Pular para o conteúdo principal

FILME DIVULGAÇÃO: Abordada no cinema, dependência de sexo pode destruir a vida de quem sofre do problema




O filme "Shame", lançado nos cinemas em março, tira das sombras um assunto polêmico e espinhoso: a dependência sexual. No filme de Steve McQueen, o publicitário Brandon (Michael Fassbender) faz sexo de maneira incontrolável e tem a rotina abalada com a visita da irmã mais nova, Sissy (Carrey Mulligan). Os atores Michael Douglas e David Duchovny e o jogador de golfe Tiger Woods são notórios compulsivos, mas, longe dos holofotes, o problema não tem nem um pouco de glamour. Pelo contrário: a pessoa perde o controle da própria vida, desperdiça dinheiro e corre até risco de morte. Veja, a seguir, as principais características desse cruel transtorno de personalidade:

O que é
De acordo com o psicólogo e terapeuta sexual Itor Finotelli Jr., pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa do Instituto Paulista de Sexualidade (GEPIPS), não é quantidade de sexo que caracteriza um dependente, mas a maneira com que ele lida com a sexualidade e o investimento que coloca nela. "O sexo domina a vida da pessoa. É o caso de quem passa oito horas na internet vendo imagens pornográficas para se excitar. O dia gira em torno disso", explica. O especialista ainda diz que o compulsivo sexual tem a impressão de que algo muito ruim vai acontecer com ele se não ceder aos impulsos.

Quando começa
De acordo com a psicóloga e sexóloga Regiane Garcia, as experiências vividas na adolescência podem ser cruciais para o desenvolvimento do distúrbio. "Essa fase, que marca a transição da infância para a idade adulta, é muito movida a prazer. Os jovens têm dificuldade em adiar o prazer e costumam agir por impulso. Já o adulto maduro sabe se programar e consegue lidar com a espera", explica. Para o psiquiatra Aderbal Vieira Jr., do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Universidade Federal de São Paulo, a manifestação da dependência, porém, começa a surgir por volta dos 35 anos, idade em que a pessoa já conquistou algumas coisas e desfruta de certa estabilidade. 

Perfil do dependente
O sexo é, foi e sempre será um componente forte na vida da pessoa, que também apresenta baixa tolerância aos desejos e às frustrações. A maior parte dos dependentes pertence ao sexo masculino. Não há estudos conclusivos sobre os motivos, mas uma explicação plausível é que os homens desde cedo são socialmente estimulados a se interessar por sexo, o que não acontece com as mulheres. "E, em geral, os transtornos de personalidade, como é o caso da compulsão sexual, nunca andam sozinhos. Os dependentes de sexo podem fazer uso de substâncias ilícitas, ser viciados em jogo ou comida etc.", explica Itor Finotelli Jr. A depressão, via de regra, também dá as caras.

Prejuízos
E como o sexo é uma espécie de válvula de escape para um vazio que não tem fim, a angústia nunca acaba. "A pessoa vivencia um sentimento de vazio. Ela transa, mas continua mal", segundo Regiane Garcia. Esse círculo vicioso faz com que outras esferas da vida sejam negligenciadas: amizades, relacionamentos afetivos e familiares, hobbies, carreira etc. O terapeuta sexual Itor Finotelli chama atenção ainda para o ônus financeiro, já que os doentes acabam gastando muito mais dinheiro do que conseguem produzir para sustentar a dependência –pagam prostitutas, alugam grande quantidade de filmes pornôs, compram revistas e objetos eróticos, etc.

Perigos
A dependência de sexo oferece vários riscos, que vão de DST’s (doenças sexualmente transmissíveis) até risco de morte. "Como a pessoa tem sua capacidade de avaliação comprometida, pode se envolver com gente perigosa e desequilibrada, de conduta má", conta a sexóloga Regiane Garcia. No caso de pessoas de perfil exibicionista –que gostam de se masturbar ou transar em público– a chance de um processo e até uma prisão por atentado ao pudor é grande.

Tratamento
Em geral, tem dois anos de duração e base na psicoterapia. "Através da ajuda profissional, o paciente vai aprender a lidar melhor com seus sentimentos e desejos e, principalmente, aprender a controlar os pensamentos e impulsos. O objetivo é mudar a maneira de se relacionar com o sexo, o que faz com que a abstinência não seja o melhor método", declara o psiquiatra Aderbal Vieira Jr. Há o risco de recidivas e é comum que a pessoa continue a manter uma alta atividade sexual, mas com maior controle da autonomia e do poder de escolha, evitando situações constrangedoras ou que atrapalhem o curso normal da sua vida. Boa parte dos casos exige também o uso de medicação (antidepressivos) para controlar a compulsão e a ansiedade.

Grupo de apoio
O grupo Dependentes de Amor e Sexo Anônimos se baseia na tradição do Alcoólicos Anônimos, inclusive com a premissa dos 12 passos (o primeiro é admitir a impotência para lidar com o problema) e pode ser uma alternativa eficaz para tratar o transtorno. "A troca de experiências entre os participantes e o apadrinhamento por alguém de um nível avançado do programa foram fundamentais na minha vida", conta o professor Leonardo (não quis revelar o sobrenome), 33 anos, membro do grupo de Belo Horizonte (MG). O apadrinhamento consiste na escolha de uma pessoa para aconselhar e orientar cada etapa. Leonardo, que faz parte do grupo há oito anos, afirma que o tratamento é contínuo, pois à medida que a pessoa vai amadurecendo ou envelhecendo novas questões podem vir à tona.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Veja os 50 carros mais vendidos do Brasil em abril de 2024

O Brasil vendeu  207.204 carros novos de passeio e comerciais leves  em abril de 2024, representando um avanço de  37,6%  em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando 150.591 unidades foram emplacadas. Os dados foram divulgados pela consultoria Jato do Brasil.  O  Volkswagen Polo   voltou a ser o carro mais emplacado do país, vendendo  12.434  unidades. Em segundo lugar, surge a picape compacta  Fiat Strada , com   11.497 . Por fim, o  Chevrolet Onix   é o terceiro carro mais vendido de abril, com   9.087   licenciamentos. O  BYD Dolphin Mini  não apenas manteve o posto de carro elétrico mais vendido do Brasil como bateu um recorde histórico no segmento. O hatch emplacou  3.143 unidades , superando modelos tradicionais do mercado, como  Toyota Corolla ,  Peugeot 208  e  Citroën C3 .  Confira os 50 carros mais vendidos do Brasil em abril de 2024: Modelo Unidades vendidas 1°) Volkswagen Polo 12.434 2°) Fiat Strada 11.497 3°) Chevrolet Onix 9.087 4°) Fiat Argo 8.599 5°) Hyundai HB

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

Dinamarca reduzirá para 15 anos a idade para abortos sem consentimento dos pais

  O governo da Dinamarca anunciou nesta quarta-feira (24) que pretende reduzir de 18 para 15 anos o limite de idade para que adolescentes interrompam a gravidez sem o consentimento dos pais. A ministra da Igualdade do país, a liberal Marie Bjerre, anunciou a decisão no 50º aniversário da descriminalização do aborto na Dinamarca e disse que é "natural" discutir se a legislação estabelece o "equilíbrio adequado". Convicções da Gazeta do Povo: Defesa da vida desde a concepção "A idade legal para relações sexuais é 15 anos. Também é de 15 anos para poder ter acesso ao tratamento no sistema de saúde. Portanto, achamos correto que uma jovem possa fazer um aborto dos 15 aos 17 anos sem ter que envolver os pais", acrescentou. Bjerre admitiu que interromper uma gravidez não é uma "escolha fácil" e que é importante que as jovens nessa situação busquem apoio em seu ambiente e recorram a pessoas em quem confiam, como amigos, irmãos e professores, por exemplo

BYD Dolphin Mini bate novo recorde e já vende mais que Toyota Corolla

  O BYD  foi lançado há dois meses no Brasil e pela segunda vez surpreendeu nos números de vendas. Se no mês passado o compacto  já havia batido o recorde de elétrico mais emplacado do Brasil  com 2.469 unidades, em abril o número é ainda maior: 3.143 licenciamentos. Número suficiente para o hatch elétrico superar até o tradicional  Toyota Corolla , que vendeu 3.110 unidades no mês. Os números são da consultoria Jato do Brasil. Se comparar com modelos da mesma categoria, o Dolphin Mini importado da China superou a soma de  Peugeot 208  e  Citroën C3 . Os dois juntos venderam 3.009 carros. A alta do Dolphin Mini, no entanto, reflete uma leve baixa no “irmão maior”  Dolphin . O hatch era detentor do antigo recorde de vendas em dezembro do ano passado, quando emplacou  2.249 unidades . Neste ano, porém, as vendas têm baixado mês a mês e chegou às  1.619 unidades em abril . Vendas do BYD Dolphin Mini x BYD Dolphin BYD Dolphin Mini   Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr                          

Governador Eduardo Leite decreta estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul

  Edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) da noite dessa quarta-feira (1°) publicou o Decreto 57.596, que “declara estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul afetado pelos eventos climáticos de chuvas intensas ocorridos a partir de 24 de abril de 2024”. O decreto destaca que o Rio Grande do Sul é atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III – caracterizados por danos e prejuízos elevados. Os eventos meteorológicos ocasionaram “danos humanos, com a perda de vidas, e danos materiais e ambientais, com a destruição de moradias, estradas e pontes, assim como o comprometimento do funcionamento de instituições públicas locais e regionais e a interdição de vias públicas”, descreve o decreto assinado pelo governador Eduardo Leite. Com a entrada em vigor, fica decretado que órgãos e entidades da administração pública estadual, observadas suas competências, prestarão apoi

Urgentíssimo! Por favor, assista a este vídeo!

  Créditos: Silas Malafaia/https://www.youtube.com/watch?v=5JKG5sXauxA Silas Malafaia Oficial Silas Malafaia Oficial

Chuvas afetam 114 municípios e deixam ao menos 10 mortos no RS

  Balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul no fim da tarde desta quarta-feira (1º) revela que 114 cidades gaúchas foram atingidas pelas fortes chuvas que afetam o estado desde segunda-feira (29). Ao menos dez mortes foram confirmadas. Outras 11 pessoas estão feridas. Ao todo, 19.110 pessoas foram afetadas em solo gaúcho por ocorrências como enchentes, deslizamentos de terra, transbordamento de rios e desabamentos. O último balanço mostra que 3.416 indivíduos estão desalojados e 1.072 estão em abrigos. Do total de dez mortes, duas ocorreram em Paverama e duas em Salvador do Sul. Os outros municípios que registraram vítimas fatais foram Pântano Grande, Itaara, Encantado, Segredo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. Há ainda 21 pessoas desaparecidas, sendo oito em candelária, seis em Encantado, quatro em Roca Sales, duas em São Vendelino e uma em Passa Sete. Os locais mais afetados pelos temporais são a região central do estado e os vales do Caí e do Taquari. Segundo o Instit

Agrishow - Melhores momentos - 1ºdia (29/04)

  Créditos: Agrishow 2024/https://www.youtube.com/watch?v=BgBYzXahRLo Agrishow Feira

Paolla Oliveira, não se fala em outra coisa; "Felizes para Sempre"

TUFÃO Paolla em cena da série e na breve caminhada ( sem Photoshop ) em direção à glória. A temperatura do país subiu (Foto: reprodução) (Foto: reprodução) O verão de 1982, ano em que foi ao ar a série Quem ama não mata , entrou para a história pela moda dos sanduíches naturais. Trinta e três anos depois, um verão que parecia destinado a ser lembrado pelo calor sufocante e pela escassez de água tornou-se, repentinamente, a estação de Paolla Oliveira. A estrela de  Felizes para sempre? , adaptação da série de 1982 escrita pelo mesmo Euclydes Marinho, varreu o país como um tufão depois de uma cena em que caminha languidamente na direção de uma varanda, vestida apenas com um fio dental. Assim que a cena foi ao ar, na noite da terça-feira, a imagem do corpaço da atriz de 32 anos virou febre. Foi reproduzida à exaustão em posts e listas na internet  e apareceu ao lado de hashtags como “inveja” e “voltando para a academia amanhã”, com o olhar feminino sobre o tema. Melhor deixar de l