Pular para o conteúdo principal

Nem o Ministro da Justiça escapa da CPI da Petrobrás



A CPI da Petrobras aprovou nesta quinta-feira (9) a convocação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para prestar esclarecimento sobre o grampo encontrado na cela do doleiro Alberto Youssef na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. A PF nega ter feito a escuta ilegal.

O pedido, de autoria de deputados da oposição, foi incluído em um bloco de requerimentos propostos pelo relator da comissão, Luiz Sérgio (PT-RJ). Por se tratar de uma convocação, o ministro será obrigado a comparecer ao colegiado. A data ainda será marcada.

"Queremos que o ministro, como chefe da Polícia Federal, possa explicar as dúvidas que ficamos sobre o episódio", disse Luiz Sérgio. Na semana passada, dois policiais federais confirmaram à CPI que a escuta na cela do doleiro foi colocada sem autorização da Justiça.

No início da noite desta quinta, Cardozo divulgou nota na qual disse não ver problema em ser convocado. "Se eu puder colaborar de alguma forma para a elucidação dos fatos, eu o farei. Comparecer ao parlamento é sempre uma honra para mim", disse o ministro na nota.

Durante a sessão, o relator disse que não se opôs à convocação do ministro porque não tem "dúvida" de que ele esclarecerá os pontos questionados com "muita firmeza e convicção". Ele negou que a participação de Cardozo na CPI se trate de articulação do PT para desgastar o ministro, que já foi alvo de críticas de setores da legenda por não impedir, na avaliação desses setores, o vazamento “seletivo” de depoimentos.

O deputado Imbassahy (PSDB-BA) ponderou, no entanto, a convocação de Cardozo acontece num momento em que vêm a público "insatisfações" até de líderes do PT com relação ao ministro. "Até recentemente, [o ministro] disse que estava em situação de desconforto", afirmou.

Os deputados vão solicitar o conteúdo da sindicância interna aberta pela PF para apurar a instalação do grampo e também chamarão para prestar esclarecimentos todas as pessoas ouvidas na sindicância.

Também serão ouvidos pela comissão o superintendente da PF no Paraná, Rosalvo Franco, além de quatro delegados da Lava Jato: Daniele Rodrigues, Maurício Grillo, Igor Romário de Paula e Marcio Anselmo.
Questionado se havia uma intenção da CPI de investigar a própria Lava Jato, o presidente da comissão, Hugo Motta (PMDB-PB), desconversou e disse que o relator tem a sua própria linha de investigação, que poderá ser essa de “analisar a legalidade de atos no âmbito da operação”.

Além da convocação do ministro, foram aprovadas as convocações do empresário e delator Júlio Camargo que, segundo as investigações, cuidou de contrato apontado como fonte da propina que teria sido paga ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do ex-policial Jayme de Oliveira, que teria entregado dinheiro ao presidente da Câmara.

A CPI aprovou ainda a convocação da advogada Beatriz Catta Preta, que faz a defesa do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, entre outros investigados na Operação Lava Jato.

O autor do requerimento, deputado Celso Pansera (PMDB-RJ), justifica a ida da advogada à CPI para explicar como seus clientes têm custeado a defesa. Ele argumenta que muitos deles fizeram acordo de delação premiada com a Justiça, comprometendo-se a devolver o dinheiro desviado, mas que declararam à comissão que bancam sua defesa com recursos próprios. Segundo ele, trata-se de uma "incongruência".

Motta negou que a convocação da advogada seja em retaliação ao fato de ela ter conseguido no Supremo suspender as acareações previstas para esta semana das quais Barusco participaria. “Ela é advogada de quase todos os delatores da Lava Jato. Eu tive o cuidado de ler o requerimento para que não saísse essa impressão de retaliação. Ela vem para explicar como está recebendo os seus honorários”, justificou.
Catta Preta juntou laudos médicos e afirmou que a situação do câncer ósseo de Barusco piorou no último mês e pediu para que o depoimento só fosse marcado quando tiver em "plenas condições" para participar da acareação.Outro investigado na Lava Jato que será chamado a depor é Adarico Negromonte, irmão do ex-ministro das Cidades Mário Negromonte (PP-BA). Adarico é suspeito de transportar dinheiro de propina para agentes políticos e partidos a mando de Youssef.

Entre as convocações aprovadas também estão as dos presidentes das empreiteiras Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, suspeitos de participação no escândalo de corrupção.

A CPI votou novamente a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico da ex-mulher e de três filhas do doleiro Youssef. A comissão já havia aprovado a quebra em outra sessão, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu uma decisão liminar (provisória) suspendendo a quebra alegando que os requerimentos não apresentavam indícios de envolvimento delas no esquema de corrupção da estatal.

O grupo também aprovou três novas acareações: uma entre o empresário Caio Gorentzvaig, da Petroquímica Triunfo, e o empresário David Feffer, ex-dono da petroquímica Suzano; outra entre o empresário Auro Gorentzvaig, também da Triunfo, e Daniel Feffer; e uma terceira entre executivo da empresa Toyo Setal Augusto Mendonça Neto, Renato Duque e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari.


fonte:http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/2015/07/cpi-da-petrobras-aprova-convocacao-do-ministro-da-justica.html

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

DORIA NÃO MENTE

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Rancho D´Ajuda

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40