Pular para o conteúdo principal

Mãe cria quíntuplas sozinha em SC; 'É amor bonito de se viver'

Mãe de quíntuplas diz que rotina é corrida (Foto: Sidneia Daufemback Batista/Arquivo pessoal)
"Quando soube que os quíntuplos em São Paulo tinham nascido essa semana fiz uma oração e pedi força para os pais cuidarem dessas crianças", conta Sidneia Daufemback Batista, de 35 anos, que também é mãe de quíntuplos e cria as cinco filhas sozinha em Braço do Norte, no Sul de Santa Catarina. Sidneia e o marido se separaram quando as meninas tinham seis meses de idade. Ela diz que deixou mensagens de apoio ao casal de Santos (SP), Karina Bárbara Barreira e João Biagi Júnior, que teve cinco filhos na segunda-feira (13).

"Pela página deles em uma rede social ofereci uma ajuda caso eles queiram dica, sugestão porque eu tenho experiência. Enquanto ela estava grávida desejei sorte e eles agradeceram o apoio", diz Sidneia.
Após três anos é que comecei a dormir na minha cama"
Sidneia Batista, mãe de quíntuplas
Na casa no Centro de Braço do Norte moram Sidneia e as filhas Evelin, Isadora, Poliana, Samanta e Vitória, nomeadas pela ordem de nascimento. As meninas completam cinco anos em agosto.
"A rotina é corrida, cansativa e ao mesmo tempo prazerosa." Sidneia conversou com o G1 enquanto dava atenção às filhas antes de dormirem. Curiosas, as pequenas rodeavam a mãe durante a entrevista e "foram adormecendo uma a uma".

"Exige muita paciência, carinho, dedicação e organização. Tem um momento que a Karina vai sentir desespero, todos vão chorar ao mesmo tempo, mas ela tem que parar e pensar 'eu dou conta'", afirma a mãe catarinense.

“Pelo carinho, preocupação que elas têm comigo, é inexplicável, é um amor muito bonito de se viver. A cada dia é uma novidade. São muitas emoções boas e também preocupações com a comida na mesa, roupa”, afirma.
Família ficou 40 dias na maternidade em Florianópolis (Foto: Sidneia Daufemback Batista/Arquivo pessoal)Família ficou 40 dias na maternidade em Florianópolis (Foto: Sidneia Daufemback Batista/Arquivo pessoal)
Atração na cidade
Um passeio até a praça vira atração na cidade e atrai os olhares dos moradores. "Sempre procuro fazer alguma atividade com elas, dar uma volta. Elas adoram passear, ir à casa da avó, ao parque. Em dias de menos movimento, vamos a pé, todas de mãozinhas dadas, aí olham e já falam 'lá vêm as quíntuplas'. Todo mundo na cidade conhece, mas sempre tem um que quer bater foto, fazer perguntas", conta Sidneia.

Rotina
As cinco meninas dormem no mesmo quarto e a mãe em outro. Mas as seis dormiram juntas durante cerca de três anos. “No começo eu ficava numa cadeira; depois passei para um sofá; depois para uma poltrona. Com três anos é que comecei a dormir na minha cama. Mas sempre tem uma que durante a noite pergunta se pode dormir pertinho da mãe e tem aqueles dias que às 8h da manhã está todo mundo na minha cama, vem uma de cada vez.”
Meninas não se importam em usar roupas iguais, diz a mãe (Foto: Sidneia Daufemback Batista/Arquivo pessoal)Meninas não se importam em usar roupas iguais,
diz a mãe (Foto: Sidneia Batista/Arquivo pessoal)
As filhas acordam entre 8h30 e 9h30, mas às 7h Sidneia está de pé "para deixar a casa organizada, tomar café, adiantar o almoço". Ao acordarem, as crianças tomam mamadeira e vão brincar.
"Quando não tem balé, elas ficam brincando, andando de bicicleta e vou aproveitando para fazer o que precisa, mas de olho nelas, pois sempre tem uma briguinha. Me envolvo com os deveres da escola, levando para o inglês, para o balé, colégio, tem as roupas, faço a comida.”
Ela conta que a meninas não se importam de vestir roupas iguais. Elas têm gostos parecidos. "Mas geralmente coloco roupas diferentes. Enquanto coloco a meia-calça em uma, coloco a sapatilha em outra e elas vão se vestindo enquanto isso."
O prato preferido das garotas é feijão com arroz, carne e batata frita. “Eu tento dar almoço junto, trocar de roupa ao mesmo tempo, para mim fica mais fácil.”
Meninas fazem todas as refeições juntas  (Foto: Sidneia Daufemback Batista/Arquivo pessoal)Meninas fazem todas as refeições juntas
(Foto: Sidneia Batista/Arquivo pessoal)
O almoço é servido para todas entre 11h e 12h. Elas se arrumam para sair para a aula às 12h50. Para levar as filhas às atividades, a mãe utiliza um carro com sete lugares. Nele há cinco cadeirinhas. O veículo foi adquirido com doações e contribuição de familiares em 2012.
“Elas estudam de tarde. É quando aproveito para pagar as contas, fazer o que precisa. Começo cedinho a organizar o dia. Eu não tenho tempo para mim, mas estou numa fase que, às vezes, paro uns minutinhos durante a tarde para sentar, tomar café, descansar."

Quando as meninas chegam da aula, por volta das 18h, a mãe serve um lanche e depois brinca, conversa e assiste desenhos com elas. Entre 19h30 e 20h, elas vão para o banho, uma de cada vez, e dormem entre 21h e 22h.
“Fico no sofá com elas e depois de dormirem levo no colo para a cama. Mas geralmente levo para o quarto e elas vão vendo desenho e pegando no sono.”
Mãe mora com as cinco filhas pequenas  (Foto: Sidneia Daufemback Batista/Arquivo pessoal)Mãe se dedica às cinco filhas pequenas (Foto: Sidneia Daufemback Batista/Arquivo pessoal)
Amigas inseparáveis
“Elas são muito amigas, parceiras. Têm o mesmo gosto, gostam dos mesmos filmes, das mesmas brincadeiras. Tem dias que brigam. Tenho que estar por perto, se não é puxão de cabelo, tapa”, explica.
As cinco estudam na mesma sala de aula no pré-escolar de uma unidade de ensino particular em Braço do Norte. “Elas estudam na mesma turma porque uma sente muito a falta da outra, estão sempre juntas. Mas a professora sempre separa para as atividades”, explica Sidneia.
“Elas estudam na mesma turma porque uma sente muito a falta da outra"
Sidneia Batista
As meninas entraram na escolinha com dois anos e meio e Sidneia contou com o auxilio de alguns dos padrinhos das garotas para manter as mensalidades. Atualmente três delas são bolsistas. As mensalidades das outras duas meninas são pagas com auxílio de familiares. Na aula de inglês e de balé todas elas são bolsistas. Elas frequentam as atividades juntas duas vezes na semana pela manhã. “Tem que achar uma ocupação.”

“Parei de trabalhar e até hoje não consegui voltar. Faço uns bicos, um extra nos finais de semana como fotógrafa, de vez em quando. Todo fim de ano eu e minha irmã produzimos calendários com as fotos delas. Algumas empresas encomendam grande quantidade para dar para os clientes e fico com alguns sem propaganda para vender. Vou em todo canto, de casa em casa. Geralmente o pessoal contribui”, afirma.

Atualmente a família vive com recursos do governo estadual. Em abril de 2010 foi regulamentada uma lei para que famílias com trigêmeos ou mais filhos recebam auxilio de R$ 357 mensais por criança até que completem seis anos. A família de Sidneia passou a ser beneficiada em 2012.  “Depois tenho que pensar no que fazer. Trabalhar e deixar as meninas com alguém, não sei ainda”, diz Sidneia.

“Consigo entrar em uma loja de brinquedos sem levarem nada. Elas só comentam ‘mamãe, um dia você me dá isso?’. Eu negocio, converso com elas”, afirma. Os padrinhos das meninas também costumam presentear a afilhada e as irmãs. “Eles sempre trazem uma lembrancinha. No último Natal foi a bicicleta. Aí falei com todos e cada uma ganhou a sua.”
Quíntuplas do Sul de Santa Catarina com 9 meses  (Foto: Sidneia Daufemback Batista/Arquivo pessoal)Quíntuplas do Sul de Santa Catarina aos 9 meses (Foto: Sidneia Daufemback Batista/Arquivo pessoal)
Personalidades
A mãe conta que, com o passar dos anos, as semelhanças entre as filhas foram ficando mais distantes. “Elas têm gostos parecidos, mas personalidades fortes e distintas. A Vitória é mais calma, mais carinhosa, gosta de brincar com o que é dela. A Samanta é vaidosa, adora maquiagem, um anel, um brinco, gosta de trocar de roupas. A Poliana é sempre muito atenta, é amiga de todas e se preocupa com as irmãs. A Isadora é super ativa, muito antenada, está sempre dentro. A Evelin é mais envergonhada, mas muito brincalhona”, detalha.
Primeiros cuidados
Em 2008 ela engravidou de um menino, que faleceu poucos dias após nascer. “Fiquei muito triste e todos os dias nas minhas orações eu pedia a Deus que eu fosse mãe de novo. Acho que pedi demais”, brinca Sidneia. Ela engravidou naturalmente das cinco meninas em 2010.
Pedia a Deus que eu fosse mãe de novo. Acho que pedi demais"
Sidneia Batista
Os cuidados começaram ainda na gestação. “Descobri que estava grávida com um mês, com dois meses foi confirmado que eram cinco. Tive um susto enorme, passaram mil coisas na cabeça, mas se Deus me deu é porque eu tinha condições”, relembra.
“Nos primeiros meses tive muito enjoo, perdi peso, fui para o hospital por desidratação, fiz repouso absoluto. Os exames eram frequentes. No quarto mês eu soube que seriam todas meninas. Eu dizia: 'será que não tem nenhum menino aí no meio?' Hoje avalio que, se tivesse um menino, seria mais difícil, pois elas têm o mesmo gosto", afirma a mãe.

Pouco menos de um mês antes do parto, Sidneia ficou hospedada na casa de um tio em Florianópolis. Quando estava com sete meses e duas semanas fez uma cesariana na maternidade Carmela Dutra, na capital.
Ela teve as quíntuplas no sétimo mês de gestação  (Foto: Sidneia Daufemback Batista/Arquivo pessoal)Ela teve quíntuplas no sétimo mês de gestação
(Foto: Sidneia Batista/Arquivo pessoal)
“O hospital de Braço do Norte é pequeno e o de Tubarão não teria cinco incubadoras. Ia ao especialista em Florianópolis. No final, toda semana tinha ultrassom e na última, em uma quarta-feira, vimos que uma delas estava sem líquido suficiente e marcamos a cesárea para sexta-feira, dia 20 de agosto. Nasceram bem, a menor com 1,050 kg e a maior com 1,280 kg. Foram 35 dias na neonatal e 40 de hospital.

Eu as amamentei durante três meses. Depois em casa a rotina era muito corrida, aí elas passaram a tomar leite em pó de recém-nascido. Elas comiam a cada duas horas e tudo era anotado em um caderninho. Cada uma tinha uma pulseirinha com o nome. Eu, como mãe, nunca confundi, mas minha mãe, minha irmã também ajudavam”, conta Sindneia, que chegou a contratar três babás para ajudar a cuidar das meninas.

Até os dois anos, Sidneia contou com o apoio da família para cuidar e criar as meninas. “Me separei quando elas estavam com seis meses. Foi difícil, com crianças pequenas, cheia de dívidas, foi tudo muito difícil, mas tive que dar um jeito, me virar em dez mães. Um ajudava daqui, outro dali. Chegava uma hora que precisava respirar, não dava tempo nem de comer”, conta sobre a rotina de mãe de quíntuplas.

Segundo Sidneia, o nascimento dos quíntuplos em Santos fez relembrar o nascimento das filhas. “Passou um filme na minha cabeça. São muitos momentos difíceis, mas toda a preocupação e atenção a elas são substituídas pelo carinho que elas me dão”, afirma.
Com 8 meses irmãs usavam andador  (Foto: Sidneia Daufemback Batista/Arquivo pessoal)Com 8 meses, irmãs usavam andador (Foto: Sidneia Daufemback Batista/Arquivo pessoal)
fonte:http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/04/e-amor-bonito-de-se-viver-diz-mae-que-cria-quintuplas-sozinha-em-sc.html

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40

Buscando ter ‘maior bumbum do mundo’, mulher revela não conseguir achar poltrona em que caiba; VEJA FOTOS

Natasha Crown, uma modelo sueca famosa por buscar ter o “maior bumbum do mundo”, compartilhou um vídeo recentemente que revela a dificuldade que ela enfrenta para encontrar uma poltrona em que possa se acomodar. Natasha já gastou mais de R$ 700 mil em procedimentos estéticos para aumentar suas nádegas. Sua última medição registrou um bumbum de 2,2 metros. Um dos 2,3 milhões de seguidores dela no Instagram perguntou: “Como você faz para viajar? Como é a experiência nos assentos?”. Outro seguidor criticou: “Nunca vou entender por que você fez isso. Isso é tão ruim.” No entanto, Natasha não pretende parar. Ela continua com os procedimentos de Brazilian lift, nos quais a gordura é retirada de outras partes do corpo e injetada nas nádegas. A modelo também adotou uma dieta que inclui dezenas de pizzas e 12 quilos de Nutella em dois meses, com o objetivo de ganhar peso. A meta de Natasha tem um nome: Mikel Ruffinelli. Essa americana, mais conhecida como Diva, detém o recorde mundial com uma c