Pular para o conteúdo principal

O império contra- ataca, eles disputam território a bala e declara guerra contra a UPPs no RJ

  
PM vasculha destroços no complexo de Manguinhos, onde traficantes incendiaram bases de apoio da UPP local e feriram comandante da unidade

A letrinha redonda,quase desenhada, em nada combinava com o teor incendiário do conjunto de cartas encontrado em um acampamento erguido em plena selva colombiana por guerrilheiros da Frente 16, a temida tropa chefiada por Tomas Molina, o Negro Acácio, um dos comandantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as Farc. Era início dos anos 2000 e o autor dos textos era Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira- Mar. À época, o traficante brasileiro vivia sob proteção das Farc e defendia, nas missivas, a unificação das duas maiores facções criminosas do Rio de Janeiro: Comando Vermelho (CV) e Amigos dos Amigos (ADA). Beira-Mar ambicionava tornar-se o fornecedor exclusivo de drogas e armas para um comando único no crime organizado do Rio. As cartas, entretanto, foram apreendidas pelo Exército colombiano e acabaram nas mãos de autoridades fluminenses. Passados 14 anos, porém, o desejo do traficante –preso atualmente numa penitenciária federal em Porto Velho (RO) – parece ter se concretizado. Informações dos setores de Inteligência da Polícia Federal e das polícias do Rio indicam que integrantes das duas facções, históricos rivais na disputa por território e pelo mercado de drogas, acertaram uma espécie de armistício, passando a concentrar forças contra um inimigo em comum: as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), a mais famosa política de segurança pública do governo de Sérgio Cabral (PMDB).
Sob a influência de Beira-Mar, os integrantes das duas facções passaram a empregar táticas de guerrilha para levar terror às comunidades pacificadas. Neste começo de 2014, os ataques às UPPs se intensificaram. Bases policiais foram atacadas à bala e incendiadas. Em apenas 36 dias, entre fevereiro e março, quatro policiais foram alvo de tiros de fuzis em comunidades que integram o Complexo do Alemão. A mais recente vítima foi o subcomandante da UPP Nova Brasília, tenente Leidilson Alves. A trégua entre CV e ADA teria sido alinhavada por advogados que atuariam como pombos-correios, em um leva e traz de orientações dos chefões das duas facções, Marcinho VP, do CV, e Nem da Rocinha, da ADA, que cumprem pena em penitenciárias federais fora do Estado, e seus subordinados nas favelas.   
                                                                                                             A explicação para o cessar- fogo entre as quadrilhas é simples. Desde o início do processo de pacificação, em dezembro de 2008, com a criação da primeira UPP no Morro Santa Marta, no bairro de Botafogo, elas vêm perdendo território e, por consequência, poder e dinheiro.

Nesse cenário, o Comando Vermelho foi o mais atingido, com 38 comunidades retomadas por forças de segurança, dentre as quais seus principais redutos: o Complexo do Alemão e a Vila Cruzeiro, ambos na zona norte da cidade. Antes da ocupação, em 2010, o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, se referia a essas localidades como “QG do império”. Em menor escala, a ADA também viu seu poder e lucros minguarem, sobretudo com a ocupação da Rocinha, em novembro de 2011. Com o cerco se fechando, as duas facções decidiram retaliar e escolheram como alvo os policiais lotados nas UPPs. As primeiras mortes aconteceram em 2012, exatamente nos dois principais redutos das quadrilhas. Uma soldado de 30 anos foi morta em julho daquele ano com um tiro, na comunidade de Nova Brasília, parte do Complexo do Alemão. Em setembro, foi a vez de a ADA partir para o ataque, matando um soldado de 24 anos. Dias depois, um sargento foi atingido por um tiro de fuzil no Morro da Coroa. Antes da ocupação, a favela localizada na região central do Rio vivia uma rotina de guerra, com as duas facções disputando à bala o domínio territorial. Em dezembro daquele ano, em novo ataque de remanescentes do CV no Complexo do Alemão, outro soldado foi morto numa emboscada.
” NARCOTERRORISTAS “
Até então, contudo, os ataques a policiais aconteciam de forma pontual. Isso mudou em meados de 2013, quando traficantes do CV mataram dois soldados, um lotado na UPP da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, e outro na do Parque Proletário, na Vila Cruzeiro. Os PMs assassinados eram recém-  formados, como a grande maioria dos soldados presente nas Unidades de Polícia Pacificadora. Os ataques não frearam o processo de pacificação, como esperavam os chefes do CV, dentre eles Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, e Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, que tinham no Alemão e na Vila Cruzeiro suas bases de atuação. Presos em Porto Velho (RO), eles teriam contado com o apoio de Fernandinho Beira-Mar para selar um acordo com Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, chefão da ADA, que também passou pela penitenciária federal de Porto Velho antes de ser transferido para Campo Grande (MS).
Além de matar policiais, os grupos passaram a adotar métodos para gerar intranquilidade entre os moradores das comunidades. 
                                               É o que o ex-comandante da PM fluminense, coronel Erir Ribeiro, passou a classificar com o “ações de narcoterroristas”. Por trás dessas ações, segundo os setores de Inteligência, estaria Beira-Mar.
O traficante já havia manifestado apreço por ataques terroristas. Antes de ser preso na Colômbia, onde vivia sob proteção das Farc, ele contratou um assassino profissional para colocar uma bomba no carro de uma promotora de Justiça do Rio. O plano foi descoberto por agentes da DEA, a agência americana de combate às drogas. Para o ex-comandante da PM, os recentes ataques às UPPs têm um forte componente de terrorismo: “Essas ações vêm apresentando um elevado grau de organização. São ataques estudados e precisos, que resultam nas mortes de jovens policiais.
                                                                                                                                  O objetivo é desestabilizar o processo de pacificação, levando medo aos policiais e aos moradores. 
Para estes, fica a sensação de que a polícia nem sequer consegue garantir a segurança dos policiais“, diz o coronel.
No fim de março, Erir Ribeiro reafirmou sua tese quando traficantes do CV deflagraram uma série de ataques simultâneos, transformando em cinzas cinco contêineres usados como base de UPPs nas favelas que integram o Complexo de Manguinhos. A ação de guerrilha urbana pegou de surpresa os policiais das cinco bases da região. Numa intensa troca de tiros, o comandante da UPP, capitão Gabriel Toledo, acabou baleado na perna direita, juntamente com dois soldados. Na ocasião, nenhum dos envolvidos nos ataques foi preso.
STATUS 35 - VAI ENCARAR?
Nem da Rocinha, Fernandinho Beira-Mar, Elias Maluco e Marcinho Vp (da esq. para a dir.) planejam novos ataques no rio para acontecer dias antes de a Copa do Mundo começar
COMUNIDADES SITIADAS 
A sucessão de ataques obrigou a PM a interromper o tráfego de veículos na rua Leopoldo Bulhões por mais de seis horas. Nesse período, dezenas de moradores da comunidade permaneceram na rua, impedidos de retornar às suas casas. O trecho de pouco mais de três quilômetros da via, que antes da ocupação era conhecido por “Faixa de Gaza”, corta as comunidades de Parque Arará, Mandela e Manguinhos, todas antigos redutos do CV. Além de fechar a rua, os ataques dos criminosos deixaram mais da metade da comunidade às escuras. Nem os passageiros que seguiam para a Baixada Fluminense de trem foram poupados. Pelas redes sociais não faltaram relatos de gente obrigada a deitar no chão dos vagões para escapar de balas perdidas. Tamanho risco levou a concessionária a interromper a circulação de composições naquele trecho.
STATUS 35 - VAI ENCARAR?
No fim de março, ataques simultâneos transformaram em cinzas cinco contêineres usados como base das upps instaladas nas favelas do Complexo de Manguinhos

STATUS 35 - VAI ENCARAR?Imagens captadas durante os ataques à Rocinha apontam para a participação de homens com treinamento militar junto aos traficantes
Diante da gravidade dos ataques, o governador Sérgio Cabral decidiu recorrer ao governo federal, solicitando o envio de tropas militares para ocupar o Complexo da Maré. 
           O conjunto de favelas é localizado num ponto estratégico, entre a avenida Brasil e as linhas Amarela e Vermelha, principais corredores de acesso ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. A decisão de antecipar a ocupação da região, segundo setores de Inteligência, deve-se a informações de que novos ataques partiriam de traficantes abrigados ali.
                                                     Dessa vez, porém, criminosos do CV e da ADA atuariam em conjunto, fechando a Linha Vermelha e atacando motoristas nas semanas anteriores à Copa do Mundo, que começa em 12 de junho. “Temos convicção de que os ataques sistemáticos às UPPs foram determinados pelos chefões do tráfico presos”, afirma a procuradora do Ministério Público Militar, Hevelize Jourdan, que vai coordenar o monitoramento das ações militares durante a aplicação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), conjunto de regras que rege o emprego das Forças Armadas em ações de segurança pública.
A procuradora aponta para um componente ainda mais explosivo que vem sendo investigado sob sigilo: a aliança entre traficantes da ADA com policiais corruptos que, em meio ao processo de pacificação das favelas, tiveram os valores da propina reduzidos. Ao contrário do CV, que prefere tratar os policiais “a chumbo”, os integrantes da ADA sempre tiveram policiais corruptos como aliados. Foi assim, pagando uma espécie de mensalão a PMs, que Nem da Rocinha se tornou um dos traficantes mais poderosos do Rio. Preso em 2011, dias antes do início da ocupação da comunidade, transformada no principal entreposto de distribuição de armas e drogas da ADA na zona sul da cidade, Nem tinha quase um batalhão em sua folha de pagamento. Mas não eram apenas PMs que embolsavam o dinheiro do tráfico. Um agente da Polícia Civil, responsável pelo planejamento de operações na comunidade, também recebia quantias mensais para manter o chefão informado sobre ações na comunidade e acabou preso. As relações promíscuas de policiais com o chefão da Rocinha não terminaram por conta de sua prisão. Há fortes indícios de que a série de ataques promovida na maior favela da cidade em meados de fevereiro contou com a participação de homens com treinamento militar.
BADIDOS DE ELITE
A suspeita se baseia em imagens captadas por duas das 80 câmeras instaladas na Rocinha. As lentes mostraram a movimentação de um grupo de traficantes que passou parte da madrugada atirando contra patrulhas da PM e destruindo transformadores de energia elétrica. Apesar da falta de qualidade, as imagens revelam um grupo típico de traficantes com bermudas largas, descalços e sem camisa circulando armados pelas ruas. Ao fundo, surgem dois homens vestidos de preto, com os rostos cobertos por toucas ninja. A postura dos mascarados, enquanto circulam próximos aos demais criminosos, remete a homens com treinamento de elite. Quem admite é o ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Paulo Storani. Consultor na área de segurança, ele não tem dúvida de que os dois homens que aparecem nas gravações receberam algum tipo de treinamento. “Fica clara a diferença destes dois. A forma de andar, de portar as armas e, principalmente, o emprego de máscaras. Os outros não têm essa preocupação”, afirma Storani. “O problema agora é a polícia conseguir chegar a esses dois homens. Diante dessa série de ataques às UPPs fica evidente a fragilidade dos serviços de Inteligência, que deveriam se antecipar e evitar esses ataques”, critica o ex-capitão.
STATUS 35 - VAI ENCARAR?

Caminhão do Bope retira contêiner destruído em Manguinhos, em ataque que feriu o comandante da UPP e deixou os moradores sem acesso a suas casas
Poucas horas depois da gravação dos ataques, o coordenador-geral das UPPs, coronel Frederico Caldas, chegou à Rocinha. Era fim da madrugada e um grupo de moradores ligado ao tráfico acabara de atear fogo em um sofá na saída do túnel Zuzu Angel, impedindo o tráfego de veículos da zona sul à Barra da Tijuca. O oficial seguiu em direção à sede da UPP, onde encontrou a major Priscilla Azevedo, comandante da unidade. Depois de assistirem às imagens, eles seguiram para a localidade conhecida como Macega, um dos trechos mais pobres da favela. 
                                                                                                                              Lá, o comboio liderado pelos dois oficiais acabou sendo emboscado. Por muito pouco o coronel não foi baleado na cabeça. Caldas conseguiu escapar, protegendo-se num beco. Acabou ferido no olho. 
                                                                        A major Priscilla sofreu escoriações. Passado o susto, o oficial admitiu que a presença dos dois homens de preto em meio aos demais traficantes despertou sua atenção: “Eles atuaram como ponteiros.“ No jargão policial, significa dizer que a dupla tinha função de liderar o grupo. Caldas, no entanto, evita fazer suposições. Segundo ele, as imagens foram enviadas aos setores de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e às polícias Civil e Militar. Para ele, apenas o trabalho de investigação vai poder responder se por trás das máscaras se escondiam mercenários a serviço do tráfico.
STATUS 35 - VAI ENCARAR?

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40

Buscando ter ‘maior bumbum do mundo’, mulher revela não conseguir achar poltrona em que caiba; VEJA FOTOS

Natasha Crown, uma modelo sueca famosa por buscar ter o “maior bumbum do mundo”, compartilhou um vídeo recentemente que revela a dificuldade que ela enfrenta para encontrar uma poltrona em que possa se acomodar. Natasha já gastou mais de R$ 700 mil em procedimentos estéticos para aumentar suas nádegas. Sua última medição registrou um bumbum de 2,2 metros. Um dos 2,3 milhões de seguidores dela no Instagram perguntou: “Como você faz para viajar? Como é a experiência nos assentos?”. Outro seguidor criticou: “Nunca vou entender por que você fez isso. Isso é tão ruim.” No entanto, Natasha não pretende parar. Ela continua com os procedimentos de Brazilian lift, nos quais a gordura é retirada de outras partes do corpo e injetada nas nádegas. A modelo também adotou uma dieta que inclui dezenas de pizzas e 12 quilos de Nutella em dois meses, com o objetivo de ganhar peso. A meta de Natasha tem um nome: Mikel Ruffinelli. Essa americana, mais conhecida como Diva, detém o recorde mundial com uma c