SPORT HUANCAYO (PERU) X CORINTHIANS

Taubaté suspende aulas, cancela Festa de Quiririm e cria call center para orientar sobre coronavírus

Resultado de imagem para festa de quiririm

A Prefeitura de Taubaté declarou estado de emergência e anunciou nesta segunda-feira (16) um pacote de medidas preventivas para a situação de pandemia do coronavírus (Covid-19), com a publicação de um decreto e a criação de uma comissão dedicada a atuar na prevenção e tratamento da doença. Entre as medidas estão: a suspensão das aulas, o cancelamento da Festa de Quiririm, a criação de um call center para tirar dúvidas sobre os sintomas e dar orientações, além de um plano de atendimento de pacientes estruturado em hospitais e UBSs.

A cidade tem casos suspeitos, mas nenhum confirmado até a publicação da reportagem.

A partir da próxima segunda-feira (23), aulas em escolas públicas e privadas serão suspensas. Já nesta terça-feira (17) as academias ficarão fechadas. Eventos culturais, como a Festa de Quiririm, foram cancelados.

Entre as medidas de prevenção ao coronavírus, a prefeitura declarou que vai contratar cerca de 140 profissionais da saúde, entre enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem, para trabalhar em uma ala nova do Hospital Municipal, que tratará pacientes com suspeita do vírus.

No total serão 40 novos leitos, sendo dez de UTI e 30 convencionais, todos para pacientes com suspeita da doença. A previsão é que em dez dias a ala esteja completamente mobiliada e pronta receber os pacientes e que já na próxima semana os profissionais da saúde contratados comecem a trabalhar.

Além de trabalhar no atendimento presencial com os pacientes, parte desses contratados ficarão responsáveis por atender um call center, onde os moradores poderão tirar dúvidas sobre a doença e serão orientados em qual unidade devem buscar atendimento médico.

Segundo o prefeito Ortiz Júnior (PSDB), essas medidas estão sendo planejadas desde fevereiro e serão publicadas em um decreto ainda nesta segunda-feira (16). Além disso, será criado um comitê de prevenção e combate ao coronavírus na cidade, para dar mais atenção ao problema. Para ele, a maior preocupação é fazer a população entender a gravidade do vírus.

“O pior que se pode fazer nesse momento é subestimar a doença, achar que 'não é comigo', que nada vai acontecer. A doença não circula em Taubaté, mas em breve deve circular e é responsabilidade de todos nós combater o vírus e nos proteger”, disse o prefeito.

Sobre as aulas, o prefeito informou que todas as escolas públicas e particulares terão as aulas suspensas a partir da próxima segunda-feira (23) e que nesta semana a ida para a escola é facultativa, pois não serão contabilizadas faltas e não será aplicado conteúdo novo.

O prefeito informou ainda que está avaliando uma forma segura das escolas ofereceram merenda, mesmo sem atividades educacionais, para que alunos mais necessitados possam se alimentar.


Atendimentos


A prefeitura informou que quem tiver suspeita de estar com coronavírus deverá procurar atendimentos exclusivamente na UPA central. O local foi escolhido por ser de fácil acesso a moradores de todas as regiões.

Já quem apresentar sintomas mais leves de gripe e resfriados, deve procurar outras cinco unidades básicas de saúde que estarão preparadas para o atendimento: UBS Mourisco, Fazendinha, Marlene Miranda, Chácaras Reunidas e Gurilândia.


fonte: G1/Vale do Paraíba

Comentários

MAIS LIDAS

‘Continuem rezando’, pede mãe de Paulo Gustavo, que segue internado com Covid-19

Gratidão, Presidente!

Duas histórias degradantes