Pular para o conteúdo principal

As 7 maiores tolices do motorista brasileiro

Resultado de imagem para As 7 maiores tolices do motorista brasileiro

Há alguns, aconteceu algo curioso no trânsito: um motorista em um Ford Ka manobrando no meio da rua, mas com certa lentidão e excesso de cautela. Estava querendo evitar encostar em outros veículos, obviamente. Por estar tão longe dos mesmos, suspeitei que a pessoa estivesse com problemas de visão. Quando reparei melhor, vi que era um rapaz novo, “pendurado” no volante e com o banco deitado – aquela típica posição de quem acha que isso é um estilo. Mal se via o rosto dele pelos vidros e isso explicava o fato de estar com dificuldade para manobrar. Essa situação me fez pensar em outras condutas tolas dos motoristas. Levantei tantas que resolvi listar nesta coluna.
Dirigir com o banco reclinado
Tem motorista que acha bacana deixar o encosto do banco bem inclinado, com o mínimo de apoio para as costas. Ao invés de apenas apoiar as mãos no volante, esse motorista é obrigado a se segurar nele para poder manter-se ereto. Por motivos óbvios, dores nas costas serão inevitáveis, além da dificuldade de visibilidade, já que os olhos ficarão numa altura abaixo da ideal.
Quem não se lembra do jogador Dener, craque em ascensão do futebol brasileiro que morreu em um acidente de carro no Rio de Janeiro, em 1994?. Dener estava deitado no banco do passageiro de seu Mitsubishi Eclipse e foi sufocado pelo cinto de segurança após o carro bater contra uma árvore. O equipamento não cumpriu a sua função pelo simples fato de o banco não estar na posição correta.
Os praticantes dirão que essa posição não prejudica nada e que estão acostumados. É uma grande balela. A não ser que você seja um piloto de Fórmula 1, que fica praticamente deitado no cockpit para poder baixar ao máximo o centro de gravidade do carro, levante esse banco e dirija na posição correta para a sua segurança e a dos outros.
Limitadores no cinto de segurança
O cinto de segurança é um dos equipamentos mais importantes em um carro. Projetado para manter os corpos dos ocupantes presos ao carro em uma colisão ou até mesmo em uma freada mais brusca, não deve nunca ser deixado de lado, tamanha a sua importância. Alguns “espertões” se sentem incomodados com ele e, na busca por conforto, limitam o movimento do cinto para que fique mais solto. Esses limitadores são vendidos livremente e é bem comum ver motoristas usarem desse artifício. E onde fica a segurança? Em uma colisão, a ação do cinto não será a mesma e poderá ser a diferença entre sobreviver ou não ao acidente.
Películas que escurecem os vidros acima do permitido
Esse é um ponto para lá de polêmico. Os defensores dirão que se sentem mais seguros contra assaltos, além do conforto de bloquear boa parte dos raios solares. A polêmica acaba quando vemos que, por lei, o vidro da frente deve permitir passar até 75% de luminosidade; os vidros laterais dianteiros devem permitir passar até 70% de luminosidade; e apenas os laterais traseiros e o traseiro podem ser mais escuros e permitem passar até 28% de luminosidade.
Na prática, não é isso que vemos em nossas ruas. A falta de fiscalização faz com que muitos “lacrem” os vidros com películas muito escuras, inclusive no para-brisa. Se mesmo em um dia ensolarado a visibilidade é prejudicada em uma situação como essa, imagine à noite, sob chuva ou neblina.
Engate sem ter nada para carregar
Felizmente isso tem diminuído bastante, mas já foi bem mais popular. Se o motorista tem algo para ser rebocado, seja um simples suporte de bicicleta ou um grande trailer, não tenho o que questionar. Mas sabemos que a maioria instala por “segurança”.
Segurança entre aspas mesmo, pois canso de explicar que aquilo não ajuda nada em uma colisão traseira. Muito pelo contrário, já que o impacto vai se concentrar no engate, que fará um estrago considerável em todo o painel traseiro, pois não foi projetado para estar ali. Pode até proteger de leves encostadas em manobras, mas convenhamos que o mesmo motorista que não quer que o carro de trás encoste no seu, se sente à vontade em encostar no de trás para pode entrar ou sair de uma vaga. Pode não estragar o seu, mas certamente vai estragar o carro de trás.
Rebaixar o carro
Para quem busca o máximo de performance e gosta de envenenar o motor do carro, não pode deixar de lado a adequação de freios e suspensão. Eu admiro e respeito os profissionais sérios que dominam essa área, mesmo sendo adepto do máximo de originalidade. Acontece que alguns destroem toda a dinâmica do carro a favor apenas do estilo, sem compromisso nenhum com a segurança.
Quem nunca se deparou com um carro “largado”, se arrastando pelas ruas? Não tem a mínima condição de passar por uma valeta ou lombada sem raspar o assoalho do carro, além de prejudicar o fluxo do trânsito. Se fosse só isso, tudo bem. Mas sabemos que um carro assim não tem condição nenhuma de pegar uma estrada com segurança. A não ser que rode na mesma e vagarosa velocidade que está acostumado a rodar no ciclo urbano.
Pneus com medidas diferentes das originais
É permitido alterar as medidas dos pneus do seu carro, desde que mantenha o diâmetro original e não ultrapasse a largura dos para-lamas. Ou seja: é possível instalar rodas com mais polegadas de diâmetro, mas as laterais dos pneus terão que ser menores, para poder manter o mesmo diâmetro do conjunto.
Ok, confesso que já fiz a tolice de mudar as medidas originais dos pneus do meu primeiro carro. Nem foi muita coisa, mas o bastante para limitar o uso do dele. Não era mais possível andar carregado sem que os pneus traseiros pegassem nos amortecedores. Além disso, a direção ficou mais pesada, o consumo de combustível aumentou e o alinhamento do carro nunca mais foi o mesmo, o que ocasionou desgaste acima do normal. Depois de certo tempo, cansado dessas limitações, não tive dúvidas em voltar para as medidas originais.
Faróis auxiliares sem necessidade
Aqui falta conhecimento do uso correto da iluminação do carro. É comum vermos motoristas dirigindo seus carros à noite apenas com as luzes de posição ligadas e os auxiliares acesos, sejam eles de neblina ou de longa distância. Eu não quero levantar polêmica sobre isso, pois basta ler as regras do Código de Trânsito Nacional para ver que estão errados e apenas os faróis baixos devem ser utilizados nessas condições. As luzes de posição não iluminam nada, assim como os faróis auxiliares – que ofuscam quem vem no sentido contrário e só servem sob condições que o próprio nome já diz. Quem faz o papel de iluminar a via de forma correta são os faróis baixos, que tem fachos assimétricos para não ofuscar quem vem no sentido contrário.
Felipe Carvalho é o primeiro caçador profissional de carros do Brasil. Acesse o site www.cacadordecarros.com.br e saiba mais. Inscreva-se no canal do Caçador de Carros no YouTube e curta a página de Felipe no Facebook.

fonte: Carsale

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

A grande farsa

  “Amigos, há um momento, na vida dos povos, em que o país tem de ser anunciado, promovido e profetizado”. (Nelson Rodrigues). A Globo e o Consorcio de Imprensa que ela comanda, inventaram uma grande farsa: a crise na Seleção Brasileira. Dela participaram Tite, Casemiro, Renan como bonequinhos de ventríloquo, que vocalizaram as “dores” que os pobres atletas-europeus estavam sentindo. Por tabela, entra Rogério Caboclo, um “homem mau”, namorador, que precisava ser eliminado urgentemente da CBF, segundo deixa entender a Globo. No núcleo central da trama a Copa América e o vírus que provoca a epidemia.Acompanhe o desenrolar da trama, digna de uma novela mexicana: Casemiro, a quem o técnico Tite entregou a braçadeira de capitão da Seleção, perguntado pelo repórter Eric Faria, da TV Globo, “se a posição que ele pretende externar após o jogo de terça é compartilhada pelos companheiros, ele garantiu que fala pelo grupo”, disse: – “Nós iremos falar, o Tite explicou a situação, eu como capitão,

Volkswagen anuncia que pretende adotar férias coletivas para trabalhadores de três fábricas no Brasil

  A montadora alemã  Volkswagen  confirmou, na tarde desta segunda-feira (13), que pode adotar  um período de férias coletivas ainda neste mês   por possível impacto da produção pela tragédia que atinge o Rio Grande do Sul.  Temporais causaram grandes enchentes no estado e  mais de 140 pessoas morreram até o momento. Em nota enviada para a imprensa nesta segunda, a Volks afirmou que "protocolou férias coletivas de forma preventiva para as fábricas Anchieta de  São Bernardo do Campo (SP) ,  Taubaté (SP)  e  São Carlos (SP) , as três unidades no estado de São Paulo, que poderão entrar em férias coletivas a partir de 20 de maio, com o atual cenário". A empresa afirma que "em função das fortes chuvas que acometem o estado do Rio Grande do Sul e o povo gaúcho, alguns fornecedores de peças da Volkswagen do Brasil, com fábricas instaladas no estado, estão impossibilitados de produzir nesse momento". Ainda segundo a Volks, as fábricas Anchieta e Taubaté devem ter 10 dias de

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

Eduardo Leite é criticado por dizer que ‘grande volume de doações’ vai prejudicar o comércio do RS

  O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), está enfrentando críticas nas redes sociais após afirmar que o “reerguimento do comércio” do estado pode ser prejudicado pelas doações feitas pelos brasileiros para ajudar a população gaúcha afetada pelas enchentes, que já resultaram em 149 mortes. Em entrevista à Rádio Band News FM, Leite mencionou a necessidade de estruturar ferramentas e canais para que as pessoas interessadas em fazer doações também possam apoiar o comércio local, que foi impactado. Ele expressou preocupação com o grande volume de doações físicas chegando ao estado e como isso pode afetar a recuperação do setor comercial, considerando que muitos desses itens vêm de outras regiões do país. A declaração do governador gerou debates sobre prioridades e a importância de equilibrar o apoio às vítimas com o impacto econômico local. Informações: Terra Brasil Notícias/ https://terrabrasilnoticias.com/2024/05/eduardo-leite-e-criticado-por-dizer-que-grande-volume-de-d

Morre Silvio Luiz, narrador esportivo, aos 89 anos

  Morreu nesta quinta-feira (16) o narrador esportivo Silvio Luiz, de 89 anos. Ele estava internado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde o dia 8 de maio. Silvio sofreu um AVC durante a transmissão do jogo entre Palmeiras e Santos, pela final do Campeonato Paulista, em abril. Contratado da TV Record, o locutor liderava a equipe de transmissões das plataformas digitais da emissora desde 2022. Silvio Luiz estava em coma induzido, intubado e impossibilitado de fazer hemodiálise devido à fragilidade decorrente da idade. Ele enfrentava problemas renais. Sylvio Luiz Perez Machado de Sousa era o nome de batismo de Silvio Luiz. Nascido em 14 de julho de 1934, começou a carreira em 1952, fazendo participações em radionovelas. Como locutor, iniciou sua trajetória na Rádio Record. Passou pela Rádio Bandeirantes e, na extinta TV Paulista, foi o primeiro repórter de campo da imprensa esportiva brasileira. Silvio também foi árbitro de futebol. Ele foi um dos assistentes na partida de inaugur

Urgentíssimo! Por favor, assista a este vídeo!

  Créditos: Silas Malafaia/https://www.youtube.com/watch?v=5JKG5sXauxA Silas Malafaia Oficial Silas Malafaia Oficial

Aparição de Extraterrestre?

  fonte;   The History Channel Brasil

NIO Factory Tour - China production

  Créditos:  NIO Factory Tour - China producti on/ https://www.youtube.com/watch?v=IRW0Aj-BBBM KondorCars

No meio da tragédia no RS, caminhão do Exército invade a contramão e deixa três mortos

  Informações que chegam do RS dão conta de que três pessoas morreram e outras duas ficaram gravemente feridas em um acidente na BR-448, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O caso envolvendo um caminhão do Exército, que estava na contramão, foi registrado às 19h desta quarta-feira (8), no km 4 da via, sentido Interior-Capital.  Houve bloqueio total no trecho para realização de perícia, o que impediu um resgate de cavalos na região. A rodovia havia sido liberada na manhã desta quarta para circulação de veículos, após as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.  Segundo a CCR ViaSul, concessionária que administra a 448, todas as vítimas são homens, incluindo os feridas, posteriormente encaminhados para o hospital São Camilo, em Esteio. O Exército disse estar apurando as informações sobre a ocorrência, mas confirma que foi uma colisão. Tanto a CCR ViaSul quanto a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda não divulgaram os nomes e as idades das vítimas. A dinâmica do acidente