Pular para o conteúdo principal

Delegacia do Rio fecha a noite por falta de segurança

dddddddMoradores de Niterói e São Gonçalo denunciam que algumas delegacias apagam as luzes e fecham suas portas durante a noite para inibir que pessoas procurem as unidades – principalmente as convencionais e as que não são centrais de flagrante – procurando atendimento. A prática já é conhecida pela Chefia da Polícia Civil, que chega a considerá-la justificável em alguns casos, e foi descrita no texto de uma punição aplicada a dois policiais lotados na 76ª DP (Centro de Niterói).
O trecho foi publicado no Boletim Informativo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) de número 108, do dia 10 de junho de 2011:
“Não se desconhece os fundados motivos que levam ao fechamento de certas unidades policiais e demais órgãos da estrutura da PCERJ no período mais avançado da noite e em sua madrugada, sendo certo que também se conhece que em todos esses setores existem armamentos e munições que despertam elevado interesse de pessoas à margem da lei.
Por outro lado, o fechamento de uma delegacia distrital ou qualquer outro setor do serviço público deve ser analisado casuisticamente para que a exceção não se transforme em regra geral, posto que certos órgãos públicos, a exemplo dos hospitais e delegacias, foram concebidos para o atendimento ao público diuturnamente.”
Mesmo com a instituição considerando a prática rotineira e normal em alguns casos, dois inspetores lotados na 76ª DP (Centro de Niterói) acabaram punidos. A decisão foi publicada no próprio BI nº 108.
Os dois trancaram a porta da distrital, quando esta ainda funcionava na Rua São João, e não responderam ao toque da campainha, na madrugada de 16 de dezembro. No entanto, atenderam a ligações telefônicas feitas para a unidade. A denúncia foi oficializada por agentes do Grupo de Apoio à Promotoria (GAP) da 4ª Promotoria de Investigação Penal (PIP) da 2ª Central de Inquéritos, que tentavam apreender máquinas caça-níqueis recolhidas em operação no Centro de Niterói.
De acordo com os agentes, eles estiveram na unidade às 03h45 e a encontraram trancada com um cadeado. Após tocarem a campainha da delegacia por diversas vezes e não serem atendidos, eles fotografaram a fachada da unidade. Todas as fotos foram anexadas no expediente encaminhado com a denúncia.
Ao telefonar para a 76ª DP, os agentes do GAP foram atendidos, mas informados de que no local não havia espaço para armazenamento dos caça-níqueis, que foram levados para a sede do 12º BPM (Niterói), também no Centro, onde ficaram acauteladas.
Após a denúncia, o titular da Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol), delegado Gilson Emiliano Soares, instaurou a Sindicância Administrativa Disciplinar nº 008/2011(E-09/00130/1404/2011) para apurar eventual responsabilidade dos inspetores Edie José Matos Ferreira e Cláudio Cardozo Lima. Enquanto o primeiro foi suspenso por 20 dias, o segundo foi suspenso por 30.
Eles chegaram a alegar que a medida teria sido tomada como precaução para que criminosos não pudessem invadir a delegacia e roubar o armamento existente nela. No entanto, a justificativa não foi deixada no Registro de Comunicação Administrativa (RCA).
“Pela leitura do RCA nº 351/10 e nº 352/10 não restou lançada qualquer consignação que legitimasse a conduta dos agentes sindicados, posto que não se relatou qualquer imperiosa necessidade do serviço público que justificasse o seu fechamento inadvertido, somado ao não atendimento de eventuais pessoas que procuraram naquele plantão o abrigo da Polícia Civil”, diz, em sua decisão, o corregedor Gilson Emiliano, continuando:
“Na esteira dos depoimentos colhidos dos policiais civis que se encontravam de plantão no dia subseqüente, verifica-se inexistir qualquer orientação ou determinação que admitisse o trancamento da porta de acesso da distrital e que nunca houve qualquer tentativa de invasão ou prática similar que justificasse a postura adotada pelos servidores sindicados”.
O delegado também lembrou o fato de que no prédio onde funcionava a 76ª DP também estavam sediadas três unidades especializadas – a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM-Nit), a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e a Delegacia de Homicídios de (DH) – além da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior de Niterói (CRPI-Nit). A transferência delas para a Avenida Amaral Peixoto, que passava por obras, aconteceu no dia 28 de janeiro de 2011.
“No caso específico dos autos, embora fundado na manifestação da segurança dos bens patrimoniais da delegacia, revela-se que no mesmo espaço físico estão sediadas três unidades especializadas, além da própria sede da distrital e mais a Coordenadoria Regional, totalizando-se, assim, cinco órgãos da estrutura da força de Segurança do Estado, aliado ao fato de que esses órgãos fazem divisa com o muro do Presídio Edgard Costa, razão pela qual o risco de uma invasão ou ameaça externa se mostra menos provável do que em outras unidades”, ressaltou.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Veja os 50 carros mais vendidos do Brasil em abril de 2024

O Brasil vendeu  207.204 carros novos de passeio e comerciais leves  em abril de 2024, representando um avanço de  37,6%  em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando 150.591 unidades foram emplacadas. Os dados foram divulgados pela consultoria Jato do Brasil.  O  Volkswagen Polo   voltou a ser o carro mais emplacado do país, vendendo  12.434  unidades. Em segundo lugar, surge a picape compacta  Fiat Strada , com   11.497 . Por fim, o  Chevrolet Onix   é o terceiro carro mais vendido de abril, com   9.087   licenciamentos. O  BYD Dolphin Mini  não apenas manteve o posto de carro elétrico mais vendido do Brasil como bateu um recorde histórico no segmento. O hatch emplacou  3.143 unidades , superando modelos tradicionais do mercado, como  Toyota Corolla ,  Peugeot 208  e  Citroën C3 .  Confira os 50 carros mais vendidos do Brasil em abril de 2024: Modelo Unidades vendidas 1°) Volkswagen Polo 12.434 2°) Fiat Strada 11.497 3°) Chevrolet Onix 9.087 4°) Fiat Argo 8.599 5°) Hyundai HB

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

Dinamarca reduzirá para 15 anos a idade para abortos sem consentimento dos pais

  O governo da Dinamarca anunciou nesta quarta-feira (24) que pretende reduzir de 18 para 15 anos o limite de idade para que adolescentes interrompam a gravidez sem o consentimento dos pais. A ministra da Igualdade do país, a liberal Marie Bjerre, anunciou a decisão no 50º aniversário da descriminalização do aborto na Dinamarca e disse que é "natural" discutir se a legislação estabelece o "equilíbrio adequado". Convicções da Gazeta do Povo: Defesa da vida desde a concepção "A idade legal para relações sexuais é 15 anos. Também é de 15 anos para poder ter acesso ao tratamento no sistema de saúde. Portanto, achamos correto que uma jovem possa fazer um aborto dos 15 aos 17 anos sem ter que envolver os pais", acrescentou. Bjerre admitiu que interromper uma gravidez não é uma "escolha fácil" e que é importante que as jovens nessa situação busquem apoio em seu ambiente e recorram a pessoas em quem confiam, como amigos, irmãos e professores, por exemplo

BYD Dolphin Mini bate novo recorde e já vende mais que Toyota Corolla

  O BYD  foi lançado há dois meses no Brasil e pela segunda vez surpreendeu nos números de vendas. Se no mês passado o compacto  já havia batido o recorde de elétrico mais emplacado do Brasil  com 2.469 unidades, em abril o número é ainda maior: 3.143 licenciamentos. Número suficiente para o hatch elétrico superar até o tradicional  Toyota Corolla , que vendeu 3.110 unidades no mês. Os números são da consultoria Jato do Brasil. Se comparar com modelos da mesma categoria, o Dolphin Mini importado da China superou a soma de  Peugeot 208  e  Citroën C3 . Os dois juntos venderam 3.009 carros. A alta do Dolphin Mini, no entanto, reflete uma leve baixa no “irmão maior”  Dolphin . O hatch era detentor do antigo recorde de vendas em dezembro do ano passado, quando emplacou  2.249 unidades . Neste ano, porém, as vendas têm baixado mês a mês e chegou às  1.619 unidades em abril . Vendas do BYD Dolphin Mini x BYD Dolphin BYD Dolphin Mini   Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr                          

Urgentíssimo! Por favor, assista a este vídeo!

  Créditos: Silas Malafaia/https://www.youtube.com/watch?v=5JKG5sXauxA Silas Malafaia Oficial Silas Malafaia Oficial

Bloomin’ Brands, dona do Outback gigante do setor alimentício avalia saída do Brasil e sinaliza venda de operações

  A Bloomin’ Brands, dona do Outback, anunciou, em sua divulgação de resultados, que busca saída do Brasil e avalia a venda de suas operações no país. Em sinalização, a empresa contratou o Bank of America (BofA) como consultor financeiro.  Em nota, é dito que a Bloomin’ Brands está “explorando e avaliando alternativas estratégicas para as operações da Companhia no Brasil que tenham o potencial de maximizar valor para nossos acionistas, incluindo, mas não se limitando a, uma possível venda das operações”. Presente no Brasil há 27 anos, o Outback inaugurou o seu primeiro restaurante no Rio de Janeiro. Atualmente, possui 152 unidades em solo brasileiro, com presença em 20 Estados e no Distrito Federal. A companhia ainda não definiu um cronograma definitivo para conclusão do processo. É dito que ainda não há garantia de que haverá uma venda ou outra solução estratégica. Em 2024, o grupo somou US$ 1,2 bilhões em receitas totais no primeiro trimestre de 2024. O resultado, no entanto, represe

NIO Factory Tour - China production

  Créditos:  NIO Factory Tour - China producti on/ https://www.youtube.com/watch?v=IRW0Aj-BBBM KondorCars

Agrishow - Melhores momentos - 1ºdia (29/04)

  Créditos: Agrishow 2024/https://www.youtube.com/watch?v=BgBYzXahRLo Agrishow Feira

Paolla Oliveira, não se fala em outra coisa; "Felizes para Sempre"

TUFÃO Paolla em cena da série e na breve caminhada ( sem Photoshop ) em direção à glória. A temperatura do país subiu (Foto: reprodução) (Foto: reprodução) O verão de 1982, ano em que foi ao ar a série Quem ama não mata , entrou para a história pela moda dos sanduíches naturais. Trinta e três anos depois, um verão que parecia destinado a ser lembrado pelo calor sufocante e pela escassez de água tornou-se, repentinamente, a estação de Paolla Oliveira. A estrela de  Felizes para sempre? , adaptação da série de 1982 escrita pelo mesmo Euclydes Marinho, varreu o país como um tufão depois de uma cena em que caminha languidamente na direção de uma varanda, vestida apenas com um fio dental. Assim que a cena foi ao ar, na noite da terça-feira, a imagem do corpaço da atriz de 32 anos virou febre. Foi reproduzida à exaustão em posts e listas na internet  e apareceu ao lado de hashtags como “inveja” e “voltando para a academia amanhã”, com o olhar feminino sobre o tema. Melhor deixar de l