Pular para o conteúdo principal

"OS APOSENTADOS"

Aposentado por doença, ex-campeão Sertão vive de futebol e dominó no interior da BA   Valdemir Pereira



 Cruz das Almas (BA)
Maurício Dehò/UOL Esporte

"SERTANEJO" EM SEU TERRITÓRIO

  • Alegre e receptivo, Sertão mostra a casa, que tem destaque claro para seu cinturão, sobre a televisão
  • Maurício Dehò/UOL Esporte
    Sertão segue em Cruz das Almas, sem voltar a São Paulo há 3 anos e hoje aposentado pelo INSS
  • Maurício Dehò/UOL Esporte
    Cartaz da luta pelo título mundial decora a parede

  • pouco. Menos de quatro meses depois, cedeu o título para o norte-americano Eric Aiken, ao ser desclassificado por dar golpes baixos no desafiante.
O nocaute sofrido em sua vida veio quando teria nova chance contra Aiken, em março de 2007. Já nos Estados Unidos, um exame anunciado pelos organizadores como “inconclusivo” o impediu de lutar. Na volta ao Brasil, dizendo-se abandonado, preferiu voltar à cidade do Recôncavo Baiano, ao conforto da casa dos pais, e deixou tudo para trás. Inclusive dois filhos em São Paulo, dos quais nem ao menos se despediu.
Sertão não fala de sua doença, despista. Em entrevista ao jornal Lance em 2008, disse que teve hepatite C, doença infecciosa, e negou ter Aids. Agora, não dá nome ao seu mal, mas culpa a vida pós-título pelo que lhe aconteceu.
“Sempre fui um cara caseiro, mas comecei a entrar na farra e, você sabe, esse negócio de fama, dinheiro e mulher... Eu perdi o foco por causa disso aí”, conta Sertão, na casa de sua mãe, que guarda alguns de seus prêmios no boxe. “Tinha mulher em casa, em São Paulo, mas outras quatro na rua. Não era de beber e usar droga. A minha droga forte era mulher. Elas mexem com a cabeça do cara. E, quando fui tirado da luta (contra o Aiken), foi um desastre.”

A PERDIÇÃO

Sempre fui caseiro, mas comecei a entrar na farra e, você sabe, esse negócio de fama, dinheiro e mulher... Perdi o foco. Não era de beber e usar droga. A minha droga forte era mulher. Elas mexem com a cabeça do cara
SERTÃO, sobre os problemas pessoais
O cruz-almense não esconde o medo do preconceito, ainda mais morando em uma cidade de cerca de 60 mil habitantes, onde os assuntos correm rapidamente.
“Não gosto de comentar (a doença), porque as pessoas só gostam de criticar. Gosto de levantar a cabeça e ter forças, como aquele jogador de basquete, Magic Johnson [jogador que se afastou da NBA com Aids, mas voltou a jogar]. Tem muita gente que tem doença pior que a minha”, lembra ele.
O ex-pugilista aproveita um pouco da lembrança de seu feito, que expôs Cruz das Almas como a “Cuba brasileira”, pelo potencial de seus lutadores.
Ele chegou a dar aulas de boxe em um ginásio local, mas a prefeitura preferiu afastá-lo das atribuições, também sem fazer referência à doença do ex-lutador.
“Ele foi acometido por um problema de saúde e nós conseguimos estabelecer uma relação com o INSS, de modo que o básico, o mínimo, ele consegue ter. (Ele recebe) a medicação permanente, de uso continuado, que melhorou muito o estado de saúde e recebe uma pensão do INSS. Mas é muito menos do que ele mereceria ter como um campeão mundial”, explica o prefeito de Cruz das Almas, Orlando Peixoto Pereira Filho.

APÓS BRIGA NA VÉSPERA, TÉCNICO RETOMOU AMIZADE PELA INTERNET

  • Reuters
    Servílio de Oliveira (e) era o responsável pela carreira de Sertão; Popó acompanhou à conquista

    Uma semana antes de viajar para o que seria seu combate de retomada na luta pelo título, em março de 2007, Sertão perdeu ninguém menos que o técnico Ivan de Oliveira. Os dois discutiram durante um treino e, em meio a reclamações de Sertão quanto a Servílio de Oliveira - pai de Ivan e empresário -, o treinador decidiu que não viajaria.

    Após a volta de Sertão à Bahia, houve um novo contato. Mas não fisicamente. A amizade renasceuonline. "Eu o encontrei no Orkut e vi que não podíamos esquecer o que passamos por uma briga", conta Ivan. "Sua caminhada foi árdua e quando você consegue alguma coisa, vê todo mundo te rodeando e fica meio perdido se não tiver estrutura. Ele foi o melhor atleta que já tive."
    Sertão não confirma receber dinheiro, mas sim os medicamentos, que toma duas vezes ao dia. “Já me falaram que estou mais bonito, mais forte”, diz. Sem o trabalho como professor, ele improvisa.
“Hoje não vivo de nada. Às vezes vêm três ou quatro pessoas para quem eu dou aula particular e me dão uns 20 reais por mês. Infelizmente no Brasil as pessoas só se lembram de você depois que você está morto”, lamenta ele, que mesmo com a reclamação é parado pelas crianças na rua, que querem ser “como o Sertão”. "Quando vejo esses meninos dando soco pela rua, digo que eles vão ser melhores que eu".
O lar do baiano é um mar de lembranças da carreira no boxe. Cartazes como o da luta pelo título, fotos com amigos como Popó e troféus estão expostos. Em destaque, logo acima da TV, os cinturões: um latino, da AMB, e o que mudou sua carreira para o bem e para o mal, o mundial da FIB.
“Meu dia é não ficar muito em casa, porque fico muito triste, olhando para as minhas fotos”, diz o baiano, calçando chuteiras e meiões.
A pelada com os amigos em uma praça está entre as principais distrações, além de longas partidas de dominó no barzinho logo em frente, a apenas dois quarteirões de sua casa. De vez em quando, assiste a um boxe pela TV.

OS NÚMEROS DE SERTÃO

  • 35

    ANOS
    Tem o aposentado pugilista, que nesta 5ª completa quatro sem lutar
  • 24

    VITÓRIAS
    Teve Sertão durante sua carreira, com 15 nocautes e só uma derrota
  • 75

    MIL DÓLARES
    Foi a bolsa de Sertão na luta do título - só uma fração foi para ele


“Sempre que passa luta eu me emociono, porque me vejo no ringue lutando. Mas fazer o quê? Fico me perguntando, por que comigo? Mas pode acontecer com qualquer pessoa, a vida é assim mesmo”, filosofa, sem mostrar abatimento apesar das duras palavras.
A maior tristeza é quando fala sobre o que deixou para trás, os filhos Cássio e Laura, de quem não se despediu em São Paulo e nunca mais viu. Ele tem um terceiro filho, Kelso, em Cruz das Almas.
“Mas para mim não tem sido complicado, não. Tem doença que está matando. Outros estão matando para sustentar o vício das drogas. E eu não, estou aqui tomando meus remédios, e pronto. Sigo com minha vida, sou um cara alegre, feliz. Mesmo se não quiserem, eu faço parte do boxe. Esse nome Sertão, campeão do mundo, ninguém nunca vai tirar", conclui Valdemir, antes de montar na bicicleta para voltar a jogar bola e retomar sua pacata e quase anônima vida em Cruz das Almas.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

DORIA NÃO MENTE

Rancho D´Ajuda

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40