Pular para o conteúdo principal

“Para a Igreja, o casamento é a união de um homem e uma mulher”

Dom Raymundo Damasceno (CNBB)
Prestes a deixar o comando da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o cardeal Dom Raymundo Damasceno, de 78 anos, arcebispo de Aparecida, falou com exclusividade a ÉPOCA sobre os limites da visão modernizante do Papa Francisco em relação aos costumes da sociedade.
Nesta entrevista realizada no final de março em sua residência, no Seminário do Bom Jesus, em Aparecida,  Dom Damasceno, como é mais conhecido, aborda a união homoafetiva, o divórcio, o controle de natalidade e o papel reservado à mulher na Igreja. Ele comenta também a afirmação do Papa Francisco de que seu papado deve ser breve. “Se o Papa julgar, diante de Deus e de sua consciência, que não tem mais condições de dirigir a Igreja por motivos de saúde, de debilidade física, não terá dúvida em renunciar”, afirma. “Agora, imagine se, com a renúncia, você passar a ter dois papas, três papas por aí, papas eméritos. É complicado.” Confira abaixo os trechos da entrevista de Dom Damasceno sobre os costumes que não foram publicados na edição semanal de ÉPOCA.
ÉPOCA – Desde a sua eleição, o papa Francisco tem sido visto como um líder modernizante da Igreja Católica e tem defendido mudanças em questões ligadas aos costumes dos fiéis, como no caso do divórcio. O senhor acredita que a Igreja deverá mudar sua visão sobre a separação matrimonial?
Dom Raymundo Damasceno
 –
Hoje, a mudança cultural afeta muito a família: casais em segunda união, casais que vivem uma união de fato, que não é reconhecida nem no civil, nem na Igreja, e pessoas que não contraem uma segunda união, mas vivem separadas. Muitos casais que foram infelizes na primeira união e contraíram uma segunda união estão vivendo bem. Não é uma união ocasional, de um dia ou um mês. É uma união já de um longo tempo, de 12, 13, 15, 20 anos, que certamente vai durar o resto da vida. Muitas vezes, são pessoas que participam das nossas comunidades, trabalhando numa obra social, ajudando em outra atividade apostólica, contribuindo com o dízimo, e que sofrem por não poder estar em plena comunhão, aproximando-se da eucaristia e do sacramento da penitência. O que fazer com essas pessoas? Eu acredito que o desejo do Papa é encontrar um caminho para elas. Há experiências na Igreja Ortodoxa, o chamado caminho penitencial, em que as pessoas são acompanhadas por um determinado tempo e vão fazendo esse processo de conversão, de mudança de vida, acompanhados por um padre, por alguém indicado pelo bispo. Então, há caminhos, há sugestões. Em outubro, vamos entrar na segunda fase do Sínodo da Família e ver quais serão as conclusões sobre essa questão. Caberá ao Papa Francisco publicar o que chamamos de exortação pós-sinodal, divulgando para toda a Igreja as conclusões do Sínodo, não apenas sobre esses casos especiais, mas também orientações para a Pastoral Familiar em todo o mundo.
ÉPOCA – Logo depois de sua eleição, o Papa Francisco disse que, “se uma pessoa é gay e procura Jesus, o catecismo não deve marginalizá-las”. Neste aspecto, também há uma mudança à vista?
Dom Damasceno
 –
Como diz o papa, a gente não pode julgar as pessoas pela sua orientação sexual. Muitas vezes, essas pessoas estão lutando para levar uma vida correta, uma vida moral de acordo com o Evangelho. Mas, para a Igreja, casamento é sempre a união de um homem e de uma mulher, para constituir um lar. Uma união baseada no amor, um amor uno, indissolúvel e aberto à vida, à procriação. É o que Santo Agostinho fala: nós condenamos o pecado, mas não o pecador. Isso está bem claro na Bíblia, no livro do Gênesis: “O homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher e formarão os dois uma só carne”. O matrimônio, dentro de uma visão antropológica cristã, é de um homem e uma mulher, porque deve ter capacidade também de procriação. Um casamento de pessoas do mesmo sexo não tem. Há a questão da adoção, mas não é geração, embora essa não seja a única função do matrimônio. Tem o amor, que vem em primeiro lugar. Agora, não discriminamos pessoa alguma, seja por que motivo for. O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união estável para casais do mesmo sexo. Para nós, não é um casamento, mas respeitamos. Devemos tratar bem essas pessoas, aceitá-las, ajudá-las em suas dificuldades. Quando procuram a Igreja, temos de acolhê-las, dar-lhes assistência espiritual e sacramental, sem discriminação.  Nós apoiamos projetos no Congresso que correspondem aos valores morais defendidos pela Igreja, mas não vamos aprovar qualquer projeto que venha a discriminar pessoas.
“O Papa tem insistido que as mulheres têm de dar a sua própria contribuição para a Igreja, mas não acredito em mudança na questão da ordenação”
ÉPOCA – No começo deste ano, o Papa Francisco disse que os católicos “não deveriam se reproduzir como coelhos”. Isso gerou especulações sobre uma possível abertura da Igreja para o uso de métodos de controle de natalidade como a camisinha e a pílula anticoncepcional. Em sua opinião, é possível haver uma mudança na posição da Igreja nesta questão?
Dom Damasceno
 –
O que o Papa quis dizer é que o casal deve exercer a sua paternidade e maternidade de uma maneira responsável. Ele quis dizer que não se trata só de gerar filhos. Você tem de educá-los, de prepará-los para a vida. Por isso o casal, diante de Deus, diante da sua consciência e de alguns critérios que devem iluminá-los na sua vida, é que deve decidir o número de filhos que quer ter, pensando no bem dos filhos. Dentro disso, a Igreja sempre prescreveu o método natural. Tenho conversado com casais que quando utilizam o método natural e eles dizem se sentem mais felizes e mais realizados e que têm mais prazer na relação sexual.  Hoje em dia, sabemos os problemas que têm dado o uso desses métodos artificiais para as mulheres.
ÉPOCA - O Papa também tem falado muito sobre uma maior participação da mulher na Igreja. O que ele quer dizer com isso?
Dom Damasceno
 –
Acredito que o reconhecimento do papel da mulher na sociedade é um dos grandes avanços da pós-modernidade – e na Igreja também. O Papa tem insistido muito que elas têm de dar a sua própria contribuição para a Igreja, como mulheres. Afinal, somos iguais em dignidade diante de Deus. Hoje, no Conselho Econômico da minha Diocese tem várias mulheres participando.  As mulheres são maioria nas nossas paróquias e nas atividades paroquiais.
ÉPOCA – Na atuação eclesiástica, a Igreja poderá permitir a ordenação de mulheres?
Dom Damasceno
 -
Ordenação não, porque esse é um campo consolidado. Pelo que a gente vê no Evangelho e na tradição da Igreja, nunca houve uma ordenação presbiteral de uma mulher. Agora, se discute muito a questão dos diáconos. Se a mulher pode ou não ser diácono. Porque, no Novo Testamento, aparece a figura das diaconisas, mas a ordenação sacerdotal, não.
“O garantidor da unidade da fé, para a Igreja toda, é o Papa. Não é um bispo, nem um leigo, nem um grupo de leigos”
ÉPOCA - Embora muita gente seja favorável à modernização da Igreja sugerida pelo Papa Francisco, há também uma forte resistência à mudança por parte de fiéis e até de autoridades eclesiásticas. O senhor acredita que, se essa onda modernizante continuar, pode haver uma nova cisão na Igreja?
D. Damasceno
 -
Há reações, dentro e fora da Igreja. Há uma tendência de certos grupos fundamentalistas quererem manter a tradição. Agora, muitas coisas da Bíblia são culturais. Não são verdades de fé. A Igreja é guardiã do depósito de fé que lhe foi confiado por Cristo e deve atualizá-lo a cada tempo, de acordo com as novas situações, novos desafios. O garantidor da unidade da fé, para a Igreja toda, é o Papa. Não é um bispo, um leigo, um grupo de leigos. Em me lembro de uma frase de D. Geraldo Sigaud (1909-1999), que era arcebispo de Diamantina. Conservador, ele defendia o movimento Tradição, Família e Propriedade (TFP) e era contra a reforma agrária e certas decisões do Concílio Vaticano II. Mas, quando Paulo VI foi eleito Papa, D. Sigaud disse publicamente: “Não era meu candidato, mas uma vez eleito ele é meu papa”. Esse é o caminho.
ÉPOCA - Recentemente, o Papa afirmou que seu pontificado deve ser breve, durar quatro ou cinco anos. O senhor credita que ele irá renunciar em um ou dois anos e que os tempos dos papas vitalícios chegaram ao fim?
D. Damasceno
 -
O Papa fez essa afirmação misteriosa, deixou essa dúvida pairada no ar. Quando me encontrar com ele, vou dizer: “Santo Padre, o senhor está frustrando muita gente no mundo inteiro, com essa afirmação, pois todos nós desejamos que o senhor governe a Igreja por muito tempo”.  Tenho ido sempre ao Vaticano, encontro sempre com ele, e ele parece feliz e alegre.  Não vejo o Papa doente. Ele está fazendo muitas coisas, inovando com seu modo de ser, sua linguagem e seus discursos, que têm uma grande repercussão midiática. Mas o pontificado é pesado. Se governar uma diocese já é difícil, imagine o que é governar a Igreja toda.  A estrutura do Vaticano é complexa. Em 2013, o Papa Bento XVI renunciou, 600 anos depois da última renúncia de um Papa. Se o Papa Francisco julgar, diante de Deus e de sua consciência, que não tem mais condições de dirigir a Igreja por motivos de saúde, de debilidade física, para o bem da Igreja, não terá dúvida em renunciar. Agora, imagine se, com a renúncia, você passar a ter dois papas, três papas por aí papas eméritos. É complicado.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

Sai a lista anual de bilionários da Forbes 2024; veja os 10 mais ricos do mundo

  1. Bernard Arnault (França) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 233 bilhões (R$ 1,18 trilhão) Pelo segundo ano consecutivo, Arnault é a pessoa mais rica do mundo. Sua fortuna cresceu 10% em 2023 graças a mais um ano de faturamento recorde para seu conglomerado de luxo, o LVMH, dono de Louis Vuitton, Christian Dior e Sephora. 2. Elon Musk (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 195 bilhões (R$ 987 bilhões) Como o ranking muda constantemente, Musk ganhou e perdeu diversas vezes o título de "mais rico do mundo", à medida que mudou a valorização das suas empresas, a SpaceX, a Tesla e a rede social X (antigo Twitter). 3. Jeff Bezos (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 194 bilhões (R$ 982 bilhões) Bezos ficou mais rico este ano graças ao excelente desempenho da Amazon no mercado de ações. 4. Mark Zuckerberg (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 177 bilhões (R$ 895 bilhões) O presidente da Meta enfrenta altos e baixos. Depois

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol