Pular para o conteúdo principal

Fiat volta à liderança com carros modernos, seguros e alinhados às necessidades do consumidor no Brasil

 

O ano de 2021 ainda não terminou, mas já está marcado na história da Fiat no Brasil. Além de celebrar 45 anos de atividades no país, a empresa tem outro motivo para lembrar deste ano com muito carinho: a retomada da liderança de vendas.

De janeiro a novembro, ninguém comercializou mais carros do que a Fiat. No período, a marca acumulou participação de mercado de 22,1% no país. De quebra, a empresa também liderou o ranking na América do Sul, com 14,1% de participação nas vendas totais no mesmo intervalo de meses.

“Há 45 anos, a Fiat iniciou suas operações em Betim (MG) e começou a produzir automóveis que agradaram o consumidor de todo o Brasil. Investimos muito, inovamos sempre e impulsionamos a instalação de dezenas de fornecedores no entorno de nossa fábrica”, afirmou o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa.

“Como resultado, consolidamos um extenso e diversificado parque industrial automotivo, conquistamos a liderança do mercado brasileiro e sul-americano e empregamos milhares de pessoas que desenvolveram seus talentos e são hoje nosso grande diferencial”, acrescentou o executivo.

Polo Automotivo de Betim acompanha tendências do mercado


Parte da façanha se deve à eficiência do Polo Automotivo de Betim, uma das maiores fábricas de automóveis do planeta e a maior planta da Stellantis no mundo.

O grupo, aliás, foi constituído em janeiro deste ano a partir da fusão da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) com o Groupe PSA. Assim nasceu um dos maiores grupos automotivos do mundo, detentor de 14 marcas icônicas e líder mundial no desenvolvimento da mobilidade sustentável.

O Pólo Automotivo de Betim está em processo permanente de modernização e recebe contínuos investimentos para estar no topo da tecnologia automotiva.

Novas áreas de desenvolvimento de veículos foram implantadas simultaneamente à modernização de instalações, equipamentos, processos e sistemas a partir do conceito da Indústria 4.0. 

O complexo mineiro também é o maior centro de produção de powertrain da América Latina, com capacidade produtiva de 1,3 milhão de motores e transmissões por ano. De lá saem três famílias de motores: Fire, Firefly e GSE Turbo.

Hoje, o Pólo Automotivo de Betim é capaz de realizar todas as fases do desenvolvimento de um veículo de classe mundial.

Liderança se faz com carros de sucesso


Marcio Tonani, responsável pelo Tech Center Stellantis South America, que reúne e coordena a área de engenharia da empresa, explica o avanço do Polo Automotivo aos longo dos anos:

“O salto da Fiat foi dado em 2001, com a inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli. Até então, fazíamos poucas etapas do processo de desenvolvimento de um veículo. Mas conseguimos acumular conhecimento e experiência, que nos tornaram capazes de desenvolver e projetar veículos a partir do zero”.

Agora chamado de Tech Center Stellantis South America, o antigo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli continua reunindo profissionais criativos e talentosos. Hoje, o complexo é referência mundial em tecnologia flexfuel, desenvolvimento de picapes pequenas e médias e em dinâmica veicular, sobretudo suspensão. 

Com tudo isso, hoje os brasileiros são capazes de “oferecer nossas competências ao mundo”, nas palavras de Tonani. Prova disso é o número de veículos desenvolvidos no Brasil que se tornaram sucesso de mercado, como os Fiat Strada e Toro. O exemplo mais recente é o Fiat Pulse, o primeiro SUV da marca completamente desenvolvido e produzido em Betim

Tonani ressalta que as competências desenvolvidas e acumuladas servem mais do que apenas à empresa. “São um patrimônio da sociedade. Estamos desenvolvendo conhecimento e mão de obra. Isto significa crescimento humano e crescimento tecnológico para toda a sociedade”, acrescenta.

Nova Strada atinge a liderança de vendas


De todos os modelos produzidos pela Fiat em Betim na atualidade, nenhum deles acumula tanto sucesso quanto a Strada, líder absoluta de vendas na categoria há mais de duas décadas.

Lançada em junho de 2020, a segunda geração foi completamente renovada. Seguindo o DNA de inovação presente desde os primeiros anos da Fiat no país, a Strada trouxe a inédita cabine dupla de quatro portas e, única na categoria, com espaço para cinco ocupantes.

Neste ano, a Strada ganhou duas importantes novidades: a esperada transmissão automática e a inédita versão Ranch, que trouxe exclusividade e sofisticação à gama.

Tudo isso deve alavancar os resultados já impressionantes da picape, que acumulou mais de 100 mil unidades emplacadas até novembro de 2021 e tem tudo para fechar o ano como o carro mais vendido do Brasil.

Pulse: nascido para o sucesso


O ano também marcou a estreia da Fiat na categoria de SUVs compactos com o Pulse. Ciente da importância de ingressar em um dos segmentos mais aquecidos do país, a empresa trouxe o Pulse. 

Definido como um autêntico SUV com design italiano, atraente e moderno, o Pulse também seduz pelo bom pacote de equipamentos, incluindo faróis e lanternas em LED de série, que completam o visual requintado. 

Na traseira, as lanternas tridimensionais têm perfil elevado, enquanto o para-choque traz um desenho que otimiza o ângulo de saída do Pulse. Já os elementos escurecidos, somados a um friso prateado na parte inferior, mostram que o SUV está apto para qualquer situação.

A fórmula não poderia ter sido mais acertada. Com exatas três semanas desde a apresentação do modelo no mercado nacional, 9 mil consumidores reservaram suas unidades por meio da pré-venda no site da marca.

“Fazendo um exercício hipotético, se emplacássemos esses veículos em um mesmo mês, o Fiat Pulse seria o líder do ranking de vendas no Brasil”, celebrou Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil.

O Pulse não foi reconhecido apenas pelos consumidores. O SUV conquistou importantes prêmios logo após seu lançamento, como o Prêmio Design MCB, certificação promovida pelo Museu da Casa Brasileira, na categoria Transporte.

Outra conquista foi na categoria principal do Carro do Ano, premiação promovida pela revista Autoesporte que está em sua 55ª edição e é uma das mais importantes do setor automotivo nacional.

Argo avança e assume a liderança

Lançado em 2017, o Argo rapidamente se consolidou como um dos grandes sucessos da Fiat no Brasil e também teve bons momentos em 2021. Em outubro deste ano, o hatch assumiu a liderança do mercado de automóveis de passeio na primeira quinzena do mês.

A linha do Argo traz premissas desejadas pelo consumidor, como a central multimídia UConnect 7”, que é um equipamento de série desde a versão Drive 1.0. No total, são seis versões, incluindo a aventureira Trekking, e três opções de motorização: 1.0, 1.3 e 1.8.

Fiorino se renova com melhorias em consumo e segurança


Além do novo design, Fiorino ficou mais seguro na linha 2022

Quem também se renovou neste ano foi a Fiorino. Referência entre os veículos comerciais leves e líder do segmento de B-Vans com mais de 90% de participação de mercado, o modelo trouxe novo design exerior e interior totalmente renovado.

O veículo ficou ainda mais seguro com a adoção dos controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa e sinalização de frenagem de emergência.

Na parte mecânica, a engenharia da Fiat fez melhorias na motorização 1.4 EVO Flex, que entrega até 86 cv de potência e torque de 120 Nm com etanol. Além de atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7), o conjunto ainda obteve uma redução de até 11,8% no consumo de combustível.

Todas as melhorias complementam os atributos que fizeram a Fiorino ser uma das opções favoritas de empresários e frotistas, evoluindo um projeto idealizado para o trabalho, com tamanho na medida para o uso urbano e baixo custo de propriedade.


Outra novidade revelada em 2021 foi a Fiat Toro. O desenvolvimento do novo veículo foi realizado com base em quatro pilares: Design, Performance, Conectividade e Tecnologia.

Elogiada pelo design moderno e de personalidade, a Toro trouxe um desenho ainda mais moderno na dianteira. Além disso, o interior foi completamente renovado, com direito a novo painel de instrumentos e console central.

Uma das novidades mais notáveis está debaixo do capô. O eficiente motor Turbo 270 foi desenvolvido com tecnologia global e é o propulsor flex com produção nacional mais moderno, potente e de maior torque do Brasil. São 185 cavalos e 270 Nm de torque com etanol. Existem ainda opções com motorizações flex aspirado e diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas. 

Na conectividade, a Toro trouxe carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1” com tela posicionada na vertical e uma plataforma completa de serviços conectados, que inclui serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo. 

A picape também ganhou mais itens de tecnologia. Um deles é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), que inclui frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis. Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e painel digital com tela de TFT de 7 polegadas.

A linha 2022 da nova Toro é composta por nove versões para atender suas necessidades. O que não mudou é sua proposta versátil para servir tanto ao trabalho quanto ao lazer, com tamanho ideal para uma picape urbana e custo-benefício muito favorável diante de concorrentes mais caros e de porte maior.


fonte:Automotive Business

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Veja os 50 carros mais vendidos do Brasil em abril de 2024

O Brasil vendeu  207.204 carros novos de passeio e comerciais leves  em abril de 2024, representando um avanço de  37,6%  em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando 150.591 unidades foram emplacadas. Os dados foram divulgados pela consultoria Jato do Brasil.  O  Volkswagen Polo   voltou a ser o carro mais emplacado do país, vendendo  12.434  unidades. Em segundo lugar, surge a picape compacta  Fiat Strada , com   11.497 . Por fim, o  Chevrolet Onix   é o terceiro carro mais vendido de abril, com   9.087   licenciamentos. O  BYD Dolphin Mini  não apenas manteve o posto de carro elétrico mais vendido do Brasil como bateu um recorde histórico no segmento. O hatch emplacou  3.143 unidades , superando modelos tradicionais do mercado, como  Toyota Corolla ,  Peugeot 208  e  Citroën C3 .  Confira os 50 carros mais vendidos do Brasil em abril de 2024: Modelo Unidades vendidas 1°) Volkswagen Polo 12.434 2°) Fiat Strada 11.497 3°) Chevrolet Onix 9.087 4°) Fiat Argo 8.599 5°) Hyundai HB

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

Dinamarca reduzirá para 15 anos a idade para abortos sem consentimento dos pais

  O governo da Dinamarca anunciou nesta quarta-feira (24) que pretende reduzir de 18 para 15 anos o limite de idade para que adolescentes interrompam a gravidez sem o consentimento dos pais. A ministra da Igualdade do país, a liberal Marie Bjerre, anunciou a decisão no 50º aniversário da descriminalização do aborto na Dinamarca e disse que é "natural" discutir se a legislação estabelece o "equilíbrio adequado". Convicções da Gazeta do Povo: Defesa da vida desde a concepção "A idade legal para relações sexuais é 15 anos. Também é de 15 anos para poder ter acesso ao tratamento no sistema de saúde. Portanto, achamos correto que uma jovem possa fazer um aborto dos 15 aos 17 anos sem ter que envolver os pais", acrescentou. Bjerre admitiu que interromper uma gravidez não é uma "escolha fácil" e que é importante que as jovens nessa situação busquem apoio em seu ambiente e recorram a pessoas em quem confiam, como amigos, irmãos e professores, por exemplo

BYD Dolphin Mini bate novo recorde e já vende mais que Toyota Corolla

  O BYD  foi lançado há dois meses no Brasil e pela segunda vez surpreendeu nos números de vendas. Se no mês passado o compacto  já havia batido o recorde de elétrico mais emplacado do Brasil  com 2.469 unidades, em abril o número é ainda maior: 3.143 licenciamentos. Número suficiente para o hatch elétrico superar até o tradicional  Toyota Corolla , que vendeu 3.110 unidades no mês. Os números são da consultoria Jato do Brasil. Se comparar com modelos da mesma categoria, o Dolphin Mini importado da China superou a soma de  Peugeot 208  e  Citroën C3 . Os dois juntos venderam 3.009 carros. A alta do Dolphin Mini, no entanto, reflete uma leve baixa no “irmão maior”  Dolphin . O hatch era detentor do antigo recorde de vendas em dezembro do ano passado, quando emplacou  2.249 unidades . Neste ano, porém, as vendas têm baixado mês a mês e chegou às  1.619 unidades em abril . Vendas do BYD Dolphin Mini x BYD Dolphin BYD Dolphin Mini   Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr                          

Governador Eduardo Leite decreta estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul

  Edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) da noite dessa quarta-feira (1°) publicou o Decreto 57.596, que “declara estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul afetado pelos eventos climáticos de chuvas intensas ocorridos a partir de 24 de abril de 2024”. O decreto destaca que o Rio Grande do Sul é atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III – caracterizados por danos e prejuízos elevados. Os eventos meteorológicos ocasionaram “danos humanos, com a perda de vidas, e danos materiais e ambientais, com a destruição de moradias, estradas e pontes, assim como o comprometimento do funcionamento de instituições públicas locais e regionais e a interdição de vias públicas”, descreve o decreto assinado pelo governador Eduardo Leite. Com a entrada em vigor, fica decretado que órgãos e entidades da administração pública estadual, observadas suas competências, prestarão apoi

Urgentíssimo! Por favor, assista a este vídeo!

  Créditos: Silas Malafaia/https://www.youtube.com/watch?v=5JKG5sXauxA Silas Malafaia Oficial Silas Malafaia Oficial

Chuvas afetam 114 municípios e deixam ao menos 10 mortos no RS

  Balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul no fim da tarde desta quarta-feira (1º) revela que 114 cidades gaúchas foram atingidas pelas fortes chuvas que afetam o estado desde segunda-feira (29). Ao menos dez mortes foram confirmadas. Outras 11 pessoas estão feridas. Ao todo, 19.110 pessoas foram afetadas em solo gaúcho por ocorrências como enchentes, deslizamentos de terra, transbordamento de rios e desabamentos. O último balanço mostra que 3.416 indivíduos estão desalojados e 1.072 estão em abrigos. Do total de dez mortes, duas ocorreram em Paverama e duas em Salvador do Sul. Os outros municípios que registraram vítimas fatais foram Pântano Grande, Itaara, Encantado, Segredo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. Há ainda 21 pessoas desaparecidas, sendo oito em candelária, seis em Encantado, quatro em Roca Sales, duas em São Vendelino e uma em Passa Sete. Os locais mais afetados pelos temporais são a região central do estado e os vales do Caí e do Taquari. Segundo o Instit

Agrishow - Melhores momentos - 1ºdia (29/04)

  Créditos: Agrishow 2024/https://www.youtube.com/watch?v=BgBYzXahRLo Agrishow Feira

Paolla Oliveira, não se fala em outra coisa; "Felizes para Sempre"

TUFÃO Paolla em cena da série e na breve caminhada ( sem Photoshop ) em direção à glória. A temperatura do país subiu (Foto: reprodução) (Foto: reprodução) O verão de 1982, ano em que foi ao ar a série Quem ama não mata , entrou para a história pela moda dos sanduíches naturais. Trinta e três anos depois, um verão que parecia destinado a ser lembrado pelo calor sufocante e pela escassez de água tornou-se, repentinamente, a estação de Paolla Oliveira. A estrela de  Felizes para sempre? , adaptação da série de 1982 escrita pelo mesmo Euclydes Marinho, varreu o país como um tufão depois de uma cena em que caminha languidamente na direção de uma varanda, vestida apenas com um fio dental. Assim que a cena foi ao ar, na noite da terça-feira, a imagem do corpaço da atriz de 32 anos virou febre. Foi reproduzida à exaustão em posts e listas na internet  e apareceu ao lado de hashtags como “inveja” e “voltando para a academia amanhã”, com o olhar feminino sobre o tema. Melhor deixar de l