Pular para o conteúdo principal

Conheça as histórias de 17 vítimas dos 'airbags mortais'

Corey Burdick, uma das vítimas dos airbags da Takata, ficou cego de um olho (Foto: Reuters)

Maioria teve cortes profundos no pescoço feitos pelos estilhaços de metal; algumas lesões foram confundidas com facadas ou tiros. VÍDEO explica o defeito que provoca recalls inclusive no Brasil.


Estilhaços do airbag se alojaram no meu olho direito e na minha bochecha... Fiquei cega do olho direito na hora", descreveu Stephanie Erdman, sobre como ficou gravemente ferida na explosão do airbag de seu carro, em 2014, nos Estados Unidos.
Ela é uma das vítimas dos "airbags mortais", como o caso ficou conhecido.


Em vez de salvar vidas, esses equipamentos defeituosos abrem forte demais e lançam estilhaços de metal contra os ocupantes do veículo (veja mais no vídeo acima). Eles foram produzidos pela Takata, uma das maiores fornecedoras de airbags do mundo.
Stephanie teve sorte de poder contar sua história e deu um rosto ao maior recall da história: mais de 30 milhões de veículos de diversas marcas foram chamados de volta às oficinas em todo o mundo.


No Brasil, são quase 3 milhões (confira a lista dos recalls); mas a minoria atendeu aos chamados.
Até agora, 16 mortes foram ligadas aos "airbags mortais", nos EUA e na Malásia.
Entre as vítimas, a maioria mulheres, estão uma grávida no fim da gestação e seu bebê, um garoto de 13 anos que pegou o carro escondido dos pais e a ex-namorada do filho de Clint Eastwood
Histórias de mortos e sobreviventes, reunidas pelo G1, chocam pelo modo como tudo aconteceu. A maioria teve cortes profundos no pescoço feitos pelos estilhaços de metal. Algumas lesões foram confundidas pela polícia com facadas ou tiros.

O rosto do caso

Stephanie Erdman, 29 anos, se acidentou em setembro de 2013, em Destin, Flórida (EUA)

Stephanie Erdman testemunhou em comissão do Senado americano em 2014 (Foto: Gary Cameron/Reuters)
Stephanie Erdman testemunhou em comissão do Senado americano em 2014 (Foto: Gary Cameron/Reuters)

Esta tenente da Força Aérea americana é o rosto do caso dos “airbags mortais”. Ela teve uma lesão no olho direito e fraturou o nariz na explosão do airbag de seu Honda Civic 2002. Meses antes, a Takata tinha revelado ao mundo que existia o defeito.
Em 2014, ao testemunhar em uma comissão no Senado americano sobre o caso, Stephanie se queixou de que nem a Honda e nem a Takata tinham feito esforços suficientes para alertar os proprietários desses carros. "Minha visão nunca será a mesma. Eu nunca serei a mesma”, disse.

Ferimentos confundidos com facadas

Hien Thi Tran, 51 anos, morreu em setembro de 2014, em Orlando, Flórida (EUA)
Quando a polícia chegou ao local da morte de Hien Tran, os investigadores pensaram que estavam diante de uma mulher esfaqueada. Tanto que eles já buscavam um suspeito.
Tran morreu no hospital 3 dias depois e a autópsia revelou que a causa da morte foram cortes no pescoço causados por fragmentos de plástico e metal.
Uma semana depois da morte, segundo o “New York Times”, o aviso de recall do Honda Accord que ela dirigia chegou à casa dela. O carro também tinha sido chamado em 2009, mas os primeiros donos não atenderam ao recall.

Garoto de 13 anos ao volante

Morreu em julho de 2015, em Mercy County, Pensilvânia (EUA)
Um menino que, aparentemente, pegou o carro escondido dos pais morreu na explosão do airbag de um Honda Accord 2001. O acidente aconteceu de madrugada.
Em circunstâncias não explicadas, ele saiu da pista e foi parar em uma área verde, atingindo uma árvore. Reportagens locais disseram que o adolescente não usava cinto de segurança.
Ele teve de ser retirado das ferragens e morreu dias depois do acidente, após passar por diversas cirurgias.

Foi namorada do filho do Clint Eastwood

Jewel Brangman, 26 anos, morreu em setembro de 2014, em Los Angeles, Califórnia (EUA)
Jewel Bragman é uma das vítimas dos airbags da Takata; ela foi namorada do ator Scott Eastwood (Foto: Reprodução/Instagram)
Jewel Bragman é uma das vítimas dos airbags da Takata; ela foi namorada do ator Scott Eastwood (Foto: Reprodução/Instagram)

Jewel ia de San Diego para Los Angeles dirigindo um Honda Civic 2001 alugado quando bateu em uma van. Os estilhaços de metal lançados na explosão do airbag causaram ferimentos no pescoço e ela teve uma lesão cerebral, que a levou à morte, segundo o processo aberto por seu pai contra a montadora. Ele também processou a empresa de aluguel do carro.
A Honda disse que o Civic tinha sido comprado em um leilão e recuperado. A montadora afirma que o carro foi chamado para recall em 2009 e 2013, mas nunca foi reparado. Jewel alugou o veículo 1 mês antes da morte.
Ela era modelo e instrutora de ginástica, e namorou Scott Eastwood, filho do ator e diretor Clint Eastwood. Em entrevista à revista "GQ Australia", no ano passado, ele disse que o fragmento de metal entrou como um projétil no corpo de Jewel: "Quebrou a espinha dela".

Carro estava parado

Kristy Williams, se acidentou em abril de 2010, em Morrow, Geórgia (EUA)
O processo de Kristy Williams relata que o airbag do carro dela, um Honda Civic 2001, explodiu quando ela parou em um sinal vermelho. Os estilhaços atingiram seu pescoço e cortaram uma artéria. Ela conseguiu reduzir a hemorragia até ter a ajuda de um pedestre. Mesmo tendo sobrevivido, sofreu um derrame e ainda registra danos cerebrais.
Kristy teve de abandonar o sonho de ser policial. A família fez um acordo confidencial com a Takata e a Honda em 2011.

Estava no fim da gravidez

Law Suk Leh, 43 anos, morreu em julho de 2014, na Ilha de Bornéu (Malásia)
Law estava no estágio final da gravidez quando bateu seu Honda City 2003. Segundo a agência Reuters, ela foi atingida no pescoço por um estilhaço de metal de 2,5 centímetros. Chegou a ser socorrida, mas não resistiu ao ferimentos.
Os médicos conseguiram tirar o bebê com vida, mas a menina 2 dias depois. Law também deixou outro filho, de 7 anos.

Ficou cego do olho direito

Corey Burdick, 26 anos, se acidentou em maio de 2014, em Lake County, Flórida (EUA)

Corey Burdick, uma das vítimas dos airbags da Takata, ficou cego de um olho (Foto: Reuters)
Corey Burdick, uma das vítimas dos airbags da Takata, ficou cego de um olho (Foto: Reuters)

Corey se envolveu num acidente sem gravidade a caminho do trabalho. O airbag de seu Honda Civic 2001 explodiu com a colisão e lançou um estilhaço de metal contra o olho direito dele. Ele ficou desfigurado no momento do acidente e nunca mais voltou a enxergar com esse olho.
A Honda disse que o carro foi chamado para recal, mas Corey afirma nunca ter recebido um aviso.

Primeiro caso da Ford

Joel Knight, 52 anos, morreu em dezembro de 2015, em Kershaw, Carolina do Sul (EUA)
Outro caso em que a morte foi investigada inicialmente como homicídio e o primeiro envolvendo um veículo que não era da Honda.
A picape Ford Ranger 2006 que Knight dirigia atingiu uma vaca, mas o acidente foi considerado leve. Os estilhaços de metal atingiram o pescoço do motorista, que morreu por causa da hemorragia.
Até então as picapes Ranger 2006 não tinham sido chamadas para recall. “Se ele soubesse, teria consertado. Uma coisa que deveria salvá-lo, tirou a vida dele”, lamentou a viúva, Ann Knight, ao “New York Times”, em 2006.

Airbag de segunda mão

Karina Dorano, 18 anos, se acidentou em março de 2017, em Las Vegas, Califórnia (EUA)
Na ocorrência mais recente envolvendo os "airbags mortais", Karina se machucou em seu Honda Accord 2002. O caso é emblemático também porque mostrou uma brecha nas tentativas de prevenir acidentes com os airbags mortais: o equipamento no carro dela não era original.
O airbag que estava no carro de Karina pertencia a um Accord 2001, que tinha sido relacionado no recall dos airbags, mas nunca compareceu. Para a Honda, ele foi instalado posteriormente, pois o Accord 2002 dela tinha histórico de perda total e foi recuperado para ser revendido.
Os estilhaços do airbag da Takata deixaram Karina gravemente ferida: fragmentos de metal foram retirados pelos médicos das cordas vocais dela.

Ia tomar vacina quando se acidentou

Delia Robles, 50 anos, morreu em setembro 2016, em Riverside County, Califórnia (EUA)
O airbag do carro de Delia explodiu após a colisão com uma picape que fazia uma conversão à esquerda. Segundo o filho dela contou à KCAL-TV, Delia estava indo tomar uma vacina contra gripe e dirigia em velocidade baixa. Ela foi socorrida, mas morreu no hospital.
O carro da vítima, um Honda Civic 2001, tinha sido chamado para vários recalls desde 2008, mas nunca atendeu, segundo os registros. A Honda disse que enviou muitas cartas ao endereço de Delia, mas não se sabe se ela as recebeu. Ela comprou o carro no fim de 2015, segundo a montadora.
Três meses antes do acidente, este Civic estava entre os que a agência de transportes dos EUA alertava para que não fossem mais usados, devido ao altíssimo risco de mau funcionamento dos airbags.

Fim do sonho de ser enfermeira

Huma Hanif, 17 anos, morreu em março de 2016, em Fort Bend County, Texas (EUA)
Huma teve um acidente comum com seu Honda Civic 2002 perto da cidade de Houston. "A gente vê acidentes como este todo dia. Ela devia ter saído do carro com poucos ferimentos”, disse o xerife Troy Nehls, à TV CBS, na época. Mas Huma morreu instantaneamente, com cortes no pescoço provocados por estilhaços de metal do airbag.
O carro, que foi comprado usado, tinha sido chamado para o recall em 2011. Mas a família disse que nunca recebeu nenhum aviso.
Huma queria ser enfermeira e, na noite anterior à sua morte, completou os formulários para a faculdade. A família fez um acordo judicial com a Takata em 2016.

No estacionamento da escola

Ashley Parham, 18 anos, morreu em maio de 2009 em Midwest City, Oklahoma (EUA)
A adolescente morreu após o airbag do Honda Accord 2001 que ela dirigia explodir num acidente considerado leve, no estacionamento da escola dela. A família de Ashley fez um dos primeiros acordos legais com a Honda e a Takata. Segundo o site "Automotive News", a negociação incluiu um fundo de investimento em nome do irmão dela, que também estava no carro na hora do acidente.

Estava com marido e bebê

Nida Fatin Mat Asis, 29 anos, morreu em abril de 2016, na Malásia
A médica Nida estava dirigindo seu Honda City 2006, enquanto transportava a família depois do plantão do marido, que também é médico. Ela bateu o carro. O filho, no banco de trás, nada sofreu. O marido ficou levemente ferido, mas viu que Nida sangrava muito, do nariz à boca. Ela morreu na hora.
Abdullah Mokti também não entendeu quando recebeu o atestado de óbito que dizia que a causa da morte de sua mulher era um pedaço de metal que entrou pela boca da mulher e se alojou na base do crânio dela. O fragmento também quebrou os dentes e o nariz de Nida.
Mokti disse à agência Associated Press que desconhecia o recall e nunca tinha recebido nenhum aviso da Honda. O carro, usado, tinha sido comprado em 2012. A Honda disse que mandou avisos em 2015 ao primeiro dono, cujo contato tinha em seu banco de dados.

Ficou 2 anos tetraplégica e morreu

Patricia Mincey, 77 anos, se acidentou em junho de 2014, Jacksonville, Flórida (EUA)
O acidente com Patricia aconteceu no Dia dos Pais (comemorado em junho, nos EUA) de 2014. Foi uma colisão em baixa velocidade, mas, por causa da força da explosão do airbag do Honda Civic 2001, ela ficou tetraplégica. Passou 2 anos sem poder se mover, falar ou mesmo respirar sozinha. E morreu devido a complicações.
O carro dela foi chamado para o recall dos airbags 4 dias depois do acidente. A família fez um acordo com a Takata em 2016.

Ferimentos confundidos com tiro

Hai Ming Xu, 47 anos, se acidentou em setembro de 2013, Alhambra, California
Sua morte também foi investigada inicialmente como homicídio. O acidente aconteceu dois dias depois do de Stephanie Erdman, no estacionamento de um restaurante onde ele trabalhava.
Seu carro, um Acura (marca de luxo da Honda) TL 2002, bateu no muro do prédio ao lado e o airbag foi acionado. A bolsa explodiu, atirando estilhaços de metal contra o rosto do motorista.
Ao chegar ao local, a polícia acho que Xu tinha levado um tiro no rosto.

Deixou 2 filhos

Norazlin Haron, 44 anos, morreu em junho de 2016, na Malásia
O bombeiro que atendeu a ocorrência disse que ficou surpreso por Norazlin ter morrido no acidente, que ele considerou de pequena proporção. Seu Honda City 2005 colidiu com uma Mercedes, e ela foi encontrada com um grave ferimento no peito.
A sobrinha de Norazlin, que estava no banco do carona, e os dois filhos dela, de 9 e 12 anos, sentados no banco de trás, nada sofreram. Os ocupantes do outro carro também não se machucaram.
O veículo tinha sido chamado para recall 1 mês antes. A Honda disse que enviou avisos, mas o conserto nunca foi realizado.

Aviso chegou tarde

Kylan Rae Langlinais, 22 anos, se acidentou em abril de 2015, em Lafayette, Louisiana (EUA)
Kylan foi atingida no pescoço por estilhaços do airbag, sofreu uma hemorragia severa e morreu 4 dias depois, no hospital.
A convocação para o recall do Honda Accord 2005 dela foi feita 2 dias depois do acidente.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...