Pular para o conteúdo principal

Virus mudou o perfil do consumidor de carro, mas ele ainda existe

AutoData Editora - Vírus mudou perfil do consumidor de carro, mas ...
São Paulo – Para a indústria automotiva o pior já passou. As buscas por veículos na Webmotors, uma das principais plataformas de compra e venda de usados e seminovos, retornaram ao patamar pré-crise e as vendas médias diárias de 0 KM subiram das 4 mil unidades/dia de maio para cerca de 7 mil/dia em junho, embora parte desta recuperação possa ser de unidades negociadas em meses passados e só emplacadas agora, com o retorno dos Detran.
Passado o furacão da pandemia, ainda que os números de contaminações e vítimas fatais no Brasil ainda estejam longe de um horizonte confortável, a indústria terá à sua frente um novo cenário. O comportamento e os desejos do consumidor mudaram, a necessidade por transporte próprio voltou a estar na lista de prioridades de uma população assustada e refém do transporte coletivo e de suas aglomerações e, agora, a compra digital entrou de vez na agenda de montadoras e concessionárias.
“Os modelos de negócio não voltarão. Não teremos aquele dia D em que tudo voltará a ser como antes”, afirmou Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors, um dos participantes do primeiro Conexão Anfavea, série de debates que, na segunda-feira, 22, teve como tema o Comportamento do Consumidor de Carros Pós-Covid 19.
A Webmotors promove inúmeras pesquisas com a sua base de 12 milhões de clientes cadastrados. Conseguiu identificar, com métricas, algumas tendências que estavam sendo colocadas na mesa por diversos consultores, especialistas e executivos da indústria automotiva:
“A aversão ao transporte público, já notada lá fora, essencialmente na China, tem ocorrido por aqui. Os carros por aplicativo tendem a diminuir também. No Webmotors já identificamos propostas por carros mais velhos, com mais de dois anos de uso, seguida por aumento de anúncios de seminovos. O que isso quer dizer? Muitos podem estar precisando de dinheiro e, nessa troca, conseguem trocar seu modelo por um mais barato e embolsar a diferença”.
Não é algo que anime a indústria automotiva nacional, pois a compra de carros usados não movimenta uma indústria que vê seus volumes caindo e requer uma retomada diante de uma capacidade instalada ociosa. A pressão nos custos é outro fator que joga contra, segundo Ricardo Bacellar, líder do setor automotivo da KPMG, pois a busca por carros 0 KM deve demorar.
“O cenário econômico do Brasil pega demais. O que talvez seja uma solução viável são os veículos por assinatura, algo diferente da locação. Com ele é possível reduzir o tíquete de entrada, o TCO, e permitir que mais gente acesse este mercado. É uma oportunidade para a indústria.”
Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, ressaltou que a retomada da demanda por veículos em outros mercados veio em decorrência de subsídios para aquisição de modelos novos e renovação da frota: “São países que enxergaram na indústria automotiva uma peça importante para a retomada da economia. No Brasil ainda não temos um movimento neste sentido”.
O que já é notado e chegou para ficar são as vendas digitais. Gustavo Pena, chefe de indústria e mobilidade do Google, acredita que a digitalização das compras online forçada pela pandemia, quando até as compras de supermercado – que já eram ofertadas pela internet – entrou no cotidiano do consumidor: “Não acredito que tudo vá migrar para o digital, mas haverá um equilíbrio maior das compras online e offline. E vemos as montadoras respondendo a esta demanda, acelerando as vendas digitais”.
Um ponto levantado como obstáculo para o avanço ainda maior das negociações 100% online de veículos 0 KM foi a Lei Renato Ferrari. Moraes evitou criticar a legislação e buscou enaltecer a parceria que as montadoras e concessionárias têm: “A rede tem papel importantíssimo no atendimento ao cliente. O que precisamos, agora, é juntar forças, analisar melhor nossas estratégias, big data, para atender ainda melhor a esse cliente”.
Foto: Freepik.

fonte: Autodata

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co

Imagem do ditador Nicolás Maduro aparece 13 vezes em cédula de votação

O ditador Nicolás Maduro aparece 13 vezes na cédula de votação das eleições venezuelanas marcadas para 28 de julho. A imagem do ditador também aparece bem-posicionada na cédula, ocupa todo o topo e quase toda a coluna esquerda do documento. A cédula é emitida pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão controlado pelo regime do ditador. No canal estatal de televisão, o ditador comentou as críticas que sofreu após divulgação do documento. “ Temos 13 fotos legalmente, como ocorreu em outras eleições, porque temos 13 movimentos políticos, todos muito poderosos, da esquerda, do marxismo-leninismo, do comunismo, do cristianismo, dos movimentos sociais, do ecologismo, que apoiam unitariamente a candidatura ”. Informações: Diario do Poder/ https://diariodopoder.com.br/exteriores/imagem-do-ditador-nicolas-maduro-aparece-13-vezes-em-cedula-de-votacao