Pular para o conteúdo principal

CURIOSIDADE: Um endereço para Adão e Eva



Não é preciso ser religioso para se deixar fascinar pela história contada no livro Legend — 7 The Genesis of the Civilization (Lenda — A Gênese da Civilização), lançado em outubro de 1998 pelo arqueólogo David Rohl. Presidente da Sociedade de Egiptologia de Sussex, na Inglaterra, e ex-pesquisador do Instituto de Arqueologia Britânico, Rohl se baseia em nomes antigos e atuais de rios, cidades e montanhas para provar que encontrou o Éden — o pedaço de terra aprazível onde, segundo o mito bíblico, teriam surgido Adão e Eva, os primeiros humanos da Terra. Só que o Éden do arqueólogo não é nada parecido com o do livro sagrado. Fica na região de Tabriz, uma cidade feiosa do Irã (veja na páginas 64). Além disso, para ele, o que surgiu ali não foi o primeiro homem, mas a primeira tribo capaz de dominar a agricultura e domesticar animais. "O Éden foi o berço da civilização", disse Rohl à SUPER.
A tese é impactante. Em cinco meses o livro vendeu, só na Inglaterra, 35 000 exemplares e a rede de televisão BBC já começou a gravar uma série de documentários sobre o assunto. Entre os acadêmicos, muitos acham que Rohl forçou a mão na análise das evidências para criar uma história vendável. Mas há também quem admita a possibilidade de ele estar certo (veja na página 64).
Trata-se mesmo de uma questão polêmica. E antiqüíssima. Desde o historiador romano Flavius Josefus (37-100), muitos estudiosos já acreditaram ter achado o Éden. É que o livro do Gênesis — o primeiro entre os 24 do Velho Testamento, que junto com o Novo Testamento compõe a Bíblia — dá indicações bem precisas sobre o seu endereço. Aceito por cristãos, judeus e em parte até por muçulmanos, o mito do jardim do paraíso inspira milhões. Procurá-lo é uma tentação.
Onde estão as macieiras e as serpentes?
Dizer que o Paraíso bíblico fica em Tabriz parece até provocação. Na cidade, 900 quilômetros a noroeste de Teerã, perto da Turquia, praticamente não há árvores. O ar é poluído por refinarias de petróleo e escapamentos de carros cujos donos gastam mísero 1,5 dólar para encher o tanque.
Bem, nem sempre foi assim. Quem sai de lá em direção ao sul encontra uma paisagem menos árida, com rios, provavelmente mais parecida com a que se via há 8 000 anos, quando, de acordo com Rohl, Adão era o manda-chuva. Há videiras e ameixeiras, além de plantações de batata e de cebola. Macieiras, mesmo, como as presentes na lenda bíblica, são raras. As montanhas e o Lago Urmia, de água salgada, também enfeitam o lugar. Mas ele está longe de ser o jardim exuberante do mito da origem humana.
A chave da hipótese de Rohl — que se diz agnóstico, ou seja, não acredita em Deus, embora não descarte sua existência — é o Rio Adji Chai, que passa dentro de Tabriz. A partir de comparações entre o Gênesis e os nomes atuais de rios, montanhas e cidades (veja à direita), o arqueólogo concluiu que o Adji Chai era o rio que banhava o Éden. Daí comparou histórias bíblicas e lendas para construir sua teoria sobre a tribo de Adão, a fundadora da civilização (veja a página 66), que depois a teria levado para a Mesopotâmia. Aí, entre os rios Tigre e Eufrates, no atual Iraque, surgiriam as mais antigas cidades conhecidas, há 6 000 anos.
A hipótese de que a região montanhosa do noroeste do Irã abrigou povos evoluídos é aceita por muitos arqueólogos. O curdo Mehrdad Izady, da Universidade Harvard, disse à SUPER que resíduos em potes encontrados nos Montes Zagros, no Curdistão, pertinho dali, indicam que já se fermentava vinho e cerveja na região há cerca de 5 000 anos. Para o inglês James Melaart, do London College, "não há como negar que os habitantes das terras altas domesticaram animais, plantaram cereais e usaram ferramentas antes dos povos das terras baixas". O difícil é provar que esses povos migraram para a Mesopotâmia, o que Rohl tenta fazer por meio da pesquisa filológica — o estudo da língua e sua evolução — e comparando cerâmicas. "O problema é que cerâmica não é passaporte", retruca Melaart. Para Rohl, pode ser, sim. Como naquele tempo não havia comércio, ele defende que encontrar a mesma decoração de vaso em regiões diferentes só pode significar migração.

Ligações polêmicas
Outro nó da tese é a localização do Éden. "Ele não passa de uma lembrança mitológica", descarta o arqueólogo Pierre Delumeau, do College de France, em Paris. "Ao longo de tanto tempo, vestígios de nomes desaparecem", garante o filólogo iraniano Abdelmagid Arfall, discípulo de Samuel Kramer, da Universidade de Chicago, um dos papas na História da Mesopotâmia. Já o arqueólogo inglês Kenneth Kitchen, da Universidade de Liverpool, que também estuda a região, admite a possibilidade. "Pode haver mesmo uma conexão entre nomes de hoje e do passado", afirma. Kitchen faz parte do grupo que não descarta a hipótese de a
Bíblia ser um aglomerado de mitos que podem ter, sim, algo a ver com a realidade de povos antigos.
Casamento político e frutífero

Mas e a Eva? Onde entra na história? Rohl tem a resposta na ponta da língua. Para conquistar poder, Adão teria feito uma aliança com a tribo Havah, que morava a leste do Éden, casando-se com a filha de seu líder. A moça levou junto o nome de seu povo e passou à posteridade com a simplificação Eva. "Foi o mais antigo casamento político conhecido", disse o arqueólogo à SUPER. "O evento acabou sendo interpretado pelos descendentes como o início da civilização, pois uniu tribos importantes numa nova, que transferiu adiante seus mitos e rituais, criando uma cultura."
Passados de boca em boca, esses mitos teriam se espalhado e chegado centenas de anos mais tarde à Mesopotâmia. Numa das mais importantes cidades dessa região, Ur, morava, segundo a Bíblia, um pastor chamado Abraão. Para Rohl, ele teria assimilado as lendas e, quando partiu para a Terra de Canaã, hoje Israel, onde seus descendentes se dividiriam entre judeus, cristãos e mulçumanos, levado as histórias que acabaram eternizadas nas páginas do Gênesis.
Essa é, de acordo com Rohl, a origem da crença de que todos somos descendentes de um casal que há milhares de anos teve de sair do Jardim do Éden porque comeu o fruto proibido da Árvore do Conhecimento. Mas, como não há vestígios físicos de toda a saga, vai ser muito difícil comprová-la. Adão e Eva, ao que tudo indica, continuarão com endereço duvidoso.
Para saber mais
A História Começa na Suméria, Samuel Kramer, Europa-América, Lisboa, 19971. A dica bíblica
O livro do Gênesis diz que o rio que corre pelo Jardim do Éden fica junto às nascentes de quatro outros rios: Eufrates, Tigre, Gihon e Pishon.

2. Dança dos nomes
Mapas antigos mostram que o Gihon é o atual Aras. O nome mudou para Jihon-Aras e para Aras. A montanha Kusheh Dagh, ali perto, confirmaria a tese. "A Bíblia fala de uma Terra de Kush junto a esse rio", diz Rohl.

3. De Pishon a Uizhun
Por uma questão fonética, os semitas, antepassados dos hebreus, que escreveram a Bíblia, teriam convertido o U, do atual rio Uizhun, em P de Pizhun, que virou Pishon. O Gênesis diz que esse rio corta a rica Terra de Havilah e, de acordo com Rohl, "existiram minas de ouro e lápis-lazúli ali".

4. Bem no meio
O rio que irrigava o Éden seria, então, o Adji Chai, que passa em Tabriz. Outra coincidência: edin, em hebreu, significa campo aberto, "exatamente a situação encontrada na região", diz Rohl.

5. Um líder
Bem aqui, há 8 000 anos, teria morado Adão, ou Addam — homem vermelho, em hebreu, uma provável referência ao costume de polvilhar mortos com a poeira avermelhada do lugar. O patriarca teria sido o líder de uma tribo avançada, que domesticava animais e fazia lavouras.

6. Dois rumos
Terremotos e transformações climáticas teriam empurrado os descendentes de Adão em duas direções. Uma parte, segundo a Bíblia, teria ido com seu filho Caim para a Terra de Nod, que Rohl localiza perto da atual Ardabil, a leste de Tabriz. A prova seria uma região chamada Nodqi, nome muito parecido. Depois, os descendentes de Caim teriam seguido rumo ao sul, para os Montes Zagros e a Mesopotâmia.

7. Montanha rica
Outro filho de Adão, Seth, teria se fixa do perto do Lago Urmia, onde, de acordo com lendas locais, teria fundado o rico reino mitológico de Aratta, que Rohl localiza perto de um rio que tem o mesmo nome. Depois, o grupo teria ido para o Curdistão. Até hoje existe uma tribo curda (os Yazidi) que acredita descender dele.

8. Sete portões
No caminho entre o Éden e a Mesopotâmia há sete passagens estreitas entre as montanhas, que o arqueólogo identifica como os famosos sete portões do Paraíso citados na Bíblia. Falha de tradução
O deus Enki foi punido com dores terríveis nas costelas pela deusa-mãe, Ninhursag, porque comera plantas proibidas do paraíso. A pedido de outros deuses, Ninhursag reconsiderou o castigo e criou a deusa Ninti, com poderes para curar o jovem. Em sumério, Ninti quer dizer "senhora da costela", mas numa tradução arcaica também poderia ser "senhora que faz a vida". O americano Samuel Kramer, um dos maiores especialistas na História da Suméria, acredita que uma versão confusa dessa lenda foi parar na Bíblia, dando origem ao mito de que Eva foi feita de uma costela de Adão.

Quase um Noé
Uma enorme tempestade causou uma grande inundação mas o mortal Ziazudra (há também lendas que o chamam de Atrahaxes e Utnapishtim) conseguiu salvar a própria pele. Para isso, recebeu ajuda dos deuses, que o ensinaram a construir um barco e pediram segredo para não desagradar o resto da humanidade. Como cumpriu o prometido, Ziazudra foi recompensado com a vida eterna. Esse Noé, aparentemente mais egoísta, não salvou nem bichos nem outros seres humanos.

Irmãos em guerra
O deus-pai, Enlil, recebeu animais do filho Emesh (o verão) e plantas de Enten (o inverno). Gostou mais dos presentes de Emesh e Enten ficou com inveja. Exatamente o que acontece com o agricultor Caim e o pastor Abel no Velho Testamento. Deus teria preferido as ofertas do segundo. O primeiro, despeitado, o matou.
Descobrir onde fica o paraíso a partir das dicas bíblicas é uma espécie de puzzle que atrai estudiosos há muito tempo. "Todo ano surgem livros cravando algum ponto do planeta como sendo o jardim bíblico", nota à SUPER Monique Alexandre, do departamento de História da Religião da Universidade de Paris. Algumas das propostas são bem parecidas com a de David Rohl.

Século I
Flavius Josefus
Historiador romano
"Pishon quer dizer plenitude e é o Rio Ganges. Gihon significa vindo do oriente, como o Nilo. O Eufrates e o Tigre ficam na Mesopotâmia. O Jardim do Éden fica entre eles."

Século XV
Andrea Bianco
Cartógrafo italiano
"O paraíso é uma ilha misteriosa a sudoeste da Irlanda conhecida como Hy Brazil."

Século XVI
Jean Calvino
Teólogo francês
"O paraíso fica na Mesopotâmia, onde ficam os quatro rios."

Século XX
Kamel Salibi
Historiador árabe
"Os rios do paraíso ficam entre a Mesopotâmia e a Arábia, onde estão o oásis de Hawilah e a Terra de Kush, que fica na Palestina, perto de Ácaba."

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

Sai a lista anual de bilionários da Forbes 2024; veja os 10 mais ricos do mundo

  1. Bernard Arnault (França) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 233 bilhões (R$ 1,18 trilhão) Pelo segundo ano consecutivo, Arnault é a pessoa mais rica do mundo. Sua fortuna cresceu 10% em 2023 graças a mais um ano de faturamento recorde para seu conglomerado de luxo, o LVMH, dono de Louis Vuitton, Christian Dior e Sephora. 2. Elon Musk (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 195 bilhões (R$ 987 bilhões) Como o ranking muda constantemente, Musk ganhou e perdeu diversas vezes o título de "mais rico do mundo", à medida que mudou a valorização das suas empresas, a SpaceX, a Tesla e a rede social X (antigo Twitter). 3. Jeff Bezos (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 194 bilhões (R$ 982 bilhões) Bezos ficou mais rico este ano graças ao excelente desempenho da Amazon no mercado de ações. 4. Mark Zuckerberg (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 177 bilhões (R$ 895 bilhões) O presidente da Meta enfrenta altos e baixos. Depois

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Imagem do ditador Nicolás Maduro aparece 13 vezes em cédula de votação

O ditador Nicolás Maduro aparece 13 vezes na cédula de votação das eleições venezuelanas marcadas para 28 de julho. A imagem do ditador também aparece bem-posicionada na cédula, ocupa todo o topo e quase toda a coluna esquerda do documento. A cédula é emitida pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão controlado pelo regime do ditador. No canal estatal de televisão, o ditador comentou as críticas que sofreu após divulgação do documento. “ Temos 13 fotos legalmente, como ocorreu em outras eleições, porque temos 13 movimentos políticos, todos muito poderosos, da esquerda, do marxismo-leninismo, do comunismo, do cristianismo, dos movimentos sociais, do ecologismo, que apoiam unitariamente a candidatura ”. Informações: Diario do Poder/ https://diariodopoder.com.br/exteriores/imagem-do-ditador-nicolas-maduro-aparece-13-vezes-em-cedula-de-votacao

Setores citam prejuízo e repudiam judicialização da desoneração

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu monocraticamente pontos da lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027. Na avaliação do magistrado, a norma não observou o que dispõe a Constituição quanto ao impacto orçamentário e financeiro. O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu pontos da lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027. Na avaliação do magistrado, a norma não observou o que dispõe a Constituição quanto ao impacto orçamentário e financeiro.  O governo está forçando a barra sobre um tema que já foi decidido pelo Congresso. O governo não aceita a decisão do Poder Legislativo. O governo não mostrou disponibilidade no ano passado para debater esse tema. Retirou a urgência nesse ano. Uma semana depois de retirar a urgência, entra no STF. O diálogo sempre vai existir, o governo é que não mostra disposição