redução de 6,42% no índice de homicídio, comparado com os primeiros cinco meses de 2018 (foram 140 homicídios e 8 latrocínios), a região é a recordista nos dois quesitos -- homicídio e latrocínio -- no interior paulista.
Além disso, a RMVale possui a mais alta taxa de homicídio por 100 mil habitantes, com a taxa de 13,33 vítimas (nos últimos 12 meses). No estado, a média é de 6,83 vítimas.
"A grande maioria dos casos das pessoas que matam e das que são mortas na região é de pessoas com passagem por tráfico, roubo ou por homicídio anterior, na maioria", disse o comandante da Polícia Militar na região, coronel José Eduardo Stanelis (ver texto nesta página).
RANKING.
A cidade de Campinas lidera o ranking de homicídios, com 59 vítimas em 2019, de janeiro a maio, tendo depois Ribeirão Preto (21) e Sorocaba (17).
São José e Caraguatatuba, as duas com 15 homicídios, dividem a quarta colocação, com Taubaté em sexto (13), juntamente com a Praia Grande.
Caraguá passou de 8 para 15 vítimas na comparação com o mesmo período de 2018 -- um aumento de 87,5%. Já São José, teve queda de 31,8% (caiu de 22 para 15 vítimas). Taubaté manteve o mesmo índice.
Na oitava colocação dividida estão Cruzeiro, Lorena e Araçatuba, todas com 12 vítimas, seguidas por Jacareí, com 11 e na 11ª posição, com o mesmo índice de São José do Rio Preto e Piracicaba.
Jundiaí está depois, com 10 vítimas no 14º lugar. Pindamonhangaba, com 9 homicídios ao lado de Rio Claro, ocupa a 15ª posição, à frente das cidades de Guaratinguetá, Ubatuba, Sumaré e Marília, com 8 vítimas cada uma delas e dividindo a 17ª posição no interior.
REGIÃO.
No ranking do interior paulista, atrás do Vale, está a região de Campinas (115 vítimas de homicídio), seguida por Ribeirão Preto (95), Sorocaba e Piracicaba (76 cada), Baixada Santista (63), Bauru e São José do Rio Preto (33), Araçatuba (25) e Presidente Prudente (20).
"Manter [o patamar de maio] é difícil, o que importa é ter menos homicídios do que no ano passado", disse o diretor da Polícia Civil no Vale, Célio José da Silva.
A RMVale lidera a violência em São Paulo desde 2010.
"Quem morre não é o cidadão trabalhador"

fonte; O Vale
Comentários