Pular para o conteúdo principal

Enxugando gelo: O crime ataca e a ROTA prende. A Justiça solta e direitos humanos criticam a ROTA

Policial Militar das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, fardado com o icônico braçal de couro negro, contendo as letras de metal douradas e o brasão do Batalhão Tobias de Aguiar, segurando o Estandarte de sua Tropa, criada em 1891

Além de prender traficantes, assassinos, sequestradores e estupradores, a ROTA enfrenta mais dois grandes desafios: leis que mantém presidiários em liberdade e ativistas que atacam seu trabalho, distorcendo e ignorando fatos

Esse é um daqueles dramas que, apesar de corriqueiro, é difícil de acreditar e aceitar; chega a parecer brincadeira, uma piada. Mas para o Tenente PM Sigari da ROTA, e para os Policiais do Pelotão que ele comanda, isso não tem nada de engraçado. Trata-se da patética e absurda situação de prender um presidiário que deveria estar trancado atrás das grades, mas que circula legalmente em liberdade, cometendo mais crimes!

A fachada da agência do Bando do Brasil estava totalmente coberta por uma  lona plástica amarela, com o logotipo do banco, fabricada pelos assaltantes. O objetivo era encobrir o roubo, passando a imagem de que o local estava em manutenção noturna

Na madrugada deste sábado dia 3, o setor de segurança do Banco do Brasil detectou a invasão de criminosos na agência Silva Bueno, em São Paulo, e pediu ajuda para a Polícia Militar, ligando para o 190. As quatro viaturas de ROTA comandadas pelo Tenente PM Sigari, que estavam em patrulha noturna, foram acionadas pelo  COPOM ( Central de Operações Policias Militares) e convergiram imediatamente para o local.
Nos últimos meses o setor de inteligência da ROTA identificou um aumento nas ações de roubo a bancos feitas de madrugada. Sem alarde, o Comando das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar implementou uma estratégia de patrulhamento noturno para combater esse tipo de crime com resultados muito positivos, como foi o caso desta ocorrência. 

Hospitalidade Paulista


"Eu e meu pelotão de 16 Policiais Militares, divididos em quatro viaturas, estávamos em patrulhamento regular de madrugada, quando o COPOM nos alertou, às 3:30 da manhã, sobre uma invasão em andamento à uma agência do Banco do Brasil. Coordenei rapidamente com meus homens as ações específicas de cada viatura e aceleramos para o banco", explica o Tenente Sigari. 

Ao chegar no local, uma das viaturas imediatamente saiu em perseguição a dois suspeitos que, ao verem os PMs começaram a correr. Eles foram detidos e alegaram que haviam saído de uma festa. Em pouco tempo iriam entrar em outra festa: dentro de uma cela, numa Delegacia.

ROTA / Divulgação
A fachada da agência do Bando do Brasil estava totalmente coberta por uma lona plástica amarela, com o logotipo do banco, fabricada pelos assaltantes. O objetivo era encobrir o roubo, passando a imagem de que o local estava em manutenção noturna
Ao mesmo tempo, enquanto outras duas viaturas do Pelotão davam cobertura, fazendo um pente fino pelas imediações, a quarta equipe de ROTA se aproximou do banco e viu que toda fachada estava coberta por uma lona amarela com os logotipos do Banco do Brasil. Em silêncio os quatro PMs entraram na agência e se depararam com um caixa eletrônico, já cortado e aberto, e ao lado três criminosos usando um maçarico para arrombar outro caixa.
ROTA / Divulgação
Note a precisão do corte limpo que os criminosos, especializados em ataques com uso de maçarico, fizeram na parte inferior do caixa eletrônicoNote a precisão do corte limpo que os criminosos, especializados em ataques com uso de maçarico, fizeram na parte inferior do caixa eletrônico
"Assim que perceberam nossa presença, os três indivíduos se renderam sem apresentar nenhuma resistência. Além dos equipamentos de corte, apreendemos pés de cabra, máscaras e luvas. Nenhum deles estava armado", continua relatando o Tenente.
Os criminosos presos dentro da agência vieram de Joinville, Santa Catarina e confessaram que foram contratados para fazer este ataque, pois são especializados em arrombamentos com uso de maçaricos.
Eles também disseram que os dois indivíduos na rua, além de serem os olheiros responsáveis pela segurança do assalto, foram os responsáveis por contratá-los. A expectativa era roubar cerca de R$100.000,00. 
Mostrando toda hospitalidade paulista, os PMs de ROTA fizeram com que os criminosos de Santa Catarina desfrutem das confortáveis dependências e serviços do sistema prisional de São Paulo.

Cumprindo Pena em Liberdade

O que espanta nesse caso não é o fato destes cinco criminosos possuírem múltiplas passagens anteriores por roubo e furto. O que realmente causa revolta é que dois destes terroristas urbanos haviam sido presos em flagrante recentemente e deveriam estar trancados. Mas nosso sistema de leis, através da audiência de custódia, permite que eles fiquem legalmente soltos e livres! E como estes presidiários aproveitam sua liberdade? Fazendo o que sabem fazer: agredindo a sociedade e cometendo mais crimes. 
"É comum prendermos criminosos que deveriam estar cumprindo pena, como o que aconteceu nessa ocorrência do Banco do Brasil. Não se trata de ex-presidiários que cumpriram suas penas, que foram colocados em liberdade e que voltaram a cometer crimes. Se trata de criminosos que deveriam estar num presídio cumprindo pena, mas estão nas ruas, legalmente livres. Mas essa situação não abala a ROTA. Continuamos cumprindo nossa missão de defender a sociedade e combater o crime", termina o Tenente Sigari.

De Mal a Pior


Para piorar essa situação, que já é inaceitável, alguns grupos de ativistas, motivados por posições ideológicas, políticas, ou por burrice mesmo, criticam e atacam o trabalho da ROTA, ignorando suas consistentes estatísticas de melhoria em eficiência.
Nos últimos 12 meses o número de fatalidades de criminosos, que usaram armas de fogo para atacar e enfrentar os PMs de ROTA, caiu em quase 5%, de 41 para 39. Nesse mesmo período o Batalhão Tobias de Aguiar conseguiu aumentar em 16% as suas ações de intervenção em ocorrências de tráfico de drogas, apresentando ao mesmo tempo robustos índices pontuais de redução criminal, como nos casos abaixo:
12 de Setembro 2017 - Zona Leste - diminuição de 35% dos roubos 
28 de Setembro 2017- ABC - diminuição de 60% dos roubos 
26 de Outubro 2017 - Zona Sul - diminuição de 43% dos roubos 
07 de Novembro 2017 - Zona Oeste - diminuição de 25% dos roubos 
16 de Novembro 2017 - Zona Norte  - diminuição de 40% dos roubos 
23 de Novembro 2017 - Osasco - diminuição de 38% dos roubos 
11 de Janeiro 2018 - Diadema - diminuição de 50% dos roubos 

23 de Janeiro 2018 - Zona Norte - diminuição de 73% dos roubos
Apenas nesses quatro exemplos de operações antidrogas realizadas em 2017, PMs de ROTA retiraram de circulação 6,6 toneladas de morte em forma de cocaína, crack e maconha
ROTA / Divulgação
Apenas nesses quatro exemplos de operações antidrogas realizadas em 2017, PMs de ROTA retiraram de circulação 6,6 toneladas de morte em forma de cocaína, crack e maconha


Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Globo - Desfile das Escola de Samba - Rio de Janeiro - 12/02/2018

fonte: youtube

Confira a fabricação dos motores do Onix e do Prisma na GM de Joinville

Todas as fases produtivas são monitoradas em tempo real e à distância Depois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) pois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) Os trabalhos começam com a usinagem do cabeçote de alumínio, que chega de um fornecedor de Minas Gerais já fundido. Os tempos do  Chevette  e do  Monza , carros de grande sucesso da  General Motors nas décadas de 1980 e 1990, ficaram definitivamente para trás. O processo de fabricação de  automóveis  mudou muito desde então. Fábrica de Joinville, às margens da BR-101, destaca-se pelo ambiente bem iluminado, silencioso e de temperatura agradável A fábrica onde são feitos os motores das linhas Prisma e Onix, em Joinville, chama a atenção pela tecnologia inserida em todas as fases do processo de usinagem do cabeçote e da montagem do motor.  A primeira etapa de usinagem cuidará d...

Fiat Mobi e Chevrolet Onix duelam em requisito segurança em novo teste Latin NCAP,

O  Fiat Mobi  foi mal no teste de segurança do Latin NCAP divulgado nesta terça-feira (01) e conquistou só uma estrela na proteção a adultos. A segurança de crianças ficou com duas estrelas.  Segundo o órgão, o desempenho do modelo na simulação de teste dianteiro foi razoável, mas a estrutura do carro se mostrou "inapropriada para suportar impacto lateral". O Mobi ofereceu proteção "pobre" para o peito do motorista em acidentes laterais e "débil" e "marginal em outras regiões do corpo. Apenas a cabeça e partes das pernas tiveram proteção considerada "boa" nos testes. Para classificar a segurança a adultos, o órgão atribui pontos que podem chegar ao máximo de 34, porém o  Mobi  conquistou apenas 19,20 pontos.  Já a segurança de crianças pode chegar a 49 pontos, mas no caso do compacto foram apenas 26,98 pontos. " O impacto lateral é o grande problema do carro porque há alta penetração do pilar B. Como mostram as imagens, a estrut...

AO VIVO - Ferroviária X Santos - Campeonato Paulista - Narração - 10/02/2018

fonte: youtube