Pular para o conteúdo principal

Tudo o que você precisa saber sobre os pneus Run flat usado no Ford Ecosport 2019




Pirelli começou a fabricar no Brasil pneus do tipo run flat. Com esse recurso, os pneumáticos podem rodar sem ar por até 80 quilômetros, ao limite de 80 km/h.
Segundo avaliação da empresa, o mercado de automóveis e SUVs premium no Brasil é grande o suficiente para justificar a produção local. No entanto, a nova área na fábrica de Feira de Santana, na Bahia, também atenderá às exportações.
Por aqui, a demanda atual de pneus run flat esbarra nas 60.000 unidades ao ano. Até então, 100% das peças dependiam exclusivamente de importações. Esta é uma das razões pelas quais dificilmente se encontra medidas específicas para pronta entrega – uma das principais reclamações dos usuários no país.
Os run flat nacionais irão atender tanto às montadoras que produzem no Brasil quanto o pós-venda. Porém, a marca não confirma se haverá redução nos preços no varejo.

Pneus run flat têm reforços estruturais nos flancos, ombros e talões (a lateral e o aro de fixação na roda). Quando está totalmente sem ar pressurizado em seu interior, o peso do veículo fica apoiado nesta camada reforçada – as rodas não ficam diretamente em cima da banda de rodagem. Com isso é possível rodar em segurança sem que ocorra o detalonamento.
 Corte transversal em pneu convencional e Run Flat mostra as diferenças na estrutura. O de 




cima, Run Flat, tem mais camadas de borracha de diferentes densidades nos flancos e 



Corte transversal em pneu convencional e Run Flat mostra as diferenças na estrutura. O de cima, Run Flat, tem mais camadas de borracha de diferentes densidades nos flancos e ombros (encontro entre a banda de rodagem e a lateral) (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Outra vantagem de segurança é a capacidade de manter o controle do veículo no caso de estouro do pneu em alta velocidade – ainda que esta ocorrência seja rara em pneus modernos.
CAMINHO SEM VOLTA
Hoje restritos a modelos premium, os Run Flat são comuns nos BMW, Mercedes-Benz, Audi e Porsche. Mas a tecnologia, como toda outra, deve ser adotada em modelos de categorias inferiores conforme ganha escala de utilização.
 Sem 



Sem ar na câmara, o peso do carro fica apoiado no flanco do pneu Run Flat (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)
Tantos os fabricantes de automóveis quando de pneus tendem a migrar para o run flat. As montadoras ganham mais oportunidades de desenvolvimento, já que não precisaram projetar nichos para ferramentas e um grande compartimento para o quinto pneu.
Do lado dos sistemistas, a vantagem é o maior controle sobre o reparo em pós-vendas e possibilidade de desenvolver produtos sob medida para modelos específicos. Os Run Flat têm características de peso e aplicação que requerem o desenvolvimento conjunto com as montadoras. É mais trabalhoso, mas pode render resultados mais eficientes.
NA PRÁTICA
QUATRO RODAS avaliou um Mercedes-Benz Classe C equipado com pneus Pirelli Cinturato P7 Run Flat na medida 225/50 R17. Foi realizado um percurso em condições normais de uso, e posteriormente o mesmo trajeto com um dos pneus propositalmente perfurado. A pressão de 39 libras foi a zero.
 




Antes e depois – pressão normal; nenhuma pressão após o furo (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)
Ao volante, a diferença de comportamento era sensível, porém discreta. A direção “puxava” para a direita, mesmo lado em que o pneu sem pressão estava (dianteiro direito), e foi possível notar o aumento do ruído de rodagem.




 Sensor de pressão (TPMS) acusa defeito após furo no pneu. Carros equipados com pneus Run 




Flat necessariamente precisam ter o recurso
Sensor de pressão (TPMS) acusa defeito após furo no pneu. Carros equipados com pneus Run Flat necessariamente precisam ter o recurso (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)
Mas valem algumas observações: o sistema de áudio do carro não estava ligado e o teste foi realizado para ressaltar essas diferenças. No dia-a-dia, a possibilidade de o motorista não perceber que há algum tipo de dano no pneu é plausível, sobretudo se o pneumático estiver no eixo traseiro.
Aproveitamos a ocasião para tirar algumas dúvidas a respeito das características e do uso dos run flat. Confira:
Pneus Run Flat são mais frágeis que seus equivalentes comuns?
Segundo Roberto Falkenstein, diretor de desenvolvimento da Pirelli, não. “Os run flat são até mais resistentes, por terem reforços estruturais na banda de rodagem e no ombro do pneu”, diz. O executivo afirma que os pneus que podem rodar sem pressão também são afetados por buracos ou defeitos na via.
Grosso modo, se um pneu comum estourar a 60 km/h ao passar por um determinado obstáculo, é provável que o mesmo só ocorra com o run flat se o automóvel estiver a 100 km/h.
Qualquer carro pode utilizar pneus Run Flat?
Não. Falkenstein ressalta que o run flat precisa ser homologado para cada modelo. “É essencial que o veículo esteja equipado com sensor de pressão, pois o motorista pode não perceber que os pneus estão sem ar”, conta. Além desse recurso, o veículo precisa ter o projeto de suspensão adaptado aos pneumáticos desse tipo, que são mais pesados.
Por fim, as rodas precisam ter o aro preparado para a tecnologia. Pode ocorrer o detalonamento no caso de o pneu run flat ser instalado em rodas comuns, de liga leve ou de aço.
Run flat deixa o carro mais econômico, já que o estepe é dispensável?
Não necessariamente. No Brasil é obrigatório carregar algum tipo de dispositivo de reparo quando não há o pneu sobressalente. Porém, os run flat são mais pesados que pneus convencionais. Dependendo da medida, ter entre 2 e 4 quilos a mais.
Essa diferença de peso relativiza a economia pelo alívio de massa. A maior vantagem ao aposentar o estepe acaba sendo a liberação de espaço no porta-malas.
Assista abaixo o vídeo de nosso teste:

fonte: Quatro Rodas
youtube

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

DORIA NÃO MENTE

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Rancho D´Ajuda

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40