Pular para o conteúdo principal

REALIDADE: No rastro de Elize ISTOÉ revela os bastidores da vida, do crime e da farsa que Elize Matsunaga montou para se livrar da polícia após ter assassinado e esquartejado o marido


Chmada.jpg
FOTO INÉDITA
Marcos e Elize felizes no casamento, em 
julho de 2009: três anos depois, viria a tragédia
Foi no quarto da jiboia. Não foi na banheira nem foi na cama de casal king size como tanta gente pensou e tanta gente falou. Foi no quarto da jiboia que Elize Matsunaga esquartejou o seu marido, Marcos Kitano Matsunaga, após lhe dar um tiro na cabeça na noite de 19 de maio. O esquartejamento em seis pedaços se deu em um dos quartos de hóspedes do duplex no qual Elize e Marcos moravam, em um prédio no bairro da Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo – e esse quarto de hóspedes cumpriu bem a sua função hospedando por bom tempo, em seus seis metros quadrados, uma jiboia de dois metros de comprimento. Essa história foi revelada à ISTOÉ na semana passada por diversos amigos e amigas que freqüentavam a residência do casal Matsunaga. ISTOÉ também teve acesso a diversos laudos, depoimentos e documentos inéditos que revelam detalhes sobre os bastidores da vida, do crime e da alucinada tentativa de fuga de Elize entre os dias 20 de maio e 4 de junho, quando foi presa pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa após investigação chefiada pelo delegado Mauro Dias e coordenada pelo delegado Jorge Carrasco, diretor-geral do DHPP. A existência da jiboia é importante porque ela foi um dos motivos que levou o casal a começar a viver uma rotina de brigas. Segundo amigos de Elize e Marcos, assim que engravidou ela não quis mais saber do animal, e aí foram nove meses de discussões até que Matsunaga se desfez da cobra quando a criança nasceu. 

As mesmas pessoas íntimas do casal, que costumavam ir ao duplex de mil metros quadrados onde moravam o ex-diretor da Yoki e a bacharel em Direito, enfermeira e ex-garota de programa Elize, contaram também que ela lhes pediu indicação de médicos para submeter-se a tratamento hormonal uma vez que não conseguia engravidar. “Isso a irritava muito”, diz uma das fontes ouvidas por ISTOÉ. “Mas ficou muito feliz quando engravidou e se tornou uma amorosa e cuidadosa mãe.”
ELIZE-02-IE-2.jpg
MARCOS E A AMANTE
Elize blefou quando disse que já tinha em
mãos esse vídeo provando a traição do marido
A presença do bebê deu novo alento à família e não há quem não relate que, nesse momento da vida, marido e mulher eram felizes. A história de ambos começou em 2004 quando se conheceram por meio do site de acompanhantes Mclass, dois anos depois Elize ingressou na faculdade de Direito e, mais três anos e meio, eles estavam casados. Amigos do tempo de universidade lembram que Elize ajudava financeiramente os colegas pobres, dava-lhes mesmo o dinheiro ao invés de emprestá-lo. Se alguém insistia em pagar-lhe o empréstimo, a moça pegava a quantia e a repassava imediatamente a outro estudante que dela necessitasse para honrar as mensalidades. Recordam-se também que Elize faltava bastante às aulas, viajando sempre de forma repentina, por dois ou três dias, e, de regresso, exibia fotos suas que alguém tirara – e nessas fotografias aparecia sempre desacompanhada. Reservada, Elize não costumava se abrir nem fazer os trabalhos solicitados pelos professores. Seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), por exemplo, versou sobre as mães barriga de aluguel e, segundo declarações colhidas por ISTOÉ, foi feito por outros alunos e “comprado” por Elize. 

Segundo amigos próximos, Elize estava bem financeiramente. Ela teria se tornado dona de metade do duplex: Marcos lhe teria feito essa doação, embora a certidão de casamento aponte comunhão parcial de bens. Foi já com a filhinha quase a completar um ano, que despontou em Elize a desconfiança de que o marido tinha uma amante, garota de programa sete anos mais nova do que os 30 anos que ela tem, mas em contrapartida infinitamente menos aquinhoada pela sorte material. O ciúme fala mais alto, ela se enerva e chega ao ponto de contratar na surdina, por R$ 7 mil pagos em duas vezes, o detetive particular William Coelho de Oliveira para seguir o marido. No mesmo dia 17 de maio em que toma os serviços profissionais do detetive, Elize viaja para o Paraná deixando ordens expressas a uma das empregadas para municiar tanto a ela quanto a Oliveira com informações sobre os horários de saída de Marcos do apartamento. Retorna a São Paulo 48 horas depois. Vem então a noite fatídica: em meio a uma discussão no apartamento na qual ela teria sido ofendida verbal e fisicamente, e com uma pizza esfriando na mesa, Elize apanha uma pistola semiautomática .380 (ao contrário do que se disse não foi uma .765) e dispara um projétil (velocidade de 330 metros por segundo e alto poder de perfuração) na cabeça de Mauro. Entre policiais e amigos, comenta-se que o barulho do tiro não foi abafado porque os vidros do apartamento são à prova de som, como Elize declara, mas foi abafado, isso sim, porque ela teria se valido de um silenciador na arma. Revelado agora por ISTOÉ, a presença do silenciador contraria bastante a versão inicial de como o assassinato teria ocorrido – e há policiais que ainda insistem em descobrir como e onde Elize se desfez dele. Com o marido morto, ela coloca então em ação o seu plano para se livrar da polícia.
IEpag58a60_Elize-3.jpg
Todo o projeto que ela desenvolveu para não ser incriminada manteve-se em pé por apenas 15 dias. De acordo com especialistas criminais ouvidos por ISTOÉ, a peça-chave de sua estratégia foi um e-mail de 53 caracteres que ela enviou do endereço eletrônico do morto, e em nome do morto, como se ele estivesse vivo. A mensagem foi endereçada ao seu cunhado Mauro Matsunaga e nela se lê: “Avisa pra Elize e pra mamãe que eu to bem, só não posso falar agora.” Antes disso, no entanto, no dia 20 de maio, Elize desfez-se das partes do corpo que esquartejara e escondera dentro de sacos plásticos em três malas, na região da cidade paulista de Cotia onde um dos melhores amigos de Marcos, Horácio D’Abramo, tem um sítio ao qual o casal costumava ir frequentemente. 

Enquanto “desovava” as partes do cadáver em diferentes pontos, Elize fez 15 telefonemas para a babá que ficara no apartamento cuidando de sua filha, conforme aponta o mapa de interceptação de seu celular, feita com ordem judicial. No dia seguinte Elize foi ao escritório do detetive que contratara para apanhar os CDs que ele gravara flagrando Marcos com a amante, e é aqui que se descobre um blefe: na noite do crime, antes de puxar o gatilho, Elize disse para Marcos que tinha em mãos imagens provando a sua traição. Diante disso Marcos a teria esbofeteado. Agora se sabe que, na verdade, até aquele momento, Elize não vira vídeo algum, apenas ouvira falar dele.
IEpag62_Elize.jpg 
De posse do CD, ela parte então no dia 23 de maio para a essência do seu plano de despiste e dispara o e-mail falso para Mauro, em nome do morto e através de seu endereço eletrônico. Era a sua carta marcada para dizer que o marido ainda vivia e, a partir daí, passa insistentemente a alimentar a suspeita da polícia e de familiares de que ele fora sequestrado, tocando sempre na mesma tecla: Marcos enviara um e-mail para o seu irmão. 

No dia 30 de maio, Elize telefonou desesperada para a residência de um dos padrinhos de sua filha, foi convidada a ir até ela para consolar-se e chegou por volta das 11 horas. Segundo depoimento desse padrinho, a que ISTOÉ teve acesso, de óculos escuros e muito abalada, Elize lhe disse que haviam localizado o corpo de Marcos com um tiro na cabeça. Também para essa residência foi Cecília Yone Nishioka, prima de Marcos e ex-namorada desse mesmo padrinho, após receber inúmeras chamadas de Elize em seu celular. Nesse encontro, Elize pediu a Cecília que a levasse à casa da mãe de Marcos, no que foi prontamente atendida. Lá também se falou sobre a identificação do corpo, Elize chorou e manteve a história de sempre. Desde então passou a conversar com Cecília quase que diariamente, inclusive sobre o velório, mas nunca abandonou o tema do sequestro – o que só viria mesmo a acontecer quando foi presa no dia 4 de junho. “Eu gostava muito do casal, só agora estou conseguindo dormir direito. Vivo um momento completamente sem expectativas e não sei quando verei novamente a Elize ou a criança”, disse o padrinho à ISTOÉ, pedindo que não fosse identificado. “A Elize deveria ganhar um prêmio de atriz, conseguiu enganar toda a família. Poderia ganhar o Oscar”, declarou Cecília em depoimento. Resta saber, agora, para quem Elize deu o primeiro telefonema após o assassinato, e isso a Justiça descobrirá em breve porque já determinou a quebra de seu sigilo telefônico. E resta saber, também, se Elize já estava atuando como atriz quando telefonou em abril para a Polícia Militar indagando se era crime trocar as fechaduras do apartamento numa oportunidade em que o marido estivesse fora dele, uma vez que desconfiava que estivesse sendo traída. Finalmente, será que Elize já era candidata à estatueta, à qual Cecília se refere, quando ligou para amigos no início de maio pedindo indicações de advogados de família e voltou a ligar no fim do mesmo mês querendo indicação de um advogado em direito penal, sem explicar o motivo do pedido? Entre um telefonema e outro, ela assassinou Marcos. E tentou então conseguir o impossível: com um e-mail falso, fazer de conta que nada acontecera no quarto da jiboia. 
Os passos da espionagem
Foi no dia 17 de maio que o detetive particular William Coelho de Oliveira começou a trabalhar para Elize Matsunaga na captura de imagens que provassem a traição de seu marido. Fixou o preço de seu trabalho em R$ 7 mil, parcelado em duas vezes. Isso consta de documentos aos quais ISTOÉ teve acesso na semana passada. Quarenta e oito horas depois, Marcos, o marido espionado, morreu com um tiro na cabeça, disparado pela própria Elize, e teve o corpo por ela esquartejado. O detetive Oliveira, que obviamente jamais desejou esse final trágico, conseguira flagrá-lo e gravara as cenas que a esposa tanto desejava e, ao mesmo tempo, tanto temia.
A pedido da própria contratante do serviço – que naquele mesmo dia viajara para o Paraná mentindo ao detetive ao dizer que iria para o interior de São Paulo –, a equipe de Oliveira a mantinha informada pelo celular sobre todos os passos do marido e também sobre as filmagens que ela exigia serem bastante nítidas. Na noite de 18 de maio, Marcos e a mulher com a qual ele traía a esposa, a garota de programa Nathalia, foram seguidos em um restaurante japonês. Ao saírem dele, rumaram para o Café Vipiteno, tradicional e sofisticado ponto de São Paulo. A última parada deu-se no hotel Mercure. Pronto, as imagens estavam concluídas e o trabalho feito. Oliveira admite, no entanto, que se sentiu surpreso quando, no dia 21 de maio, Elize esteve em seu escritório. A esposa do homem que ele seguira comunicou-lhe justamente o desaparecimento do marido, e falou da possibilidade, bastante concreta segundo ela, de que tivesse ocorrido um sequestro. Oliveira, imediatamente, fez-lhe perguntas básicas e se prontificou a ajudá-la em sua localização. Estranhou muito quando ouviu um não. Mais: ouviu que era para ele esquecer completamente o caso. Elize, é claro, sabia que Marcos já estava morto. O detetive, não.
fotos: arquivo pessoal
fotos: Diogo Moreira e reprodução/Folhapress; Futura Press
fotos: Jefferson Coppola/Folhapress; reprodução
FONTE: 
http://www.istoe.com.br/reportagens/223202_NO+RASTRO+DE+ELIZE+?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40

Buscando ter ‘maior bumbum do mundo’, mulher revela não conseguir achar poltrona em que caiba; VEJA FOTOS

Natasha Crown, uma modelo sueca famosa por buscar ter o “maior bumbum do mundo”, compartilhou um vídeo recentemente que revela a dificuldade que ela enfrenta para encontrar uma poltrona em que possa se acomodar. Natasha já gastou mais de R$ 700 mil em procedimentos estéticos para aumentar suas nádegas. Sua última medição registrou um bumbum de 2,2 metros. Um dos 2,3 milhões de seguidores dela no Instagram perguntou: “Como você faz para viajar? Como é a experiência nos assentos?”. Outro seguidor criticou: “Nunca vou entender por que você fez isso. Isso é tão ruim.” No entanto, Natasha não pretende parar. Ela continua com os procedimentos de Brazilian lift, nos quais a gordura é retirada de outras partes do corpo e injetada nas nádegas. A modelo também adotou uma dieta que inclui dezenas de pizzas e 12 quilos de Nutella em dois meses, com o objetivo de ganhar peso. A meta de Natasha tem um nome: Mikel Ruffinelli. Essa americana, mais conhecida como Diva, detém o recorde mundial com uma c