Pular para o conteúdo principal

Falta de peça estica parada das montadoras no fim do ano. Veja lista completa

 

As férias coletivas de final de ano nas montadoras passaram a ser um período chave em 2021. Por causa da chegada ou da falta de semicondutores e outros componentes, as empresas fizeram ajustes no tradicional tempo de parada realizado entre dezembro e janeiro. No caso das fabricantes de automóveis, há grande oscilação no número de dias. No caso das fabricantes de caminhões, os períodos são mais definidos.

GENERAL MOTORS - Começando pelo segmento de automóveis a falta de componentes levou a GM a conceder quase 30 dias para os trabalhadores da linha de São Caetano do Sul (SP), que terá as atividades interrompidas de 20 de dezembro a 17 de janeiro. A unidade, onde são produzidos os modelos Chevrolet Spin, Joy e Tracker, ficou bastante tempo parada este ano, uma vez que além da falta de peças ela passou por ampla reformulação para produzir a nova picape Montana.

Ainda dentro do universo GM, a fábrica de Gravataí (RS), onde é produzido o compacto Onix, a parada de final de ano será menor na comparação com a fábrica paulista, de 20 de dezembro a 3 de janeiro. De acordo com o sindicato dos metalúrgicos local, a fábrica trabalha a pleno vapor, com estoque de chips e pátios vazios, algo que não aconteceu na transição do primeiro para o segundo semestre, quando houve ali total paralisação pela falta de componentes.

Em São José dos Campos (SP), onde é produzida a picape S10 e o SUV Trailblazer, a parada será de 22 dias, começando no dia 13 de dezembro até 3 de janeiro, segundo a montadora. Em janeiro, aliás, a fabricante retomará o segundo turno da produção da picape, com o retorno de parte do quadro de funcionários do lay-off estabelecido em novembro na unidade.

Em Joinville, onde a GM mantém a produção de motores e transmissões, não haverá férias coletivas, informou a companhia.

RENAULT - No caso da marca francesa, que mantém fábrica em São José dos Pinhais (PR), a produção de veículos de passeio segue em dezembro normalmente, com a parada programada para ocorrer de 3 a 13 de janeiro. A montadora, de acordo com o sindicato dos metalúrgicos local, seguirá produzindo até o apagar das luzes de 2021 para aproveitar a chegada de componentes ao estoque e, assim, atender a demanda do mercado, que é crescente.

A fábrica de motores, que também fica dentro do complexo, tem parada programada no mesmo período que as linhas de automóveis. Já a linha de produção dos modelos utilitários para este ano, em 27 de dezembro, e retorna às atividades em 13 de janeiro.

VOLKSWAGENAinda enfrentando a falta crônica de componentes eletrônicos, a Volkswagen decidiu esticar as férias coletivas de fim de ano em todas as suas quatro fábricas brasileiras. A paralisação total das unidades varia de 18 a 26 dias, conforme informamos ontem.

TOYOTA - As três fábricas da montadora japonesa, Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz, em São Paulo, vão parar de 27 de dezembro a 3 de janeiro.

STELLANTIS -  Pelos lados da Stellantis, que mantém fábricas em Betim (MG), onde são produzidos os modelos Fiat, em Goiana (PE), onde são feitos os modelos Jeep e a picape Fiat Toro, e em Porto Real (RJ), onde são produzidos os modelos Peugeot/Citroën, o assunto férias coletiva ainda é algo sobre a mesa de discussão. Procurada pela reportagem, a montadora informou que o departamento de recursos humanos ainda analisa o tema.

HYUNDAI - Há também indefinição na fábrica da Hyundai em Indaiatuba (SP), onde são produzidos os modelos Creta e HB20.

HONDA - Na fábrica da Honda em Itirapina (SP), onde são fabricados os modelos Fit, City e o HR-V, a situação ainda não está definida. Segundo o sindicato dos metalúrgicos local, a montadora ainda não protocolou pedido de férias coletivas para a unidade produtiva do interior paulista.

NISSAN Instalada em Resende (RJ) para produção dos modelos Versa e Kicks, a fábrica da Nissan vai parar em 27 de dezembro e retorna em 13 de janeiro.

LAND ROVER Ainda no Rio de Janeiro, em Itatiaia, a planta da Land Rover parou em 1º de janeiro e vai retornar às atividades no dia 14 deste mês.

BMWSua fábrica em em Araquari (SC) vai parar de 22 de dezembro a 23 de janeiro. Por meio de nota a BMW informou que a parada acontece “para realocações internas de fornecedores locais e manutenção preventiva de equipamentos”, e que não há falta de componentes. A fabricante aumentou em 10% a produção para o ano na unidade, o que deverá culminar em 10 mil unidades até o final de dezembro.

CAOA CHERY e MITSUBISHIProcuradas pela reportagem, tanto Caoa Chery, que mantém fábrica em Jacareí (SP) e Anápolis (GO), quanto a HPE, que produz veículos Mitsubishi em Catalão (GO), não responderam até o fechamento desta matéria.

VOLVONo segmento de caminhões, que foi menos afetado pela crise de componentes do que o de automóveis, as paradas seguem dentro da normalidade para o período, exceto a Volvo. A montadora seguirá produzindo em dezembro na unidade de Curitiba (PR). A montadora prorrogou as suas férias coletivas, que começam em 30 de dezembro e vão até 17 de janeiro.

SCANIA -  A fabricante manteve na programação a sua longa pausa de final de ano para férias e manutenção das linhas. De acordo com a empresa, a produção em São Bernardo do Campo (SP) ficará interrompida de 23 de dezembro a 17 de janeiro.

MERCEDES-BENZ No caso da montadora alemã, que mantém produção no mesmo município, a parada para férias coletivas ocorrerá de 23 de dezembro a 6 de janeiro.

VWCO  A Volkswagen Caminhões e Ônibus concederá férias de 22 de dezembro a 3 de janeiro.

DAF, IVECO e AGRALE A DAF, com fábrica em Ponta Grossa (PR), Iveco, com produção em Sete Lagoas (MG) e Agrale, em Caxias do Sul (RS), não responderam até o fechamento da reportagem.

fonte: Automotive Business

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

DORIA NÃO MENTE

Rancho D´Ajuda

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40