Pular para o conteúdo principal

Greve Geral: um governo contra o povo e um povo contra o governo

Manifestantes protestam contra reformas em São Paulo
Paralisação teve uma dimensão pedagógica: como parar cidades com táticas de desobediência civil e a construção da consciência anti-conciliação
A greve geral do dia 28 foi o mais contundente ato de confrontação contra as elites conservadoras e antidemocráticas desde que estas iniciaram o movimento golpista no início de 2015.
Esta greve geral, que efetivamente parou o país, tem muitas significações e ativa várias possibilidades e novas potencialidades para os movimentos sociais e progressistas que, neste momento, lutam tanto por sua reorganização, quanto por barrar o desmonte dos direitos sociais e trabalhistas e do mínimo de bem estar social que foi construído desde a Constituição de 1988.
A greve geral tem também uma dimensão pedagógica, em dois sentidos: a) como parar grandes cidades com táticas de desobediência civil e, b) a construção de uma consciência anti-conciliação, pois a única forma segura de garantir direitos e avanços democráticos é através das lutas sociais, das lutas de rua, estabelecendo relações de força capazes de sustentar as conquistas.
Do golpe perpetrado pelas elites é preciso extrair a lição de que estas não titubeiam em agredir a democracia e os diretos sociais e trabalhistas quando estão em jogo os seus interesses. As políticas de conciliação levaram ao fracasso as lutas por povo e por justiça e igualdade em toda a história do Brasil.
Foi ficando claro para a sociedade nos últimos meses que o governo Temer é um governo contra o povo.
Ele está implementando a segunda fase do golpe que consiste em desmontar os direitos sociais e trabalhistas e em jogar o brutal custo da crise nos ombros dos mais pobres. Trata-se de um governo que vem destruindo a saúde pública, a educação, a pesquisa, a cultura e a seguridade social.
Sonega a esperança para os jovem e constrói como legado uma vida miserável para a velhice ao querer viabilizar uma reforma da previdência que produzirá uma legião de desamparados, sem as mínimas garantias de uma vida digna no momento em que as energias para o trabalho desaparecem e as doenças se tornam uma ameaça mais constante para aqueles que trabalharam uma vida inteira. Por estar destruindo a dignidade de toda uma nação, este governo governa contra o povo.
Mas a greve mostrou que o povo está contra o governo. Milhares foram às ruas protestar e milhões não foram trabalhar. Reduzir a greve aos setores dos transportes é uma mentira tão evidente como é uma mentira este governo da desfaçatez. As pesquisas mostram que este governo é rejeitado por mais de 90% dos brasileiros, assim como mais de 90% não querem a reforma da previdência por ele proposta.
A greve, certamente, criará dificuldades para o governo alcançar o seu objetivo de destruir direitos com o objetivo de agradar o mercado financeiro e as grandes empresas. A greve foi apenas uma primeira batalha de uma longa guerra. Foi uma pequena vitória que precisa ser vista com humildade e sem ufanismo.
As dificuldades do governo serão crescentes pelas seguintes razões: porque parcela dos parlamentares percebem o caráter anti-social das reformas; porque as reformas retrógradas produzirão efeitos eleitorais negativos nos deputados e senadores que as patrocinam; e porque o governo Temer não está constituindo uma alternativa de poder para 2018.
Neste sentido, ele vai sendo paulatinamente abandonado por deputados, senadores e partidos, que buscarão se articular em torno de alternativas viáveis de poder para 2018.
Ademais, é preciso desencadear um movimento vigoroso em todas as regiões do Brasil, denunciando em suas próprias bases eleitorais todos os deputados e senadores que votarem em favor das reformas conservadoras. Denúncias que devem ser incisivas na campanha eleitoral do próximo ano.
Os candidatos democratas e progressistas das eleições do ano que vem devem assumir o compromisso de anular as reformas que violam direitos com o argumento de que são reformas são ilegítimas.
As reformas são ilegítimas porque são patrocinadas por um governo ilegítimo, que não está mandatado nas urnas para fazer as reformas. O atual Congresso também não está mandatado pelo povo para fazer as reformas, pois, em suas campanhas eleitorais, os deputados e senadores não propuseram e não defenderam essas reformas.
Desta forma, patrociná-las significa romper um pacto de confiança com os eleitores, significa trair o eleitorado, significa apunhalá-lo pelas costas. Aprovar essas reformas sem o aval do eleitor representa uma quebra grave e violenta da legitimidade do mandato popular, pois quebra-se o contrato da representação.
Parar as grandes cidades
A greve e os protestos do dia 28 precisam ser assimilados também no seu significado pedagógico, enquanto método de lutas. Eles tiveram um caráter mais agudo e vertical do que aqueles piqueniques cívicos que vinham ocorrendo na Avenida Paulista. Lá tratava-se de um encontro de amigos, uma troca de impressões em meio aos gritos ensurdecedores que vinham de vários carros de som sem que ninguém entendesse palavra alguma. Depois, todos iam para as suas casas com um vazio na alma.
Diferentemente, os atos do dia 28 tiveram um caráter confrontatório, que é necessário nesta fase da luta, assimilando lições e táticas do MTST, um movimento que vem inovando nas formas de protestar. As táticas de luta inovadoras devem, junto com seus objetivos reivindicatórios e programáticos, orientar-se para parar as grandes cidades.
Além de parar os setores de transporte é preciso parar as avenidas e rodovias que confluem para as grandes cidades. A utilização do comandos móveis e ágeis em diferentes pontos de avenidas produzem grandes efeitos no fluxo viário e podem provocar a dispersão e perda de eficácia da repressão policial.
A tática de comandos pode e deve ser combinada com grandes manifestações. O fato é que apenas a realização de grandes manifestações vem se mestrando insuficiente como estabelecimento de uma relação de forças capaz de barganhar concessões dos governos e dos parlamentos.
Há poucos anos, mesmo sob o cerco de milhares de manifestantes, o Parlamento grego aprovou um acordo com a União Europeia e com o Banco Central Europeu que semeou o desemprego e a pobreza naquele país. Outras grandes manifestações foram desconsideradas pelos parlamentos e governos da Espanha, Portugal, França, Itália etc.
No Brasil, o golpe rompeu a normalidade da mediação democrática do conflito. O próprio mecanismo da reforma trabalhista, que estabelece a prevalência da negociação acima da lei, é uma forma de violação da mediação democrática e legal dos conflito. Ocorre que, hoje, pelo contexto da revolução tecnológica, há um desequilíbrio entre o poder de barganha entre o capital e do trabalho. Desequilíbrio que favorece o capital.
A negociação, nestes termos, expressará a primazia do direito do mais forte num país terrivelmente desigual. É a lei da selva. E na lei da selva, os mais fracos, o povo, também precisam usar as armas da astúcia e da força para não serem esmagados nos seus direitos e na sua cidadania. 
*Aldo Fornazieri é professor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)

fonte: Carta Capital

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...