Pular para o conteúdo principal

Esse cara levou mais de mil picadas para definir a mais dolorida

justin schmidt
Batemos um papo com o entomologista e vencedor do Ignobel Justin Schmidt, que se deixou picar por centenas de insetos diferentes para criar a primeira escala de dor de ferroadas
Justin Schmidt realizou o pesadelo de milhões de pessoa: foi picado por centenas de insetos diferentes. Mas não foi sem querer: o objetivo era criar uma escala de dor das ferroadas, humildemente batizada de Escala de Dor Schmidt. A proeza rendeu, ano passado, um prêmio Ig Nobel (uma paródia relativamente séria do Nobel) e, depois disso, a escala ficou tão famosa que foi até citada no filme Homem Formiga. Esse ano, o cientista lança o livroThe Sting of the Wild (A ferroada selvagem, em tradução livre) sobre suas aventuras dolorosas. Olha só o papo que a gente bateu com o cientista: 
SUPER: Quando você começou a se interessar por insetos? 
Justin Schmidt: Assim que pude engatinhar no quintal. Eu não gostava de dinossauros: preferia os insetos porque eles eram pequenos como eu. Quando fiz 20 anos, minha esposa, Debbie [Schmidt, uma zoóloga], me deu um livro chamado Wasp Farm [de Howard Evans], e a minha velha curiosidade reacendeu: desisti de cursar química na universidade e fui para a entomologia. 
Como você teve a ideia de criar a Escala Schmidt de Dor?  
Eu e Debbie estávamos estudando a formiga-de-fogo (Pogonomyrmex) e fomos picados. A dor era como se a minha pele tivesse sido rasgada, foi diferente de tudo o que eu já tinha experimentado. Fiquei intrigado. Pensei: para estudar o veneno dos insetos, existem escalas de toxicidade. Mas e de dor? Não tinha. Então, toda vez que era picado por insetos diferentes, eu descrevia a dor em diários. Também perguntava para colegas entomologistas sobre as ferroadas que eles tinham levado, e pedia que eles as descrevessem. Depois de um tempo, consegui descrições o suficiente para criar uma escala.
E como funciona a escala? 
Ela vai de 0 a 4: bem no meio, no 2, está a picada mais comum de todas, a de abelha. Quase todo mundo já levou uma dessas. No nível 0 estão as picadas que não chegam a penetrar na pele humana, e nos níveis mais doloridos ficam as vespas e formigas como a que me levou a começar esse trabalho. 
Quantas vezes você já foi picado, digamos, profissionalmente? 
JS: Mais de mil vezes: metade por abelhas comuns, um quarto por formigas e o resto por outros insetos, principalmente vespas. 
Falando sério: você já sentiu medo de algum inseto? 
Só em uma situação: certa vez, eu estava experimentando a picada de abelha, e o apicultor entrou em pânico e fugiu. Aí, eu pensei: "Se o cara que mais conhece essas abelhas está com medo, não sou eu que vou ficar tranquilo". E, claro, fugi também! 
Dos insetos brasileiros, qual tem a pior picada? 
É uma formiga chamada Tucandeira, de longe. Na escala, eu descrevo essa dor assim: "É como andar sobre brasas com pregos grossos e compridos enfiados sob as solas dos seus pés".
O que você aprendeu estudando as picadas?
Grandes predadores de insetos, como pássaros, sapos e lagartos, geralmente não vão atrás de um inseto só, porque o esforço não vale a pena. Eles preferem perseguir enxames, e é aí que a minha pesquisa entra: esses insetos que vivem em grupo, como abelhas, vespas e formigas, costumam ter as picadas mais doloridas como um mecanismo de defesa adquirido na evolução. 
Ouvi dizer que você cuida de alguns insetos na sua casa. Como é ter bichos de estimação tão... peculiares?
É verdade! Tenho uma criação de abelhas assassinas e de vespas caçadoras, além de  escorpiões e barbeiros. Todos ficam no laboratório, com exceção das abelhas, das vespas e das formigas, que eu deixo no meu quintal. Ah, e também tenho tarântulas e outras aranhas, centopeias e besouros, que eu costumo levar para mostrar nas minhas palestras. É como cuidar de qualquer pet: eu dou um pouco de atenção a todos, dou comida e água. Leva só uma hora por dia cuidar deles, é tranquilo. 
Qual o seu inseto favorito? E o que mais te assusta?
Eu não consigo escolher um favorito! Mas eu tenho uma paixão especial pelas vespas caçadoras e pelas formigas-de-fogo. O que mais me assusta são mosquitos como o Aedes aegypti, que podem te deixar realmente doente. Fora que eles são muito chatos. 

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

A grande farsa

  “Amigos, há um momento, na vida dos povos, em que o país tem de ser anunciado, promovido e profetizado”. (Nelson Rodrigues). A Globo e o Consorcio de Imprensa que ela comanda, inventaram uma grande farsa: a crise na Seleção Brasileira. Dela participaram Tite, Casemiro, Renan como bonequinhos de ventríloquo, que vocalizaram as “dores” que os pobres atletas-europeus estavam sentindo. Por tabela, entra Rogério Caboclo, um “homem mau”, namorador, que precisava ser eliminado urgentemente da CBF, segundo deixa entender a Globo. No núcleo central da trama a Copa América e o vírus que provoca a epidemia.Acompanhe o desenrolar da trama, digna de uma novela mexicana: Casemiro, a quem o técnico Tite entregou a braçadeira de capitão da Seleção, perguntado pelo repórter Eric Faria, da TV Globo, “se a posição que ele pretende externar após o jogo de terça é compartilhada pelos companheiros, ele garantiu que fala pelo grupo”, disse: – “Nós iremos falar, o Tite explicou a situação, eu como capitão,

Volkswagen anuncia que pretende adotar férias coletivas para trabalhadores de três fábricas no Brasil

  A montadora alemã  Volkswagen  confirmou, na tarde desta segunda-feira (13), que pode adotar  um período de férias coletivas ainda neste mês   por possível impacto da produção pela tragédia que atinge o Rio Grande do Sul.  Temporais causaram grandes enchentes no estado e  mais de 140 pessoas morreram até o momento. Em nota enviada para a imprensa nesta segunda, a Volks afirmou que "protocolou férias coletivas de forma preventiva para as fábricas Anchieta de  São Bernardo do Campo (SP) ,  Taubaté (SP)  e  São Carlos (SP) , as três unidades no estado de São Paulo, que poderão entrar em férias coletivas a partir de 20 de maio, com o atual cenário". A empresa afirma que "em função das fortes chuvas que acometem o estado do Rio Grande do Sul e o povo gaúcho, alguns fornecedores de peças da Volkswagen do Brasil, com fábricas instaladas no estado, estão impossibilitados de produzir nesse momento". Ainda segundo a Volks, as fábricas Anchieta e Taubaté devem ter 10 dias de

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

Eduardo Leite é criticado por dizer que ‘grande volume de doações’ vai prejudicar o comércio do RS

  O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), está enfrentando críticas nas redes sociais após afirmar que o “reerguimento do comércio” do estado pode ser prejudicado pelas doações feitas pelos brasileiros para ajudar a população gaúcha afetada pelas enchentes, que já resultaram em 149 mortes. Em entrevista à Rádio Band News FM, Leite mencionou a necessidade de estruturar ferramentas e canais para que as pessoas interessadas em fazer doações também possam apoiar o comércio local, que foi impactado. Ele expressou preocupação com o grande volume de doações físicas chegando ao estado e como isso pode afetar a recuperação do setor comercial, considerando que muitos desses itens vêm de outras regiões do país. A declaração do governador gerou debates sobre prioridades e a importância de equilibrar o apoio às vítimas com o impacto econômico local. Informações: Terra Brasil Notícias/ https://terrabrasilnoticias.com/2024/05/eduardo-leite-e-criticado-por-dizer-que-grande-volume-de-d

Morre Silvio Luiz, narrador esportivo, aos 89 anos

  Morreu nesta quinta-feira (16) o narrador esportivo Silvio Luiz, de 89 anos. Ele estava internado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde o dia 8 de maio. Silvio sofreu um AVC durante a transmissão do jogo entre Palmeiras e Santos, pela final do Campeonato Paulista, em abril. Contratado da TV Record, o locutor liderava a equipe de transmissões das plataformas digitais da emissora desde 2022. Silvio Luiz estava em coma induzido, intubado e impossibilitado de fazer hemodiálise devido à fragilidade decorrente da idade. Ele enfrentava problemas renais. Sylvio Luiz Perez Machado de Sousa era o nome de batismo de Silvio Luiz. Nascido em 14 de julho de 1934, começou a carreira em 1952, fazendo participações em radionovelas. Como locutor, iniciou sua trajetória na Rádio Record. Passou pela Rádio Bandeirantes e, na extinta TV Paulista, foi o primeiro repórter de campo da imprensa esportiva brasileira. Silvio também foi árbitro de futebol. Ele foi um dos assistentes na partida de inaugur

Urgentíssimo! Por favor, assista a este vídeo!

  Créditos: Silas Malafaia/https://www.youtube.com/watch?v=5JKG5sXauxA Silas Malafaia Oficial Silas Malafaia Oficial

NIO Factory Tour - China production

  Créditos:  NIO Factory Tour - China producti on/ https://www.youtube.com/watch?v=IRW0Aj-BBBM KondorCars

Aparição de Extraterrestre?

  fonte;   The History Channel Brasil

No meio da tragédia no RS, caminhão do Exército invade a contramão e deixa três mortos

  Informações que chegam do RS dão conta de que três pessoas morreram e outras duas ficaram gravemente feridas em um acidente na BR-448, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O caso envolvendo um caminhão do Exército, que estava na contramão, foi registrado às 19h desta quarta-feira (8), no km 4 da via, sentido Interior-Capital.  Houve bloqueio total no trecho para realização de perícia, o que impediu um resgate de cavalos na região. A rodovia havia sido liberada na manhã desta quarta para circulação de veículos, após as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.  Segundo a CCR ViaSul, concessionária que administra a 448, todas as vítimas são homens, incluindo os feridas, posteriormente encaminhados para o hospital São Camilo, em Esteio. O Exército disse estar apurando as informações sobre a ocorrência, mas confirma que foi uma colisão. Tanto a CCR ViaSul quanto a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda não divulgaram os nomes e as idades das vítimas. A dinâmica do acidente