Pular para o conteúdo principal

Madagascar, a vida simples e idílica dos pescadores Vezo


Uma mulher Vezo – com a pasta masonjoany no rosto – caminha em direção ao povoado Betania, transportando um peixe na sua cabeça. (Foto: © Haroldo Castro/Época)



A canoa escorrega lentamente pela lama endurecida, declive abaixo, até chegar na água. Deslizamos agora por um canal rodeado de manguezais. Construído pelos pescadores, o canal corre paralelo à praia banhada pelo Oceano Índico e facilita o acesso entre a cidade de Morondava e a vila de pescadores Betania.
Estamos em Madagascar, um dos países mais fascinantes que conheço. Não é a toa que essa é minha 14ª viagem à ilha, epicentro de uma diversidade natural e cultural ímpar. Aqui no litoral sudoeste habitam os Vezo, um grupo étnico seminômade, parte do intricado quebra-cabeças tribal do país. Betania é um dos povoados onde se concentram cerca de 1.200 Vezo.A região parece ter mudado pouco desde minha última visita há 20 anos. Nossa canoa aporta em uma península e, sob centenas de coqueiros, percebemos uma coleção de casinhas de palha. As crianças são as primeiras a correr em nossa direção. Nirina, nosso guia, explica em malgaxe a razão de nossa visita aos responsáveis da comunidade. Depois de uma longa conversa, o chefe entoa a palavra mágica “Tonga soa”, somos bem-vindos e podemos conhecer um pouco da maneira de viver dos Vezo.
Um pescador Vezo rema pelo canal com sua canoa pintada de cores vivas. (Foto: © Haroldo Castro/Época)
A primeira parada é na sombra de uma frondosa árvore de neem. Originário da Índia, o neem se adaptou bem em Madagascar. Suas folhas e seu óleo essencial são usados na medicina local. Mas o que chama mesmo nossa atenção é o aroma exalado das pequenas flores brancas. Mesmo ao ar livre e com o sopro de uma leve brisa, a atmosfera mantem-se toda perfumada.
Sob a copa da majestosa árvore, uma jovem Vezo penteia seus fartos cabelos, sorridente. Seu rosto está coberto por uma máscara. “Aqui em Madagascar chamamos a mistura de masonjoany”, explica Nirina. “Ela é originária dos Comoros, mais precisamente da ilha de Anjouan, como diz o nome”. A pasta é feita com o pó seco do galho de alguma árvore, pulverizado com água. “Os Vezo usam galhos da árvore de tamarindo ou de balsa. Mas em outras regiões usa-se até mesmo sândalo”.
Protegida pela sombra de uma árvore neem, uma jovem Vezo usa a máscara masonjoany no rosto. (Foto: © Haroldo Castro/Época)
Segundo os locais, a pasta, além de proteger contra o sol e os insetos, hidrata a pele, tornando-a mais suave e podendo até retirar manchas. Do outro lado do Canal de Moçambique, a 700 km de distância, mulheres moçambicanas também utilizam uma mistura semelhante.
Continuamos nossa caminhada entre palhoças e coqueiros. Um dos habitantes nos oferece água de coco. Não dispensamos a oferta. Como um raio, o jovem da casa sobe no coqueiro – sem ajuda de nenhuma corda – e vai deixando cair as bombas verdes na areia fofa. Três cortes de facão no topo de cada coco e o néctar está a nossa disposição. É tão saboroso quanto no Brasil, mas custa 10 vezes menos.
O vilarejo Betania sob a sombra de um amplo coqueiral. (Foto: © Haroldo Castro/Época)Mas o centro das atividades Vezo está a meio quilômetro do vilarejo, na praia. Dezenas de canoas estão ancoradas na areia, todas cercadas por muitas pessoas que não param de trabalhar. Mulheres separam os peixes apanhados, homens consertam a rede de pescar. Uma família limpa o interior do barco, outra transporta a carga de volta para casa. A vida dos Vezo está intimamente ligada ao mar.
Três mulheres levam bacias com peixes que serão vendidos no mercado de Morondava. (Foto: © Haroldo Castro/Época)Canoas chegam à praia de Betania para descarregar o resultado da pescaria. (Foto: © Haroldo Castro/Época)A palavra Vezo significa aquele que pesca e que luta para dominar o mar. Antropólogos malgaxes e europeus se depararam com um elemento inusitado ao estudarem a identidade Vezo. Todas as outras 17 tribos de Madagascar são reconhecidas por suas tradições ancestrais e por uma linhagem cultural bem definida. Já os Vezo não se caracterizam como uma etnia racial, mas sim pelo seu modo de vida, intimamente relacionado com a pesca e o mar.
Não importa o aspecto físico, o cabelo liso ou crespo e a cor da pele. O elemento que define o Vezo é sua intimidade com o mar. Se uma pessoa sabe construir e conduzir uma canoa, sabe pescar e tirar seu sustento do oceano e sabe vender seu produto, ela é Vezo. Por outro lado, se um indivíduo não consegue realizar as funções essenciais de um pescador, ele pode perder sua identidade Vezo. Passa, então, a ser um Manikoro, uma pessoa do interior das terras, um agricultor ou pastor de zebus.
A pesquisadora italiana Rita Astuti, que morou um ano em Betania, pondera que os Vezo não nascem como Vezo, mas constroem sua identidade. “As crianças e os jovens são considerados Vezo de acordo com as atividades Vezo realizadas por eles. Assim, até mesmo uma pessoa de fora da comunidade pode se tornar Vezo”. Ou seja, ser Vezo não é uma questão de linhagem sanguínea, mas sim de alma.
Com o sol a pino e um céu azul sem nuvens, nossa visita à Betania conclui-se com um mergulho no Oceano Índico. A temperatura da água a 28º C e as ondas acolhedoras estendem nossa estadia. Ninguém quer sair desse piscinão de Netuno.
Da praia, nossos amigos malgaxes curtem os mergulhos dos brasileiros. Quando voltamos, somos recebidos por sorrisos e aplausos. “Vocês sabem nadar muito bem”, afirma Nirina. Um dos membros da comunidade também sente orgulho de seus visitantes e diz algo em malgaxe. O texto é logo traduzido: “Esses brasileiros sabem nadar tão bem que estão se tornando Vezo”, afirma. “Afinal, saber nadar é essencial para ser Vezo”.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

DORIA NÃO MENTE

Rancho D´Ajuda

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40