Pular para o conteúdo principal

Anfavea propoe reduzir jornada de trabalho em montadoras

A indústria automobilística cobra do governo federal celeridade na aprovação do PPE (Programa de Proteção ao Emprego). A proposta foi apresentada no fim do ano passado por centrais sindicais ao Ministério da Fazenda e permite redução da carga horária e de salários por tempo determinado em momentos de crise econômica. Outra reivindicação é para que a União implemente medidas de estímulo à renovação da frota de caminhões.
Em evento na manhã de ontem na Capital, o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Moan Yabiku Junior, reconheceu que há excedente de pessoal na indústria automobilística e afirmou que o PPE seria uma maneira de adequar a produção à baixa nas vendas sem demitir. “Nossa proposta é para que a legislação permita redução na jornada de acordo com a queda da demanda.”A diminuição nas horas trabalhadas também acarretaria redução salarial, o que provocou críticas de centrais sindicais mais radicais e até de setores da CUT (Central Única dos Trabalhadores), apoiadora do projeto. O programa prevê que a medida só poderá ser adotada em momentos de retração econômica, e depois de aprovação em assembleia da categoria afetada. Outro item determina que não podem ser cortados mais de 30% da renda do empregado.
Atualmente, para adequar a produção sem cortar vagas, as fábricas optam por ferramentas como férias coletivas, banco de horas, licença remunerada ou lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho).
Yabiku Junior estima que o programa deverá ser criado nos próximos meses. “(A tramitação) Já está em análise em vários ministérios, como da Casa Civil, Trabalho, Fazenda e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Esse mecanismo de proteção ao emprego permitirá, com segurança jurídica, ajuste no nível de produção e manutenção do quadro de pessoal.” O presidente da Anfavea não divulgou números sobre o excedente no setor.
Diante da crise, a expectativa da associação é de que as vendas de veículos tenham recuo de 13,2% em 2015. Entretanto, o executivo prevê aumento para os próximos meses. De janeiro a março, o mercado interno apresentou queda em torno de 17%. Portanto, as vendas médias dos próximos nove meses representarão redução no ritmo de retração sobre as do primeiro trimestre.
Yabiku Junior avalia possibilidade de melhora no cenário após a efetivação do ajuste fiscal prometido pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. “Com a aprovação, saberemos qual é o cenário que estaremos trabalhando e teremos mais tranquilidade para investir e trazer o consumidor de volta.”

Setor estimula vendas por consórcio
Entidades ligadas à produção e vendas de veículos assinaram ontem termo de entendimento para estimular a comercialização de unidades automotivas por meio de consórcio. A ação, batizada de Festival do Consorciado Contemplado, tem participação da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios). A ação ocorrerá entre 1º de maio e 15 de junho.
Segundo o presidente da Abac, Paulo Roberto Rossi, cerca de 240 mil consorciados já foram contemplados com crédito no Brasil, mas ainda não retiraram os veículos. Desse total, 225 mil são da categoria leve e o restante de comerciais pesados. Participarão da primeira edição as empresas Audi, DAF, FCA (Fiat Chrysler Automobiles), Honda, Caoa, Iveco, GM, MAN, Scania, Toyota e Volkswagen.
A ação consistirá em oferecer vantagens para que o consorciado contemplado retire o veículo. Não foram informadas as condições que serão apresentadas pelas concessionárias. O presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku Junior, afirma que cada empresa tem liberdade para escolher os atrativos, o que, segundo ele, estimula a concorrência entre as companhias. 

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40