Pular para o conteúdo principal

Reforma quer aposentadoria aos 65, mas quem vai te empregar com essa idade?

Resultado de imagem para Reforma quer aposentadoria aos 65, mas quem vai te empregar com essa idade?
A proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo determina que os brasileiros trabalhem, no mínimo, até os 65 anos e contribuam por 25 anos com o INSS para poder se aposentar. Quem quiser ganhar o valor integral do benefício terá que trabalhar mais tempo, por 49 anos.
Atualmente, o brasileiro se aposenta, em média, com 58 anos. Ou seja, se a proposta for aprovada do jeito que está, as pessoas precisariam trabalhar sete anos a mais, em geral.
Isso leva à pergunta: existem empregos para as pessoas trabalharem até os 65 anos, ou mais?

Existe preconceito com mais velhos

Ricardo Basaglia, diretor-executivo da empresa de recrutamento e seleção Michael Page, afirma que, de fato, há uma resistência das empresas, no geral, em contratar pessoas mais velhas.
"De maneira geral, sim, existe um preconceito maior no Brasil do que em outros países", afirma. "Na Europa, há uma população de mais idade e lá, naturalmente, estão mais acostumados com pessoas mais velhas no mercado de trabalho."
Basaglia diz que isso melhorou nos últimos dez anos, mas está "longe de não haver restrição [a pessoas mais velhas]".
O diretor também afirma que essa dificuldade varia de acordo com o tipo de profissão. "Existem profissões que exigem atualização constante, acima da média das outras", afirma. Ele cita a área de tecnologia, por exemplo.
"Quando procuram um desenvolvedor [de sites ou aplicativos, por exemplo], querem alguém conectado com o mundo de hoje", afirma. "Quando se fala de um advogado, querem uma pessoa experiente".
Em trabalhos que exigem mais esforço físico, a opção costuma ser pelos mais jovens.

Problema será menor no futuro?

Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, também afirma que o mercado de trabalho é mais difícil para pessoas mais velhas. "A gente sabe que, de fato, o relato é sempre esse. É muito difícil conseguir emprego depois de uma certa idade."
Kawauti, porém, acredita que isso não será um problema tão grande no futuro como é hoje, porque a tendência é que a pirâmide etária se inverta. O que isso significa? Atualmente, há um número maior de pessoas mais jovens do que de mais velhas. Com o passar do tempo, isso deve se inverter, porque as pessoas estão vivendo mais e tendo menos filhos. Então, deve haver menos jovens e mais velhos. 
Para ela, as empresas terão que contratar profissionais mais velhos, já que haverá menos jovens. "Vai ter muito mais gente entre 50 e 60 anos. O mercado vai ter que absorver essas pessoas de qualquer forma", segundo a economista.

Mais prejudicados estão "no meio"

Caso a reforma da Previdência seja aprovada com a idade mínima de 65 anos para a aposentadoria, Kawauti acredita que os mais prejudicados não serão nem os mais jovens, nem os mais velhos, mas quem está no meio.
"Quem está acima de 50 anos pega a regra de transição, e os mais novos podem se preparar para a aposentadoria", afirma. "Quem tem 40 e poucos anos, que estava com a perspectiva de trabalhar mais 10 anos, vai ter que trabalhar mais 20 anos".
Essas pessoas, segundo a economista, não terão como se preparar, e podem encontrar dificuldade para arranjar emprego e trabalhar o tempo a mais necessário para se aposentar.

Mais velhos, menos carteiras assinadas

Em 2015, o país tinha cerca de 29 milhões de pessoas com mais de 60 anos, segundo o IBGE. Dessas, 7,7 milhões estavam trabalhando. Outras 757 mil pessoas queriam trabalhar e tinham tomado alguma providência para procurar emprego, mas estavam desempregadas.
Naquele ano, o maior número de pessoas com carteira assinada tinha entre 30 a 39 anos, segundo dados do Ministério do Trabalho. Eram 14,7 milhões de pessoas, o que representa 52,3% do total.
O número total de carteiras assinadas cai nas faixas mais velhas, e despenca entre as pessoas com mais de 65 anos:
  • Até 17 anos: 426 mil
  • 18 a 24 anos: 7 milhões
  • 25 a 29 anos: 7,2 milhões
  • 30 a 39 anos: 14,7 milhões
  • 40 a 49 anos: 10,5 milhões
  • 50 a 64 anos: 7,7 milhões
  • 65 anos ou mais: 574 mil
Em 2015, eram cerca de 21,6 milhões de aposentados, também de acordo com o instituto. Desses, 16,3 milhões não eram economicamente ativos, ou seja, não trabalhavam.
Esses dados podem mostrar tanto que as pessoas param de trabalhar quando se aposentam, quanto que os mais velhos têm mais dificuldade para conseguir emprego, principalmente com carteira assinada.

Aposentado, mas trabalhando

A economista-chefe do SPC Brasil afirma que grande parte dos aposentados continua tendo que trabalhar porque a aposentadoria não dá conta de pagar as despesas.
"Na minha opinião, o problema maior é as pessoas não se programarem para a aposentadoria. A aposentadoria não quer dizer que a pessoa para de trabalhar", afirma. "Se não se preparar, mesmo se aposentando cedo, precisa trabalhar para complementar a renda".

Na crise, corte é menor entre mais velhos

Uma vantagem para os mais velhos é que o impacto da crise econômica é maior entre os jovens.
O Brasil perdeu 1,51 milhão de empregos com carteira assinada em 2015, segundo o Ministério do Trabalho. Desse total, 1,15 milhão eram de trabalhadores entre 18 e 29 anos. O número de trabalhadores com carteira nessa faixa etária caiu 7,5% entre 2014 e 2015.
A faixa etária com mais de 50 anos, por outro lado, foi a única que teve criação de vagas, com 154 mil a mais, o que representa um crescimento de 2% no total de trabalhadores nessa faixa entre 2014 e 2015.
Durante a crise, muitas empresas cortam funcionários mais velhos, com salários mais altos. Mas, segundo Ricardo Basaglia, elas também podem buscar profissionais com mais idade, por causa da experiência.
Em um mercado favorável, as empresas dão mais oportunidades aos jovens, como um investimento, mesmo que eles não tragam resultados imediatos. Na crise, essa possibilidade se reduz, e os patrões podem buscar profissionais experientes, que dão resultados mais rapidamente.
Ele também destaca que, na crise, é necessário alguém com maturidade emocional para lidar com situações difíceis, o que nem sempre está presente nos jovens.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/

Eu na Cozinha - Bife Suculento - VD1

Rancho D'Ajuda/ https://www.youtube.com/watch?v=woi3F4jKsMU&t=16s Como prepara um bife suculento na forma de amador, ficou delicioso.

IPVA 2025; veja calendário de pagamento e descontos

  Proprietários que quitarem o débito em cota única terão desconto de 3% Todos os proprietários de carros, motos, caminhões e ônibus são obrigados a pagar o  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  anualmente no Brasil. No  Estado de São Paulo, o   calendário de pagamento 2025 e todas as informações sobre o  imposto  foram divulgadas nesta sexta-feira (13). Neste ano, os contribuintes podem  quitar o IPVA em cota única no mês de janeiro com desconto de 3% . Há também a possibilidade de quitação integralmente em fevereiro, mas sem desconto. Quem preferir pode ainda  parcelar o tributo em até cinco vezes   nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo. No último caso, também não há redução de preço. Confira abaixo o calendário: Calendário do IPVA 2025 de São Paulo (SP) Final da placa Janeiro Fevereiro Março Abril Maio 1ª parcela ou cota única com 3% de desconto 2ª parcel...

Projeto que cria Escola Cívico-Militar proposto pelo Governo de SP é aprovado na Alesp

  O   Projeto de Lei Complementar 9/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar proposto pelo governador Tarcísio de Freitas , foi aprovado nesta terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A proposta foi enviada para o parlamento paulista no início de março. Aprovado, agora segue para sanção do governador. “Firmamos esse compromisso e estamos avançando. A comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar com policiais militares da reserva que vão atuar na disciplina e no civismo, e os profissionais da Educação ficam com a parte pedagógica”, destacou o governador, Tarcísio de Freitas. A proposta tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias esta...

Dino desdenha e ofende o parlamento!

Informações: Jacaré de Tanga/https://www.youtube.com/watch?v=BOZzLHsJhHw

Projeto de lei da TV Globo quer taxar usuários de rede social

https://x.com/JoseDinisPFons1/status/1861852570823565461  

BPC Loas, com novas regras em 2025, milhares de pessoas podem perder o beneficio

 

Trabalhadores relatam maus-tratos e agressões em obra da fábrica da BYD na Bahia

  Uma mulher franzina equilibra uma tábua de madeira atrás do pescoço para carregar, sem perder tempo, dois baldes pesados. Um grupo de seis trabalhadores é transportado até o canteiro de obras em um carro de passeio, com um deles sendo levado dentro do porta-malas. Em um cooler pequeno, daqueles usados para manter a temperatura de cervejas e refrigerantes, é servida uma sopa para centenas de trabalhadores famintos, após uma longa jornada de trabalho. Agressões físicas, com chutes e pontapés. Alojamentos sujos, aglomerados, mal iluminados e sem divisão entre homens e mulheres. Banheiros imundos, sem limpeza diária das pias e dos vasos sanitários. Operários atuando sem equipamentos de proteção individual, submetidos a rotinas de 12 horas por dia, de domingo a domingo. Todas essas situações, de acordo com denúncias que a  Agência Pública  recebeu, estariam acontecendo dentro do canteiro de obras da empresa chinesa BYD, que está instalando uma fábrica de automóveis elétricos...

Trump Inauguration LIVE Coverage | Donald Trump Delivers Stunning Speech In Washington DC LIVE

  Informações: https://www.youtube.com/watch?v=IP6SSaJGo-c