Pular para o conteúdo principal

GM vai ficar parada por um mês em São Caetano do Sul

Resultado de imagem para gm scs
A GM (General Motors) em São Caetano ficará paralisada por pouco mais de um mês. Isso porque os cerca de 6.000 operários da linha de produção e afins (reposição de peças de manutenção) param de trabalhar no dia 25, devido ao feriado de Carnaval, e só retornam em 27 de março. A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano.
O motivo para suspender a produção por tanto tempo é a queda nas vendas, de acordo com o vice-presidente da entidade, Francisco Nunes. Isso porque eles acabaram de voltar de férias coletivas, concedidas entre 26 de dezembro e 5 de janeiro.
Nem o fato de o Ônix ser o líder de vendas em 2016 foi suficiente para manter os operários na ativa – a versão de entrada, chamada de Joy, é fabricada na região. “A GM alega que, embora tenha sido o carro mais vendido, o volume de licenciamentos diminuiu bastante. O que aconteceu devido a um enxugamento do mercado como um todo, por conta da crise. A expectativa era a de que todas as montadoras comercializassem 2,6 milhões de unidades no ano passado, mas elas conseguiram apenas 2,1 milhões. A GM deteve 17% desse montante (equivalente a 357 mil, mas esperava atingir 374 mil)”, explica Nunes.
Os dias 1º, 2 e 6 de março serão compensados pelo banco de horas, sob a forma de day-off. As férias coletivas começam no dia 7 e se estendem até 26. Conforme o sindicalista, a montadora norte-americana não descarta prorrogar o afastamento remunerado por mais dez dias, período mínimo para utilizar essa ferramenta, caso as vendas não reajam.
“Estamos muito preocupados e pensando no que pode ser feito para reverter a situação, porque este é um indício de que o emprego está em risco”, afirma Nunes. “A empresa voltou a dizer que vem bancando os funcionários afastados em lay-off (suspensão temporária de contrato de trabalho) desde 2014, e que não tem mais condições de mantê-los neste cenário. Amanhã (hoje) teremos nova reunião para bater o martelo sobre o destino desses trabalhadores, pois eles teriam de voltar na quinta-feira.”
Dos 754 empregados afastados, no entanto, em torno de 300 têm estabilidade. Como esses não podem ser demitidos, eles voltariam à companhia, e outros que estão na ativa poderiam ter o contrato de trabalho rescindido. O sindicato propôs nova renovação do lay-off por mais 90 dias, mas a GM ainda não aceitou.
Desse grupo suspenso, boa parte está em casa há mais de dois anos, pois a fabricante não realizou rodízio entre os profissionais. Como resultado, o salário deles corresponde a cerca de 60% do que recebiam na empresa. Quando o profissional permanece por até sete meses afastado, existe a complementação do vencimento com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) de até R$ 1.643,72, como forma de estimular a manutenção do emprego. Além desse período, a firma é que deve bancar o contracheque.
DEMISSÃO VOLUNTÁRIA - Visando reduzir seu efetivo de 9.000 profissionais, a GM prepara PDV (Programa de Demissão Voluntária), revela Nunes. “Nada ainda foi definido, mas possivelmente a oferta será de um a cinco salários nominais adicionais, conforme o tempo de casa. Perguntamos por que ela não oferecia um carro também, e a resposta foi que a montadora não tem verba para tal. Mas acredito que isso estimularia a adesão por parte dos sequelados que têm estabilidade”, avalia.
No ano passado, a companhia demitiu pelo menos 160 operários que estavam em lay-off e não tiveram seus contratos renovados. Além disso, abriu PDV e recrutou 30 pessoas.
Quanto ao investimento para modificar a estrutura da linha de produção em São Caetano, cuja reforma teria início agora e terminaria em 2019, o sindicalista diz que a empresa não comentou mais nada. Em troca da melhoria, os operários teriam de abrir mão de alguns direitos, que não foram especificados.
Procurada, a GM disse que não iria comentar. 

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co