Pular para o conteúdo principal

Conheça a história da angolana jurada de morte que tenta reconstruir a vida em SP

Olga e Patrícia ao lado dos filhos, no cômodo que agora dividem no centro da cidade  (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Após 12 horas de cozimento em uma panelinha elétrica, é possível sentir o cheiro da carne e do funge, farinha típica africana, que aplaca mais a saudade que a fome ao serem repartidos entre os seis moradores de um cômodo em uma ocupação na Sé, no Centro de São Paulo.

Há uma semana, o quarto-sala-cozinha é residência fixa de duas famílias angolanas que deixaram Luanda por questões de sobrevivência. Entraram no país com visto de turista e, por aqui, pediram status de refugiadas. Patrícia Cruz, de 30 anos, e seus filhos, Patrício, de oito anos, e Joice, de dois, compartilham o diminuto espaço com Olga e suas duas meninas, Bênção e Alegria.


Por ora, dormem todos juntos em cobertores improvisados de colchão. “A vida é assim, para pular melhor tem que marcar o primeiro passo. É só por um tempo, vamos aguentar. Trabalhando, batalhando", defende Patrícia.
As famílias se conheceram durante os quatro meses de estadia na Casa do Migrante, espaço da Missão Paz, braço da igreja católica que presta apoio aos imigrantes e refugiados na cidade. A mudança mais recente foi provocada, segundo elas, por uma questão de “consciência”.
"Nós vivemos [na Casa do Migrante] por um tempo, somos acolhidos, mas tem outras pessoas que tem que vir também. Como eu consegui um emprego que dá para pagar pelo menos um quarto, então fui para lá [para a ocupação], para outras pessoas virem ocupar meu lugar", explica Patrícia.
Novo fluxo
De fato, toda semana novos imigrantes chegam à cidade. No caso dos angolanos, a maioria, assim como elas, migra para não morrer. "Na verdade, angolano não gosta de habitar outro país. Posso visitar, mas meu sangue está em Angola. Todos nós somos assim", comenta Patrícia. 
Coordenador da Missão Paz, padre Paolo Parise afirma que a motivação é sempre por questões de segurança. “Eles falam da violência, o custo de vida é altíssimo também. E apensar de não ser uma ditatura, se alguém crítica, tem que se mandar”, explica o padre.
Membro da Opep e segundo maior exportador de petróleo da África, atrás apenas da Nigéria, Angola recebe mais de 90% de sua receita externa através de exportação de petróleo.
Patrício, filho mais velho da angolana, conseguiu vaga em uma escola no Centro da cidade. Joice ainda está na fila de espera de uma creche  (Foto: Marcelo Brandt/G1)Patrício, filho mais velho da angolana, conseguiu vaga em uma escola no Centro da cidade. Joice ainda está na fila de espera de uma creche (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Embora autoproclamada uma república democrática, o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, está no comando do país desde 1979, e é um dos líderes africanos que mais tempo ficou no poder. A próxima eleição deve ser em 2017.
Na Casa do Migrante, centro de referência para essa população, nos últimos sete meses, 359 angolanos foram atendidos no espaço. O número é o dobro do que foi registrado durante todo o ano de 2015, e corresponde a 632% de crescimento entre 2013 e 2016.
No Centro Scalabriniano de Promoção do Migrante, no Pari, Zona Norte, também gerenciado pela igreja católica, dos 125 imigrantes que residem temporariamente no local, 70% são angolanos.
“Foi um aumento bem significativo. Dez anos atrás nos atendíamos, do volume total de imigrantes, os africanos eram 0,5%, hoje em dia já são 14%", comenta Parise.
'Mama morreu'
Patrícia deixou Luanda em janeiro com dois dos três filhos. Na bagagem, documentos, passagem de avião e estadia em um hotel no Rio de Janeiro. Era o que dinheiro guardado com o trabalho de decoradora em festas e casamentos conseguia prover. Fugiu após quase morrer espancada.
"Não foi meu desejo estar aqui. Eu nem sonhava com isso. Eu estava bem, tinha minha casa, estava tudo legal. Meu marido trabalhava com um senhor, um general, em uma das casas de uma segunda esposa dele. Não sei o que aconteceu entre ele e essa senhora, mas depois de algum tempo, ouvi dizer que tiveram um caso. Não sei se é verdade ou mentira", relata.
Ficção ou fato consumado, a possiblidade de traição fez com que homens invadissem a casa em que bem vivia com ordens para matar seu marido. Na falta dele – que conseguiu escapar levando Maravilha, de cinco anos, segunda dos três filhos do casal – agrediram e ameaçaram Patrícia.
Ela conta que seu marido, minutos antes, tentou alertar de que eles deveriam sair da casa ainda naquela noite. Sem entender os motivos, relutou em acordar as outras duas crianças, que já dormiam.
As quatro crianças divivem o espaço de um cômodo em uma ocupação na Sé (Foto: Marcelo Brandt/G1)As quatro crianças divivem o espaço de um cômodo em uma ocupação na Sé (Foto: Marcelo Brandt/G1)
“Eu não consegui sair, os homens entraram. Começaram a ameaçar dizendo onde estava meu marido, e eu não quis dizer. Também não sabia para onde tinha fugido. Me bateram muito, até nas crianças também. Queriam me matar, mas como bateram muito em mim, eu desmaiei. Fiquei toda desfigurada.”
Os capangas foram embora e a deixaram desacordada. Recorda de ouvi-los discutindo se deveriam matá-la, mas logo notou que tinham partido. Ainda grogue, ouvia os gritos dos filhos, que assistiram à sessão de tortura.
“Uma coisa que tem em Angola é que a pessoa pode gritar, quase morrer, e ninguém vem. E ninguém pode abrir a porta. Porque todo mundo está com medo. Eu só ouvia meu filho a gritar ‘mama morreu’. Ele pegou água e despejou em cima de mim. Eu fui me arrastando até um vizinho”, relembra. 
Conseguiu carona até a casa de sua irmã, que mora em uma cidade mais afastada da capital, onde passou um tempo, na tentativa de encontrar informações do marido e da filha. As ameaças prosseguiram, e ela se viu obrigada a fugir. “Eu tentei procurar minha filha, mas como era um caso de vida e morte, decidi sair do país.”
Optou pelo Brasil no desespero, e pela facilidade do idioma. “Até que não escolhi o Rio. Mas com medo de morrer, eu disse ‘deixo arriscar, né?’”, revela. Ficou dois meses. O dinheiro que tinha rendeu quatro diárias em um hotel. Depois, conta que conseguiu abrigo em uma igreja pentecostal e, trabalhando trançando cabelos em Madureira, na Zona Norte fluminense, juntou dinheiro para arriscar a vida em São Paulo.
À espera de Maravilha
Na capital paulista desde março, conseguiu um emprego como empregada doméstica e vaga na escola para Patrício, o filho mais velho. Não nega o estranhamento, mas diz estar disposta a qualquer tipo de oficio para sustentar os filhos.
“Em Angola nunca trabalhei como doméstica. Mas aqui estou a fazer porque quero sustentar meus filhos, quero fazer tudo. É difícil, mas tem que fazer", acredita.
Albino, o primogênito exige cuidados extras. Em Luanda, a casa onde moravam tinha ar-condicionado, pois o garoto não pode ficar exposto ao calor. Por ora, tem conseguido protetor solar fator 60 com a ajuda de assistentes sociais da Casa do Migrante. Também foi lá que descobriu o problema de visão do garoto, que agora tem os olhos azuis emoldurados pelo óculos.
Apesar das inúmeras dificuldades, diz sentir-se segura e conformada com a impossibilidade de retornar a seu país. “Não tem como voltar. Eu estou bem aqui. Quando eu vim estava frustrada, frustrada mesmo. Graças a Deus eu estou calma, estou bem", analisa.
A angolana só esmorece ao lembrar de Maravilha. A menina fez aniversário no dia 23 de julho. Patrícia não sabe onde a filha e o marido estão.
“Meu coração só anda para a minha filha. Meu maior sonho é ficar junto com minha família, principalmente minha filha. Eu amo meu marido, apesar de tudo.”
Ela afirma que seguirá com a aliança na mão esquerda, até ter a chance de saber o que realmente aconteceu.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

DORIA NÃO MENTE

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Rancho D´Ajuda

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40