Pular para o conteúdo principal

Porta dos fundos, sucesso merecido: A gente chegou num momento em que tinha um monte de humorista maldito, aquela coisa mala

Até pouco tempo, o carioca João Vicente de Castro, de 30 anos, seria reconhecido apenas como o ex-marido da atriz Cleo Pires e atual namorado da apresentadora Sabrina Sato. Porém, hoje em dia muita gente já o reconhece como um dos sócios e criadores da produtora Porta dos Fundos, ao lado de Fábio Porchat, Gregório Duvivier, Antonio Pedro Tabet e Ian SBF. "Pegar um táxi e ser reconhecido por um trabalho que dez meses atrás não existia é realmente muito doido. Principalmente para mim, que não sou famoso."
Carioca discreto, esta semana, João recebeu a reportagem do UOL no novo endereço da empresa, na zona sul do Rio, onde falou sobre a reviravolta de sua carreira nos últimos meses, mas evitou falar muito sobre sua vida pessoal.
"Me incomoda fazer parte desse mercado que acho muito doido. É muito doido o interesse das pessoas por quem as outras namoram", opinou. Porém, ao se descrever, João deixou escapar o que o uniu à nova namorada. "A gente procura muito a verdade e quer muito – é bem piegas o que vou falar -, o bem das pessoas. O meu foco é fazer a Sabrina feliz. E não quero ser mau com ninguém. É engraçado. A gente amadurece e parece que começa a agir como criança. A gente quer ser legal, quer o bem. O mesmo tempo que você gasta para falar mal de uma pessoa pode gastar para falar bem de outra. Então fale bem de outra", disse.
  • AgNews
    Sabrina Sato e João Vicente assumem namoro durante festa em São Paulo
Desacostumado com palco, o único do Porta dos Fundos que não é artista anda meio assustado com o sucesso do coletivo. "Outro dia, estava em um hotel e vi que o cara da mala ficou nervoso. Ele entrou no elevador e falou assim: 'não posso fazer isso, mas preciso te parabenizar pela Porta dos Fundos'. Fiquei chocado. Aquele negócio que a gente pensou está atingindo! Sei que é uma frase arrogante, mas bancarei: 'a Porta dos Fundos faz parte da cultura pop do Brasil hoje em dia'. Se vai durar não sei. O cara no Senado já falou uma frase nossa. Outro dia, a Ivete Sangalo tuitou que não perdia um vídeo nosso. Fora isso, a gente já ouviu gente dizer: 'meu pai tinha depressão e começou a ver a Porta dos Fundos. Hoje em dia a vida dele mudou'",  conta ele, empolgado, enquanto almoça China in Box.

João contou que largou tudo para apostar na produtora. Sem formação acadêmica, ele trabalhava como autor e roteirista na Globo, onde ficou por um ano e meio. "Lá conheci o Kibe, que é meu sócio. E ele veio com essa história: 'a gente está pensando em fazer um canal para internet. Tem outro sócio meu, que é o Ian'. Começamos a conversar, aí veio o Fábio, o Gregório e aconteceu. Há dez meses, nos empolgamos muito e começamos a gravar coisas. Um dia o Ian e eu falamos: 'Cara, não é certo a gente ficar num lugar trabalhando para outro, nem certo a gente não dar tanta atenção para o nosso negócio como a gente não está dando. Vamos sair daqui e fazer'. Pedimos demissão e viemos com a cara e a coragem. É uma coisa que nunca tinha feito na vida. Era um cara muito sério nesse aspecto, de ter minha grana, minhas coisas. Esse foi meu primeiro salto", lembrou o carioca, que também já trabalhou em algumas agências de publicidade, entre elas a W/Brasil e a Casa Darwin.
A gente chegou num momento em que tinha um monte de humorista maldito, aquela coisa mala. Porque a gente acha realmente muito mala uma pessoa que só faz piada para sacanear humilhar ou agredir alguém.
Ele analisou o momento em que a Porta dos Fundos chegou ao mercado e concluiu que isso também contribuiu para o sucesso da produtora. "A gente chegou num momento em que tinha um monte de humorista maldito, aquela coisa mala. Porque a gente acha realmente muito mala uma pessoa que só faz piada para sacanear humilhar ou agredir alguém. Qual é o limite do humor? Sei lá qual é o limite do humor. Mas a gente fala de gay bilhões de vezes e nunca recebemos uma crítica. A gente já recebeu, pelo contrário, muitos elogios dos gays. Porque a gente realmente não tem preconceito. A gente realmente não ri disso. A gente não ri de quem bate em veado, de quem tem preconceito. O humor da bichinha, a gente não acha engraçado. Tem gente que faz, tem gente que gosta. A gente não", explicou João, que em uma enquete do site gay "Mix Brasil", lidera o ranking dos humoristas mais gatos do país, com 24% dos votos.
João – que de uns tempos para cá, além de fazer os roteiros, atua nos esquetes – afirmou que o humor da Porta dos Fundos é despretensioso. "É humor de situação, de constrangimento, um humor do dia a dia, de identificação muito forte. É isso: 'já comprei essa lata de Coca-Cola, já fui maltratado'. E tem muitas partes surreais. É muito engraçado porque cada um de nós tem um estilo de humor diferente. Por sermos cinco fica muito rico. Você chega lá e tem um vídeo super curto, minimalista, engraçado para cacete, mas completamente doente, que é o texto do Gregório. Tem os textos mais escatológicos, os mais agressivos, os que mexem com religião, os gays", enumerou.
Para publicar dois esquetes por semana, todas as segundas e quintas-feiras, o coletivo precisa de seriedade e disciplina. "A reunião de pauta é sempre na casa de um de nós, porque fica um clima melhor. A gente ri muito. Mas não é tão engraçado porque temos que resolver um monte de coisas. O Fábio Porchat é responsável por cobrar os textos de todos nós. Tem que ser muito caxias e sério. Todos fazem a parte criativa, todos atuam, todos fazem tudo. Mas tem uma hora que separa. Faço o contato comercial, cuido dos clientes. O Ian SBF dirige e cuida da produção. O Kibe (Antonio Pedro Tabet) é da divulgação, escreve e atua. O Gregório escreve e atua. E o Fábio, além de cobrar os textos, escreve e atua", conta.
Apesar do sucesso da produtora, o carioca revela que o quinteto ainda não lucra muito. "Temos o Google Ads, que dá uma grana, fazemos vídeos para empresas e temos o licenciamento. Vamos começar a fazer camiseta, caneca, caderno. Lucrativo é quando você lucra. Não lucramos nada. Mas não podemos reclamar, já que pagamos nossa estrutura, nossas extravagâncias, quando alugamos lugares legais para filmar. Mesmo assim a gente ainda é bem mão fechada", disse, aos risos.
Para quem ainda não lucra, uma proposta para entrar em alguma grande emissora de televisão seria até sedutora. Para o diretor-geral da TV Globo, Carlos Henrique Schroder, o humor da Porta dos Fundos tem um espaço na Globo, mas para João cada mídia merece um formato e um projeto separado. "Muita gente bota a gente como resistentes da internet. Não somos resistentes. Seria um erro da nossa parte pegar um negócio que a gente pensou na internet para colocar na televisão. Na TV teríamos que fazer uma nova coisa. Teríamos que começar do zero".

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

DORIA NÃO MENTE

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40