Pular para o conteúdo principal

O HOMEM QUE ESTÁ MUDANDO O BRASIL: O relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, votou nesta quinta-feira (18) pela condenação do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino, o empresário Marcos Valério e de outros oito réus pelo crime de formação de quadrilha





O relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, votou nesta quinta-feira (18) pela condenação do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino, o empresário Marcos Valério e de outros oito réus pelo crime de formação de quadrilha. O ministro afirmou que um "manancial probatório" comprova que Dirceu, homem forte do primeiro mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva, se associou em uma organização estável com os núcleos publicitário e financeiro para cometer crimes contra a administração pública e o sistema financeiro.
Além de Dirceu, Genoino e do empresário mineiro, o item 2 da denúncia tem como réus os sócios de Valério, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, as funcionárias Simone Vasconcelos e Geiza Dias, e a antiga cúpula do Banco Rural - Kátia Rabello, José Roberto Salgado, Vinicius Samarane e Ayanna Tenório. O relator, no entanto, decidiu absolver Geiza e Ayanna.
"De forma livre e consciente, os réus associaram-se de maneira estável organizada e com divisão de tarefas para praticar crimes contra a administração pública e o sistema financeiro nacional", disse Barbosa. "Como se vê, todo esse manancial probatório, produzido tanto na fase de inquérito como em juízo, comprova que era ele (Dirceu) quem comandava o núcleo político, que por usa vez repassava as orientações ao núcleo de Marcos Valério, ao qual agia em concurso com o Banco Rural", acrescentou.
O argumento de que José Dirceu largou a articulação de questões ligadas ao PT depois que entrou para o governo de Lula não convenceu o relator do processo. "Diversamente do alegado por sua defesa, José Dirceu, além de não ter se afastado das questões afetas ao PT, continuou a ditar, embora extraoficialmente, os rumos daquela agremiação política", ressaltou.
Para Barbosa, os réus se associaram com o principal objetivo de comprar apoio político no Congresso, ponto central da denúncia do mensalão. "Os agentes do núcleo político, em concurso com os integrantes do núcleo publicitário, corromperam parlamentares para aumentar a base de parlamentares à época", disse.
Delúbio e Genoino
Chamado de braço operacional do núcleo político, Delúbio era a principal ligação do núcleo político com Marcos Valério, segundo Barbosa. "Há provas mais que consistentes de que Delúbio Soares, além de ser o principal braço operacional do núcleo político, era o principal elo entre o núcleo político e o publicitário", disse.
Genoino era o interlocutor político do grupo, realizando reuniões com partidos da base aliada que receberam dinheiro do PT. "Genoino reconheceu ainda que tais reuniões visavam apoiar o governo, verificar a agenda política que fazia parte do programa para a eleição de 2002 e formar alianças", afirmou.
Coube ao então presidente do PT ser o avalista de um dos empréstimos que o PT firmou com o Banco Rural em 2003, operação considerada fraudulenta pelo Supremo. "Delúbio, em companhia de Genoino e Valério, atuou na simulação de um contrato de mútuo celebrado entre o Banco Rural e o PT em maio de 2003 no valor de R$ 3 milhões, o qual foi renovado por 10 vezes", disse.
Núcleo publicitário
"Marcos Valério era o líder do chamado núcleo operacional ou publicitário", disse Barbosa, que durante todo o voto ressaltou a proximidade do empresário mineiro com José Dirceu. No voto iniciado ontem, Barbosa já havia deixado claro que condenaria Dirceu e Valério pelo crime de formação de quadrilha destacando o vínculo entre os dois. O relator disse que Valério era procurado por pessoas que buscavam agendar reuniões com o então chefe da Casa Civil.
"Marcos Valério, conforme já exposto em votos anteriores, agendava as reuniões entre José Dirceu e Kátia Rabello (presidente do Banco Rural), agindo, nas palavras de Kátia, como intermediário entre José Dirceu e o Banco Rural. Marcos Valério também foi quem viajou a Portugal junto com Rogério Tolentino e Emerson Palmieri para extrair dinheiro do presidente da Portugal Telecom", disse Barbosa.
O grupo de Marcos Valério, integrado por Cristiano Paz, Ramon Hollerbach, Rogério Tolentino e Simone Vasconcellos, ajudou nos mecanismos de lavagem de dinheiro da quadrilha, afirmou Barbosa. O ministro lembrou que Paz e Hollerbach foram condenados, junto de Valério, pelos desvios de dinheiro analisados no início do julgamento. "Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz desviaram milhões de reais da Câmara dos Deputados e do Banco do Brasil", disse Barbosa.
Para reforçar a ligação entre Valério e Dirceu, Barbosa citou um apartamento vendido por Ângela Saragoça, ex-mulher de Dirceu, a Rogério Tolentino, advogado das empresas de Valério. Tolentino também teria colaborado com a quadrilha ao contrair um empréstimo fraudulento do banco BMG.
Barbosa também rechaçou a tese de que Simone Vasconcellos, funcionária da SMP&B, citada em vários depoimentos como a responsável por repassar quantias de dinheiro a réus do mensalão, era apenas uma cumpridora de ordens. "Simone tinha plena consciência da ilicitude de sua conduta", disse.
Quanto a Geiza Dias, também funcionária da SMP&B, Barbosa decidiu absolvê-la porque o Supremo a inocentou nas fases anteriores do julgamento.
Núcleo financeiro
Os réus do núcleo financeiro - Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane - agiram dentro do Banco Rural para lavar o dinheiro e injetar recursos para a quadrilha por meio de empréstimos fraudulentos, sustentou Barbosa. "Os integrantes do núcleo financeiro, após ter ingressado na quadrilha em troca de vantagens indevidas, lavaram grande parte dos valores considerados ilícitos, mediante empréstimos simulados e outros mecanismos fraudulentos", disse.
Em troca, Marcos Valério teria atuado junto a José Dirceu para tratar de interesses do Banco Rural no governo federal, como a liquidação do Banco Mercantil de Pernambuco. "É uma grande desenvoltura que esse Marcos Valério tinha, né?", ironizou durante o voto.
Da mesma forma que fez com Geiza Dias, Barbosa decidiu absolver Ayanna Tenório, que também foi inocentada em ocasiões anteriores.
Julgamento fatiado
A quadrilha é a primeira parte da denúncia do Ministério Público Federal (MPF), que imputa ao ex-ministro José Dirceu a condição de líder do grupo criminoso acusado de comprar apoio político no Congresso Nacional, no primeiro mandato de Lula na Presidência da República. Barbosa preferiu, no entanto, deixar este item para o fim do julgamento.
O relator fatiou o julgamento, começando a julgar o desvio de dinheiro público da Câmara dos Deputados e do Banco do Brasil, que teriam abastecido o esquema. Depois, passou a analisar os empréstimos do Banco Rural que, segundo entenderam os ministros, ajudaram a encobrir a origem ilícita do dinheiro movimentado no esquema.
Em mais de dois meses de votos, a maioria dosministros do STF enxergou um esquema de compra de votos de parlamentares, condenando José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino por corrupção ativa. Em seu último voto, Barbosa fez um retrospecto das decisões do Supremo nas "fatias" anteriores do julgamento para justificar a existência de um grupo organizado.
O mensalão do PT
Em 2007, o STF aceitou denúncia contra os 40 suspeitos de envolvimento no suposto esquema denunciado em 2005 pelo então deputado federal Roberto Jefferson (PTB) e que ficou conhecido como mensalão. Segundo ele, parlamentares da base aliada recebiam pagamentos periódicos para votar de acordo com os interesses do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Após o escândalo, o deputado federal José Dirceu deixou o cargo de chefe da Casa Civil e retornou à Câmara. Acabou sendo cassado pelos colegas e perdeu o direito de concorrer a cargos públicos até 2015.
No relatório da denúncia, a Procuradoria-Geral da República apontou como operadores do núcleo central do esquema José Dirceu, o ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, e o ex- secretário-geral Silvio Pereira. Todos foram denunciados por formação de quadrilha. Dirceu, Genoino e Delúbio respondem ainda por corrupção ativa.
Em 2008, Sílvio Pereira assinou acordo com a Procuradoria-Geral da República para não ser mais processado no inquérito sobre o caso. Com isso, ele teria que fazer 750 horas de serviço comunitário em até três anos e deixou de ser um dos 40 réus. José Janene, ex-deputado do PP, morreu em 2010 e também deixou de figurar na denúncia.
O relator apontou também que o núcleo publicitário-financeiro do suposto esquema era composto pelo empresário Marcos Valério e seus sócios (Ramon Cardoso, Cristiano Paz e Rogério Tolentino), além das funcionárias da agência SMP&B Simone Vasconcelos e Geiza Dias. Eles respondem por pelo menos três crimes: formação de quadrilha, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
A então presidente do Banco Rural Kátia Rabello e os diretores José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório foram denunciados por formação de quadrilha, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro. O publicitário Duda Mendonça e sua sócia, Zilmar Fernandes, respondem a ações penais por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O ex-ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) Luiz Gushiken é processado por peculato. O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato foi denunciado por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) responde a processo por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia inclui ainda parlamentares do PP, PR (ex-PL), PTB e PMDB. Entre eles o próprio delator, Roberto Jefferson.
Em julho de 2011, a Procuradoria-Geral da República, nas alegações finais do processo, pediu que o STF condenasse 36 dos 38 réus restantes. Ficaram de fora o ex-ministro da Comunicação Social Luiz Gushiken e do irmão do ex-tesoureiro do Partido Liberal (PL) Jacinto Lamas, Antônio Lamas, ambos por falta de provas.







POLISHOP-A SUA LOJA VIRTUAL


              COMPRE AGORA 




FLASH ROLLER CINZA

Transforme qualquer tênis em patins!
Agora todos os calçados podem virar patins!

Chegou Flash Roller, os patins especialmente desenvolvidos para serem ajustados a qualquer tipo de calçado. Com regulagens e uma alça para deixar as rodinhas sempre bem presas, Flash Roller é sinônimo de muita economia: não é mais necessário comprar tênis que são patins. Todos eles vão ser! Além disso, você ganha muito mais conforto, porque todo mundo pode deslizar usando seu tênis convencional!O Flash Roller se destaca até no escuro: graças à alta tecnologia do LED luminoso, as rodinhas brilham! São várias cores, como azul, vermelho e laranja, que vão acendendo enquanto ele desliza pelo chão, causando um efeito impressionante. E o melhor: sem necessidade de bateria!


De R$ 119,96Por R$ 29,99
Preço a vista:
Economia de R$ 89,97

FLASH ROLLER CINZA
                                       COMPRE AGORA 
                                                                                                       
                                                                                                       http://www.polishop.vc/store/DAJUDA


TELEFONE INFORMAÇÕES  : (12) 82526965

e-mail: net1eduardo@ig.com.br

http://www.facebook.com/eduardo.caetano3

https://twitter.com/canadauencetv


Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Sai a lista anual de bilionários da Forbes 2024; veja os 10 mais ricos do mundo

  1. Bernard Arnault (França) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 233 bilhões (R$ 1,18 trilhão) Pelo segundo ano consecutivo, Arnault é a pessoa mais rica do mundo. Sua fortuna cresceu 10% em 2023 graças a mais um ano de faturamento recorde para seu conglomerado de luxo, o LVMH, dono de Louis Vuitton, Christian Dior e Sephora. 2. Elon Musk (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 195 bilhões (R$ 987 bilhões) Como o ranking muda constantemente, Musk ganhou e perdeu diversas vezes o título de "mais rico do mundo", à medida que mudou a valorização das suas empresas, a SpaceX, a Tesla e a rede social X (antigo Twitter). 3. Jeff Bezos (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 194 bilhões (R$ 982 bilhões) Bezos ficou mais rico este ano graças ao excelente desempenho da Amazon no mercado de ações. 4. Mark Zuckerberg (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 177 bilhões (R$ 895 bilhões) O presidente da Meta enfrenta altos e baixos. Depois

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40