Pular para o conteúdo principal

Cinco dias, 5 toneladas de lixo do rio Tietê

A paisagem que se tornou o retrato da estiagem mais severa dos últimos 70 anos mudou. Após  cinco dias de trabalho, quase 6 toneladas de lixo e madeira foram retiradas do rio Tietê e das margens das encostas deSalto, o que deixou mais próximo da visão normal o ponto turístico conhecido por moradores da cidade e visitantes. Se o volume de água é menor que o habitual, o que fica à vista agora são as pedras e não o lixo.
O trabalho de limpeza contou com uma equipe de dez funcionários que aprendeu a usar o rapel, além da vassoura, para recolher garrafas pet, madeira, brinquedos, calçados e até peças de veículos. De acordo com o secretário de Meio Ambiente do município, João de Conti Neto, todos os dejetos captados foram encaminhados e enterrados no aterro sanitário da cidade. A madeira será levada para uma empresa para ser incinerada em uma caldeira.
A seca na Região Sudeste reduziu a vazão de rios importantes, deixando vários trechos com acúmulo de lixo nas margens. Especialistas ouvidos pelo G1 apontam que este é um bom momento para que o poder público limpe as áreas afetadas, antes da temporada de chuvas.
Ainda há entulho nas margens do rio Tietê (Foto: Ana Carolina Levorato/G1)Ainda há entulho nas margens do rio Tietê para
ser retirado (Foto: Ana Carolina Levorato/G1)
O secretário disse em entrevista ao G1 que nada pôde ser aproveitado pelas cooperativas de reciclagem da cidade, porque o material estava totalmente contaminado pelo contato com esgoto e produtos químicos. “Tudo o que recolhemos aqui não tinha qualquer condição de ser reaproveitado. Os objetos passaram por diversas modificações ao longo do ano, o que alterou a composição do plástico”, explica. O lixo foi levado para o aterro sanitário da cidade.
O secretário afirma ainda que uma nova etapa da limpeza deve começar em breve: limpar outras áreas, mais isoladas e de difícil alcance, em outros trechos da passagem do rio pela cidade. “Temos partes isoladas do rio onde há muito entulho, mas o local é de difícil acesso. O que faremos agora é um estudo de como vamos chegar até lá para continuar a limpeza. O que sabemos é que é bem provável que vamos retirar o lixo com tirolesa”, explica. Trata-se de uma variante do rapel em que a corda é esticada sobre o rio, para que os limpadores possam chegar à outra margem.
Rio Tietê, em Salto (SP)

Segundo o secretário, entre os vários dejetos recolhidos um deles chamou a atenção: a cabeça de um manequim. “Há seis meses recebemos a denúncia de que um corpo estava boiando no rio. Na época fizemos buscas e foi encontrado um manequim de loja sem cabeça. Agora, os coletores encontraram a cabeça de um boneco semelhante. Eles brincaram que as peças haviam sido montadas”, afirma João.
Conti lamenta que o descarte de lixo seja feito de forma tão irregular que diversos frascos de medicamentos foram retirados do rio pelos coletores. “Os funcionários pegaram várias caixas de remédios com todos os comprimidos e líquidos. Isso contamina demais a água. As pessoas precisam entender que o lixo tem um lugar certo para ir e o rio não é o lugar certo para isso”, explica o secretário.
Dever cumprido
Elison dos Santos tem 29 anos e está em Salto há três anos. O sergipano que chegou a São Paulo em busca de trabalho é gari no dia a dia, mas fez parte da equipe dos funcionários que recolheu o lixo às margens do rio e se diz satisfeito em vencer o medo e retirar tanta “coisa ruim” do rio. “A gente aprendeu a descer de rapel. No começo foi difícil porque era muito alto (cerca de 10 metros de descida), mas agora estamos acostumados. É como descer com as mãos nas costas. A gente fica feliz pelo trabalho que fez. O que fica é a sensação de um dever cumprido pelo trabalho que fizemos”, diz.
Elison mostra o que foi recolhido do rio em um dia de trabalho (Foto: Ana Carolina Levorato/G1)Elison mostra o que foi recolhido do rio em um
dia de trabalho (Foto: Ana Carolina Levorato/G1)
Ele acha, no entanto, que a limpeza pesada deveria começar bem longe: em São Paulo, a cerca de 100 km de Salto, e onde o rio começa a ficar poluído depois de nascer emSalesópolis (SP), perto da Serra do Mar. “Isso devia começar na capital e chegar até a gente. Tudo o que está aqui veio de lá, então precisa que as pessoas de São Paulo se conscientizem que tudo o que eles jogam errado chega até aqui”, diz Elison.
Oswaldo Miranda se aproveita do trabalho que fez no rio de outra forma. Morador de Salto há 20 anos e gari há quatro, ele afirma que foi a primeira vez em que se envolveu em uma limpeza tão complexa. “A gente teve que usar cordas, capacete, escada e bota especial. Tudo isso para descer no rio e, sinceramente, nunca tinha visto tanta sujeira na vida. Agora que já está melhor a paisagem, vou trazer a família aqui para exibir o que fizemos”, conta.
Instrutores ensinaram garis a usar o rapel (Foto: Ana Carolina Levorato/G1)Instrutores ensinaram garis a usar o rapel para a limpeza em Salto (Foto: Ana Carolina Levorato/G1)
Estiagem aumenta a procura
Em Salto, toda a retirada do lixo foi feita de rapel. Mas. antes dos milhares de sacos com os dejetos irem para as caçambas, os funcionários da limpeza tiveram que passar por um treinamento digno de esporte radical estudado por dois meses. O grupo aprendeu as técnicas de descida e subida com cordas, além de procedimentos de segurança.
Segundo a instrutora Angélica Schiffel Guigov, que trabalha no ramo há 14 anos, a estiagem prolongada possibilitou que outros municípios castigados pela seca se interessassem pelo uso de técnicas do esporte radical na limpeza das encostas dos rios que estão com o nível bem abaixo do normal. “Outras cidades nos procuraram para treinar os funcionários para recolher o lixo às margens dos rios. É interessante ver que os municípios estão aproveitando esse período difícil para promover uma conscientização sobre o meio ambiente”, ressalta.
Francisco acompanha a limpeza do rio em Salto (Foto: Ana Carolina Levorato/G1)Francisco acompanha a limpeza do rio em
Salto (Foto: Ana Carolina Levorato/G1)
Ainda conforme Angélica, desde que ela e o marido Felipe foram procurados pela prefeitura para realizar o trabalho, um estudo foi feito para identificar qual seria a melhor logística para retirar o lixo. Nascida em Salto, ela afirma que o envolvimento foi mais pessoal do que profissional. “Foi a primeira vez que fizemos algo assim e fazer um trabalho importante que envolve tanta gente engajada na sua cidade é muito compensador. Agora todo esse pessoal que treinamos vai poder trabalhar nisso e deixar a paisagem daqui cada vez melhor”.
No “auge” dos 76 anos, o ambientalista Francisco Antônio Moschini desceu pelas pedras para ver de perto a limpeza do rio que acompanha desde que nasceu. Com bem menos lixo, Francisco, que afirma ser um amante das águas do interior do Estado, se diz com o coração aliviado. “Há anos falamos que é preciso colocar redes para evitar que o lixo da capital desça para os rios no interior. O que vemos aqui é uma coisa impressionante. Por baixo dessa espuma branquinha, se você colocar um algodão no rio, ele sai preto. Essa primeira limpeza é o começo da mudança que precisamos fazer com mais frequência daqui para a frente”, diz.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Sai a lista anual de bilionários da Forbes 2024; veja os 10 mais ricos do mundo

  1. Bernard Arnault (França) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 233 bilhões (R$ 1,18 trilhão) Pelo segundo ano consecutivo, Arnault é a pessoa mais rica do mundo. Sua fortuna cresceu 10% em 2023 graças a mais um ano de faturamento recorde para seu conglomerado de luxo, o LVMH, dono de Louis Vuitton, Christian Dior e Sephora. 2. Elon Musk (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 195 bilhões (R$ 987 bilhões) Como o ranking muda constantemente, Musk ganhou e perdeu diversas vezes o título de "mais rico do mundo", à medida que mudou a valorização das suas empresas, a SpaceX, a Tesla e a rede social X (antigo Twitter). 3. Jeff Bezos (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 194 bilhões (R$ 982 bilhões) Bezos ficou mais rico este ano graças ao excelente desempenho da Amazon no mercado de ações. 4. Mark Zuckerberg (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 177 bilhões (R$ 895 bilhões) O presidente da Meta enfrenta altos e baixos. Depois

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40