Pular para o conteúdo principal

BELEZA: Cuidados com a pele mudam de acordo com a idade





Não faz muito tempo, víamos gerações e gerações de mulheres passando de mãe para filha seu regime de cuidados com a pele de maneira imutável. Eram cuidados que deveriam ser observados durante toda a vida. Os mesmos produtos eram usados sempre, sem levar em conta o grau de envelhecimento da pele.





Mas, com tantos avanços tecnológicos, no campo dos produtos e tratamentos para a pele, hoje, você deve adaptar sua rotina de cuidados, de acordo com a sua idade, visando atender as necessidades da sua pele no tempo certo, é o que explica a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do CDE – Centro de Dermatologia e Estética.

A seguir, a médica enumera alguns prós e contras sobre a melhor forma de cuidar de sua pele aos 20, 30, 40 e além

dos 50 anos:

• Não tome banhos de sol: em qualquer idade
“É irônico ver muitas mulheres gastando com cremes ou injeções antienvelhecimento e tratamentos para parecer mais jovem, quando a maneira mais fácil e eficaz de manter a aparência mais jovem é estar atenta sobre a exposição ao sol, evitando horas de pico e usando um chapéu de aba larga, por exemplo”, diz a diretora do CDE.

• Use protetor solar diariamente: a partir dos seus 20 anos
“A partir dos 20 anos – embora seja muito importante a proteção solar na adolescência e na infância também – é essencial tornar rotineira a aplicação de protetor solar diário de pelo menos 30 FPS no rosto e nas partes expostas do
 corpo. Este é um hábito saudável que você deve cultivar para colher benefícios futuros, pois é um dos fatores-chave para manter a pele com uma aparência jovem e saudável”, ensina Cristine Carvalho, que também é chefe do Departamento de Fototerapia do Curso de Pós-Graduação em Dermatologia da Fundação Pele Saudável, Instituto BWS.  

• Use produtos de limpeza profunda: a partir dos 20 anos 
“Se você tem uma pele com propensão a manchas, use com regularidade um produto de limpeza com ácido salicílico, que também ajuda a manter os poros limpos, evitando o aparecimento de acne. Você deve saber também que sua acne pode mudar de natureza, entre a adolescência e a idade adulta (resultado de flutuações hormonais), se concentrando mais no queixo e na área de linha da mandíbula”, informa a dermatologista.

• Não exagere na maquiagem na casa dos 20 
“Aos 20 e poucos anos, somos abençoados por uma pele cheia de viço, então, provavelmente, você não precisará de uma base com cobertura total. Opte por um creme hidratante colorido ou uma simples cobertura de BB cream. A maioria de nós tende a sobrepor camadas e camadas de creme e de base no rosto, o que deixará a pele mais oleosa. Para ajudar no controle da oleosidade do rosto, use o pó apenas na zona-T ou lenços que absorvam a oleosidade sem retirar o pó da pele”, ensina a médica.

• Use um produto retinóide, a partir dos 30
“É inevitável: a pele, na casa dos 30, vai começar a mostrar algumas linhas de expressão e algumas rugas finas. A elasticidade vai começar a diminuir. A aplicação de um produto retinóide, algumas vezes por semana, vai ajudar a retardar alguns desses problemas de pele. Só não esqueça de manter o uso do protetor solar junto com o de retinóides, pois esta susbtância pode afinar a pele e torná-la mais propensa aos danos provocados pelo sol”, diz a dermatologista Cristine Carvalho.

• Faça esfoliação e peelings, a partir dos 30
“A renovação celular é mais demorada quando você entra na casa dos 30. Isto significa que leva mais tempo para que novas células da pele atinjam a superfície, o que pode dar à pele uma aparência menos radiante. A solução é incentivar a renovação celular, com a orientação de um dermatologista, que pode recomendar um peeling de acido glicólico, que irá revelar novas células da pele rapidamente. Se você não é fã de peelings, um método mais suave para estimular a renovação celular, em casa, é usar um produto que contenha ácido glicólico ou ácido láctico”, diz a médica.

• Respeite o seu período de sono, principalmente a partir dos 40
“A perda de colágeno e de elasticidade da pele na casa dos 40 significa que você vai encontrar mais imperfeições na sua pele, que parecerá ser menos resistente. Mas não perca o sono por isso, pelo contrário, torne o sono uma prioridade. A pele se repara enquanto você dorme. Por isso, se você não dormir o suficiente, ela se mostrará com um tom pálido, cinza e com rugas e olheiras mais pronunciadas. O ideal para garantir a beleza: entre 7 - 8 horas de sono todas as noites”, ensina a diretora do CDE.

• Aos 40 anos, não use  o mesmo hidratante que você usava aos 20  
“Aos 40 anos, sua pele está mais fina e clamando por ingredientes que atenuem as linhas finas, as rugas e as manchas escuras que você deve ter notado que estão surgindo. Opte por produtos que contenham peptídeos e coenzima Q10 para ajudar a aumentar a resiliência. Para a hiperpigmentação, o ingrediente chave que vai ajudar a acabar com o tom escuro é o alfa-hidroxiácido (AHA). Ele pode deixar a pele sensível, por isto é preciso cuidado ao usá-lo, principalmente se você se expõe ao sol com frequência”, diz Cristine Carvalho.

• Use cremes mais emolientes, a partir dos 50
“A partir dos 50 anos, suas glândulas sebáceas começarão a produzir cada vez menos oleosidade, assim, sua pele ficará mais seca e mais sensível. Combata esta secura usando um creme mais emoliente. Procure por aqueles com antioxidantes e ceramidas (que são lipídios naturais que permitem à sua pele reter a umidade). Quando for lavar o rosto, evite sabonetes, principalmente aqueles que contêm  lauril sulfato de sódio,  que pode retirar a umidade e a oleosidade da pele. Prefira um gel suave”, recomenda a dermatologista.

• Não negligencie a área dos olhos, depois dos 50
“Rugas e o aprofundamento da pele na área ao redor dos olhos parecem mais intensas, depois dos 50 anos, devido à perda de colágeno e de gordura. Cuide desta área da pele com cremes que contenham silicone,  vitaminas E e C, que podem ajudar temporariamente a preencher as linhas finas e a minimizar o seu aparecimento,  além de hidratar e diminuir a produção de radicais livres”, diz a médica.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40