Pular para o conteúdo principal

HISTÓRIA DE SUCESSO: Tonia Carrero completa 90 anos com importância reconhecida



A atriz, que levou quase 20 anos para conquistar a crítica teatral, em foto clássica feita no Copacabana Palace
Foto: Reprodução/Carlos Moskowski

Os 90 anos foram completados na quinta-feira, mas a comemoração aconteceu antes, no domingo passado, com dezenas de amigos e parentes em torno dela em seu apartamento, no Leblon. Tonia Carrero caminha com dificuldade — valendo-se às vezes de cadeira de rodas — e praticamente não fala, também consequência dos problemas motores. Mas quem estava presente registrou sua emoção.
— A alegria estava nos olhos dela — diz a neta Luiza Thiré.
E que olhos! “O monstro de olhos azuis” — assim ela era chamada, e assim batizou a autobiografia lançada em 1986. Luiza conta que a família pensa em criar uma peça a partir do livro. Ou seja, um espetáculo sobre Tonia, celebração de quem estreou no palco em 1949 (em “Um deus dormiu lá em casa”, de Guilherme Figueiredo) vencendo a resistência dos pais e de seu marido, o artista plástico Carlos Thiré. Musa de Ipanema nascida na Tijuca, Maria Antonieta Portocarrero, a Mariinha, virou a musa nacional Tonia Carrero, legando a paixão pela arte aos descendentes.
— Ela abriu esse caminho na família. Teve muita ousadia, coragem. Sempre soubemos como ela é importante — exalta o filho único, Cecil Thiré, seu parceiro em muitos trabalhos, pai de três atores, um músico e que já tem um dos cinco netos envolvido com teatro.
Um marco em 1967
A importância de Tonia como atriz levou quase 20 anos para ser reconhecida. As atuações em comédias ligeiras e filmes leves da Vera Cruz consolidaram a imagem de uma artista menor de beleza maior — capaz de entorpecer Rubem Braga, Paulo Mendes Campos (“Ela iluminava Ipanema, as praias, a sala, as ruas”, escreveu ele), Di Cavalcanti e todos de quem era próxima.
Trabalhar com o amigo Paulo Autran em peças como “Otelo”, “Macbeth”, “Entre quatro paredes” e “Seis personagens à procura de um autor” não dobrou a maior parte da crítica, que só sucumbiu em 1967, quando ela viveu a desbocada prostituta Neusa Sueli de “Navalha na carne”, de Plínio Marcos, e ganhou seu primeiro prêmio Molière.
— Foi um dos grandes marcos do teatro brasileiro. Mas Tonia já era excelente muito antes disso. Foi discriminada pelo fato de ser tão linda — afirma Gilberto Braga, que a admirava quando era crítico de teatro do GLOBO e, depois, criou personagens para ela nas novelas “Água viva” e “Louco amor”.
— Acho que as pessoas ficavam embevecidas diante de tanta beleza e não percebiam que ela era uma atriz maravilhosa — diz a amiga de longa data Jaqueline Laurence, que esteve na festa de domingo ao lado de Eva Wilma, Irene Ravache, Nathalia Timberg, Camilla Amado, Mauro Mendonça e outros.
Tania Carvalho, autora do livro “Tonia Carrero — Movida pela paixão” (2009), diz que, nas entrevistas, a atriz não demonstrou mágoa pela demora em ser reconhecida. Mas a jornalista está certa de que foi “de caso pensado” que Tonia escolheu “Navalha na carne”.
— Ela calou a boca de todos — diz. — Podia ter ficado na comédia ligeira, mas se aventurou. E namorou muito, casou muito, bebeu muito, viveu muito.
A atriz — cujos outros maridos foram o diretor Adolfo Celi e o engenheiro e boêmio Cesar Thedim — daria outro salto em 1986, quando convidou Gerald Thomas para dirigi-la em “Quartett”, de Heiner Müller. Ela e Sergio Britto se arrastavam na terra e falavam escatologias. Ganhou outro Molière.
— Tonia e Sergio se desentenderam, não houve harmonia. Mas foi prazeroso trabalhar com ela — recorda Gerald.
Em 2003, ela pediu a Moacyr Góes uma entrada em cena que lhe garantisse aplausos do público em “A visita da velha senhora”, de Dürrenmatt.
— E o público aplaudia mesmo. Ela é uma das nossas últimas divas e tem consciência disso. Atuava com altivez, imponência. O elenco, cheio de veteranos, se sentia fazendo “a peça da Tonia” — conta o diretor.
O amigo Ney Latorraca, que foi seu filho no filme “A bela Palomera”, diz que a viu em “Constantina”, de Somerset Maugham, em 1974, e em seguida viu Ingrid Bergman no papel em Nova York. E garante que Tonia era melhor:

— Sempre foi uma estrela.
O filme “Chega de saudade” (2008) foi o último trabalho de Tonia.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/tonia-carrero-completa-90-anos-com-importancia-reconhecida-5899606#ixzz24obmCaxV
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

DORIA NÃO MENTE

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Rancho D´Ajuda

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40