Pular para o conteúdo principal

A festinhas de jogadores, sexo, drogas, vira até caso de polícia, veja



Ex-promoter, DJ e assessor de funkeiros e pagodeiros. Sobrinho do cantor Agnaldo Timóteo, Timotinho assumiu, por acaso, a função de agitador de festas em mansões de jogadores no Rio. Uma herança da época em que era responsável por fazer a lista VIP de casas noturnas populares.

Festas em casa crescem como alternativa a boleiros

"Jogadores não têm tempo de programar nada, por causa de treinos e jogos. A vida deles é meio corrida. Então eu ajudo a viabilizar. Chamo os amigos, as meninas, essas coisas", resume ele, sem detalhar muito o processo e suas reais atribuições.
Fazer festa em casa virou uma tendência na era dos celulares e redes sociais. Representa uma alternativa aos que não querem exposição, uma tendência para quando o clube do jogador vivencia um momento ruim na tabela.   Para evitar cornetagem e garantir privacidade, boleiros hoje costumam reduzir noitadas em casas noturnas a "esquentas". Antes de "pegar fogo", eles seguem para as suas mansões com os amigos, as garotas que conheceram no local e as amigas das amigas. "Em casa dá para tocar terror", brinca. 
Um dos adeptos dessa nova modalidade de balada é Ronaldinho Gaúcho. O jogador do Fluminense é conhecido por comandar festas sem hora para acabar na mansão que mantém num condomínio fechado na Barra, na zona oeste do Rio. Adriano, atualmente sem clube, tem também um histórico que comprova essa preferência. Foi, inclusive, anfitrião de eventos que entraram para o folclore do futebol no Rio: ficou famosa uma festa em que ele teria promovido uma orgia com direito a anões, jumento e garotas de programa na época em que defendeu o Flamengo.  
Sheik, agora no Flamengo, também adotou as festas em casa, mas sem relatos de bizarrices. Em entrevista recente a "ESPN", admitiu que trocou as baladas por reuniões em casa. "Os jogadores estão mais espertos", opina Timotinho. Ele explica que há um consenso de que, quando a fase é ruim em campo, não é de bom tom ser visto se divertindo em casas noturnas. 
No Instagram, Timotinho faz questão de expor as amizades com os boleiros. Tem fotos com Neymar, Vagner Love, Paolo Guerrero. Segue à risca aquela máxima de que os que não são vistos acabam não sendo lembrados. Mas dribla quem o questiona sobre histórias mais polêmicas envolvendo festinhas privês: "Só falo sobre as coisas boas. Sem essa de fofoca".   

Flagras de jogadores, paparazzo relata até ameaças com arma


O interesse é grande, mas a oferta por flagras de jogadores de futebol em baladas ou em festas em casa não atende a essa demanda. Não é por falta de sorte: é que paparazzi não fazem tanta questão de "marcar" a rotina dos boleiros nos dias de folga.  
"Não dá dinheiro", justifica Xande Nolasco, paparazzo carioca que já teve cliques publicados em revistas como "Veja" e "Contigo!", além do jornal "Extra". Numa das mais recentes séries de fotos de jogadores, ele registrou o esquema armado por Neymar para evitar ser fotografado com mulheres num hotel na Barra, em julho. O material foi publicado no diário carioca.
Uma foto de Neymar na balada custa em torno de R$ 500. Mas elas costumam ser vendidas em pacotes. "Neymar é um personagem internacional, mas, aqui no Brasil, ele tinha mais valor de mercado quando namorava a Bruna Marquezine", entrega.
"Eu, particularmente, não sigo jogador por minha conta, apenas quando sou pautado para isso. Por uma questão de segurança mesmo", explica o fotógrafo, que relata ameaças e tentativa de coação sofridas em algumas ocasiões. Certa vez, quando tentava registrar uma festa de Ronaldinho Gaúcho num apartamento na Barra, foi abordado por um amigo do jogador com um revólver. 
"Ele apontou uma arma, exigindo que eu entregasse o cartão de memória". Nolasco não apagou, mas acabou mostrando o conteúdo: "Jogadores têm amigos meio barra pesada. Se não tem uma boa recompensa financeira, não vale o risco que a gente corre. Melhor fotografar ator mesmo". 
O mercado de paparazzi está mais concentrado no Rio - não por acaso é mais comum ver fotos de atletas que atuam no futebol carioca fora dos estádios. Em São Paulo, cliques de jogadores fora do contexto esportivo são raros. 
Uma dos mais famosas é o registro do chileno Valdivia beijando uma mulher na parte externa de uma balada na Vila Olímpia. Na época, ele provocou uma crise conjugal entre o então jogador do Palmeiras e a mulher, a modelo Daniela Aranguiz. Em 2014, outro caso: um paparazzo fotografou Bárbara Evans no Pacaembu, confirmando o envolvimento da modelo com o atacante Paolo Guerrero. Na época, ele ainda defendia o Corinthians. 
Guerrero é o novo personagem queridinho dos paparazzi no Rio. Ídolo no Flamengo, ele virou personagem de sites de celebridades depois do romance com a filha de Monique Evans. "Mas ele é bem discreto, parece que não é de noitada", aponta Nolasco, que diz colecionar histórias guardadas de plantões em porta de casas de jogadores: "A gente vê muita coisa, mas ouve muito mais".
Fernando Mellete não é o Thiaguinho, mas circula com a mesma desenvoltura nas festas promovidas por jogadores de futebol. Vocalista do grupo de pagode Clareou, ele costuma dar expediente extra quando recebe um convite na madrugada para estender a noitada na mansão de algum deles.
"Às vezes você termina um show e depois segue para casa de um amigo para continuar a festa", relata Mellete, citando como exemplo Ronaldinho Gaúcho, um dos que costuma promover eventos de última hora. "Ele realmente gosta de se divertir, confraternizar com os amigos. Não tem tempo ruim".
O Clareou caiu nas graças de jogadores de futebol em meados de 2010. Foi na época em que o grupo começou a promover rodas de samba em casas noturnas frequentadas por boleiros no Rio. Um dos facilitadores foi o dia da semana escolhido para o evento dos pagodeiros: aos domingos, véspera do dia de folga dos atletas.
Robinho foi um dos primeiros a descobrir e chamar os músicos para animar os eventos privês. "Ajudou a divulgar o nosso trabalho, sim. Teve muito boca a boca", conta ele, que diz não receber cachê nessas ocasiões. Uma das raras vezes foi na festa de aniversário de Rafaella, irmã de Neymar, em março deste ano.
A comemoração foi restrita a convidados e ocorreu na Royal, um dos principais redutos de jogadores em São Paulo. "Mas normalmente é coisa de amigo mesmo, improvisado. Até porque a gente não tem compromisso igual aos dos shows. É só levar os instrumentos e brincar um pouco", conta Mellete.     
O pagodeiro reconhece que festas em casa costumam ser mais soltas que os encontros em casas noturnas. E admite que a "oferta" de mulheres é grande, apesar de negar o clima de orgia. "As pessoas acham que só tem putaria. É engraçado como existe essa fantasia na cabeça delas. Até a minha mulher fica 'bolada'", diverte-se Mellete: "Mas normalmente é um grupo de amigos bebendo, comendo churrasco e jogando conversa fora".
O pagodeiro, no entanto, afirma que os convidados são recomendados a não postar fotos em redes sociais sem a autorização do anfitrião do festa. Em alguns casos, os celulares são retidos. "Depende muito do grupo. Às vezes as festas têm muito gente novata, é amigo de amigo. É por questão de privacidade". 
Noite de pagode e boate lotada para ver apresentação de três gerações de vocalistas do Exaltasamba. Os celulares se agitam de maneira frenética, só que estão mais voltados para um espaço cercado por grades do que para o palco onde Thiaguinho e companhia dão o melhor de si. É o efeito Neymar. O sujeito magrelo e tatuado embaixo de um boné de aba reta chama mais atenção do que os donos da festa. 
O episódio  ocorreu numa das três idas do craque do Barcelona a Audio Club, em São Paulo, durante suas férias no Brasil, em julho. E é uma síntese do que normalmente ocorre quando um jogador de futebol famoso dá as caras em uma casa noturna. Por causa do assédio e da vigilância, no entanto, está cada vez mais comum eles trocarem a tradicional noitada por festas privês, nas mansões.
Em férias, Neymar se dividiu entre as duas "modalidades". 
Donos da festas
Atrações paralelas, jogadores não costumam passar despercebido na noitada. Culpa, em parte, do próprio comportamento deles. Eles gostam de ostentar: do tamanho do séquito - entre seguranças, amigos e mulheres - aos valores gastos nas noitadas,
E abrem a mão quando o assunto é conforto: fazem questão de escolher os camarotes mais exclusivos, que não saem por menos de R$ 5 mil. "Não é verdade que eles não gostam de serem vistos. Eles mesmos são os primeiros a dar check-in quando chegam", desmistifica  Marcos Junior, diretor artístico do Barra Music,  no Rio. A casa de shows, quem tem o ex-atacante Edmundo como sócio, costuma atrair a boleirada carioca.
Relatos sobre as baladas de jogadores costumam interessar até a quem não acompanha futebol.  Dá para entender o motivo. A combinação de dinheiro, mulheres e álcool costuma render histórias escabrosas.  Ex-Vasco, Bernardo já protagonizou várias delas. Certa vez, o atacante pendurou a conta e saiu com quatro garotas de programa da I9, uma casa de shows, em São Gonçalo.
Adriano Imperador também coleciona casos - até mesmo quando a noitada é frustrada. Marcou, entre os manobristas da Royal, em São Paulo, o dia em que ele, já alto, foi impedido de entrar no local porque o colega estava armado.
Na maioria dos casos, no entanto, as idas à baladas acabam "só" em fotos roubadas por anônimos em redes sociais e, no dia seguinte, em cornetagem da torcida.
Ex-Santos e Atlético-MG, André ganhou "balada" de sobrenome pela vida noturna intensa que levava em Belo Horizonte. O atacante, atualmente no Sport, reclamou publicamente de sofrer perseguições da torcida do Galo. Em abril, quando estava subaproveitado no clube, ao UOL Esporte, defendeu o direito de se divertir.  "Se não há excessos, não acho que afete o rendimento de um jogador", concluiu.

Foto com bebida é evitada
O problema é que o conceito de "excesso" é muito subjetivo. Uma foto de um jogador com um copo de vodca dia antes de uma partida decisiva pode desencadear uma série de questionamentos e críticas. "É por isso que eles não gostam de serem fotografados bebendo álcool", afirma DJ Timotinho, agitador cultural e uma espécie de promoter de festas em casa - uma nova tendência surgida para preservar a privacidade dos jogadores nas horas de folga. "O clássico é o uísque com energético", entrega o diretor de marketing da Audio Club, Leandro Moran. A latinha de energético, por vezes, serve para camuflar o drinque alcoólico.

Mulheres não são problemas
Esconder mulher, porém, só é questão para os casados. Os solteiros não se importam nem um pouco se forem flagrados em fotos com elas. O xaveco ou simples conversa rola sem preocupação com os holofotes. Solteiro desde o fim do relacionamento com Bruna Marquezine, Neymar não fugiu de conversas ao pé do ouvido com beldades na noite no Audio Club. Levou, inclusive, um grupo delas para curtir o backstage ao lado dos "parças".
Eram 5h30 e o pancadão rolava solto no camarim.  Dois seguranças faziam a guarda, controlando a entrada e saída. Fãs do jogador esperavam a saída dele. Era só mais um noitada sem hora para acabar do maior jogador em atividade do Brasil. 
O figurino segue um padrão: quanto mais justo, curto e decotado, melhor. As meninas que costumam habitar os camarotes de jogadores em baladas pelo país parecem usar uniforme. Mas a aparente homogeneidade, na verdade, esconde histórias e ambições distintas. Enquanto umas veem nos jogadores um negócio - são garotas de programa atrás de clientes ricos -, outras buscam relacionamento sério: o objetivo é curtir, casar e ter um filho. Não necessariamente nesse ordem.  
Ser maria-chuteira virou um estado de espírito. E admitir isso deixou de ser um problema. Para chegar em um jogador de time grande, vale tudo, até táticas ingênuas como dar bola para o amigo menos atraente do atleta. Em casas noturnas, o mais comum é vê-las tentando convencer seguranças a liberarem a entrada na área VIP.
Um esforço que dificilmente surte efeito. São os próprios jogadores - ou seus amigos - quem escolhem e mandam buscar as moças para o camarote. Algumas casas noturnas facilitam essa dinâmica: possuem uma espécie de lista VIP que pré-seleciona quem tem "potencial" para ocupar os setores mais exclusivos. Não por acaso as mesmas garotas batem ponto em baladas distintas.
A prática é polêmica e rendeu recentemente uma investigação do Ministério Público de São Paulo. A Villa Mix, um dos principais redutos de boleiros na capital, entrou na mira da promotoria por supostamente privilegiar frequentadoras que se encaixam num determinado padrão de beleza.
"Tem muitas que se aproximavam de mim para chegar neles", reconhece uma ex-promoter de uma casa de São Paulo. Depois de viver um affair com um ex-craque da seleção, ela virou amiga de vários e, hoje, frequenta as festas promovidas por atletas - tanto nas baladas quanto as privês. Com uma mãozinha dela, muitas meninas acabam se envolvendo com boleiros. Não é comum dar em algo sério. Mas usam a exposição para se manterem ativas nesse círculo. 
A coexistência de garotas de programa e "patricinhas"  é regra e não costuma criar situações delicadas entre elas. As que buscam relacionamento não se importam em dividir espaço - e atenção - com as modelos que fazem o "book rosa".  Elas acreditam que podem "convertê-los".  
A química V*, de 25 anos, levou um caso com um jogador de um clube paulista por um ano na esperança que ele a pedisse em namoro. Não foi bem o que ocorreu. "Ele sumia, não dava notícias. Estava com outras. Depois reaparecia", relata a jovem, que se esconde no anonimato para "não se queimar". No fundo, ainda espera que ele mude de ideia. 
A discrição, aliás, é regra de ouro. E vale para os dois tipos de garotas. "Quem expõe propositalmente é limada do grupo", revela a comerciante D*, 31 anos. Dona de uma loja de roupas, ela frequenta baladas com jogadores há mais de cinco anos. Tanto tempo de relação não rendeu um namoro, mas garante, até hoje, convites para festas particulares em mansões em alguns condomínios de luxo da Barra da Tijuca, bairro na zona oeste do Rio.
  Deu ruim! Quando boleiros perdem a linha na balada
Nem sempre balada de boleiro termina só com ressaca. Em alguns casos, a noitada rende punições do clube, processos criminais e até escândalos sexuais. O UOL Esporte relembra oito vezes em que elas não acabaram nada bem.

Pisaram na bola


Reprodução
Reprodução

1

Bernardo

Ex-Vasco, o atacante do Ceará viu sua última festa de aniversário, em maio, virar caso de polícia. É que convidados do jogador beberam demais e acabaram brigando na mansão. Até a polícia teve que ser chamada para conter os ânimos.
Reprodução
Reprodução

2

André

Quando ainda jogava no Atlético-MG, André, atualmente no Sport, viu uma foto dele, "apagado" na balada, viralizar após um torcedor do Galo espalhá-la numa rede social. Vítima de "cornetagem", o jogador virou alvo fácil da torcida do clube.
Eduardo Anizelli/Folhapress
Eduardo Anizelli/Folhapress

3

João Vitor

Em 2012, quando atuava no Palmeiras, o volante teve que pagar multa por chegar embriagado ao treino depois de um dia de folga. O jogador, atualmente no Figueirense, já tinha sido agredido por torcedores do alviverde.
Flávio Florido/UOL
Flávio Florido/UOL

4

Em 2014, Jô foi suspenso do Atlético-MG depois de chamar prostitutas para um festinha privê no hotel onde o clube estava hospedado, em Curitiba. Além dele, André e Emerson Conceição participaram da noitada que terminou com a punição.
Marcos Ribas e Amauri Nehn/Photo Rio News
Marcos Ribas e Amauri Nehn/Photo Rio News

5

Ronaldo

O episódio envolvendo Ronaldo e três travestis quando ainda era jogador do Corinthians, em 2008, ocorreu depois de o atacante sair de uma boate no Rio. Ele chegou a levar as prostitutas para um motel, e elas revelaram o caso à imprensa.
Divulgação/Vasco
Divulgação/Vasco

6

Diguinho

O jogador do Vasco foi acusado de agredir uma mulher durante uma festa numa boate na Barra, na Zona Oeste do Rio, em junho de 2015. O meio-campista teria dado chutes e socos nela depois de uma discussão. O processo ainda corre.
Leo Franco/AgNews
Leo Franco/AgNews

7

Emerson Sheik

Quando atuava no Corinthians, em fevereiro de 2015, o atacante foi punido pelo clube depois de chegar atrasado duas vezes em treinos. Num dos casos, o jogador havia curtido, de camarote, o show do DJ Tiesto, na véspera.
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

8

Jobson

O ex-jogador do Botafogo, afastado do futebol por um caso de dopping, foi detido em julho de 2015 depois de uma festinha entre amigos às margens do rio Araguaia, no Pará. Ele acabou detido depois de ser pego pela polícia dirigindo embriagado.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

Sai a lista anual de bilionários da Forbes 2024; veja os 10 mais ricos do mundo

  1. Bernard Arnault (França) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 233 bilhões (R$ 1,18 trilhão) Pelo segundo ano consecutivo, Arnault é a pessoa mais rica do mundo. Sua fortuna cresceu 10% em 2023 graças a mais um ano de faturamento recorde para seu conglomerado de luxo, o LVMH, dono de Louis Vuitton, Christian Dior e Sephora. 2. Elon Musk (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 195 bilhões (R$ 987 bilhões) Como o ranking muda constantemente, Musk ganhou e perdeu diversas vezes o título de "mais rico do mundo", à medida que mudou a valorização das suas empresas, a SpaceX, a Tesla e a rede social X (antigo Twitter). 3. Jeff Bezos (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 194 bilhões (R$ 982 bilhões) Bezos ficou mais rico este ano graças ao excelente desempenho da Amazon no mercado de ações. 4. Mark Zuckerberg (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 177 bilhões (R$ 895 bilhões) O presidente da Meta enfrenta altos e baixos. Depois

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol