Pular para o conteúdo principal

Como Wagner Moura conseguiu achar um ator tão parecido com Mariguella?




Gritos de "Lula Livre", "Ele Não" e "Marielle Presente" abriram a sessão oficial do filme "Marighella", no Festival de Berlim, nesta sexta-feira (15). Os berros vieram principalmente de um grupo de cerca de 30 brasileiros que compraram ingresso e se enfileiraram à beira do tapete vermelho do Berlinale Palast, o cinema onde ocorrem as principais projeções da mostra alemã.
Parte da equipe que trabalhou no filme também respondeu aos gritos. O diretor, Wagner Moura, empunhou uma placa com o nome da vereadora assassinada Marielle Franco e foi ovacionado.
Na primeira vez que Moura deu as caras no Festival de Berlim, em 2007, foi vestido com a farda preta do Capitão Nascimento de "Tropa de Elite", o policial que enfrentava o crime passando por cima da lei. Ao voltar, 12 anos depois, como diretor de "Marighella", o ator quer se firmar com um anti-Capitão Nascimento.
O retrato que faz do guerrilheiro de esquerda é o de um herói amoroso, que pega em armas, mas também prega o respeito às mulheres, que assalta um trem e é elogiado por Sartre, que assalta banco e é comparado a Lampião, Antônio Conselheiro e Zumbi, outros ícones da rebeldia.
É claro que há espaço para alguma nuance, sobretudo quando o personagem é confrontado por recrutar jovens incautos, filhos da burguesia, para a luta armada. Mas, como um todo, o discurso do filme toma, sim, partido e oferece sinais a rodo para quem quiser ver nele uma resposta da esquerda ao conservadorismo que ascendeu no Brasil. Moura diz crer que vá "enfrentar muita merda" quando voltar ao país, afirmou, citando a polarização política.
A crítica internacional teceu alguns elogios, mas tendeu a sentir falta de mais profundidade e menos maniqueísmo.
Para a Hollywood Reporter, a obra é branda ao abordar a complexidade moral e política do assunto. "Moura apresenta as ações [dos guerrilheiros] em termos heroicos e acríticos", aponta. A Screen destaca que o filme "é mais uma cinebiografia de ação do que um debate político".
O diretor diz que seu longa surge numa era de "disputas de narrativas" e de revisionismo histórico partindo do próprio governo sobre o que foi o período militar. "No filme, Marighella bota bomba, mata americano, faz um monte de coisa. Mas, se me perguntar, eu digo que me identifico com os revolucionários."
Um dos exemplos de como Moura quer que seu filme funcione como cabo de guerra dessas narrativas é a forma como frisa um discurso patriótico na boca dos guerrilheiros. Indagado se é leninista, trotskista ou maoísta, o protagonista diz que é brasileiro.
Seus seguidores bradam que lutam pelo país e até cantam o hino nacional, emocionados. O diretor parece querer tirar de quem marchou com camisetas da seleção e bateram panela o monopólio de um sentimento ufanista.
A produção de R$ 10 milhões acompanha os últimos cinco anos de vida do biografado, começando com o tradicional texto de abertura que situa os reflexos do golpe de 1964.
Não há construção de amadurecimento político do personagem aqui. Quando o encontramos, na pele de Seu Jorge, ele já tomou a decisão de partir para a clandestinidade. Afinal, diz o personagem, "as coisas não vão acalmar".
Só precisa antes dizer um "até logo" ao filho, o garoto Carlinhos, mostrado em momentos idílicos boiando no mar junto ao pai. A relação entre os dois, aliás, é uma das duas janelas que o diretor permite mostrar de vida íntima do protagonista, interpretado por Seu Jorge. A outra é seu envolvimento amoroso com Clara Charf, vivida por Adriana Esteves.
Em termos estéticos, sobretudo nas várias cenas de ação, Moura parece tributário do estilo frenético de José Padilha, seu diretor em "Tropa de Elite". O melhor exemplo é o primeiro trecho, um plano-sequência que refaz o assalto ao trem pagador que fazia a rota Santos-Jundiaí, em 1968.
Com poucas licenças poéticas, a trama consegue ser fiel à biografia escrita pelo jornalista Mário Magalhães. Moura segue os passos do biógrafo até ao reproduzir a execução do guerrilheiro, em 1969.
Foi o jornalista quem descobriu que o revolucionário estava desarmado quando assassinado pela polícia. Na época, o inquérito forjou que havia uma arma em suas mãos, e isso é seguido à risca no filme, com os policiais saindo em busca de um revólver para plantar na cena.
Mas o longa também adota algumas liberdades dramáticas. Os demais guerrilheiros e os policiais são amálgamas de vários sujeitos. Bruno Gagliasso interpreta Lúcio, um delegado sanguinolento que é clara referência a Sérgio Paranhos Fleury. E a trupe de revolucionários é batizada com os nomes dos próprios atores que os interpretam.
Numa das cenas, o protagonista arrisca a própria vida para rever o filho, em Salvador. Ele de fato tentou reencontrar o garoto, mas a forma como a emboscada se segue na trama é um recurso dramático.
Entre os outros eventos históricos há a reconstituição da morte do oficial americano Charles Chandler sob ação dos guerrilheiros, que o acusavam de ter ensinado táticas de tortura aos brasileiros. São vários, aliás, os momentos em que o filme frisa o apoio que o governo dos Estados Unidos teria dado à implantação do governo militar, inclusive em seus atos mais subterrâneos.
"Marighella" ainda não tem previsão de estreia no Brasil. A produtora Andrea Barata Ribeiro afirmou ter ouvido de responsáveis pela distribuição do título que "o momento não é adequado". "Se necessário, faremos um lançamento independente", disse.
Procurado, o dono da distribuidora Paris Filmes, Márcio Fraccaroli, informou que o calendário de lançamentos "por ora está muito competitivo".

Fonte: Folhapress

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Sai a lista anual de bilionários da Forbes 2024; veja os 10 mais ricos do mundo

  1. Bernard Arnault (França) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 233 bilhões (R$ 1,18 trilhão) Pelo segundo ano consecutivo, Arnault é a pessoa mais rica do mundo. Sua fortuna cresceu 10% em 2023 graças a mais um ano de faturamento recorde para seu conglomerado de luxo, o LVMH, dono de Louis Vuitton, Christian Dior e Sephora. 2. Elon Musk (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 195 bilhões (R$ 987 bilhões) Como o ranking muda constantemente, Musk ganhou e perdeu diversas vezes o título de "mais rico do mundo", à medida que mudou a valorização das suas empresas, a SpaceX, a Tesla e a rede social X (antigo Twitter). 3. Jeff Bezos (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 194 bilhões (R$ 982 bilhões) Bezos ficou mais rico este ano graças ao excelente desempenho da Amazon no mercado de ações. 4. Mark Zuckerberg (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 177 bilhões (R$ 895 bilhões) O presidente da Meta enfrenta altos e baixos. Depois

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40