Postagem em destaque

Patinadora é traída por uniforme, perde pontos e sai chorando: "Pior pesadelo"

Gabriella Papadakis acaba deixando seio à mostra e não esconde desconforto. Apesar do incidente com o figurino, dupla francesa termina c...

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Saiba o que é o bruxismo e descubra como é fácil tratar o problema


Bruxismo: ato de apertar ou ranger os dentes durante o sono afeta ao menos dois a cada dez brasileiros

O problema é mais frequente durante o sono e tem como principal causa o estresse e ansiedade; procurar relaxar, sorrir e consultar o seu dentista é a receita para superar o problema

Bruxismo: ato de apertar ou ranger os dentes durante o sono afeta ao menos dois a cada dez brasileiros

Ranger os dentes durante o sono é um fenômeno relativamente comum, mas difícil de ser identificado pela própria pessoa. O hábito faz com que haja desgaste nos dentes, nos músculos faciais e até surjam dores de cabeça. Estima-se que dois em cada dez brasileiros sofrem com o problema, que está diretamente relacionado ao estresse. Assim, buscar oportunidades para relaxar e sorrir, além de contar com o apoio do seu dentista é fundamental para recuperar tanto as boas noites de sono quanto a saúde bucal.

Ranger os dentes durante o sono é um dos sintomas do bruxismo

Se você está dormindo, não tem como saber quais movimentos seu corpo realiza certo? Justamente por isso quem costuma perceber o problema é quem convive com a pessoa que tem bruxismo – o nome que se dá ao ato de ranger e apertar os dentes de forma inconsciente. 
“Um dos principais sinais é o testemunho de quem dorme no mesmo ambiente, ou às vezes, até em um ambiente próximo. Isso porque o bruxismo gera um ruído semelhante ao atrito entre superfícies arenosas. Literalmente, parece que a pessoa está mastigando areia”, descreve Marcelo Quintela (CRO-SP 58.449), coordenador da pós-graduação em Ortodontia da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes).

Outros indicadores do bruxismo é sentir dores musculares pela manhã, dores de cabeça matinais e desconforto ao abrir a boca ou na mastigação durante o café da manhã.  Se você se identificou com os sintomas é importante consultar o seu dentista. 

O bruxismo causa o desgaste dos dentes

Para a saúde bucal, o bruxismo afeta tanto os dentes quanto os músculos da face e as articulações. “O bruxismo libera uma força tão intensa sobre os dentes que pequenas fraturas vão acontecendo e, em longo prazo, fica evidente um grave desgaste nos dentes, podendo levar a dores e sensibilidades dentárias, necessidade de tratar os canais dos dentes, perda da altura da oclusão [contato dos dentes superiores com os inferiores] e dores na articulação da mandíbula com desgaste dessa estrutura, inclusive”, explica Marcelo.
O sorriso também pode ser prejudicado. Segundo o ortodontista, “o sorriso da pessoa que tem bruxismo pode ficar tão comprometido que seus dentes ficam pouco expostos no sorriso, e inclusive desapareçam enquanto fala, resultando num aspecto envelhecido, e marcando rugas e expressões faciais. Tudo isso devido aos desgastes dentários noturnos sem tratamento ao longo dos anos”.

O tratamento é realizado com o uso de uma placa de bruxismo, sobre a arcada superior ou inferior, durante a noite. Após o uso, ela deve ser higienizada e guardada em uma caixa específica. O mais indicado, para Marcelo, é que a placa seja constituída de material rígido (acrílico, geralmente). Com o uso constante da placa, é possível evitar o desgaste dentário, as dores musculares e a degeneração das articulações. 

Keep calm e dê adeus ao bruxismo

É possível prevenir os episódios de bruxismo. “Já foi comprovado que as pessoas mais ansiosas ou excessivamente preocupada são mais propensas ao bruxismo. Portanto, controlar os níveis de estresse pode ajudar muito na prevenção desse e tantos outros males que decorrem. A nicotina, o álcool, a cafeína e drogas estimulantes também podem aumentar o risco de bruxismo”, aponta Marcelo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Malafaia defende Bolsonaro e critica imprensa: “Vão eleger ele no 1º Turno”

AO VIVO - TV Canção Nova

AS MAIS VISTAS