Pular para o conteúdo principal

"Duvido que há magistrado mais honesto que eu no País", diz Lula em Porto Alegre

Ex-presidente participou de ato em Porto Alegre nesta terça, mas deve voltar a SP antes do julgamento - Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Ao lado de lideranças políticas, o ex-presidente participa de manifestação em véspera de julgamento de recurso no TRF4; segundo a organização do ato, pelo menos 40 mil pessoas se reuniram no centro da capital gaúcha hoje

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  participa de manifestação na cidade de Porto Alegre nesta terça-feira (23), véspera do julgamento de seu recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), marcado para essa quarta-feira (24). Em discurso que iniciou por volta das 19h40, o petista afirmou que "tem a tranquilidade de um inocente", e que "duvida que exista um magistrado mais honesto do que eu nesse País". 
Ao lado de líderes políticos, Lula foi recebido na capital gaúcha por uma multidão de apoiadores vindos de diferentes lugares do Brasil e também de outros países latino-americanos. No carro de som da Esquina Democrática, no centro da capital gaúcha, Lula afirmou que "não falaria sobre o processo, nem sobre a Justiça", pois "tem advogados competentes que já comprovaram sua inocência". 

"Eu vim aqui para falar do meu Brasil, da soberania nacional, da integração latino-americana, do fortalecimento do Mercosul. Contra a reforma trabalhista, contra a safadeza que querem fazer na Previdência Social", proferiu. 
Em quase 40 minutos de fala, o ex-presidente ressaltou as 'conquistas dos governos do PT', criticando a administração de Michel Temer (MDB). "É por conta dessas conquistas do povo brasileiro que estamos vivendo isso agora. Não posso me conformar com o 'complexo de vira-lata' que tomou conta de nosso país. De uma elite que quer falar grosso com a Bolívia e se comporta como um gatinho com os Estados Unidos". 
Num tom de escárnio, o líder petista ainda criticou a cobertura da imprensa brasileira sobre seu julgamento, dizendo "ter pena de jornalistas por ter de obedecer ordens de editores". Também 'cutucou' a oposição e, sem citar nomes, disse ser "muito bom" por gerar "medo".  "Não sei se é medo do Lula em 2018, se for medo é bom, porque eles não têm medo das coisas ruins que fizemos, mas pelas coisas boas que fizemos", defendeu. 
A manifestação em apoio ao petista acontece no centro de Porto Alegre e,  segundo a organização do ato, pelo menos 40 mil pessoas estão no local. Já a Brigada Militar não informou estimativa de público. Ao lado do ex-presidente petista, estão lideranças políticas gaúchas, como os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro. Também estão presentes a ex-presidente da República Dilma Rousseff, a líder da bancada do partido no Senado, Lindbergh Farias (RJ), e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR). Todos discursaram. 
Aos gritos de "eleições sem Lula é golpe", a multidão ouviu discursos de políticos e líderes sindicais, como Guilherme Boulos, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que afirmou que "o juiz Sérgio Moro é um fantoche" e que "o momento é de união de movimentos de esquerda, apesar das diferenças". Artistas também participam do ato, como o escritor Raduan Nassar e a cantora Ana Cañas.  

Visita para "agradecer apoio" 

A viagem do petista a Porto Alegre foi confirmada ainda nessa segunda-feira (22) por Gleisi Hoffmann, por Lindbergh Farias e pelo ex-ministro Alexandre Padilha. Todos já haviam chegado à  capital gaúcha, que recebe caravanas de todo o País em apoio ao ex-presidente . A cúpula do PT estima que até 30 mil manifestantes devem chegar à cidade até a manhã de quarta-feira. 


Lula chega a Porto Alegre e participa de manifestação no centro da cidade

Reprodução/Twitter
Lula chega a Porto Alegre e participa de manifestação no centro da cidade

De acordo com Lindbergh Farias, o ex-presidente decidiu ir ao Rio Grande do Sul porque "quer agradecer as pessoas" e porque "está sensibilizado com a onda de carinho" manifestada pelos seus apoiadores.

Contrários ao petista


Também acontece nesta terça-feira manifestação contrária ao ex-presidente petista na cidade de Porto Alegre. Manifestantes de verde e amarelo, com bandeiras do Brasil e cartazes de apoio ao juiz Sergio Moro, se reúnem no Parcão. De acordo com os organizadores, cerca de 500 pessoas estão no local. Assim como no ato a favor de Lula, a Brigada Militar não informou estimativa de público.

Dilma Rousseff e a "terceira fase do golpe"


Além dos nomes já citados, quem também já está em Porto Alegre é a ex-presidente Dilma Rousseff, que participou de manifestação de mulheres no centro da cidade no início desta tarde. De cima do palanque, a presidente deposta afirmou que a condenação de Lula na Operação Lava Jato representa a "terceira fase do golpe", em referência ao seu impeachment.
"O golpe teve o objetivo de me destruir e de destruir o PT, mas, sobretudo, destruir o nosso líder Luiz Inácio Lula da Silva. Era esse o projeto político do golpe. Mas deu errado", disse Dilma, garantindo que o ex-presidente é a única possível escolha do Partido dos Trabalhadores para a eleição deste ano. "Nós achamos que o Lula é inocente. Por isso, nós não temos plano B."
Dilma também afirmou que o processo que pode barrar a candidatura do petista se mostrou necessário para os "autores do golpe" pois eles não têm viabilidade eleitoral. Nesse sentido, Dilma fez referência ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ao prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), e ao apresentador Luciano Huck. 

O novo julgamento de Lula


Os recursos contra as decisões do juiz Sérgio Moro no caso tríplex (apresentados pelas defesas de Lula e de mais seis condenados, além do Ministério Público Federal) são os únicos itens da pauta de julgamentos de quarta-feira na 8ª Turma do TRF-4, que terá início às 8h30.
O ex-presidente foi condenado a cumprir 9 anos e 6 meses de prisão por crimes de corrupção e lavagem por supostamente ter aceitado favorecimento da construtora OAS mediante a compra e reforma de um apartamento tríplex no Condomínio Solaris, no Guarujá (SP). A defesa nega. Participarão do julgamento o relator do recurso de Lula, João Pedro Gebran Neto, e os desembargadores Leandro Paulsen (presidente da 8ª Turma) e Victor Luiz dos Santos Laus.






youtube

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co