Pular para o conteúdo principal

O que acontece no corpo quando tomamos energético, como o açúcar afeta o fígado

Alguns estudos já mostraram que o açúcar pode viciar tanto quanto drogas. Isso vale não só para os grãos branquinhos ou para as receitas visivelmente açúcaradas, mas também para industrializados como refrigerantes e bolachas. A inglesa Mary Allwood contou ao tabloide britânico Daily Mail sobre seu vício em bebidas energéticas e em como ele afetou seu corpo e principalmente seu fígado, que dobrou de tamanho durante os quatro anos de consumo excessivo.

Bebidas energéticas: inglesa mostra efeito do vício 

A inglesa Mary Allwood, 26, se classificava como uma viciada em bebidas energéticas. Diariamente, ela consumia de 12 a 20 latas da bebida, e, por ano, gastava cerca de 2.300 libras (quase R$ 10.000) no produto. As quantidades absurdas de açúcar e cafeína tiveram grande impacto sobre seu corpo, principalmente sobre o fígado.
Em entrevista ao Daily Mail, Mary disse que, na época, não se importava com o dano que o vício estava lhe causando. “Se eu não tomasse o energético, eu me sentia muito mal e ficava mau-humorada, não era uma opção”, contou. “No começo era como se [a bebida] me desse energia, mas depois isso passou e eu 'apenas precisava' do energético. […] Eu precisava do sabor e do gás. Era minha heroína.”

Aumento massivo do fígado 

Depois de quatro anos consumindo os energéticos, Mary teve de ser levada às pressas ao hospital por causa de uma intensa dor na lateral do abdômen. Uma ressonância magnética mostrou que seu fígado estava do dobro do tamanho normal.
Segundo os médicos, que acreditavam que ela era alcoólatra antes de saber de seu vício, a dieta era tão rica em açúcar que levou à formação de dois nódulos fibrosos no órgão. Eles explicaram que o ingrediente causou um depósito de gordura no fígado, que deixou as duas lesões.
O vício fez também com que Mary engordasse, passando do manequim 44 para o 54, e tivesse um episódio de palpitação, aquela sensação de aumento da frequência cardíaca que costuma ser provocada por uma arritmia cardíaca.

Recuperação 

Mary foi tratada e, depois de trocar as 20 latas de energético por uma dieta regrada e por 6 litros e meio de água por dia, seu fígado voltou ao tamanho normal.
No início, as mudanças de humor e os tremores eram constantes, mas agora ela diz que um retorno ao antigo vício é impensável. “Outro dia, eu pinguei uma gota de energético na minha língua e o gosto era de puro açúcar. Eu nunca vou voltar a ser quem eu era”.

Quantidade de açúcar e cafeína em uma lata de energético 

Cada latinha de energético de 250 ml tem, em média, 27,5 gramas de açúcar e 80 mg de cafeína. Mary Allwood consumia - considerando 20 latas por dia - 550 gramas de açúcar e 1,6 g de cafeína.
A nutróloga Ana Luisa Vilela, da clínica Slim Form, de São Paulo, explica que o açúcar refinado é a chamada “caloria vazia”, ou seja, não tem nenhum nutriente, apenas as 9 calorias por grama. Apesar de fornecer glicose e, portanto, energia, a mesma energia poderia ser obtida em vegetais, que são riquíssimos em nutrientes.
Para que os prejuízos não sejam tão grandes, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o consumo de açúcar diário seja inferior a 10% das calorias totais. Considerando uma dieta de 2.000 calorias, o indicado seria comer menos de 200 calorias ou 22 gramas.
Não existe um limite estabelecido para o consumo de cafeína por dia, mas a nutróloga conta que o consumo de três cafezinhos por dia seria o ideal para evitar os prejuízos sem perder os benefícios da bebida.
Mayo Clinic, um dos mais importantes centros de saúde norte-americanos, recomenda um limite máximo diário de 400 mg, o que equivale a quatro xícaras. Mas lembre-se que a cafeína também está presente nos energéticos, no chocolate e em alguns refrigerantes.
A nutróloga explica que o fígado é como uma grande “esponja” que pega tudo de ruim do organismo e filtra, ele também produz glicogênio, é responsável pela quebra de gordura, pela coagulação e pelo metabolismo de diversas substâncias, como remédios e álcool. Ele é portanto um órgão naturalmente sobrecarregado, que precisa que a alimentação seja saudável para que ele não tenha ainda mais trabalho e seja lesionado.
Quando há muita gordura no corpo, ele é um dos primeiros a ser sobrecarregado, sofrendo com a chamada esteatose hepática, que nada mais é que o acúmulo de gordura em suas células. Quando isso acontece, ele vai ficando inchado e suas outras funções, como a coagulação e a reserva de energia, passam a ser prejudicadas.

Inchaço e nódulos no fígado 

Além do acúmulo de gordura, que faz com que o fígado aumente de tamanho, os maus tratos ao órgão podem levar ao aparecimento de nódulos, que podem ser compostos por gordura ou por tecido fibrose, situação em que o órgão foi machucado e é formada uma cicatriz no local. Esses nódulos podem também ser tumores cancerosos, mas esse é outro tipo de problema.

Regeneração do fígado 

Ana Luisa explica ainda que o fígado é um órgão que tem grande capacidade de regeneração. “Se a alteração hepática for identificada e tratada a tempo, o órgão se recupera muito bem e a pessoa terá uma vida perfeitamente normal”.
Para isso, é importante que, além do tratamento médico, haja um cuidado especial com a alimentação, trocando antigos hábitos de excesso por uma dieta equilibrada, livre de abusos.

Ação do açúcar no organismo 


A nutróloga Ana Luisa explica que o açúcar refinado causa um pico de glicose no nosso organismo, estimulando o pâncreas a produzir altas quantidades de insulina, uma molécula responsável por levar a glicose da corrente sanguínea para dentro da célula.
Toda essa glicose intracelular, quando não utilizada, se torna gordura. Nos atletas, por exemplo, que consomem grandes quantidades de caloria, ela acaba sendo gasta durante os treinos, mas em quem é sedentário ela vira gordura acumulada.
Isso não acontece com os alimentos de baixo índice glicêmico, como os carboidratos integrais, que liberam a glicose, e consequentemente a insulina, de maneira mais lenta e controlada.
As consequências das altas taxas de glicose e insulina na corrente sanguínea são doenças como a resistência à insulina, diabetes tipo 2, além de síndrome metabólica, da obesidade e da redução da vida útil do pâncreas, órgão que vai sendo prejudicado por ter que produzir altas quantidades de insulina.
O energético, além de possuir grandes quantidades de açúcar, não promove saciedade por se tratar de uma bebida. Em consequência, o consumo excessivo ainda mais fácil e o pico de glicemia e a liberação excessiva de insulina se mantêm o dia todo em casos como o de Mary Allwood, que consumia até 20 latinhas diárias.

Ação da cafeína no organismo 

A médica explica que o consumo moderado de cafeína pode trazer até benefícios cognitivos, melhorando a atenção e o aprendizado. Mas, é preciso muita cautela com o consumo excessivo e os estímulos cerebrais por ele causado, que podem ser altamente viciantes.
Além disso, o consumo abusivo de cafeína também pode causar palpitações, que é a aceleração da frequência, a vasoconstrição, a diminuição do calibre dos vasos sanguíneos. A longo prazo, pode haver alterações cardíacas, emocionais, depressão, fadiga, dores musculares, mal-estar, náusea e hipertensão.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Veja os 50 carros mais vendidos do Brasil em abril de 2024

O Brasil vendeu  207.204 carros novos de passeio e comerciais leves  em abril de 2024, representando um avanço de  37,6%  em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando 150.591 unidades foram emplacadas. Os dados foram divulgados pela consultoria Jato do Brasil.  O  Volkswagen Polo   voltou a ser o carro mais emplacado do país, vendendo  12.434  unidades. Em segundo lugar, surge a picape compacta  Fiat Strada , com   11.497 . Por fim, o  Chevrolet Onix   é o terceiro carro mais vendido de abril, com   9.087   licenciamentos. O  BYD Dolphin Mini  não apenas manteve o posto de carro elétrico mais vendido do Brasil como bateu um recorde histórico no segmento. O hatch emplacou  3.143 unidades , superando modelos tradicionais do mercado, como  Toyota Corolla ,  Peugeot 208  e  Citroën C3 .  Confira os 50 carros mais vendidos do Brasil em abril de 2024: Modelo Unidades vendidas 1°) Volkswagen Polo 12.434 2°) Fiat Strada 11.497 3°) Chevrolet Onix 9.087 4°) Fiat Argo 8.599 5°) Hyundai HB

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

Dinamarca reduzirá para 15 anos a idade para abortos sem consentimento dos pais

  O governo da Dinamarca anunciou nesta quarta-feira (24) que pretende reduzir de 18 para 15 anos o limite de idade para que adolescentes interrompam a gravidez sem o consentimento dos pais. A ministra da Igualdade do país, a liberal Marie Bjerre, anunciou a decisão no 50º aniversário da descriminalização do aborto na Dinamarca e disse que é "natural" discutir se a legislação estabelece o "equilíbrio adequado". Convicções da Gazeta do Povo: Defesa da vida desde a concepção "A idade legal para relações sexuais é 15 anos. Também é de 15 anos para poder ter acesso ao tratamento no sistema de saúde. Portanto, achamos correto que uma jovem possa fazer um aborto dos 15 aos 17 anos sem ter que envolver os pais", acrescentou. Bjerre admitiu que interromper uma gravidez não é uma "escolha fácil" e que é importante que as jovens nessa situação busquem apoio em seu ambiente e recorram a pessoas em quem confiam, como amigos, irmãos e professores, por exemplo

BYD Dolphin Mini bate novo recorde e já vende mais que Toyota Corolla

  O BYD  foi lançado há dois meses no Brasil e pela segunda vez surpreendeu nos números de vendas. Se no mês passado o compacto  já havia batido o recorde de elétrico mais emplacado do Brasil  com 2.469 unidades, em abril o número é ainda maior: 3.143 licenciamentos. Número suficiente para o hatch elétrico superar até o tradicional  Toyota Corolla , que vendeu 3.110 unidades no mês. Os números são da consultoria Jato do Brasil. Se comparar com modelos da mesma categoria, o Dolphin Mini importado da China superou a soma de  Peugeot 208  e  Citroën C3 . Os dois juntos venderam 3.009 carros. A alta do Dolphin Mini, no entanto, reflete uma leve baixa no “irmão maior”  Dolphin . O hatch era detentor do antigo recorde de vendas em dezembro do ano passado, quando emplacou  2.249 unidades . Neste ano, porém, as vendas têm baixado mês a mês e chegou às  1.619 unidades em abril . Vendas do BYD Dolphin Mini x BYD Dolphin BYD Dolphin Mini   Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr                          

Agrishow - Melhores momentos - 1ºdia (29/04)

  Créditos: Agrishow 2024/https://www.youtube.com/watch?v=BgBYzXahRLo Agrishow Feira

Governador Eduardo Leite decreta estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul

  Edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) da noite dessa quarta-feira (1°) publicou o Decreto 57.596, que “declara estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul afetado pelos eventos climáticos de chuvas intensas ocorridos a partir de 24 de abril de 2024”. O decreto destaca que o Rio Grande do Sul é atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III – caracterizados por danos e prejuízos elevados. Os eventos meteorológicos ocasionaram “danos humanos, com a perda de vidas, e danos materiais e ambientais, com a destruição de moradias, estradas e pontes, assim como o comprometimento do funcionamento de instituições públicas locais e regionais e a interdição de vias públicas”, descreve o decreto assinado pelo governador Eduardo Leite. Com a entrada em vigor, fica decretado que órgãos e entidades da administração pública estadual, observadas suas competências, prestarão apoi

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Chuvas afetam 114 municípios e deixam ao menos 10 mortos no RS

  Balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul no fim da tarde desta quarta-feira (1º) revela que 114 cidades gaúchas foram atingidas pelas fortes chuvas que afetam o estado desde segunda-feira (29). Ao menos dez mortes foram confirmadas. Outras 11 pessoas estão feridas. Ao todo, 19.110 pessoas foram afetadas em solo gaúcho por ocorrências como enchentes, deslizamentos de terra, transbordamento de rios e desabamentos. O último balanço mostra que 3.416 indivíduos estão desalojados e 1.072 estão em abrigos. Do total de dez mortes, duas ocorreram em Paverama e duas em Salvador do Sul. Os outros municípios que registraram vítimas fatais foram Pântano Grande, Itaara, Encantado, Segredo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. Há ainda 21 pessoas desaparecidas, sendo oito em candelária, seis em Encantado, quatro em Roca Sales, duas em São Vendelino e uma em Passa Sete. Os locais mais afetados pelos temporais são a região central do estado e os vales do Caí e do Taquari. Segundo o Instit

Urgentíssimo! Por favor, assista a este vídeo!

  Créditos: Silas Malafaia/https://www.youtube.com/watch?v=5JKG5sXauxA Silas Malafaia Oficial Silas Malafaia Oficial