Pular para o conteúdo principal

Enxugando gelo: O crime ataca e a ROTA prende. A Justiça solta e direitos humanos criticam a ROTA

Policial Militar das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, fardado com o icônico braçal de couro negro, contendo as letras de metal douradas e o brasão do Batalhão Tobias de Aguiar, segurando o Estandarte de sua Tropa, criada em 1891

Além de prender traficantes, assassinos, sequestradores e estupradores, a ROTA enfrenta mais dois grandes desafios: leis que mantém presidiários em liberdade e ativistas que atacam seu trabalho, distorcendo e ignorando fatos

Esse é um daqueles dramas que, apesar de corriqueiro, é difícil de acreditar e aceitar; chega a parecer brincadeira, uma piada. Mas para o Tenente PM Sigari da ROTA, e para os Policiais do Pelotão que ele comanda, isso não tem nada de engraçado. Trata-se da patética e absurda situação de prender um presidiário que deveria estar trancado atrás das grades, mas que circula legalmente em liberdade, cometendo mais crimes!

A fachada da agência do Bando do Brasil estava totalmente coberta por uma  lona plástica amarela, com o logotipo do banco, fabricada pelos assaltantes. O objetivo era encobrir o roubo, passando a imagem de que o local estava em manutenção noturna

Na madrugada deste sábado dia 3, o setor de segurança do Banco do Brasil detectou a invasão de criminosos na agência Silva Bueno, em São Paulo, e pediu ajuda para a Polícia Militar, ligando para o 190. As quatro viaturas de ROTA comandadas pelo Tenente PM Sigari, que estavam em patrulha noturna, foram acionadas pelo  COPOM ( Central de Operações Policias Militares) e convergiram imediatamente para o local.
Nos últimos meses o setor de inteligência da ROTA identificou um aumento nas ações de roubo a bancos feitas de madrugada. Sem alarde, o Comando das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar implementou uma estratégia de patrulhamento noturno para combater esse tipo de crime com resultados muito positivos, como foi o caso desta ocorrência. 

Hospitalidade Paulista


"Eu e meu pelotão de 16 Policiais Militares, divididos em quatro viaturas, estávamos em patrulhamento regular de madrugada, quando o COPOM nos alertou, às 3:30 da manhã, sobre uma invasão em andamento à uma agência do Banco do Brasil. Coordenei rapidamente com meus homens as ações específicas de cada viatura e aceleramos para o banco", explica o Tenente Sigari. 

Ao chegar no local, uma das viaturas imediatamente saiu em perseguição a dois suspeitos que, ao verem os PMs começaram a correr. Eles foram detidos e alegaram que haviam saído de uma festa. Em pouco tempo iriam entrar em outra festa: dentro de uma cela, numa Delegacia.

ROTA / Divulgação
A fachada da agência do Bando do Brasil estava totalmente coberta por uma lona plástica amarela, com o logotipo do banco, fabricada pelos assaltantes. O objetivo era encobrir o roubo, passando a imagem de que o local estava em manutenção noturna
Ao mesmo tempo, enquanto outras duas viaturas do Pelotão davam cobertura, fazendo um pente fino pelas imediações, a quarta equipe de ROTA se aproximou do banco e viu que toda fachada estava coberta por uma lona amarela com os logotipos do Banco do Brasil. Em silêncio os quatro PMs entraram na agência e se depararam com um caixa eletrônico, já cortado e aberto, e ao lado três criminosos usando um maçarico para arrombar outro caixa.
ROTA / Divulgação
Note a precisão do corte limpo que os criminosos, especializados em ataques com uso de maçarico, fizeram na parte inferior do caixa eletrônicoNote a precisão do corte limpo que os criminosos, especializados em ataques com uso de maçarico, fizeram na parte inferior do caixa eletrônico
"Assim que perceberam nossa presença, os três indivíduos se renderam sem apresentar nenhuma resistência. Além dos equipamentos de corte, apreendemos pés de cabra, máscaras e luvas. Nenhum deles estava armado", continua relatando o Tenente.
Os criminosos presos dentro da agência vieram de Joinville, Santa Catarina e confessaram que foram contratados para fazer este ataque, pois são especializados em arrombamentos com uso de maçaricos.
Eles também disseram que os dois indivíduos na rua, além de serem os olheiros responsáveis pela segurança do assalto, foram os responsáveis por contratá-los. A expectativa era roubar cerca de R$100.000,00. 
Mostrando toda hospitalidade paulista, os PMs de ROTA fizeram com que os criminosos de Santa Catarina desfrutem das confortáveis dependências e serviços do sistema prisional de São Paulo.

Cumprindo Pena em Liberdade

O que espanta nesse caso não é o fato destes cinco criminosos possuírem múltiplas passagens anteriores por roubo e furto. O que realmente causa revolta é que dois destes terroristas urbanos haviam sido presos em flagrante recentemente e deveriam estar trancados. Mas nosso sistema de leis, através da audiência de custódia, permite que eles fiquem legalmente soltos e livres! E como estes presidiários aproveitam sua liberdade? Fazendo o que sabem fazer: agredindo a sociedade e cometendo mais crimes. 
"É comum prendermos criminosos que deveriam estar cumprindo pena, como o que aconteceu nessa ocorrência do Banco do Brasil. Não se trata de ex-presidiários que cumpriram suas penas, que foram colocados em liberdade e que voltaram a cometer crimes. Se trata de criminosos que deveriam estar num presídio cumprindo pena, mas estão nas ruas, legalmente livres. Mas essa situação não abala a ROTA. Continuamos cumprindo nossa missão de defender a sociedade e combater o crime", termina o Tenente Sigari.

De Mal a Pior


Para piorar essa situação, que já é inaceitável, alguns grupos de ativistas, motivados por posições ideológicas, políticas, ou por burrice mesmo, criticam e atacam o trabalho da ROTA, ignorando suas consistentes estatísticas de melhoria em eficiência.
Nos últimos 12 meses o número de fatalidades de criminosos, que usaram armas de fogo para atacar e enfrentar os PMs de ROTA, caiu em quase 5%, de 41 para 39. Nesse mesmo período o Batalhão Tobias de Aguiar conseguiu aumentar em 16% as suas ações de intervenção em ocorrências de tráfico de drogas, apresentando ao mesmo tempo robustos índices pontuais de redução criminal, como nos casos abaixo:
12 de Setembro 2017 - Zona Leste - diminuição de 35% dos roubos 
28 de Setembro 2017- ABC - diminuição de 60% dos roubos 
26 de Outubro 2017 - Zona Sul - diminuição de 43% dos roubos 
07 de Novembro 2017 - Zona Oeste - diminuição de 25% dos roubos 
16 de Novembro 2017 - Zona Norte  - diminuição de 40% dos roubos 
23 de Novembro 2017 - Osasco - diminuição de 38% dos roubos 
11 de Janeiro 2018 - Diadema - diminuição de 50% dos roubos 

23 de Janeiro 2018 - Zona Norte - diminuição de 73% dos roubos
Apenas nesses quatro exemplos de operações antidrogas realizadas em 2017, PMs de ROTA retiraram de circulação 6,6 toneladas de morte em forma de cocaína, crack e maconha
ROTA / Divulgação
Apenas nesses quatro exemplos de operações antidrogas realizadas em 2017, PMs de ROTA retiraram de circulação 6,6 toneladas de morte em forma de cocaína, crack e maconha


Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

AO VIVO - Tv Junina - São João de Campina Grande - 24/06/2018

fonte: youtube

Atraso de 4h para show do Capital Inicial, homem é agredido por seguranças por solicitar o reembolso do valor pago

André Panico gravou vídeo após agressão em show neste sábado (10) Reprodução/ André Panico/  Facebook   Após mais de quatro horas de atraso para o início do show do Capital Inicial, neste sábado (10), no Luso Brasileiro, em São José dos Campos, um homem foi agredido, segundo ele, por seguranças após solicitar o reembolso do valor pago para assistir ao espetáculo. Ele postou um vídeo no Facebook falando sobre a agressão. Além da vítima, muitos fãs da banda postaram na página oficial do evento no Facebook muitas reclamações sobre o tempo de espera para o início do show. Segundo as postagens, a banda estava prevista para subir ao palco por volta das 22h, mas só foi se apresentar após quatro horas de espera do público. Um internauta disse que deixou o local  do show às 1h40 da madrugada. "Um show cuja abertura dos portões se deu às 22h e era previsto pra meia noite, e sperar por 4h, em pé, depois de ter levantado às 7h30 e trabalhado o dia inteiro e ir pra casa s...

Defeitos: Perda de potência nos motores da Hilux e SW4

Alaor: perda de potência e troca de turbina duas vezes (Marcelo Curia) Hilux e SW4 fabricadas de 2006 a 2013 apresentam carbonização no motor. Toyota já emitiu à sua rede dois boletins para tentar sanar o problema A picape Toyota Hilux e sua versão SUV, a SW4, são reconhecidas pelo público pela fama de serem quase indestrutíveis. Mas nem isso impediu que os dois modelos apresentassem um problema de carbonização nos seus motores a diesel produzidos entre 2006 e 2013. E o fato já é bem conhecido pela Toyota, que chegou a distribuir para sua rede de concessionárias dois boletins de serviço. O primeiro, intitulado BS019/09 e emitido em 14 de abril de 2009, para Hilux e SW4, fala sobre a excessiva “emissão de fumaça preta devido ao mau funcionamento da Válvula EGR”, que pode ficar travada. O segundo boletim chama-se BS060/09, de 28 de outubro de 2009, por conta da “cavitação do acento dos injetores”. Segundo esse do­cumento, a falha provoca perda de potência, marcha lenta ir...

Latino pode ser preso a qualquer momento por não pagar pensão

O cantor Latino pode ser preso a qualquer momento. A informação é do jornal Extra deste sábado (20).   A Justiça de Minas Gerais já expediu um mandado de prisão contra o cantor devido ao atraso de pensão feita pela cabeleireira Neusimar Cosendei, mãe de Ana Júlia, de 6 anos.    Na última quinta-feira (18), também  venceu o prazo para o cantor pagar três parcelas atrasadas  da pensão do seu filho Matheus, de 2 anos.     De acordo com o jornal, a Justiça deu autorização para a polícia buscar e prender o cantor até que o mesmo efetue o pagamento estipulado. Latino não é considerado foragido pois o ofício ainda não foi entregue a nenhuma delegacia.   No começo desta semana, Latino retirou sua agenda de shows de seu site oficial para que ele não seja encontrado facilmente. "Até agora, não entrou nada. Mas ninguém conseguiu encontrá-lo. Ele está fugindo", acusou Jaqueline Blandy, mãe do caçula, em entrevista ao jornal...

Mundo rural: Ferimentos em cavalos, como evitar que eles piorem os machucados

Há algum produto, ou tratamento, que impeça as mordidas constantes do meu cavalo em um ferimento na parte da frente da canela traseira dele, devido a um acidente com arame liso? O machucado já até aumentou de tamanho, por isso faço curativos para ele pastar e beber água e, à noite, deixo-o amarrado com cabo curto. Marcos Sextito, por email Ao manter a área da ferida limpa com o animal em bom estado de saúde, a cicatrização deve ocorrer normalmente, pois não houve complicação com contaminantes (bactérias e fungos). Contudo, a coceira, que faz com que o cavalo morda o ferimento, ocorre sobretudo quando há alguma contaminação. É importante ter muito cuidado com tétano, principalmente se o animal nunca foi vacinado. Por isso, a dica é lavar a região do machucado com sabão neutro e passar uma solução de clorexidine, ou algum produto que contenha antibióticos. Enfaixe o local e repita o procedimento uma ou duas vezes ao dia. O uso de corticoide também pode diminuir a coceira, mas tem ...

O Antagonista: A morte de Teori é o fim da Lava Jato?

Claudio Dantas comenta a articulação política para a substituição de Teori Zavascki e as causas - ainda inexplicáveis - do acidente. fonte: youtube

Restaurante Leite na Pista tem teto arrancado por vendaval que atingiu Tremembé SP

Um restaurante que fica às margens da rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, em  Tremembé , foi destelhado pela força da chuva e dos ventos que atingiram a região, na tarde desta segunda-feira (2). No Vale do Paraíba, os ventos chegaram a 77 km/h. O restaurante atingido é o 'Leite na Pista',   que fica no km 10 da rodovia, no lado sentido Campos do Jordão. Segundo os responsáveis pelo local, o estrago foi grande.   Em cerca de 10 minutos de temporal com ventos fortes, o local ficou destelhado, todo revirado e com vários danos na estrutura. Leia mais: G1 Vanguarda/ Vídeo Cale 360 News

Você está demitido - Globo não renova com Zeca Camargo como parte de plano para reduzir gastos

Na política de cortes de gastos que inclui a necessidade de administrar um elenco cada vez menor, a Rede Globo não renovou nesta quarta, 27, o contrato com o jornalista e apresentador  Zeca Camargo.  Com passagens pelo  Fantástico,   Vídeo Show  e  No Limite,  Zeca era um dos apresentadores do  É de Casa,  exibido nas manhãs de sábados. Em 2019, circularam boatos de que a emissora teria tentado reduzir o salário de Camargo, que por sua vez não teria aceito. Estima-se que o apresentador tinha um salário de 300 000 reais por mês, valor que a Globo não confirma. A emissora deve fazer outros cortes nos próximos dias. O departamento de teledramaturgia, que fica sob responsabilidade de Silvio de Abreu, será o mais afetado. O Globo emitiu o seguinte comunicado: Após 24 anos de uma trajetória conjunta, marcada por uma parceria de muito respeito e sucesso, o apresentador Zeca Camargo se despede da Globo.  Profissional multitalent...

Paulo Betti é acusado de intolerância religiosa após comparar Weverton, do Palmeiras, a goleiro Bruno

  O ator  Paulo Betti  recebeu  várias críticas  nas  redes sociais  quando comparou o goleiro  Weverton , do  Palmeiras , com  Bruno , ex-goleiro do  Flamengo  e condenado pela morte de  Eliza Samudio . Durante uma fala considerada preconceituosa, o ator reclamou da  “falação sobre  Deus ”  no discurso do atleta depois que seu time foi campeão da  Libertadores  no último dia 27. Paulo escreveu no  Twitter  que, ao ver a cena do homem rezando antes do jogo começar, se lembrou de Bruno, que costumava rezar no  Maracanã  e depois “ ia matar a moça e jogar para os cães”. Na sua declaração, o goleiro que foi tricampeão da Libertadores agradeceu a Deus pela sua vitória com o Palmeiras. Na ocasião, ele disse: “ Hoje, diante de tanta adversidade, Deus nos agraciou para que não fique dúvida de quanto ele é bom e nos colocou na história de um gigante.  Não é fácil  vencer duas ...

Organização projeta Agrishow 2022 mais tecnológica em Ribeirão Preto, SP

  O presidente da Agrishow, Francisco Maturro, disse neste sábado (9) que a organização da feira de agronegócios projeta mais tecnologia para a edição de 2022 em  Ribeirão Preto  (SP). O evento, que ocorre entre 25 e 29 de abril, é retomado três anos depois da última edição, em 2019. As feiras previstas para 2020 e 2021  foram canceladas por conta da pandemia do coronavírus. “Nesse período longo de três anos, as indústrias não pararam de desenvolver, porque o agro não parou nesse período. Consequentemente, as novidades estão todas acumuladas, nós teremos uma chuva de novas tecnologias apresentadas na Agrishow”, explicou. Na manhã deste sábado, os organizadores da feira participaram de uma coletiva de imprensa em um hotel de Ribeirão. Presente no evento, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Carlos Marchesan, também aposta que a tecnologia vai se destacar entre os expositores. “Nós vivemos hoje já entrando na cone...