Postagem em destaque

Fique atento! Criminosos disfarçados de funcionários da EDP aplicam golpes em São José, SP

Criminosos disfarçados de funcionários da EDP, concessionária de energia que atende 19 cidades da região, aplicam golpes em clientes em ...

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Ford e Chevrolet planejam parar a venda de quatro carros de passeio nos EUA

Chevrolet Sonic
O Chevrolet Sonic é um dos candidatos a sair do mercado nos Estados Unidos, por causa do baixo volume de vendas. Foto: Chevrolet
Não é apenas no Brasil que os utilitários-esportivos têm feito vítimas no mercado. De acordo com o The Wall Street Journal, a General Motors e a Ford planejam deixar de vender nos Estados Unidos hatches e sedãs de baixo volume de vendas, para se concentrar em modelos mais atraentes do ponto de vista comercial.
Segundo o jornal, a GM deixaria de vender nos EUA o compacto Sonic (que lá é considerado subcompacto) e o Impala, um sedã que já tem 61 anos de produção (e tradição).Da mesma forma, a concorrente Ford também planeja paralisar as vendas do Fiesta e – talvez – até mesmo do Fusion. Ambos são produzidos no México. As vendas do Fiesta não vão muito bem, e o Fusion não consegue concorrer com a trinca oriental formada por Toyota Camry, Honda Accord e Nissan Altima.

Para se ter uma ideia, a Toyota vendeu 35.264 unidades do Camry em março, mais que o dobro do volume do Fusion (16.103 unidades).
Tentativa frustrada de downsizing
No fim dos anos 2000, no auge da crise econômica que atingiu os Estados Unidos, o então presidente Barack Obama conclamou as montadoras a desenvolverem veículos menores, mais econômicos e, por isso, mais baratos. Foi a partir dessa época que o termo “downsizing” (que significa motores menores e mais eficientes) passou a ser difundido e aplicado.
No Salão de Detroit de 2009, o então presidente da Ford, Alan Mulally, entrou em cena dirigindo um Ford Fiesta, dando assim claros sinais da direção que a montadora pretendia seguir.
Passada a crise, porém, os compradores nos EUA voltaram a adquirir automóveis maiores (e de motorização idem) assim que o preço da gasolina começou a baixar.
O ranking de vendas de março no país mostra que as grandes picapes continuam dando as cartas por lá, seguidas dos SUVs e dos sedãs:
Vendas em março nos EUA, em unidades
1º – Ford Série F: 87.011
2º – Chevrolet Silverado: 52.547
3º – Nissan Rogue: 42.151
4º – RAM: 41.307
5º – Toyota Camry: 35.264
6º – Toyota RAV4: 34.937
7º – Honda Civic: 32.584
8º – Chevrolet Equinox: 31.940
9º – Honda CR-V: 31.868
10º – Toyota Corolla: 31.392

fonte: jornaldocarro
Postar um comentário

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

COMPARTILHE