Pular para o conteúdo principal

Papa no Brasil: Francisco surpreende segurança e vai ao encontro do povo

Papa Francisco acena para fiéis durante visita ao Rio de Janeiro

O papa teve o primeiro contato com os brasileiros na rua, como queria. Mas a segurança não conseguiu mantê-lo dentro do roteiro proposto, como se previa. Francisco chegou ao Rio recepcionado por uma multidão calorosa. Desvencilhou-se rapidamente da fila de autoridades na Base Aérea do Galeão, embarcou em um carro sem requinte e percorreu o caminho até o Centro. De vidros abertos, o primeiro papa latino-americano acenava o tempo todo, e manteve a janela abaixada até nos momentos em que uma pequena multidão se espremia para enxergá-lo dentro do Fiat Idea. Com mais sorte que planejamento, o deslocamento do pontífice se deu sem problemas até o Centro. Mas outro problema, este já na conta de fatos inevitáveis das autoridades locais, acabou se confirmando: depois da saída do papa, um novo tumulto entre manifestantes e policiais aconteceu no Guanabara, com feridos e presos. Os primeiros momentos do papa Francisco no Brasil só não foram tranquilos para a segurança. No trajeto até o Centro, pela pista lateral da Avenida Francisco Bicalho, onde estava a multidão, ele foi saudado e acabou preso em um congestionamento. O caminho não era o previsto pelas autoridades de segurança, mas acabou sendo adotado na hora com aval da Polícia Federal. A partir da Catedral Metropolitana, Francisco seguiu no papamóvel, para um rápido passeio até o Theatro Municipal e, de lá, novamente no Fiat até o Aeroporto Santos Dumont, de onde foi levado de helicóptero para o Palácio Guanabara, sede do governo do estado. Tumulto – O clima se manteve pacífico até às 19h45. No momento exato em que o papa chegava à Residência Assunção, no Sumaré, para pernoitar, começou o confronto entre manifestantes e policiais nas imediações do Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador estadual que passa por reformas. Foram lançadas bombas de efeito moral e houve correria. Repórteres do site de VEJA presenciaram o momento do lançamento de duas bombas caseiras de um grupo em direção à PM. Pelo menos um policial sofreu queimaduras e foi levado para um hospital próximo.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que cinco feridos foram atendidos no Hospital Souza Aguiar, no Centro. Dois foram atingidos por balas de borracha e outros dois estavam com traumas na face e na mão. O quinto paciente estava com um ferimento na perna cuja causa não foi identificada. Exames não encontraram sinais de projétil. A PM negou ter usado armas letais no protesto.
Pelo Twitter, a Polícia Militar informou a prisão de cinco pessoas: um por desacato, três com coquetéis molotov e um por atirar pedras em policiais. Dois integrantes do grupo Mídia Ninja, que cobre os protestos do lado dos manifestantes, também foram detidos, acusados de incitar violência, mas liberados pouco depois, diante de gritos à porta da delegacia. No fim da noite, a Polícia Civil enviou um balanço informando a prisão de duas pessoas, a apreensão de um menor e a autuação de outras cinco pessoas na 9ª DP (Catete). Houve, ainda, a apreensão de onze coquetéis molotov.
Os protestos da noite de segunda-feira prenunciam momentos delicados para a segurança de Francisco nos eventos de Copacabana e de Guaratiba. A expectativa de ter entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas torna mais difícil o trabalho dos policiais, que poderão barrar alguns grupos isolados, mas dificilmente terão como controlar manifestantes que queiram levantar palavras de ordem ou, como em quase todas as manifestações, estejam dispostos a confrontos violentos.
Através de seu porta-voz, o pontífice afirmou, logo depois de se retirar para a Residência Assunção, que não ficou assustado com o assédio da multidão. O mesmo não se pode dizer de quem cuida da segurança da comitiva. 

Acompanhe o 1º dia do papa no Brasil

Francisco chega ao Rio para participar da Jornada Mundial da Juventude, que começa oficialmente na terça e termina no domingo. Com reportagem de Adriana Dias Lopes, Carolina Farina, Cecília Ritto e Pâmela Oliveira.
  1. RESUMO DO DIA
    - O papa Francisco desembarcou na base aérea do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, às 16h.
    - A caminho do Centro, o carro que levava o pontífice parou no trânsito, em um erro de trajeto, e fiéis cercaram o veículo.
    - Às 17h, Francisco começa seu desfile de papamóvel pelo Centro do Rio, ovacionado pelos peregrinos.
    - Uma hora depois, o pontífice chegava ao Palácio Guanabara, para a cerimônia de boas-vindas com autoridades. "Aprendi que para ter acesso ao povo brasileiro, é preciso ingressar pelo portal do seu imenso coração; por isso, permitam-se que nesta hora eu possa bater delicadamente a esta porta", disse, em seu primeiro discurso.
    - Às 19h15, o papa deixa o Palácio Guanabara e, ao virar as costas, a manifestação que ocorria em frente ao local se transforma em mais um confronto com a polícia, que termina com presos e feridos após muita correria e confusão.
  2. 22h30: Dois detidos são libertados
    Dois dos presos no protesto são soltos pela polícia. Felipe Assis e Felipe Peçanha são integrantes da Mídia Ninja. Eles afirmam terem sido impedidos de registrar o ato em frente à delegacia. Do lado de fora, o grupo de manifestantes comemora, mas pede que os outros detidos também sejam libertados - são cinco no total, de acordo com a PM. Segundo a Secretaria de Segurança, um jovem está sendo atendido no Hospital Souza Aguiar, no Centro, ferido com tiro de borracha. A Polícia Militar volta a negar o uso de arma letal no confronto. "Não foi tiro de fuzil. Foi projétil não letal (borracha) na perna", afirmou, em seu perfil no Twitter.
  3. #ninjaspresos Maior protesto contra a ditadura velada no Brasil em frente a delegacia no Rio de Janeiro!!!
  4. 22h04: Policiais militares tiraram nomes da farda
    Em frente à delegacia, os manifestantes antes concentrados no Largo do Machado, criticam o fato de policiais militares terem tirado seus nomes dos uniformes. A identificação é obrigatória. "Cadê o nome na farda?", questiona o grupo que pede a libertação dos presos após o protesto no Palácio Guanabara.
  5. 21h35: Manifestantes dizem que PM usou arma letal
    Manifestantes afirmam que pelo menos cinco pessoas foram baleadas por armas letais após o protesto desta segunda-feira. Entre as vítimas, estaria um estudante de medicina, que diz ter visto outro ferido da mesma forma. Eles garantem ter visto policiais militares dando tiros de fuzil. A PM nega. O Batalhão de Choque cerca a 9ª DP, para onde foram levados os cinco presos até o momento. Em frente ao local, um grupo ganha força e pede a libertação de todos. No interior da delegacia, o medo é de invasão. Janelas e portas estão trancadas e ninguém entra ou sai do local. Mídia Ninja publica vídeo do momento da prisão de dois de seus integrantes. O grupo ficou conhecido por cobrir os protestos do lado dos manifestantes. 
    1. 21h31: Cinco presos durante confronto com a PM
      A Polícia Militar corrige o número de detidos durante confronto após protesto em frente à sede do governo do Estado. "São 5 presos até o momento: 1 por desacato, 3 com coquetéis molotov e 1 por atirar pedras em policiais", informa o perfil da corporação no Twitter.
    2. 21h15: Protesto em frente à delegacia contra prisões
      Um grupo de manifestantes protesta em frente à 9ª Delegacia de Polícia, para onde foram encaminhados os detidos pela PM durante confronto no entorno do Palácio Guanabara. Eles pedem a libertação de dois integrantes da Mídia Ninja - como se intitula um grupo que cobre os atos no Rio de Janeiro do lado dos manifestantes. "Liberta a Ninja", gritam. Segundo o perfil da PM no Twitter, eles são acusados de incitar a violência durante o protesto. O subchefe de Polícia Civil, Sérgio Caldas, acompanha a movimentação na delegacia.
    3. 21h05: Manifestantes e policiais migram para o Largo do Machado
      O protesto desta segunda-feira volta ao ponto de partida, o Largo do Machado, próximo ao Palácio Guanabara, onde a segurança está reforçada por grades e centenas de agentes. Manifestantes tomaram a escadaria da Igreja de Nossa Senhora da Glória, e gritam palavras de ordem contra o governador Sérgio Cabral. O Batalhão de Choque cerca o local.
    4. 21h: Polícia publica vídeo de bomba que iniciou confronto
      A Polícia Militar divulgou um vídeo que mostra manifestantes atirando um coquetel molotov contra os agentes no entorno do Palácio Guanabara. Esse ato foi o que deu início ao confronto, afirma a corporação em seu perfil no Twitter. Seis pessoas foram presas até o momento: dois praticando de assalto, um flagrado com vinte coquetéis molotov, um por desacato e os dois últimos acusados de incitar a violência, diz a PM. Todos foram encaminhados à 9ª Delegacia de Polícia, mais próxima. 
      1. 20h46: Mais dois manifestantes são presos
        O Batalhão de Choque prendeu mais dois manifestantes após confronto próximo ao Palácio Guanabara. Eles foram flagrados praticando assaltos, afirma o Twitter da PM. São quatro os detidos até o momento - outro por portar coquetéis molotov e um por desacato. Todos estão sendo encaminhados à 9ª Delegacia de Polícia, mais próxima. A PM nega ter usado qualquer tipo de arma letal para dispersar a multidão. A segurança em frente à sede do governo do estado está reforçada e volta à normalidade. Ainda há tensão e pequenos confrontos nas ruas próximas. 
        1. 20h38: PM foi atingido por coquetel molotov
          A Polícia Militar afirma que um agente foi atingido por coquetel molotov, jogado por manifestantes. Com queimaduras no tórax, ele foi encaminhado ao hospital com urgência, informa o perfil da corporação no Twitter. O porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, disse que a comitiva papal foi avisada da confusão pela polícia brasileira, e negou preocupação com o fato. Ele não acredita que o protesto esteja ligado à visita do pontífice. No evento criado no Facebook, os manifestantes confirmam que o ato não tem motivação religiosa.
        2. Toda manifestação popular espontânea, partidária e não anônima me emociona.. bonito o povo no RJ para ver o papa
        3. 20h25: Papa diz que terá 'semana estupenda' no Rio
          Francisco tem usado o Twitter para se comunicar com os jovens durante Jornada Mundial da Juventude. Pouco depois de desembarcar no Rio de Janeiro, onde teve seu primeiro contato com o público em um desfile no papamóvel pelo Centro, o papa mostrou animação em sua primeira viagem internacional desde a eleição para o cargo máximo da Igreja. "Hoje começamos uma semana estupenda no Rio; que ela seja uma ocasião para aprofundar a nossa amizade em Jesus Cristo!", escreveu, no perfil ‏@Pontifex_pt.
        4. Hoje começamos uma semana estupenda no Rio; que ela seja uma ocasião para aprofundar a nossa amizade em Jesus Cristo!
        5. 20h05: Jovem é preso com coquetel molotov, diz PM
          A Polícia Militar informa, em seu perfil no Twitter, que um manifestante foi preso na Rua das Laranjeiras, portando 20 coquetéis molotov. "O elemento que portava o material explosivo está sendo conduzido a DP para ser autuado. @MidiaNINJA convoca advogados da @OABRJ_oficial para defender elementos presos com Coquetel Molotov." O Batalhão de Choque cerca a Rua das Laranjeiras e o Largo do Machado, no entorno do Palácio Guanabara. Outra pessoa foi presa por desacato. 19h55: Feridos no confronto do Guanabara
          Há policiais e manifestantes feridos na manifestação em frente à sede do governo do estado. Um fotógrafo da agência France-Presse foi atingido na cabeça. "Manifestação transcorreu com tranquilidade até a atuação dos Black Blocs. #VandalismoNão", publicou a Polícia Militar, em seu perfil no Twitter. A corporação diz que agentes precisaram agir para evitar saques. A Lojas Americanas, na Rua das Laranjeiras, foi depredada. "Cerca de 1500 manifestantes que estavam na Rua Álvaro Chaves, ao lado do Estádio do Fluminense - Laranjeiras/Rio de Janeiro começaram a praticar ato de vandalismo, jogando coquetel molotov e confrontando-se com o policiamento que encontra-se no local." 
          1. 19h48: Confusão em frente ao Palácio Guanabara
            Poucos minutos após a saída do papa da sede do governo do estado, começou o tumulto nos acessos ao Palácio Guanabara. Manifestantes jogaram sinalizadores e bombas caseiras contra a polícia, que revidou com jatos d'água para dispersar a multidão. Também foram lançadas bombas de gás lacrimogêneo por parte dos PMs, mas em pouca quantidade. Do lado dos manifestantes voavam mais pedras, bombas caseiras e fogos de artifício.
          2. 19h47: Papa chega à residência da Igreja. Agenda encerrada
            Francisco chega de carro à residência da Igreja, no Sumaré, Zona Norte do Rio, onde fica hospedado até domingo. A casa é a mesma que hospedou João Paulo II em suas duas visitas ao Brasil, em 1980 e 1997. No local também ficará toda a comitiva papal, com cerca de 40 pessoas. Para terça-feira, não há compromissos na agenda oficial do pontífice, segundo a qual ele ficará todo o dia recluso na residência. Mas como é conhecido por quebrar protocolos, pode ser que Francisco mude a programação. No cardápio feito especialmente para ele, estão incluídos churrasco e pão de queijo.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

Sai a lista anual de bilionários da Forbes 2024; veja os 10 mais ricos do mundo

  1. Bernard Arnault (França) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 233 bilhões (R$ 1,18 trilhão) Pelo segundo ano consecutivo, Arnault é a pessoa mais rica do mundo. Sua fortuna cresceu 10% em 2023 graças a mais um ano de faturamento recorde para seu conglomerado de luxo, o LVMH, dono de Louis Vuitton, Christian Dior e Sephora. 2. Elon Musk (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 195 bilhões (R$ 987 bilhões) Como o ranking muda constantemente, Musk ganhou e perdeu diversas vezes o título de "mais rico do mundo", à medida que mudou a valorização das suas empresas, a SpaceX, a Tesla e a rede social X (antigo Twitter). 3. Jeff Bezos (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 194 bilhões (R$ 982 bilhões) Bezos ficou mais rico este ano graças ao excelente desempenho da Amazon no mercado de ações. 4. Mark Zuckerberg (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 177 bilhões (R$ 895 bilhões) O presidente da Meta enfrenta altos e baixos. Depois

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Imagem do ditador Nicolás Maduro aparece 13 vezes em cédula de votação

O ditador Nicolás Maduro aparece 13 vezes na cédula de votação das eleições venezuelanas marcadas para 28 de julho. A imagem do ditador também aparece bem-posicionada na cédula, ocupa todo o topo e quase toda a coluna esquerda do documento. A cédula é emitida pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão controlado pelo regime do ditador. No canal estatal de televisão, o ditador comentou as críticas que sofreu após divulgação do documento. “ Temos 13 fotos legalmente, como ocorreu em outras eleições, porque temos 13 movimentos políticos, todos muito poderosos, da esquerda, do marxismo-leninismo, do comunismo, do cristianismo, dos movimentos sociais, do ecologismo, que apoiam unitariamente a candidatura ”. Informações: Diario do Poder/ https://diariodopoder.com.br/exteriores/imagem-do-ditador-nicolas-maduro-aparece-13-vezes-em-cedula-de-votacao

Setores citam prejuízo e repudiam judicialização da desoneração

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu monocraticamente pontos da lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027. Na avaliação do magistrado, a norma não observou o que dispõe a Constituição quanto ao impacto orçamentário e financeiro. O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu pontos da lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027. Na avaliação do magistrado, a norma não observou o que dispõe a Constituição quanto ao impacto orçamentário e financeiro.  O governo está forçando a barra sobre um tema que já foi decidido pelo Congresso. O governo não aceita a decisão do Poder Legislativo. O governo não mostrou disponibilidade no ano passado para debater esse tema. Retirou a urgência nesse ano. Uma semana depois de retirar a urgência, entra no STF. O diálogo sempre vai existir, o governo é que não mostra disposição