Pular para o conteúdo principal

Médica é espancada por frequentadores do ‘Baile do Covid-19’ no Rio




A médica Ticyana D’Azambujja, 35, foi espancada por cinco frequentadores de um baile chamado Covid-19, após reclamar do barulho na casa vizinha ao seu prédio no Grajaú, Zona Norte do Rio, e quebrar o vidro do carro de um PM que estava na “Festa do Corona”.
“Dois caras fortões me alcançaram. Um deles me enforcou, apertando meu pescoço até eu desmaiar. Cai no chão e pisaram nas minhas mãos. Quando acordei, estava com o pé de um cara de uns 100 kg no meu tórax”, relatou Azambujja à Folha, ao retornar do IML, no final da tarde desta segunda-feira (1o).
A médica atua no front da pandemia no Hospital de Campanha Lagoa-Barra. Ela teve o joelho esquerdo quebrado, duas mãos contundidas, pescoço inchado e com marcas de enforcamento e hematomas nas pernas e nos pés.
Entre os agressores está o dono do veículo danificado, um PM, identificado como Luis Eduardo Salgueiro, e a mulher dele. “Ela dizia que eu tinha mexido com a pessoa errada, esfregava a identificação de policial do marido na minha cara”, diz a médica.
Ao tentar correr a fim de evitar o linchamento, uma senhora que passava chegou a incentivar os agressores: “Mata mesmo!”. “Não adianta correr, você está morta” foi outra frase que teria sido dita por um dos homens que saíram ao encalço da médica.
“Eu gritava por socorro e as pessoas ficavam só olhando. Fiquei muito chateada porque sou muito ativa na comunidade. Já fiz plantões naquele hospital. Atendo gratuitamente. Dou receitas para quem precisa., disse a anestesista à Folha de São Paulo.
Ticyana foi arrastada pela rua até em frente ao batalhão do Corpo de Bombeiro, localizado bem ao lado da residência onde tem ocorrido regularmente as festas temáticas, desrespeitando regras de não aglomeração durante a pandemia.
“Quando vi os bombeiros do batalhão da Marechal Jofre implorei por ajuda”, relata a médica.
Segundo ela, o pedido para que garantissem sua integridade física até que a polícia chegasse foi ignorado. “Eles riram e disseram que eu era bandidinha e meu lugar era apanhando no chão. Deviam ser amigos do dono da festa.”
As “Festas do Corona” ocorrem em um imóvel residencial vizinho de muro do batalhão do Corpo de Bombeiros. “Já deram tiros para o alto lá dentro. Fazem xixi no meio da rua, jogam cervejas na rua e deixam carros padrados em lugares proibidos”, relata Ticyana.
As agressões se findaram quando uma moça loura, participe da festa, interveio e disse que “ninguém mais bateria nela”. Um casal que conhece a médica também se colocaram a frente dela.
Um senhor que tentou ajuda-la durante a agressão, é um defensor público que também foi agredido com um soco na boca. Segundo a reportagem destaca: “O primeiro a interceder, um defensor público, que apenas pediu ao grupo que aguardassem a chegada dos policiais também foi agredido.
‘Deram um soco na boca dele, dizendo que ele estava defendendo bandido’, afirma a médica. O pânico, diz ela, foi aumentando à medida que ouvia um dos agressores pedir para que a colocassem no carro. ‘Vamos dar um sumiço nela.’”
Polícia Militar
Em nota, a Polícia Militar informou que PMs do 6ºBPM , da Tijuca, foram acionados para verificar duas ocorrências em horários diferentes na rua Marechal Jofre.
“Na primeira ocorrência, por volta das 17h, foi apurado no local que uma mulher, bastante nervosa, danificou um veículo estacionado e, em consequência desse ato, foi agredida por um homem ainda não identificado. Um outro homem, que tentou defender a mulher, também foi agredido. Vale ressaltar que, como consta do boletim de ocorrência da PM elaborado pela equipe no local, as partes entraram em comum acordo e não foi realizado o registro na delegacia”.
Ainda segunda a nota, numa segunda ocorrência, um pouco mais tarde, “os policiais militares do 6ºBPM foram acionados para verificar denúncia sobre realização de festa numa casa na mesma rua. Por infringir as determinações do decreto governamental de isolamento social, o evento foi encerrado”.
*Com informações da coluna da Eliane Trindade, Folha de São Paulo
fonte: Estudos Nacionais .com

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

Urgentíssimo! Por favor, assista a este vídeo!

  Créditos: Silas Malafaia/https://www.youtube.com/watch?v=5JKG5sXauxA Silas Malafaia Oficial Silas Malafaia Oficial

NIO Factory Tour - China production

  Créditos:  NIO Factory Tour - China producti on/ https://www.youtube.com/watch?v=IRW0Aj-BBBM KondorCars

Bloomin’ Brands, dona do Outback gigante do setor alimentício avalia saída do Brasil e sinaliza venda de operações

  A Bloomin’ Brands, dona do Outback, anunciou, em sua divulgação de resultados, que busca saída do Brasil e avalia a venda de suas operações no país. Em sinalização, a empresa contratou o Bank of America (BofA) como consultor financeiro.  Em nota, é dito que a Bloomin’ Brands está “explorando e avaliando alternativas estratégicas para as operações da Companhia no Brasil que tenham o potencial de maximizar valor para nossos acionistas, incluindo, mas não se limitando a, uma possível venda das operações”. Presente no Brasil há 27 anos, o Outback inaugurou o seu primeiro restaurante no Rio de Janeiro. Atualmente, possui 152 unidades em solo brasileiro, com presença em 20 Estados e no Distrito Federal. A companhia ainda não definiu um cronograma definitivo para conclusão do processo. É dito que ainda não há garantia de que haverá uma venda ou outra solução estratégica. Em 2024, o grupo somou US$ 1,2 bilhões em receitas totais no primeiro trimestre de 2024. O resultado, no entanto, represe

Anvisa suspende lotes de detergente Ypê por risco de contaminação; veja lista

  Agência informou que foi identificado desvio durante monitoramento da produção, o que poderia causar potencial risco de contaminação microbiológica, mas, segundo a fabricante, sem risco à saúde ou segurança do consumidor. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ) suspendeu a comercialização, distribuição e uso de  determinados lotes do detergente Ypê . Segundo o órgão, foi identificado o risco de contaminação biológica, que, de acordo com a fabricante,  não oferece risco à saúde ou segurança do consumidor . A determinação foi publicada no "Diário Oficial da União" e exige que  todas as unidades do detergente produzidas entre julho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2022 com lote final 1 e 3 sejam suspensas . Estão incluídos detergentes de todos os tipos, dentro dessa identificação. Em nota, a Química Amparo, empresa produtora do detergente Ypê, informou que fez o recolhimento dos itens há mais de um mês após análise interna que identificou em alguns lotes

No meio da tragédia no RS, caminhão do Exército invade a contramão e deixa três mortos

  Informações que chegam do RS dão conta de que três pessoas morreram e outras duas ficaram gravemente feridas em um acidente na BR-448, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O caso envolvendo um caminhão do Exército, que estava na contramão, foi registrado às 19h desta quarta-feira (8), no km 4 da via, sentido Interior-Capital.  Houve bloqueio total no trecho para realização de perícia, o que impediu um resgate de cavalos na região. A rodovia havia sido liberada na manhã desta quarta para circulação de veículos, após as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.  Segundo a CCR ViaSul, concessionária que administra a 448, todas as vítimas são homens, incluindo os feridas, posteriormente encaminhados para o hospital São Camilo, em Esteio. O Exército disse estar apurando as informações sobre a ocorrência, mas confirma que foi uma colisão. Tanto a CCR ViaSul quanto a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda não divulgaram os nomes e as idades das vítimas. A dinâmica do acidente

Dinamarca reduzirá para 15 anos a idade para abortos sem consentimento dos pais

  O governo da Dinamarca anunciou nesta quarta-feira (24) que pretende reduzir de 18 para 15 anos o limite de idade para que adolescentes interrompam a gravidez sem o consentimento dos pais. A ministra da Igualdade do país, a liberal Marie Bjerre, anunciou a decisão no 50º aniversário da descriminalização do aborto na Dinamarca e disse que é "natural" discutir se a legislação estabelece o "equilíbrio adequado". Convicções da Gazeta do Povo: Defesa da vida desde a concepção "A idade legal para relações sexuais é 15 anos. Também é de 15 anos para poder ter acesso ao tratamento no sistema de saúde. Portanto, achamos correto que uma jovem possa fazer um aborto dos 15 aos 17 anos sem ter que envolver os pais", acrescentou. Bjerre admitiu que interromper uma gravidez não é uma "escolha fácil" e que é importante que as jovens nessa situação busquem apoio em seu ambiente e recorram a pessoas em quem confiam, como amigos, irmãos e professores, por exemplo

BYD Dolphin Mini bate novo recorde e já vende mais que Toyota Corolla

  O BYD  foi lançado há dois meses no Brasil e pela segunda vez surpreendeu nos números de vendas. Se no mês passado o compacto  já havia batido o recorde de elétrico mais emplacado do Brasil  com 2.469 unidades, em abril o número é ainda maior: 3.143 licenciamentos. Número suficiente para o hatch elétrico superar até o tradicional  Toyota Corolla , que vendeu 3.110 unidades no mês. Os números são da consultoria Jato do Brasil. Se comparar com modelos da mesma categoria, o Dolphin Mini importado da China superou a soma de  Peugeot 208  e  Citroën C3 . Os dois juntos venderam 3.009 carros. A alta do Dolphin Mini, no entanto, reflete uma leve baixa no “irmão maior”  Dolphin . O hatch era detentor do antigo recorde de vendas em dezembro do ano passado, quando emplacou  2.249 unidades . Neste ano, porém, as vendas têm baixado mês a mês e chegou às  1.619 unidades em abril . Vendas do BYD Dolphin Mini x BYD Dolphin BYD Dolphin Mini   Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr                          

Agrishow - Melhores momentos - 1ºdia (29/04)

  Créditos: Agrishow 2024/https://www.youtube.com/watch?v=BgBYzXahRLo Agrishow Feira