Pular para o conteúdo principal

Os 4 motivos por trás da decisão da Caoa Chery de fechar fábrica até 2025

 

Montadora anunciou profunda transformação na unidade de Jacareí (SP) para produzir localmente híbridos e elétricos, mas outros motivos podem ter influenciado a estratégia

A Caoa Chery surpreendeu o mercado na semana passada ao anunciar profunda reestruturação na sua fábrica de Jacareí (SP), que terá sua produção suspensa até 2025 para, segundo a montadora, atualizar as linhas de montagem para fabricar modelos híbridos e elétricos. Ainda que a companhia tenha usado a modernização da unidade como argumento para suspender as atividades, analistas ouvidos por Automotive Business apontam outros fatores que podem ter colaborado para a decisão da companhia.

Veja a seguir os quatro aspectos que podem ter influenciado na decisão de fechar a fábrica paulista temporariamente.

1- Volume de produção magro

A unidade paulista da montadora produzia os modelos Tiggo 3X, SUV lançado no ano passado, e também o sedã médio Arrizo 6, que chegou ao mercado em 2020. De acordo com os especialistas, ambos os veículos não ofereciam volumes suficientes para manter a fábrica operando.Dados do Renavam divulgados pela Fenabrave apontam que, até abril, foram vendidas 3 mil unidades do SUV, enquanto os licenciamentos do sedã somaram 864 unidades.

"São volumes muito baixos para suportar uma operação local, que ficou mais cara por contar com muitos componentes importados", disse Cassio Pagliarini, consultor associado da Bright Consulting.

A fábrica, projetada para ter capacidade total de produção de 150 mil unidades/ano, nunca chegou perto de tal volume, sendo que no ano passado produziu pouco mais de 14 mil unidades de janeiro a dezembro.

2- Custos logísticos

Outro aspecto que pesou na decisão foi o fato de a empresa ter enfrentado forte pressão sobre os custos das peças importadas, sobretudo o powertrain que passou a ser trazido da China -- antes, parte do conjunto era montado, com conteúdo local, na fábrica de Jacareí. Se antes a manobra era estratégica, aproveitando o poder da manufatura das unidades chinesas, que compensavam o patamar elevado do dólar com alta escala de produção a um custo baixo, com a elevação da moeda e os entraves logísticos que surgiram com a pandemia o processo tornou-se mais complexo para a operação brasileira.

"Inicialmente, a empresa tinha a intenção de aumentar o nível de conteúdo nacional em seus veículos produzidos ali, mas a escala e o preço dos componentes vindos da China eram tão competitivos que isso foi sendo postergado, até que chegou a pandemia e seus obstáculos nos processos de importação", contou Pagliarini.

3- Efeito Great Wall

Já para Ricardo Bacellar, da Bacellar Advisory Boards, a mudança anunciada pela Caoa Chery em Jacareí diz respeito a um reposicionamento da empresa na região, considerando a chegada de outro player chinês no país, a Great Wall Motors (GWM). A conterrânea foi a primeira montadora a anunciar produção local de carros elétricos e isso pode ter influenciado a Caoa Chery a seguir pelo mesmo caminho nos próximos anos.

"O investimento local da Great Wall, a oferta, ainda que importada, de automóveis BYD, mais o aparecimento do Renault Kwid elétrico, formam um conjunto de fatores que influenciam na decisão de outras montadoras no sentido de mostrar que é possível ter produção local de veículos elétricos. Quando uma primeira montadora aparece com uma notícia dessas, outras surgem também com os seus projetos", contou Bacellar.

4- Interesse dos acionistas

A anunciada guinada à produção local de veículos elétricos também pode ter sido influenciada pelos novos investidores da Chery, na China. Em fevereiro a empresa passou a contar com a Luxshare Precision em sua lista de controladores, companhia que é um dos fornecedores de componentes da Apple naquele país e que possui planejamento de ter uma produção futura de veículos elétricos e autônomos por meio da estrutura da Chery. Em comunicado divulgado para o mercado, a Luxshare também tem como objetivo ser um fornecedor tier 1 no mercado automotivo.

A Luxshare detém 19,8% do capital da Chery Holdings, 7,87% da Chery Automobile (parceira da Caoa no montadora instalada aqui) e 6,24% da Chery New Energy. A montadora também planeja abrir este ano o seu capital na bolsa de valores de Shenzhen, na China.


fonte: Automotive Business

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Veja os 50 carros mais vendidos do Brasil em abril de 2024

O Brasil vendeu  207.204 carros novos de passeio e comerciais leves  em abril de 2024, representando um avanço de  37,6%  em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando 150.591 unidades foram emplacadas. Os dados foram divulgados pela consultoria Jato do Brasil.  O  Volkswagen Polo   voltou a ser o carro mais emplacado do país, vendendo  12.434  unidades. Em segundo lugar, surge a picape compacta  Fiat Strada , com   11.497 . Por fim, o  Chevrolet Onix   é o terceiro carro mais vendido de abril, com   9.087   licenciamentos. O  BYD Dolphin Mini  não apenas manteve o posto de carro elétrico mais vendido do Brasil como bateu um recorde histórico no segmento. O hatch emplacou  3.143 unidades , superando modelos tradicionais do mercado, como  Toyota Corolla ,  Peugeot 208  e  Citroën C3 .  Confira os 50 carros mais vendidos do Brasil em abril de 2024: Modelo Unidades vendidas 1°) Volkswagen Polo 12.434 2°) Fiat Strada 11.497 3°) Chevrolet Onix 9.087 4°) Fiat Argo 8.599 5°) Hyundai HB

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

Dinamarca reduzirá para 15 anos a idade para abortos sem consentimento dos pais

  O governo da Dinamarca anunciou nesta quarta-feira (24) que pretende reduzir de 18 para 15 anos o limite de idade para que adolescentes interrompam a gravidez sem o consentimento dos pais. A ministra da Igualdade do país, a liberal Marie Bjerre, anunciou a decisão no 50º aniversário da descriminalização do aborto na Dinamarca e disse que é "natural" discutir se a legislação estabelece o "equilíbrio adequado". Convicções da Gazeta do Povo: Defesa da vida desde a concepção "A idade legal para relações sexuais é 15 anos. Também é de 15 anos para poder ter acesso ao tratamento no sistema de saúde. Portanto, achamos correto que uma jovem possa fazer um aborto dos 15 aos 17 anos sem ter que envolver os pais", acrescentou. Bjerre admitiu que interromper uma gravidez não é uma "escolha fácil" e que é importante que as jovens nessa situação busquem apoio em seu ambiente e recorram a pessoas em quem confiam, como amigos, irmãos e professores, por exemplo

BYD Dolphin Mini bate novo recorde e já vende mais que Toyota Corolla

  O BYD  foi lançado há dois meses no Brasil e pela segunda vez surpreendeu nos números de vendas. Se no mês passado o compacto  já havia batido o recorde de elétrico mais emplacado do Brasil  com 2.469 unidades, em abril o número é ainda maior: 3.143 licenciamentos. Número suficiente para o hatch elétrico superar até o tradicional  Toyota Corolla , que vendeu 3.110 unidades no mês. Os números são da consultoria Jato do Brasil. Se comparar com modelos da mesma categoria, o Dolphin Mini importado da China superou a soma de  Peugeot 208  e  Citroën C3 . Os dois juntos venderam 3.009 carros. A alta do Dolphin Mini, no entanto, reflete uma leve baixa no “irmão maior”  Dolphin . O hatch era detentor do antigo recorde de vendas em dezembro do ano passado, quando emplacou  2.249 unidades . Neste ano, porém, as vendas têm baixado mês a mês e chegou às  1.619 unidades em abril . Vendas do BYD Dolphin Mini x BYD Dolphin BYD Dolphin Mini   Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr                          

Agrishow - Melhores momentos - 1ºdia (29/04)

  Créditos: Agrishow 2024/https://www.youtube.com/watch?v=BgBYzXahRLo Agrishow Feira

Governador Eduardo Leite decreta estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul

  Edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) da noite dessa quarta-feira (1°) publicou o Decreto 57.596, que “declara estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul afetado pelos eventos climáticos de chuvas intensas ocorridos a partir de 24 de abril de 2024”. O decreto destaca que o Rio Grande do Sul é atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III – caracterizados por danos e prejuízos elevados. Os eventos meteorológicos ocasionaram “danos humanos, com a perda de vidas, e danos materiais e ambientais, com a destruição de moradias, estradas e pontes, assim como o comprometimento do funcionamento de instituições públicas locais e regionais e a interdição de vias públicas”, descreve o decreto assinado pelo governador Eduardo Leite. Com a entrada em vigor, fica decretado que órgãos e entidades da administração pública estadual, observadas suas competências, prestarão apoi

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Chuvas afetam 114 municípios e deixam ao menos 10 mortos no RS

  Balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul no fim da tarde desta quarta-feira (1º) revela que 114 cidades gaúchas foram atingidas pelas fortes chuvas que afetam o estado desde segunda-feira (29). Ao menos dez mortes foram confirmadas. Outras 11 pessoas estão feridas. Ao todo, 19.110 pessoas foram afetadas em solo gaúcho por ocorrências como enchentes, deslizamentos de terra, transbordamento de rios e desabamentos. O último balanço mostra que 3.416 indivíduos estão desalojados e 1.072 estão em abrigos. Do total de dez mortes, duas ocorreram em Paverama e duas em Salvador do Sul. Os outros municípios que registraram vítimas fatais foram Pântano Grande, Itaara, Encantado, Segredo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. Há ainda 21 pessoas desaparecidas, sendo oito em candelária, seis em Encantado, quatro em Roca Sales, duas em São Vendelino e uma em Passa Sete. Os locais mais afetados pelos temporais são a região central do estado e os vales do Caí e do Taquari. Segundo o Instit

Urgentíssimo! Por favor, assista a este vídeo!

  Créditos: Silas Malafaia/https://www.youtube.com/watch?v=5JKG5sXauxA Silas Malafaia Oficial Silas Malafaia Oficial