Pular para o conteúdo principal

Saiba por que esse dia dedicado as mulheres é tão importante

O Dia Internacional da Mulher foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1977. A data é uma maneira de destacar e reconhecer a importância e a contribuição do sexo feminino para a sociedade.
As suas origens remontam a meados do século 19 e começo do século 20, quando trabalhadoras começaram a ir às ruas pelo direito ao voto, pela melhoria nas condições de trabalho e pela igualdade de gênero.
De lá para cá, muita coisa mudou. Hoje em dia a mulher vota, trabalha fora, casa e se separa sem precisar de autorização masculina, desempenha funções e ocupa cargos que antes eram exclusividade dos homens.
Bancada feminina faz protesto no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, para reivindicar maior participação das mulheres na política
Diante de tantos avanços, por que é necessário um dia dedicado à mulher? Nos dias de hoje, há realmente necessidade de uma data assim? A resposta para esta última pergunta é sim, e mulheres de diferentes áreas ouvidas pela reportagem doUOL explicam as razões.

Além da comemoração

Mais que um dia de celebração e de receber agrados de filhos, companheiros e colegas de trabalho, o 8 de Março é uma data política. "O Dia Internacional da Mulher é para lembrar a importância de as mulheres terem direitos", afirma Regina Navarro, psicanalista e colunista do UOL.
Na opinião de Marisa Sanematsu, diretora de conteúdo do Instituto Patrícia Galvão, houve avanços "em vários setores", mas as mulheres ainda não têm acesso "a todos os direitos que devem ter". "A gente não alcançou a igualdade efetiva [entre os gêneros]. Ainda precisamos ter datas para lembrar que é um problema que persiste", defende.
A ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Luciana Lóssio destaca a "representatividade" da data. "É uma política afirmativa. Acho que hoje nós ainda precisamos disso como um marco para nosso amadurecimento, para reflexão. É importante ser lembrado, ser pensado", diz. 

Violência contra a mulher

O Brasil tem uma das maiores taxas de assassinatos de mulheres entre 83 países, segundo o estudo "Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres no Brasil".
O fim da violência contra a mulher tem sido, nos últimos anos, uma das principais reivindicações durante o Dia da Mulher e também um dos maiores desafios do movimento feminista. "A pauta do 8 de Março é cada vez mais permeada pela questão da violência de gênero como assunto urgente que deve ser enfrentado", afirma Marisa Sanematsu.
Ela diz que ainda não se encontraram "maneiras de efetivamente mudar essa cultura de violência contra mulheres" e aponta como o principal entrave a "cultura machista". "Essa noção de que as mulheres valem menos ainda é muito forte e fica muito evidenciada na questão da violência", diz.
"[Essa cultura machista] vem do lar, passa por escola, sociedade, trabalho, relações afetivas. Mudou muito pouco a forma de educar homens e mulheres na direção de fugir da desigualdade, da subalternidade das mulheres em relação aos homens", analisa.Há um ano entrava em vigor a lei 13.104/15, que tornou o assassinato de mulheres como um agravante do crime de homicídio. Com isso, o feminicídio passou a ser considerado um delito hediondo, de extrema gravidade. A sanção do projeto de lei foi uma vitória da bancada feminina do Congresso, que corresponde a pouco mais de 10% do total de deputados federais e senadores.
"As mulheres continuam a ser sub-representadas na política e em muitos outros postos que comprovam a distribuição de poder, como na direção de grandes empresas e órgãos públicos hierarquicamente significativos", afirma a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), da Procuradoria Especial da Mulher do Senado.
Ela critica a legislação que determina a reserva de 30% das vagas dos partidos para candidaturas de mulheres. Na opinião da senadora, a medida é ineficiente. "Os partidos utilizam as mulheres apenas para preencher as vagas nas vésperas das eleições, as chamadas candidatas laranjas."
Grazziotin defende a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 134/15 que prevê cota mínima de mulheres no Legislativo. "A proposta garante a reserva escalonada de vagas para mulheres no pleito seguinte ao da sanção da proposta. Serão 10% de cadeiras nas primeiras eleições, seguidas de 12% e 16% de vagas nas eleições seguintes", explica. O projeto foi aprovado pelo Senado em setembro de 2015 e será analisado pela Câmara.
* colaborou Marina Motomura, em Brasília

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

A grande farsa

  “Amigos, há um momento, na vida dos povos, em que o país tem de ser anunciado, promovido e profetizado”. (Nelson Rodrigues). A Globo e o Consorcio de Imprensa que ela comanda, inventaram uma grande farsa: a crise na Seleção Brasileira. Dela participaram Tite, Casemiro, Renan como bonequinhos de ventríloquo, que vocalizaram as “dores” que os pobres atletas-europeus estavam sentindo. Por tabela, entra Rogério Caboclo, um “homem mau”, namorador, que precisava ser eliminado urgentemente da CBF, segundo deixa entender a Globo. No núcleo central da trama a Copa América e o vírus que provoca a epidemia.Acompanhe o desenrolar da trama, digna de uma novela mexicana: Casemiro, a quem o técnico Tite entregou a braçadeira de capitão da Seleção, perguntado pelo repórter Eric Faria, da TV Globo, “se a posição que ele pretende externar após o jogo de terça é compartilhada pelos companheiros, ele garantiu que fala pelo grupo”, disse: – “Nós iremos falar, o Tite explicou a situação, eu como capitão,

Volkswagen anuncia que pretende adotar férias coletivas para trabalhadores de três fábricas no Brasil

  A montadora alemã  Volkswagen  confirmou, na tarde desta segunda-feira (13), que pode adotar  um período de férias coletivas ainda neste mês   por possível impacto da produção pela tragédia que atinge o Rio Grande do Sul.  Temporais causaram grandes enchentes no estado e  mais de 140 pessoas morreram até o momento. Em nota enviada para a imprensa nesta segunda, a Volks afirmou que "protocolou férias coletivas de forma preventiva para as fábricas Anchieta de  São Bernardo do Campo (SP) ,  Taubaté (SP)  e  São Carlos (SP) , as três unidades no estado de São Paulo, que poderão entrar em férias coletivas a partir de 20 de maio, com o atual cenário". A empresa afirma que "em função das fortes chuvas que acometem o estado do Rio Grande do Sul e o povo gaúcho, alguns fornecedores de peças da Volkswagen do Brasil, com fábricas instaladas no estado, estão impossibilitados de produzir nesse momento". Ainda segundo a Volks, as fábricas Anchieta e Taubaté devem ter 10 dias de

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

Eduardo Leite é criticado por dizer que ‘grande volume de doações’ vai prejudicar o comércio do RS

  O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), está enfrentando críticas nas redes sociais após afirmar que o “reerguimento do comércio” do estado pode ser prejudicado pelas doações feitas pelos brasileiros para ajudar a população gaúcha afetada pelas enchentes, que já resultaram em 149 mortes. Em entrevista à Rádio Band News FM, Leite mencionou a necessidade de estruturar ferramentas e canais para que as pessoas interessadas em fazer doações também possam apoiar o comércio local, que foi impactado. Ele expressou preocupação com o grande volume de doações físicas chegando ao estado e como isso pode afetar a recuperação do setor comercial, considerando que muitos desses itens vêm de outras regiões do país. A declaração do governador gerou debates sobre prioridades e a importância de equilibrar o apoio às vítimas com o impacto econômico local. Informações: Terra Brasil Notícias/ https://terrabrasilnoticias.com/2024/05/eduardo-leite-e-criticado-por-dizer-que-grande-volume-de-d

Morre Silvio Luiz, narrador esportivo, aos 89 anos

  Morreu nesta quinta-feira (16) o narrador esportivo Silvio Luiz, de 89 anos. Ele estava internado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde o dia 8 de maio. Silvio sofreu um AVC durante a transmissão do jogo entre Palmeiras e Santos, pela final do Campeonato Paulista, em abril. Contratado da TV Record, o locutor liderava a equipe de transmissões das plataformas digitais da emissora desde 2022. Silvio Luiz estava em coma induzido, intubado e impossibilitado de fazer hemodiálise devido à fragilidade decorrente da idade. Ele enfrentava problemas renais. Sylvio Luiz Perez Machado de Sousa era o nome de batismo de Silvio Luiz. Nascido em 14 de julho de 1934, começou a carreira em 1952, fazendo participações em radionovelas. Como locutor, iniciou sua trajetória na Rádio Record. Passou pela Rádio Bandeirantes e, na extinta TV Paulista, foi o primeiro repórter de campo da imprensa esportiva brasileira. Silvio também foi árbitro de futebol. Ele foi um dos assistentes na partida de inaugur

Urgentíssimo! Por favor, assista a este vídeo!

  Créditos: Silas Malafaia/https://www.youtube.com/watch?v=5JKG5sXauxA Silas Malafaia Oficial Silas Malafaia Oficial

NIO Factory Tour - China production

  Créditos:  NIO Factory Tour - China producti on/ https://www.youtube.com/watch?v=IRW0Aj-BBBM KondorCars

Aparição de Extraterrestre?

  fonte;   The History Channel Brasil

DORIA NÃO MENTE