Pular para o conteúdo principal

Redação do Enem 2018 tem como tema a 'manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet'

Imagem relacionada

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) pediu aos estudantes diversos conceitos de filosofia, de Epicuro, na Grécia Antiga, até Guy Debord, na modernidade. Em linguagens, os destaques foram para um trecho da obra "1984", de George Orwell, os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Agenda 2030 da ONU e o "protesto feminista" feito pelas candidatas do Miss Peru 2018.

"A quem não basta pouco, nada basta." - citação de filósofo grego Epicuro que caiu no Enem 2018

Outros temas pedidos foram um trecho da carta escrita pelo cartunista Henfil em 1969 para o General Ernesto Geisel, e um desenho retirado de uma cartilha infantil ilustrando Getúlio Vargas conversando com duas crianças sobre a importância de aprender em casa e na escola a amar a pátria, da época do Estado Novo.

Uma carta escrita pelo cartunista Henfil a Geisel em 1969 também caiu no Enem 2018 — Foto: Reprodução/GloboNews

Uma carta escrita pelo cartunista Henfil a Geisel em 1969 também caiu no Enem 2018 — Foto: Reprodução/GloboNews

A ativista americana Rosa Parks, que entrou na história ao desafiar uma lei de segregação entre negros e brancos nos Estados Unidos, também inspirou uma questão do Enem. O ônibus no qual ela sentou nos primeiros lugares, recusando-se a usar apenas os assentos traseiros destinados a negros, foi o centro do enunciado.

Duas fotos ilustram a questão, uma delas é a do ônibus, que hoje é exposto em um museu aos cuidados da fundação The Henry Ford.

O ônibus de Rosa Parks, hoje em exibição em um museu, inspirou um tema da prova do Enem 2018 — Foto: Divulgação/The Henry Ford

O ônibus de Rosa Parks, hoje em exibição em um museu, inspirou um tema da prova do Enem 2018 — Foto: Divulgação/The Henry Ford


Redação


A prova de redação teve como tema "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet" e teve quatro textos motivadores, sendo que três deles são trechos de reportagens e um trouxe um gráfico com dados.

Duas das três reportagens citam diretamente os algoritmos e foram publicados em 2016. Um deles, "O gosto na era do algoritmo", foi publicado em 2016 pelo jornal "El País" e escrito pelo jornalista Daniel Verdú. O outro, chamado "A silenciosa ditadura do algoritmo", é de autoria do jornalista brasileiro Pepe Escobar.

A terceira reportagem, também de 2016, foi publicada pela BBC Future. De autoria de Tom Chatfield, o texto chama "Como a internet influencia secretamente nossas escolhas".
O gráfico que aparece na prova de redação é um organograma de dados produzido pelo IBGE com o perfil dos usuários de internet no Brasil em 2016, com detalhes sobre o uso da internet entre homens e mulheres.

'A conquista da América - a questão do outro', obra do filósofo russo Tzvetan Todorov — Foto: Reprodução

'A conquista da América - a questão do outro', obra do filósofo russo Tzvetan Todorov — Foto: Reprodução

Ciências humanas


O filósofo e teólogo Santo Agostinho também caiu no Enem 2018, com trechos da sua obra "Confissões", assim como um trecho da série literária 'O tempo e o vento', do escritor Érico Veríssimo, inspirando uma questão sobre a Primeira República.

A história da conquista da América e da derrota dos Astecas para os espanhois foi abordada com base em trechos da obra do filósofo búlgaro Tzvetan Todorov chamada "A conquista da América – a questão do outro'.

Outra obra pedida no primeiro dia foi "Elogio da filosofia", escrita por Maurice Merleau-Ponty.

Nas questões de geografia, o Enem exigiu que os candidatos soubessem o motivo pelo qual os ciclones tropicais acontecem com maior frequência no Hemisfério Norte, além de conceitos sobre a dinâmica da hidrologia e conhecimentos sobre a crise hídrica que afetou estados como São Paulo em 2014.

'1984', romance de George Orwell — Foto: Reprodução

'1984', romance de George Orwell — Foto: Reprodução


Linguagens


A prova de linguagens teve questões sobre o feminismo e a violência contra a mulher, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, racismo e o Hino Nacional.

O feminismo e a violência contra a mulher apareceu duas vezes na prova. Em um primeiro momento, a questão mostrava o concurso Miss Peru 2018 em que as 23 candidatas se manifestaram contra a violência envolvendo mulheres. No quadro em que apresentariam suas medidas (altura, peso), as 23 participantes destacaram estimativas de feminicídio, agressões e assédio sexual contra a mulher. O fato foi noticiado na mídia na época que ocorreu. O aluno deveria indicar o que ele identificava como violência contra a mulher no texto apresentado.

Em um segundo momento, o tema apareceu em uma questão que mostrava um cartaz de uma campanha de 2017, feita em Porto Alegre, para divulgar um número de denúncia de violência contra a mulher. A partir deste cartaz, o aluno teria que falar qual o modo interativo que indica o comportamento dos usuários a partir desta campanha.

Os 70 anos da declaração universal dos direitos humanos foi abordado em uma entrevista que citava os objetivos da agenda 2030. O estudante tinha que identificar quais eram estes objetivos.

O racismo foi abordado em um texto sobre a estética de beleza de homens e mulheres negros. O aluno deveria identificar onde estava o racismo naquele contexto.

O Hino Nacional foi usado para cobrar do aluno qual a norma padrão usada em um trecho da letra.

A saúde do trabalhador e o tempo perdido no deslocamento em grandes cidades, conforme a classe social, caiu em uma questão que falava sobre o tempo perdido no trânsito e o impacto na qualidade de vida. Segundo o texto, o trabalhador que passa mais tempo se deslocando tem mais tendência ao sedentarismo.

Programa ao vivo


O primeiro dia do Enem 2018 começou às 13h deste domingo (4). Às 18h30, o estúdio do G1 em São Paulo dará início a um programa em vídeo ao vivo com professores do Sistema COC de Ensino. Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas, o tema da redação e os pontos mais polêmicos que caíram no Enem.


fonte; G1

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

Urgentíssimo! Por favor, assista a este vídeo!

  Créditos: Silas Malafaia/https://www.youtube.com/watch?v=5JKG5sXauxA Silas Malafaia Oficial Silas Malafaia Oficial

NIO Factory Tour - China production

  Créditos:  NIO Factory Tour - China producti on/ https://www.youtube.com/watch?v=IRW0Aj-BBBM KondorCars

Bloomin’ Brands, dona do Outback gigante do setor alimentício avalia saída do Brasil e sinaliza venda de operações

  A Bloomin’ Brands, dona do Outback, anunciou, em sua divulgação de resultados, que busca saída do Brasil e avalia a venda de suas operações no país. Em sinalização, a empresa contratou o Bank of America (BofA) como consultor financeiro.  Em nota, é dito que a Bloomin’ Brands está “explorando e avaliando alternativas estratégicas para as operações da Companhia no Brasil que tenham o potencial de maximizar valor para nossos acionistas, incluindo, mas não se limitando a, uma possível venda das operações”. Presente no Brasil há 27 anos, o Outback inaugurou o seu primeiro restaurante no Rio de Janeiro. Atualmente, possui 152 unidades em solo brasileiro, com presença em 20 Estados e no Distrito Federal. A companhia ainda não definiu um cronograma definitivo para conclusão do processo. É dito que ainda não há garantia de que haverá uma venda ou outra solução estratégica. Em 2024, o grupo somou US$ 1,2 bilhões em receitas totais no primeiro trimestre de 2024. O resultado, no entanto, represe

Anvisa suspende lotes de detergente Ypê por risco de contaminação; veja lista

  Agência informou que foi identificado desvio durante monitoramento da produção, o que poderia causar potencial risco de contaminação microbiológica, mas, segundo a fabricante, sem risco à saúde ou segurança do consumidor. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ) suspendeu a comercialização, distribuição e uso de  determinados lotes do detergente Ypê . Segundo o órgão, foi identificado o risco de contaminação biológica, que, de acordo com a fabricante,  não oferece risco à saúde ou segurança do consumidor . A determinação foi publicada no "Diário Oficial da União" e exige que  todas as unidades do detergente produzidas entre julho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2022 com lote final 1 e 3 sejam suspensas . Estão incluídos detergentes de todos os tipos, dentro dessa identificação. Em nota, a Química Amparo, empresa produtora do detergente Ypê, informou que fez o recolhimento dos itens há mais de um mês após análise interna que identificou em alguns lotes

No meio da tragédia no RS, caminhão do Exército invade a contramão e deixa três mortos

  Informações que chegam do RS dão conta de que três pessoas morreram e outras duas ficaram gravemente feridas em um acidente na BR-448, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O caso envolvendo um caminhão do Exército, que estava na contramão, foi registrado às 19h desta quarta-feira (8), no km 4 da via, sentido Interior-Capital.  Houve bloqueio total no trecho para realização de perícia, o que impediu um resgate de cavalos na região. A rodovia havia sido liberada na manhã desta quarta para circulação de veículos, após as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.  Segundo a CCR ViaSul, concessionária que administra a 448, todas as vítimas são homens, incluindo os feridas, posteriormente encaminhados para o hospital São Camilo, em Esteio. O Exército disse estar apurando as informações sobre a ocorrência, mas confirma que foi uma colisão. Tanto a CCR ViaSul quanto a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda não divulgaram os nomes e as idades das vítimas. A dinâmica do acidente

Dinamarca reduzirá para 15 anos a idade para abortos sem consentimento dos pais

  O governo da Dinamarca anunciou nesta quarta-feira (24) que pretende reduzir de 18 para 15 anos o limite de idade para que adolescentes interrompam a gravidez sem o consentimento dos pais. A ministra da Igualdade do país, a liberal Marie Bjerre, anunciou a decisão no 50º aniversário da descriminalização do aborto na Dinamarca e disse que é "natural" discutir se a legislação estabelece o "equilíbrio adequado". Convicções da Gazeta do Povo: Defesa da vida desde a concepção "A idade legal para relações sexuais é 15 anos. Também é de 15 anos para poder ter acesso ao tratamento no sistema de saúde. Portanto, achamos correto que uma jovem possa fazer um aborto dos 15 aos 17 anos sem ter que envolver os pais", acrescentou. Bjerre admitiu que interromper uma gravidez não é uma "escolha fácil" e que é importante que as jovens nessa situação busquem apoio em seu ambiente e recorram a pessoas em quem confiam, como amigos, irmãos e professores, por exemplo

Agrishow - Melhores momentos - 1ºdia (29/04)

  Créditos: Agrishow 2024/https://www.youtube.com/watch?v=BgBYzXahRLo Agrishow Feira

Paolla Oliveira, não se fala em outra coisa; "Felizes para Sempre"

TUFÃO Paolla em cena da série e na breve caminhada ( sem Photoshop ) em direção à glória. A temperatura do país subiu (Foto: reprodução) (Foto: reprodução) O verão de 1982, ano em que foi ao ar a série Quem ama não mata , entrou para a história pela moda dos sanduíches naturais. Trinta e três anos depois, um verão que parecia destinado a ser lembrado pelo calor sufocante e pela escassez de água tornou-se, repentinamente, a estação de Paolla Oliveira. A estrela de  Felizes para sempre? , adaptação da série de 1982 escrita pelo mesmo Euclydes Marinho, varreu o país como um tufão depois de uma cena em que caminha languidamente na direção de uma varanda, vestida apenas com um fio dental. Assim que a cena foi ao ar, na noite da terça-feira, a imagem do corpaço da atriz de 32 anos virou febre. Foi reproduzida à exaustão em posts e listas na internet  e apareceu ao lado de hashtags como “inveja” e “voltando para a academia amanhã”, com o olhar feminino sobre o tema. Melhor deixar de l