Pular para o conteúdo principal

Ranking das melhores faculdades: A Universidade de São Paulo (USP) ficou em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo no ranking britânico QS (Quacquarelli Symonds), para as melhores universidades da América Latina

      

A Universidade de São Paulo (USP) ficou em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo no ranking britânico QS (Quacquarelli Symonds), para as melhores universidades da América Latina. Das dez universidades mais bem classificadas do Brasil, oito são instituições públicas.
A conclusão é de um ranking de instituições de ensino superior latino-americanas divulgado nesta terça-feira (28) pelo grupo britânico, que faz listagens de universidades em todo o mundo. Este é o terceiro ano que o grupo realiza levantamento específico para América Latina.
Entre as universidade públicas do país as mais bem colocadas estão: a Universidade de São Paulo (USP) que ficou em primeiro lugar, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em terceiro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em oitavo, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em décimo, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 11°, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 14°, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 17°, a Universidade de Brasília (UnB) em 21° e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 29°.
As duas particulares melhores classificadas foram a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que ficou em 18°, e a de São Paulo, em 28°. Confira na tabela abaixo, as posições das dez melhores universidades brasileiras.
QS RankingUniversidade
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
10°Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
11°Universidade Estadual Paulista (UNESP)
14°Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
17°Universidade Federal do de São Paulo (Unifesp)
18°Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
21°Universidade de Brasíla (UnB)
28°Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
A metodologia utilizada para realizar o ranking das universidades da América Latina é baseado na avaliação de especialistas dos fatores importantes e da disponibilidade de dados.
Os critérios utilizados são: 30% reputação da instituição na academia, 20% reputação da instituição no mercado de trabalho, 10% trabalhos por docente, 10% citações por trabalho, 10% proporção de professores/estudantes, 10% quantidade de professores com doutorado e 10% impacto na internet (webmetrics).
AMÉRICA LATINA
Na América Latina, o Brasil lidera o ranking de 300 universidades com 81 instituições entre as mais bem classificadas. O México é representado por 50 universidades, a Colômbia, por 42, e Argentina e Chile têm 30 universidades listadas cada. Em relação ao ranking de 2012, algumas universidades melhoraram seu desempenho.
A Unesp melhorou duas posições subindo de 17° para 11°, a UFSCar subiu da 37º para 29°, a UFPR passou de da posição 43 para 37. Confira na tabela abaixo, as alterações de classificação deste ano em comparação com 2012.
Classificação das universidades brasileiras no Top 100
20132012Nome da Instituição
11Universidade de São Paulo (USP)
33Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
88Universidade Federal do Rio de Janerio (UFRJ)
1013Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
1117Universidade Estadual Paulista (Unesp)
1414Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
1715Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
1818Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
2125Universidade de Brasilia (Unb)
2828Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
2937Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
3538Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
3743Universidade Federal do Paraná (UFPR)
4140Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
4339Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)
4745Universidade Federal Fluminense (UFF)
4948Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
5859Universidade Federal da Bahia (UFBA)
6469Universidade Estadual de Londrina (UEL)
6976Universidade Federal de Viçosa (UFV)
7073Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
7184Universidade Federal do Ceará (UFC)
8489Universidade Estadual de Maringá (UEM)
8786Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
91123Universidade Federal de Goiás (UFG)
9278Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
9485Universidade Federal de Lavras (UFLA)
100111Universidade Presbiteriana Mackenzie
Este ano foram observadas pequenas mudanças entre as dez melhores universidades, com a Universidad de Los Andes (Colômbia) superando a Universidad Nacional Autónoma (México) e a Universidad de Chile, ocupando o quarto lugar.
A Universidad Nacional de Colombia (Colômbia), que ficou em nono lugar, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em décimo lugar, também melhoraram suas posições em relação a listagem do ano passado, deslocando a Universidad de Concepción (Chile) e a Universidad de Santiago (Chile), que ficam respectivamente, em 15° e 13°.
"As universidades brasileiras se saem bem porque são as maiores da América Latina. As instituições gigantes e líderes em uma região têm mais chances de competir internacionalmente", analisa Ben Sowter, coordenador
FIM DA FILA
Mas o ensino superior no Brasil está indo assim tão bem? Nem tanto. Se a comparação for mais internacional, o Brasil vai para o final da fila.
A mesma USP está em 139º lugar no QS internacional lançado no ano passado. Nos primeiros lugares estão instituições dos EUA e do Reino Unido, como MIT, Harvard e Universidade de Cambridge.
Para avaliar a qualidade das instituições na região, o QS mescla indicadores qualitativos e quantitativos na mesma proporção. Metade da nota recebida pelas universidades vem de pesquisa de opinião feitas com os próprios docentes e com empregadores.
A outra metade são dados objetivos como quantidade de professores com doutorado e número de artigos acadêmicos publicados pelos mesmos docentes.
Editoria de Arte/Folhapress
RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA (RUF)
A USP é também a primeira colocada no país no RUF (Ranking Universitário Folha), lançado em 2012, seguida pela UFMG e UFRJ.
Para criar o RUF, a Folha definiu uma metodologia inédita, baseada em rankings internacionais, como o ranking global THE (Times Higher Education), o QS (Quacquarelli Symonds) e a ARWU (ranking de Xangai), e adaptada ao contexto brasileiro.
Foram classificadas 232 instituições de ensino superior brasileiras, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191 universidades --instituições com foco em pesquisa e autonomia de ensino, conforme definição do MEC.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co

Imagem do ditador Nicolás Maduro aparece 13 vezes em cédula de votação

O ditador Nicolás Maduro aparece 13 vezes na cédula de votação das eleições venezuelanas marcadas para 28 de julho. A imagem do ditador também aparece bem-posicionada na cédula, ocupa todo o topo e quase toda a coluna esquerda do documento. A cédula é emitida pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão controlado pelo regime do ditador. No canal estatal de televisão, o ditador comentou as críticas que sofreu após divulgação do documento. “ Temos 13 fotos legalmente, como ocorreu em outras eleições, porque temos 13 movimentos políticos, todos muito poderosos, da esquerda, do marxismo-leninismo, do comunismo, do cristianismo, dos movimentos sociais, do ecologismo, que apoiam unitariamente a candidatura ”. Informações: Diario do Poder/ https://diariodopoder.com.br/exteriores/imagem-do-ditador-nicolas-maduro-aparece-13-vezes-em-cedula-de-votacao