Pular para o conteúdo principal

A Virada Cultural + Violência: Jovem morto, arrastões, A Virada Cultural deste ano encerrou com dois mortos (um deles baleado e outro supostamente por overdose), 28 pessoas detidas, sendo 17 delas em flagrante, e nove adolescentes apreendidos, além de outras três pessoas baleadas e seis esfaqueadas



Essas informações fazem parte do balanço preliminar divulgado pela Prefeitura de São Paulo e a Polícia Militar do Estado no final da tarde deste domingo (18).
"O horário crítico foi das 2h30 às 5h", disse o prefeito Fernando Haddad (PT). Para ele, a questão mais preocupante foi a segurança. "Houve mais ocorrências do que se esperava. Mas [pode ser considerado] normal por trazer 4 milhões de pessoas para um bairro."
"A percepção das pessoas que acompanharam da central de monitoramento é a de que houve mais ocorrências do que se esperava, mas que houve também intensa mobilização dos contingentes que estavam de prontidão no sentido de pensar o socorro e a atenção devida." Durante a Virada, 260 pessoas foram removidas para atendimento pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), de acordo com os dados divulgados pela Prefeitura.
Segundo a Folha apurou, representantes da organização do evento disseram ter recebido, ao longo da madrugada, relatos de uma suposta inércia de policiais militares diante de atos de violência.
"Temos que avaliar os relatos que chegaram sobre possíveis omissões. Todo o contingente estava de prontidão, atuando e fazendo seu trabalho conforme previsto ao longo da madrugada", afirmou Haddad.
Para o coronel da Polícia Militar Reynaldo Simões Rossi, comandante do policiamento da região central durante o evento e que participou do anúncio do balanço, é preciso tomar cuidado com a avaliação do trabalho policial.
"Não digo em sutileza nem em leniência [da parte da polícia]. As ações foram na justa medida num contexto como esse. A sensação de ser vítima não é confortável para ninguém, mas gostaria de perceber o universo de vítimas dentro do universo de pessoas", afirmou Rossi.
Em nota, a Polícia Militar de São Paulo informou que "ampliou o efetivo [neste ano] em relação ao ano passado", de 3.100 em 2012 para 3.424 neste ano, e que 37 pessoas foram detidas sob a suspeita de crimes diversos, como roubos, vandalismo e tráfico de drogas.
"Fizemos um levantamento preliminar no que diz respeito a ocorrências policiais. Se são de natureza patrimonial ou se são ligadas ao comportamento, ao consumo excessivo de álcool, àquele sentimento de liberalidade que as pessoas têm quando tomam as ruas", disse Rossi. Ainda não há prazo para a divulgação de um balanço final das ocorrências no evento.

JOVEM MORTO

O pai do jovem Elias Martins Morais Neto, 19, que morreu neste domingo após levar um tiro durante a Virada Cultural, reclamou do policiamento responsável pelo evento. Com um olhar triste e desolado, ele ainda tentava entender o que tinha acontecido com o filho.
"Como pode um menino vir para uma festa desse porte e ser baleado? Não tinha ninguém para revistar as pessoas e ver quem estava armado?", disse Aurelino Santana, 49, enquanto aguardava a polícia finalizar o boletim de ocorrência no 3º DP (Campos Elíseos).
Segundo o coronel da PM Reynaldo Rossi, "as características da Virada nos


impedem, pela própria natureza do evento, de elevar as condições de vistoria [do público] como acontece num campo de futebol".
"No decorrer da noite, vimos que alguns grupos, indivíduos se valendo da natureza do evento e do número de pessoas nas ruas perpetraram crimes patrimoniais simulando brigas ou de forma sutil. Eu não reputaria como arrastão, a gente tem que ter em conta um aspecto importante", afirmou Rossi.
Para ele, "não podemos dizer que a situação desse ano transcende ou ultrapassou as circunstâncias de eventos anteriores." A Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana registraram quatro mortos nas últimas oito edições da Virada Cultural de São Paulo, criada em 2005.
Os dois primeiros anos do evento não apresentaram ocorrências policiais graves. Já em 2007, um tumulto entre a Polícia Militar e fãs do grupo Racionais MC's deixou ao menos cinco pessoas feridas na praça da Sé. No mesmo ano, dois carros foram depredados.
As edições de 2008 e 2009 também não registraram casos graves de violência. Em 2010, a PM confirmou a primeira morte da história da Virada Cultural. Um jovem de 17 anos levou uma facada durante uma briga na avenida São João e morreu na Santa Casa de Misericórdia. A edição contou com 4.300 policiais militares e guardas civis.
Já em 2011, ano em que o evento teve o mesmo efetivo de segurança do ano anterior, foram registradas duas mortes por suspeita de suicídio --ambas no viaduto Santa Ifigênia. Também houve uma briga entre punks e skinheads na praça Júlio Prestes, deixando um ferido.
Na edição do ano passado, que contou com 4.200 PMs e GCMs, uma garota de 17 anos morreu supostamente por overdose de cocaína. Um policial federal também foi baleado após reagir a uma abordagem policial.

ARRASTÕES

Policiais militares ouvidos pela Folha disseram que foram registrados inúmeros casos de arrastões durante a madrugada. A reportagem flagrou pelo menos onze deles: nas avenidas São João, Ipiranga, Rio Branco e Duque de Caxias, dois na praça da República e outro no viaduto Jaceguai --onde, por volta das 2h30 da madrugada, dezenas de assaltantes desceram a partir da avenida São Luís.
A reportagem esteve entre as 2h e 3h no 3º DP (Campos Elíseos) e constatou pelo menos 15 casos de vítimas.
Em todos os casos, a descrição dos crimes é a mesma. Grupos de aproximadamente 50 pessoas passavam abordando os frequentadores da festa e, após agressões, arrancavam à força celulares, carteiras, bonés e blusas.
"Arrancaram meu boné, meu tênis e minha carteira. Me chutaram quando estava caído. Levei um chute no rosto", disse o estudante C., 16, enquanto


era atendido na delegacia.
O ajudante de serralheiro Jeferson Silva, 19, foi agredido antes de ter o celular e o boné roubados. "Eles chegam gritando 'olha o bonde' e roubam tudo", disse Silva, roubado quando saía de um dos palcos em direção ao metrô, acompanhado de três amigos. Todos foram roubados.
"Chegavam, arrastavam a gente mesmo, juntavam e e arrancavam tudo, corrente, tênis, carteira", disse o conferente Fabio Viana, 24. "A gente vem para se divertir e acaba sem nada".
Na maioria dos casos, os policiais de plantão nas delegacias orientam a fazer o registro da ocorrência pela internet, pois os crimes são considerados furtos. Porém houve casos de pessoas que foram rendidas por pessoas armadas.
"Pior é que está cheio de PMs nas ruas. É muita gente, impossível evitar", disse um PM à Folha.


PONTO DE VISTA: Gasta se dinheiro promovendo eventos desse tipo, é válido, quando as coisas funcionam, mas infelizmente tem uma minoria inconsequente que não pensam dessa maneira. A população de bem que tem desejo de cultura,  fica refém das leis que não pune os infratores soltos, que desrespeitam  o povo e praticam a violência. Viva o código penal Brasileiro.  

canadauencetv.blogspot.com.br

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

Sai a lista anual de bilionários da Forbes 2024; veja os 10 mais ricos do mundo

  1. Bernard Arnault (França) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 233 bilhões (R$ 1,18 trilhão) Pelo segundo ano consecutivo, Arnault é a pessoa mais rica do mundo. Sua fortuna cresceu 10% em 2023 graças a mais um ano de faturamento recorde para seu conglomerado de luxo, o LVMH, dono de Louis Vuitton, Christian Dior e Sephora. 2. Elon Musk (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 195 bilhões (R$ 987 bilhões) Como o ranking muda constantemente, Musk ganhou e perdeu diversas vezes o título de "mais rico do mundo", à medida que mudou a valorização das suas empresas, a SpaceX, a Tesla e a rede social X (antigo Twitter). 3. Jeff Bezos (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 194 bilhões (R$ 982 bilhões) Bezos ficou mais rico este ano graças ao excelente desempenho da Amazon no mercado de ações. 4. Mark Zuckerberg (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 177 bilhões (R$ 895 bilhões) O presidente da Meta enfrenta altos e baixos. Depois

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol

Buscando ter ‘maior bumbum do mundo’, mulher revela não conseguir achar poltrona em que caiba; VEJA FOTOS

Natasha Crown, uma modelo sueca famosa por buscar ter o “maior bumbum do mundo”, compartilhou um vídeo recentemente que revela a dificuldade que ela enfrenta para encontrar uma poltrona em que possa se acomodar. Natasha já gastou mais de R$ 700 mil em procedimentos estéticos para aumentar suas nádegas. Sua última medição registrou um bumbum de 2,2 metros. Um dos 2,3 milhões de seguidores dela no Instagram perguntou: “Como você faz para viajar? Como é a experiência nos assentos?”. Outro seguidor criticou: “Nunca vou entender por que você fez isso. Isso é tão ruim.” No entanto, Natasha não pretende parar. Ela continua com os procedimentos de Brazilian lift, nos quais a gordura é retirada de outras partes do corpo e injetada nas nádegas. A modelo também adotou uma dieta que inclui dezenas de pizzas e 12 quilos de Nutella em dois meses, com o objetivo de ganhar peso. A meta de Natasha tem um nome: Mikel Ruffinelli. Essa americana, mais conhecida como Diva, detém o recorde mundial com uma c