Pular para o conteúdo principal

GM consolida liderança de vendas em 2016

Resultado de imagem para linha GM consolida liderança de vendas em 2016

As vendas mirradas de 2016 trouxeram mudanças sensíveis nas posições das marcas de veículos leves líderes mais vendidas do mercado brasileiro. A General Motors/Chevrolet consolidou sua liderança no topo do ranking, desbancando a Fiat que lá ficou por mais de uma década, inclusive em 2015, e deixando a Volkswagen um pouco mais para trás. Hyundai e Toyota avançaram, desacomodando a Ford de sua histórica quarta colocação e fazendo a marca descer ao amargo sexto posto. 

Das 10 marcas mais vendidas, só duas, Toyota e Jeep, registraram crescimento de vendas em 2016 sobre 2015, três (Volkswagen, Fiat e Ford) tiveram quedas bastante acima da média do mercado (-20%), uma (Honda) apurou retração igual à média e outras quatro (GM/Chevrolet, Hyundai, Renault e Nissan) caíram menos, abaixo da média. Das 10, seis ganharam participação e quatro perderam, sendo Volkswagen, Fiat e Ford (nesta ordem) as que mais cederam terreno. 

Com Onix, o carro mais vendido no Brasil pelo segundo ano consecutivo, e Prisma, o quarto mais emplacado no ano passado, a GM conseguiu subir ao primeiro lugar em vendas do País, conquistando 1,75 ponto porcentual de participação em 2016, chegando a 17,4%. Ajudou o fato de ambos os modelos terem sido renovados no segundo semestre. Com isso, a retração de emplacamentos da marca em 12 meses foi de 10,8%, praticamente a metade da queda média do mercado. 

Liderando o segmento de mercado que mais sofreu com a crise econômica, a dos hatch compactos com motorização 1.0, a Fiat ficou em segundo, mas foi a segunda marca que mais perdeu participação em 2016: foram quase 2,4 pontos a menos, para 15,3%, mesmo com lançamentos importantes como o Mobi e o novo Uno com motor três-cilindros. O Palio, carro mais emplacado da marca no ano, não se sustentou e caiu para a sexta posição. A Fiat também teve a segunda maior queda entre as 10 mais vendidas, de 30,5% na comparação com 2015. O resultado só não foi pior graças à continuação do bom desempenho da picape compacta Strada, o comercial leve mais vendido do País, e da boa aceitação da Toro, picape de tamanho intermediário lançada no início de 2016 que se tornou o segundo comercial leve mais procurado. 

O problema da falta de peças devido ao litígio com o fornecedor de estruturas de bancos, do Grupo Prevent, custou caro ao desempenho da Volkswagen, que alega ter deixado de produzir entre 130 mil e 140 mil carros em 2016. Com isso, nem a renovação de alguns dos modelos mais vendidos da marca (Gol, Voyage e Saveiro) trouxe alento. A marca permaneceu em terceiro lugar, mas foi a que mais perdeu participação no ano, 3 pontos, descendo para nunca antes vistos 11,5%, e também a que registrou o maior declínio de vendas no período, 36,4% ante 2015 – que já não tinha sido nada bom. 

Na quarta posição do ranking aparece a maior surpresa do ano, a Hyundai. Com dois produtos competitivos no País, o hatch HB20 (segundo carro mais vendido de 2016) e o sedã HB20S (11º), pela primeira vez a marca conseguiu mudar a configuração do topo do ranking de vendas, entrando para o grupo das quatro mais vendidas do País. Com apenas uma renovação leve em 2016 dos dois produtos fabricados em Piracicaba (SP) e a introdução da motorização 1.0 turbinada, a Hyundai conseguiu abocanhar 1,7 ponto porcentual de participação no mercado brasileiro, alcançando quase 10% (9,96%). As vendas caíram levemente no ano passado, 3,33% sobre 2015, puxadas para baixo pelos modelos importados pelo Grupo Caoa. Considerando só os emplacamentos dos carros nacionais da família HB 20, houve crescimento de 2,4% (leia mais aqui). 

Toyota foi a outra surpresa do ano: de 2015 para 2016 subiu da sétima para a quinta posição do ranking das marcas mais vendidas no País, aumentando sua participação de mercado em quase 2 pontos porcentuais, para 9,1%. E foi uma das duas únicas que anotaram crescimento de vendas, ainda que de modestos 2,6%. A renovação de quase todo o portfólio ajudou, mas não são os populares Etios hatch e sedã (renovados em 2016) os carros da Toyota que mais venderam no ano. Os dois compactos figuram na 14ª e 17ª posições dos mais emplacados em 2016, respectivamente. O campeão da marca japonesa é o bem mais caro sedã médio Corolla, que terminou 2016 como o quinto mais vendido, enquanto a ainda mais cara picape média Hilux foi o terceiro comercial leve mais comprado, em volume só um pouco abaixo ao do Etios hatch (34 mil unidades contra 38 mil). A constatação, portanto, é de que a Toyota ganhou não só mais clientes, mas também maior rentabilidade com a venda de produtos de maior valor agregado. 

Não adiantou muito para a Ford o Ka ter sido o terceiro carro mais vendido de 2016, pois a marca só aparece novamente na lista na vigésima posição com o EcoSport, que ganhou muito concorrentes e está em processo de renovação – o novo modelo deve ser lançado este ano. Com isso a Ford perdeu duas posições no ranking de marcas, descendo para a sétima colocação, separada da Toyota por apenas 174 unidades emplacadas. A Ford amargou queda de 28,9% nas vendas totais sobre 2015, quase 10 pontos acima da retração média de 2016, e perdeu 1,2 ponto de participação, declinando para 9,07%. 

Renault também foi atropelada por Hyundai e Toyota e desceu duas posições no ranking de um ano para outro, da quinta para a sétima colocação, com recuo de 17,4% nas vendas e inexpressivo ganho de participação de 0,22 ponto, para 7,5%. O carro mais bem vendido da marca continua a ser o hatch Sandero, o sétimo mais emplacado de 2016 e que só recebeu a nova motorização 1.0 tres-cilindros e 1.6 no fim do ano, enquanto a picape intermediária Oroch lançada em 2015 não chegou a decolar como oitavo comercial leve mais procurado, suplantada por larga margem pela Fiat Toro. Com isso, a marca ficou onde estava e foi superara por quem conseguiu crescer. 

Honda permaneceu na mesma oitava posição onde já figurava em 2015, registrou queda nas vendas quase idêntica à média do mercado, com tombo de 20,1% sobre o ano anterior, e o market share ficou praticamente imóvel em quase 6,2%. O SUV HR-V, nono carro mais vendido do País em 2016, assegurou a posição, já que o principal lançamento da marca no período, o sedã médio Civic, só chegou no segundo semestre. Ainda assim, a Honda não vende mais também por opção, limitada ao dilema de não estourar a capacidade de sua fábrica de Sumaré (SP), onde não quer adotar os problemas de um terceiro turno, ao mesmo tempo em que não vê mercado suficiente para abrir sua nova planta de Itirapina (SP). 

A também japonesa Nissan teve desempenho mais consistente em 2016, mantendo a nona posição do ranking com insignificante queda de 0,5% nas vendas e ganho de 0,6 ponto de market share, para quase 3,1%. O ganho de imagem com o patrocínio às Olimpíadas do Rio de Janeiro e o lançamento do SUV compacto Kicks ajudaram a marca a ganhar um pouco de terreno, já que os modelos compactos March e Versa não decolaram, figurando na 29ª e 27ª posições, respectivamente, entre os carros mais vendidos do País no ano. 

Fechando o ranking das 10 marcas mais vendidas de 2016, a Jeep conseguiu ficar no mesmo lugar de 2015 com o avanço das vendas do Renegade e o lançamento do Compass em outubro, ambos fabricados em Pernambuco. A base baixa de comparação permitiu um crescimento vistoso de 41,3% sobre o ano anterior, com ganho de participação de 1,3 ponto, para quase 3% – porcentual que deve continuar a crescer em 2017 com a contabilização dos emplacamentos do Compass em um ano inteiro, já que em dezembro ele já foi o 15º carro mais vendido do País. 





fonte:http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/25127/gm-consolida-lideranca-de-vendas-em-2016

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...