Pular para o conteúdo principal

Graava, startup câmera capaz de editar automaticamente os vídeos registrados

A câmera Graava
Três brasileiros ambicionam bater a GoPro, famosa fabricante americana de câmeras portáteis, com uma startup fundada no Vale do Silício. Mais que vencer a rival, querem até melhorar os produtos da concorrência. Essa é a meta do trio Bruno Gregory, Marcio Saito e Marcelo do Rio, que há um ano abriu as portas da startup Graava, sediada nas redondezas de São Francisco, na Califórnia.
A Graava criou uma câmera, de mesmo nome, que, além de registrar os arredores, é munida de um algoritmo capaz de realizar a edição automática dos vídeos. As vendas online tiveram início, por 399 ou 249 dólares (se comprada antes de 1º de setembro), e ela chega ao mercado em fevereiro de 2016. Como funciona: se o usuário deixa o aparelho filmando uma festa de aniversário durante 2 horas, por exemplo, e depois escolhe que precisará apenas de 15 minutos de imagens, o dispositivo corta o restante, agrupando no resultado-final só o que é tido como mais relevante da gravação - como os momentos nos quais foram dados presentes ao aniversariante.
"Todas as outras câmeras só trazem o problema da edição, que costuma demorar uma hora para cada minuto de vídeo", pontua Marcelo Do Rio, um dos fundadores. "Nós trouxemos uma solução própria para o mundo digitalizado e que poderá depois ser acoplada mesmo pelas câmeras concorrentes, como a GoPro", acrescenta.
Antes de rumar para o Vale do Silício, Do Rio ganhou reconhecimento ao fundar a cervejaria Devassa, em 2007 adquirida pela Schincariol. Após a venda, ele se tornou mentor de empreendedores novatos e investidor de startups. "Nisso, comecei a mergulhar no mundo da inovação. O que me despertou uma inquietude. Comecei a querer saber mais desse universo da tecnologia e há dois anos resolvi mergulhar de vez no Vale do Silício", conta.
Em entrevista ao site de VEJA, ele fala da Graava e de como é muito mais fácil fazer negócios no Vale do Silício, mesmo para um brasileiro, do que no Brasil.De onde surgiu a ideia da câmera? É aquela história da maçã que caiu na cabeça e fez surgir a ideia. Um de meus sócios passou por um acidente de trânsito, atropelado em sua bicicleta por um carro. O motorista fugiu por imaginar que não estava sendo filmado. Mas ele estava, e o "pegamos". Aliás, se soubesse que estava sendo filmado, provavelmente ele teria medo de se esquivar. Então, veio a pergunta "por que as pessoas não filmam tudo na vida?". Descobrimos que havia um problema. Com outras câmeras, as pessoas gastam mais tempo editando os vídeos que fazem do que gravando. Demora uma hora, em média, para tratar um minuto de vídeo. É uma perda de tempo que desmotiva as pessoas a gravar suas vidas. Foi aí que surgiu a Graava. Uma plataforma que consegue fazer sozinha a edição das imagens para as pessoas.
Como é feito isso? A Graava emula a forma como o cérebro cria e lembra memórias. Nossa mente associa experiências a pequenos flashs do passado, coisas que vemos e ouvimos e que nos marcaram. A câmera faz o mesmo. O que nos ajudou a possibilitar isso foi a popularização dos sensores, como o GPS e os acelerômetros. Com o crescimento da internet das coisas, agora há esses sensores em tudo, em óculos, relógios, ou mesmo em meias computadorizadas. É tudo barato e fácil de conseguir. São esses dispositivos que fazem a câmera notar, como nosso cérebro, o que é importante dentre o que grava.
Como é na prática? O registro em vídeo é como em uma câmera comum. Nosso diferencial é o software, não o hardware. É o que tem dentro, não fora. Suponha que um usuário dará um passeio de moto de 30 minutos. Com a câmera, grava tudo. Aí, o GPS acoplado consegue identificar momentos de mudanças no trajeto. Por exemplo, se há uma freada brusca. Ou se o piloto acelera de 60 para 100 quilômetros por hora. Esses momentos são registrados pelo algoritmo como importantes, e a eles são dados, automaticamente, pesos de importância. As informações do GPS então são combinadas à proveniente de outros sensores, como o acelerômetro. Em resumo, a Graava consegue saber, por exemplo, quando se faz uma curva mais fechada. Ou quando pessoas aparecem em frente à moto. É possível ainda, com comandos de voz, dizer à câmera quando uma situação é importante. Tudo isso é organizado pelo algoritmo, que então destacará o que se passou de mais bacana nessa viagem de moto. O usuário pode selecionar, por exemplo, se quer uma edição de 5, 10 ou 15 minutos. A câmera proporciona isso automaticamente, compilando o que registrou de mais excitante nessa viagem. Por isso, até, apelidamos esse processo de "excitômetro".
Normalmente, é mais difícil fazer hardware do que software para startups, por ser mais caro, exigir fábricas e projetos complexos de distribuição. Principalmente quando já se tem que competir com empresas estabelecidas, como no seu caso, que rivalizará com a GoPro, que faz a famosa câmera portátil de mesmo nome. Qual é o plano para superar esses problemas? Podíamos ter lançado só um aplicativo que possibilitaria a edição de vídeos. Mas não achei que isso chamaria atenção. Pode parecer inusitado, mas tirei isso de minha experiência com a cervejaria Devassa, que fundei no Brasil. Com a marca, lá no início, podíamos ter vendido apenas o chope, para barris. Seria mais fácil e prático. Mas decidimos engarrafar, criar um produto, um selo, para ter em mercados. Ou seja, passamos do software, o chope, para o hardware, o engarrafamento. Com isso, ganhamos muito mais em divulgação e em número de clientes. É o mesmo com a Graava. Ter feito um produto acabado, a câmera pronta, não só o software, nos dá maior visibilidade. Além disso, também proporciona ao comprador uma experiência mais completa, do jeito que queremos que ele tenha. Só conseguimos fazer tamanho barulho em torno do lançamento, com gente falando da Graava em todo o mundo, por ser esse produto acabado. Quanto aos desafios, escolhemos criar tudo com poucas pessoas no Vale do Silício. Mas a fabricação será com parceiras, donas de fábricas gigantes na Ásia. Essa foi a maneira de podermos garantir a produção em larga escala, mesmo sendo uma startup.
Será o suficiente para competir com a GoPro, inicialmente seu rival direto? Sim, conseguimos produzir o necessário para isso. Porém, é importante ressaltar que não queremos rivalizar com ninguém. Ocorre que nosso produto é único, incomparável com uma GoPro. Criamos não uma câmera, mas um software capaz de resolver o problema de qualquer câmera, o de editar facilmente e automaticamente os vídeos, sem que quem grave gaste tempo com isso. Aliás, nosso plano é ter nosso software em todas as câmeras, incluindo a GoPro. Quem quiser o nosso produto, pronto, poderá comprar conosco. Mas em breve ambicionamos também estar na dita concorrência. Se alguém quiser o produto de outra empresa, mas com nossa tecnologia de edição, poderá ter.
Como é diferente fazer negócios no Vale do Silício em comparação com o Brasil? Aqui a competição é absurda, mas as coisas andam de forma como nunca imaginei. Estou impressionado. Em menos de uma semana, abre-se uma empresa complexa na Califórnia. Às vezes leva um dia. Para fazer a Graava, eu e meu sócio assinamos virtualmente o documento, em locais diferentes, enviamos para o advogado, que resolveu tudo online. Não tivemos de ir em cartórios, pegar filas, encarar a infinita burocracia típica do Brasil, e que só tem ficado cada vez pior. Em nosso país, o empreendedor perde mais tempo, até meses ou anos, se dispersando com tudo isso do que com seu trabalho, em si. Gasta muito mais resolvendo empecilhos de nossa burocracia aracaica do que criando, fazendo negócios. Além disso, o ecossistema no Vale é muito mais aprimorado do que no Brasil. É fácil, por exemplo, encontrar especialistas no teu negócio, como um advogado expert apenas em startups de tecnologia com foco em produtos fabricados na Ásia. O mesmo vale para investidores, aqui fáceis de conseguir. Até pelo contexto. No Brasil, o investidor entra como sócio na startup, sendo responsável até por problemas trabalhísticos, mesmo que não tenha voz ativa no comando da companhia. No Vale, o investidor entra com dinheiro, e se arrisca com isso, e ponto. Não precisa se curvar, por exemplo, diante de questões burocráticas que surgem. Tenho certezaq eu veríamos muito mais inovação no Brasil se não houvessem tantos problemas burocráticos sem sentido no meio do caminho.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40

Buscando ter ‘maior bumbum do mundo’, mulher revela não conseguir achar poltrona em que caiba; VEJA FOTOS

Natasha Crown, uma modelo sueca famosa por buscar ter o “maior bumbum do mundo”, compartilhou um vídeo recentemente que revela a dificuldade que ela enfrenta para encontrar uma poltrona em que possa se acomodar. Natasha já gastou mais de R$ 700 mil em procedimentos estéticos para aumentar suas nádegas. Sua última medição registrou um bumbum de 2,2 metros. Um dos 2,3 milhões de seguidores dela no Instagram perguntou: “Como você faz para viajar? Como é a experiência nos assentos?”. Outro seguidor criticou: “Nunca vou entender por que você fez isso. Isso é tão ruim.” No entanto, Natasha não pretende parar. Ela continua com os procedimentos de Brazilian lift, nos quais a gordura é retirada de outras partes do corpo e injetada nas nádegas. A modelo também adotou uma dieta que inclui dezenas de pizzas e 12 quilos de Nutella em dois meses, com o objetivo de ganhar peso. A meta de Natasha tem um nome: Mikel Ruffinelli. Essa americana, mais conhecida como Diva, detém o recorde mundial com uma c