Pular para o conteúdo principal

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho: “Minha namorada era a televisão”

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho | José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, foi um dos executivos mais poderosos da televisão brasileira. Entrou na TV Globo em 1967, com pouco mais de 30 anos, e ajudou a montar as bases da programação e da rede de afiliadas que transformaram a emissora na maior e mais bem-sucedida do país. Nascido em 1935 de uma família ligada à música e ao rádio, Boni foi vice-presidente de operações da Globo até 1997 e, a partir de então, consultor da emissora até 2001. Desde 2003 é sócio da TV Vanguarda, retransmissora da Globo no interior de São Paulo. (Foto: Acervo TV GLOBO/CEDOC)
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, foi um dos executivos mais poderosos da televisão brasileira. Entrou na TV Globo em 1967, com pouco mais de 30 anos, e ajudou a montar as bases da programação e da rede de afiliadas que transformaram a emissora na maior e mais bem-sucedida do país. Nascido em 1935 de uma família ligada à música e ao rádio, Boni foi vice-presidente de operações da Globo até 1997 e, a partir de então, consultor da emissora até 2001. Desde 2003 é sócio da TV Vanguarda, retransmissora da Globo no interior de São Paulo. (Foto: Acervo TV GLOBO/CEDOC)
26 de abril de 1965.
Comecei a sonhar com a televisão em 1949, quando a Rádio Nacional do Rio de Janeiro fez uma demonstração no Edifício A Noite. Em 1950, acompanhei a inauguração da PRF-3, TV Tupi-­Difusora, Canal 3 de São Paulo, a primeira emissora da América Latina. Dois anos depois, com 17 anos, fui contratado pelas Emissoras Associadas como redator de rádio e televisão. Em 1955, Rodolfo Lima Martensen  (radialista e publicitário) me convidou para ser chefe  do Departamento de RTV – rádio e televisão – da Lintas, agência internacional de publicidade da Unilever.

Em uma das minhas idas ao Rio de Janeiro, em 1958, o então diretor comercial da TV Rio,Aristides Cerqueira Leite, me apresentou seu promissor assistente, um jovem de 22 anos chamado Walter Clark. Como eu tinha 23 anos, nos entendemos muito bem e imediatamente nasceu uma amizade. Todas as vezes que vinha de São Paulo para o Rio, encontrava o Walter. Saíamos à noite para jantar e conversar sobre televisão. A Lintas havia me enviado aos Estados Unidos para um breve curso de televisão. Falávamos já naquele tempo danecessidade de uma rede nacional de emissoras e de um telejornal nacional. Ficávamos de bar em bar até raiar o dia, falando como seria a televisão que gostaríamos de fazer.Abandonávamos nossas namoradas e, quando cobrados por elas, que achavam que estávamos na “esbórnia noturna”, explicávamos que estávamos sonhando com o futuro da televisão brasileira. Poucas acreditavam em nossa versão. Achavam uma desculpa esfarrapada. Na verdade, nossa grande namorada era a televisão.
>> Arquivo N: relembre momentos marcantes do jornalismo nos 50 anos da TV Globo

Em 1963, Walter Clark, já diretor-geral da TV Rio, me chamou para ser o diretor artístico da emissora. Tentamos fazer a rede com a TV Record de São Paulo, mas o Paulinho de Carvalho (Paulo Machado de Carvalho, fundador da Record) achava, na época, que televisão era uma coisa regional. Em 1966, a Tupi me convidou para montar o Telecentro, uma produtora nacional de programas que abasteceria a rede Associada de Emissoras. Topei, e o projeto foi um sucesso. Mas o sistema de capitanias não hereditárias do condomínio acionário criado por Assis Chateaubriand estimulou as emissoras menores da rede a não remeter o pagamento pelos programas que recebiam. O Telecentro, apesar do êxito artístico e de audiência, acabou morrendo aos poucos.
>> Em página especial, repórteres contam momentos marcantes da carreira

Nesse momento, em 1966, o Walter foi para a GloboEm março de 1967 eu aceitei o convite dele e também fui. Começava, então, um desafio sem precedentes. A Globo estava sob uma dura campanha dos Diários Associados, liderada pelo João Calmon (então deputado, presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão s e um dos condôminos-proprietários dos Diários e Emissoras Associados), devia dinheiro ao grupo americano Time-Life e vinha de uma série de fracassos desde sua inauguração, em 1965. Encontrei na Globo a figura magistral de Joe Wallach, um administrador que o Time-Life mandara ao Brasil e que se abrasileirou imediatamente. Não tínhamos dinheiro, mas o Joe nos ensinou a administrar o que tínhamos. Vindo de fora, viu que o Brasil era tão grande que o sucesso de uma rede nacional era inevitável. O grupo Time-Life não viu isso. Acuado pela pressão do Calmon e de uma CPI, acabou desistindo do Brasil.
>> Navegue pelo Almanaque 50 anos

Roberto Marinho empenhou casas e até as calças para tocar a Globo. Acreditou no Walter Clark, em mim e no Joe Wallach quando ainda éramos muito jovens. Eu e o Walter tínhamos pouco mais de 30 anos de idade. O Joe não muito mais que 40. Pedro Bial fez uma boa síntese disso dizendo que, quando jovem, doutor Roberto só convivia com os mais velhos para aprender. E, quando mais velho, só acreditava nos jovens para fazer.

Nas discussões iniciais sobre a estratégia a ser adotada fiz uma colocação ao Walter: o risco é muito grande e não podemos mais pensar na televisão como uma namorada, agora é casamento. E assim foi. Largamos tudo para nos dedicar à Globo. Eu topei uma participação nos lucros e fiquei sem salário quase três anos. Além do Joe Wallach contamos com parceiros como Ulisses Arce, José Octavio de Castro Neves, Mauro Borja Lopes, o Borjalo; os irmãos Renato e Edwaldo Pacote, Daniel Filho, Armando Nogueira, Alice-Maria Reiniger, Adilson Pontes Malta, João Carlos Magaldi, Augusto Vanucci, Walter Avancini, Janete Clair e Dias Gomes. Gente com talentos extraordinários.
 
O APRESENTADOR Cid Moreira, um dos dois apresentadores iniciais do Jornal Nacional, em 1969. O  JN foi o primeiro telejornal em cadeia nacional (Foto: Acervo TV GLOBO/CEDOC)
A NAMORADINHA Regina Duarte na novela Véu de noiva, de 1969. Ela veio para a Globo porque as suas prestações estavam atrasadas (Foto: Acervo TV GLOBO/CEDOC )
A ideia básica era focar no conteúdo para garantir um futuro seguro. Para penetrar em São Paulo, vieram Tarcísio e Glória Menezes, Regina Duarte, Francisco Cuoco, Lima Duarte e Sérgio Cardoso. Tarcísio e Glória foram contratados num jantar em uma cantina paulista ao lado do Teatro Brasileiro de Comédia. A Regina Duarte era um trunfo para a novela Véu de noiva e eu precisei pesquisar sua vida pessoal para fazer um contrato. Descobri que o salário dela estava atrasado na TV Excelsior e que, recém-casada, estava devendo até as prestações de móveis, geladeira e fogão. Munido desses argumentos, consegui contratar a namoradinha do Brasil. Com isso, decidi renovar o estilo de novelas que havia na Globo. Mandar a Glória Magadan embora não foi fácil. O Walter Clark havia tirado a Glória da Colgate-Palmolive e tinha uma série de compromissos com ela. Foi preciso descobrir uma brecha no contrato e contar com o Renato Pacote, que, instruído por mim, aconselhava a Glória Magadan ao enfrentamento comigo, uma situação que eu queria para denunciar o contrato. Deu pena, mas era necessário.

Enquanto nos fortalecíamos na produção de conteú­do, nos dividíamos em outras direções, àprocura de emissoras de outros Estados que pudessem ser nossas afiliadas ou compradoras do nosso produto. A primeira afiliada conquistada foi a emissora do Triângulo Mineiro, a TV Integração, de Tubal Siqueira. Depois, como era amigo do Maurício Sirotsky, recebi a missão de trazer para a Globo a emissora TV Gaúcha, do Rio Grande do Sul, hoje RBS. Para finalizar os entendimentos, fomos a Porto Alegre eu, Walter, Joe Wallach e José Octavio de Castro Neves. Maurício Sirotsky nos colocou carros à disposição para um almoço em Caxias do Sul. Quando chegamos a Novo Hamburgo, eu e o Joe Wallach fomos tomar um café, e o Walter e o José Octavio assumiram a direção dos veículos. Cada um em um carro, começaram uma disputa na pracinha bucólica da cidade. Não deu outra. Os dois foram presos pelo delegado local e só saíram à noite, com a vinda e intervenção do Maurício, que, bem-humorado como sempre, fez piada da situação com um trocadilho: “Vocês não vieram aqui para discutir uma rede de televisão? Pois começou com uma cadeia”.

Quando completamos um número razoável de afiliados, eu me empenhei pessoalmente na ampliação da distribuição do sinal no Estado de São Paulo. Com o engenheiro Adilson Pontes Malta e o Ernesto Amazonas, montamos emissoras nas principais cidades paulistas. Contamos com o apoio do Joe Wallach, mas o investimento foi feito escondido do doutor Roberto. Em 1969, chegou a rede nacional de micro-ondas implantada pelo governo. A ideia de um telejornal para todo o Brasil, a exemplo do que se fazia nos Estados Unidos, era defendida por todos na emissora. Mas havia problemas de custo e uma discussão sobre o formato. OArce arranjou o dinheiro com um patrocinador, e eu e o Armando Nogueira e a Alice definimos o formato e colocamos no ar o Jornal Nacional.

A primeira decisão a ser tomada foi exatamente a questão do formato. Algumas pessoas defendiam que cada capital deveria entrar no ar com o seu próprio apresentador, mas eu, Armando e Alice queríamos seguir o modelo americano, centralizando as notícias do país com um telejornal apresentado por dois âncoras. Essa discussão levou o Walter a crer que o Armando era contra o projeto, quando na verdade colocar o JN no ar era o maior desejo do Armando. Vencemos a discussão e adotamos o modelo que até hoje está no ar.
O segundo problema foi a escolha do horário. Na Tupi, com quase 20 anos de vida, estava oRepórter Esso, que era transmitido localmente pelas emissoras associadas. Tínhamos de enfrentar o forte concorrente e dono absoluto do gênero telejornal. A questão era: brigaríamos diretamente com o Repórter Esso ou colocaríamos nosso telejornal em outro horário? A decisão ficou comigo e optei pela concorrência direta. O Repórter Esso tinha muito texto e poucas imagens. Raríssimas reportagens com som direto, sendo a maioria das matérias apenas lidas, e algumas com imagens e narração superposta. Ganhamos a briga logo no início e poucos anos depois o Repórter Esso foi extinto.

A colocação no ar do Jornal Nacional foi, no meu entender, nossa maior conquista e a chave que abriu as portas do Brasil. Depois do JN lançamos outros programas em rede, todos com absoluto sucesso. E começamos a eliminar programas que davam audiência, mas que não se enquadravam no perfil de um público mais sofisticado. Outros saíram do ar pressionados pela censura. Dercy Gonçalves, que havia sustentado a Globo nos primeiros momentos com um extenso programa ao vivo, teve de passar a ser gravada por exigência dos censores. O programa, depois de gravado, sofria tantos cortes que tivemos de tirá-lo do ar. Chacrinha, que havia conquistado uma reputação nacional com a melhoria do nível de suas atrações, resolveu comprar a briga pela audiência com o Flávio Cavalcanti, optando por momentos inaceitáveis para os padrões que quería­mos impor. O Chacrinha saiu em 1969 e só voltou para a Globo em 1982, dessa vez sem nos dar nenhum trabalho.

Em uma biografia recente, consta que, a minha revelia, doutor Roberto havia oferecido um contrato em branco para o Chacrinha. Isso não tem o menor fundamento. Doutor Roberto não se metia em programação e comemorou a entrada no ar do Fantástico, do Chico Anysio, doFaça humor não faça a guerra e outros programas que lançamos quando perdemos a Dercy e o Chacrinha. Tínhamos carta branca para fazer o que era melhor para a empresa.

Quando chegamos, a Globo Rio estava em quarto lugar. O Canal 5, comprado depois pela Globo, estava em quinto. Havíamos prometido ao doutor Roberto que em cinco anos assumiríamos a liderança nacional. Mas aconteceu muito antes disso. Em 1969, dois anos depois, tínhamos a liderança no Rio. Em 1970, três anos depois, tínhamos a liderança nacional.Mudei por minha conta e risco o nome de TV Globo para Rede Globo, apagando em São Paulo o nome TV Paulista, como se chamava o Canal 5 antes da compra pelo doutor Roberto.

Fomos vítimas de três incêndios. Dois no Rio e um em São Paulo. O de São Paulo foi devastador, mas trouxe uma contribuição. Toda a programação de rede estava unificada, mas a produção não. Não havia espaço nos pequenos estúdios do Jardim Botânico e, como muitos artistas paulistas não queriam gravar no Rio, tínhamos, na época, produção de uma novela em São Paulo. No dia seguinte ao incêndio, os diretores de novelas no Rio, chefiados pelo Daniel Filho, apertaram suas produções e criaram o espaço para a transferência da produção da novela de São Paulo. Os artistas paulistas, vendo o tamanho do nosso problema, aderiram à ideia de se transferir para o Jardim Botânico, com o sacrifício de ter de se instalar em hotéis e até na casa de colegas. Se a programação nacional era única, a produção também passou a ser.

Durante 30 anos, os maiores sucessos da Globo foram produzidos nos estúdios construídos apenas para o jornalismo, vocação que o doutor Roberto havia definido quando o prédio foi projetado. No final dos anos 1970, o Walter Clark entrou em rota de colisão com o doutor Roberto e saiu da Globo em 1977. Foram dez anos de uma parceria perfeita. O Walter queria a minha adesão a sua saída. Eu não podia acompanhá-lo. Havia trazido quase todos os diretores, autores, atores e atrizes e tinha mais compromisso com eles do que com o Walter. Não podia abandoná-los depois de tanto empenho para conquistá-los. Seria uma traição a todo esse pessoal sair com o Walter. Tentei explicar isso a ele, mas não foi possível. Ele continuou imaginando que a saída dele era obra minha. Uma pena. Lutei até o último momento para que ele ficasse e só desisti quando doutor Roberto me disse: “Prefiro perder a Globo a deixar o Walter ficar”.
 
O FUNDADOR Roberto Marinho  na inauguração do Projac, em 1995.  Sua prioridade  era o jornalismo (Foto:  Arquivo/Ag. O Globo)
Com o apoio irrestrito do Joe Wallach,aumentamos os investimentos em conteúdo e iniciamos um novo período de expansão da empresa. A Globo, com a participação do Magaldi, criou o Criança esperança e outros programas de prestação de serviço. O parque técnico foi ampliado, iniciamos as transmissões por satélite incentivados pelo Magaldi e aumentamos os investimentos no conteúdo, conseguindo, nos anos 1980, atingir o auge do sucesso da Globo. No final dos anos 1990, graças a um esforço do Roberto Irineu Marinho, deixamos os estúdios do Jardim Botânico e eu entreguei ao doutor Roberto a primeira “claquete”que ele bateu inaugurando o Projac.
Nossos produtos, além de tomar conta de todo o Brasil, passaram a ser exportados para todo o mundo, aceitos como de alta qualidade e grande competitividadeChina, Rússia e Cuba, países socialistas, também passaram a consumir nossas novelas, minisséries e especiais. Um dia na Grécia, devido a uma tempestade no mar, tivemos de nos abrigar na Ilha de Kea, absolutamente fora da rota turística grega. Ao descobrirem na cidade que éramos brasileiros e, ainda mais, que trabalhávamos na Globo, eu e o Hélio Costa, com minha mulher, Lou, e a mulher do Hélio, fomos carregados para uma festa, onde a dona da casa era apaixonada pela série Malu mulhere pela Regina Duarte. Fomos mais homenageados do que a aniversariante. Fidel Castro mudou o horário de corte de luz para que a população de Cuba assistisse a Escrava Isaura e a Rússia editou um capítulo de três horas de duração de Mulheres de areia só para garantir a presença da população em Moscou em um dia de eleições. No Líbano, ummotorista de táxi recusou-se a receber pela corrida porque era fã de Sônia Braga e da novela Gabriela. Em Roma, até hoje, um famoso restaurante de peixes não me cobra a conta porque o dono, italiano, encantou-se com Dancin’ days e acabou casando com uma brasileira. Atualmente, com a Globo Internacional, milhares de brasileiros acompanham a programação da emissora em suas casas ou nos melhores hotéis do mundo. Mais de 100 países exibem os produtos da Globo dublados ou legendados.
 
O ANIMADOR Chacrinha com  a cantora Elza Soares, em 1968.  O animador saiu  da Globo em 1969  e voltou em 1982 (Foto: Nelson Di Rago/TV GLOBO)
Passei na Globo 31 anos da minha vida e me orgulho de termos consolidado o mercado de trabalho para os técnicos e artistas brasileiros. É bom ver a Globo completando seus 50 anos, com 45 anos de hegemonia de audiência graças à competência de seus profissionais e ao permanente espírito de renovação da empresa. Parabéns, Rede Globo! 

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40

Buscando ter ‘maior bumbum do mundo’, mulher revela não conseguir achar poltrona em que caiba; VEJA FOTOS

Natasha Crown, uma modelo sueca famosa por buscar ter o “maior bumbum do mundo”, compartilhou um vídeo recentemente que revela a dificuldade que ela enfrenta para encontrar uma poltrona em que possa se acomodar. Natasha já gastou mais de R$ 700 mil em procedimentos estéticos para aumentar suas nádegas. Sua última medição registrou um bumbum de 2,2 metros. Um dos 2,3 milhões de seguidores dela no Instagram perguntou: “Como você faz para viajar? Como é a experiência nos assentos?”. Outro seguidor criticou: “Nunca vou entender por que você fez isso. Isso é tão ruim.” No entanto, Natasha não pretende parar. Ela continua com os procedimentos de Brazilian lift, nos quais a gordura é retirada de outras partes do corpo e injetada nas nádegas. A modelo também adotou uma dieta que inclui dezenas de pizzas e 12 quilos de Nutella em dois meses, com o objetivo de ganhar peso. A meta de Natasha tem um nome: Mikel Ruffinelli. Essa americana, mais conhecida como Diva, detém o recorde mundial com uma c