Pular para o conteúdo principal

Sírio escapa da morte na guerra, foge com a família, mas morre em SP

Homem ajeita o corpo de Mohamed na sepultura no cemitério islâmico de Guarulhos (Foto: Gabriel Chaim/G1)
Amigo se despede de Mohammad durante o enterro no cemitério islâmico de Guarulhos (Foto: Gabriel Chaim/G1)
Uma lágrima grossa escorreu no rosto branquíssimo da síria Razan. Usando um casaco longo bege e a cabeça coberta por um lenço branco estampado com flores pretas, a mulher bonita, de 33 anos, acabara de voltar da sepultura do marido no Cemitério Islâmico de Guarulhos, na Grande São Paulo.
O nome do homem era Mohammad. No último dia 21 de janeiro, havia completado 37 anos. Junto com Razan e seus três filhos – dois meninos de 9 e 12 anos e uma menina de 2 anos–, ele chegou ao Brasil em maio do ano passado, com o objetivo de deixar para trás a guerra civil que há três anos atinge seu país natal. Mohammad morreu na sexta-feira (21), em São Paulo, por complicações relacionadas a problemas cardíacos.
Segundo a comunidade árabe na cidade, ele é o primeiro refugiado sírio a morrer no Brasil. Entidades que prestam assistência a essas pessoas, como a Cáritas SP e o Instituto de Migrações e Direitos Humanos, afirmam que esse é o primeiro caso do qual foram notificados.
O sobrenome de Mohammad não vai ser citado nesta reportagem para preservar a família, que teme represália na Síria. Fragilizada, a mulher dele também não quis dar entrevista. A reconstituição da história do refugiado foi feita pelo G1 com base em depoimentos de amigos que o acompanharam em sua estadia de quase um ano no Brasil.
Tortura
Amigos velam o corpo de Mohamed (Foto: Gabriel Chaim/G1)Amigos velam o corpo do sírio Mohammad em São Paulo (Foto: Gabriel Chaim/G1)
Natural de Arbeen, cidade na periferia de Damasco que concentra muitos opositores ao regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, Mohammad chegou ao Brasil contando que foi preso e torturado com eletrochoques até quase morrer.
O motivo de sua detenção não ficou claro: um dos entrevistados diz que soldados do Exército de Assad encontraram em seu celular fotos de manifestações antirregime, mas os demais afirmam que ele foi preso aleatoriamente, apenas por morar em um lugar onde há muitos rebeldes.
Dado como morto, Mohammad foi jogado inconsciente em uma vala. Um passante viu que seu corpo se mexia e o levou ao médico, já quase sem pulso. Após 40 dias no hospital, recuperado e com medo de ser capturado novamente, o homem fugiu para a Turquia com a família.
Apesar de alguns amigos de Mohammad no Brasil acreditarem que foi a tortura que provocou seu problema cardíaco, o cardiologista com ascendência libanesa Kalled Reda el Hayek, que o atendeu há alguns meses em São Paulo, afirma que não há relação entre os dois fatos. O médico diz que Mohammad já usava uma válvula artificial no coração antes de ser preso e, ao que tudo indica, ele já nasceu com problemas cardíacos.
Segundo Hayek, o problema é que a prótese do paciente era de má qualidade e acabou infeccionando por vários problemas, como o tabagismo e a má saúde bucal do refugiado sírio.
Noite no Aeroporto de Guarulhos
Amigos velam o corpo de Mohamed no cemitério islâmico de Guarulhos (Foto: Gabriel Chaim/G1)Amigos velam o corpo de Mohammad no cemitério islâmico de Guarulhos (Foto: Gabriel Chaim/G1)
Mohammad, Razan e os filhos vieram para o Brasil após não terem se adaptado na Turquia. Eles foram orientados, quando chegassem, a procurar uma mesquita em Campinas, no interior de São Paulo. 
A primeira noite, a família passou no Aeroporto de Guarulhos. Preocupado e com os pés inchados por causa do problema de saúde, Mohammad não conseguiu dormir. No dia seguinte, Razan e os filhos foram para um hotel nas redondezas e o homem viajou até Campinas, onde foi orientado a voltar à capital.
Amigos se debruçam sobre o corpo durante o enterro (Foto: Gabriel Chaim/G1)Amigos ajeitam sepultura (Foto: Gabriel Chaim/G1)
"Me ligaram de lá dizendo que não tinham como ajudar, e eu disse para enviá-lo para cá", conta o xeique Mohamad Al Bukai, da Mesquita de Guarulhos. Hoje, a comunidade religiosa abriga cerca de 40 refugiados e acompanha vários outros, mas Mohammad foi um dos primeiros a chegar ao local.
A família dele foi acolhida primeiro na residência de um casal de sírios que mora no Brasil há mais de 30 anos, no Brás, Zona Leste de São Paulo. Os anfitriões cederam o próprio quarto para que os recém-chegados se alojassem durante 40 dias, até que eles se mudaram para um apartamento nas redondezas. Coincidentemente, a dona da casa, que também é natural de Arbeen, é irmã de uma ex-professora que deu aula para Mohammad na infância.
Engenheiro da computação, Mohammad começou a trabalhar em casa, consertando computadores, tablets e celulares. Ele também criou um aparelho que podia ser conectado à TV e sintonizava diversos canais árabes no Brasil – a invenção era vendida à comunidade árabe da cidade por R$ 700. "Ele era muito inteligente", elogiaram vários conhecidos do refugiado sírio em entrevista ao G1.
O sírio Amer Masarani beija o corpo do amigo (Foto: Gabriel Chaim/G1)O sírio Amer Masarani beija o corpo do amigo
(Foto: Gabriel Chaim/G1)
Cirurgia
Fluente em inglês, Mohammad estava empenhado em aprender a falar português. Ele ia com a mulher e a filha pequena a todas as aulas do idioma que acontecem três vezes por semana na Mesquita do Pari, na região central de São Paulo.
O homem era engajado na batalha para conseguir ajuda a seus conterrâneos e participou de três reuniões com a prefeitura sobre a situação dos refugiados sírios na cidade.
Mohammad também era teimoso e evitava ao máximo ir ao médico. Algumas vezes, passou mal na aula de português e chegou a cair desmaiado, mas não aceitava ir ao hospital e queria receber sempre os cuidados em casa – até que sua situação piorou.
Após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) e um infarto, o sírio ficou internado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde foi operado no dia 15 de março. A válvula mecânica no coração foi trocada por uma biológica, que é mais difícil de se infectar, mas ele já estava muito fraco e seus rins pararam de funcionar. Mohammad ainda abriu os olhos em uma ocasião, alguns dias após a cirurgia, e pôde ver Razan. Mas morreu na última sexta-feira, às 6h da manhã.Resguardo da viúva
Razan, a viúva (à dir.,), no velório do marido (Foto: Gabriel Chaim/G1)Razan, a viúva de Mohammad (à dir.), no velório do marido (Foto: Gabriel Chaim/G1)
Cerca de 70 homens compareceram ao enterro de Mohammad na sexta-feira. Eles ocuparam todas as cadeiras de um lado da sala onde o corpo era velado enrolado em um lençol branco, e alguns tiveram que ficar de pé, por causa da lotação. Do outro lado da sala, Razan era consolada por cinco mulheres. As crianças ficaram com uma amiga da família.
Um xeique fez a celebração religiosa, e os amigos ajudaram a carregar o corpo, cavaram a sepultura e enterraram o morto sob uma chuva fina.
Razan agora terá que ficar 4 meses e 10 dias em período de resguardo – chamado, no Islã, de "iddah". Nesse intervalo, ela deve permanecer na casa onde morava com o marido, não pode usar roupas bonitas, joias, perfumes ou cosméticos, nem receber propostas de casamento.
O xeique Al Bukai diz que a comunidade vai acompanhar a família para se assegurar de que não lhe falte nada. Segundo uma amiga de Razan, ela deve ficar no Brasil, onde está segura e tem o apoio de amigos.
"O Mohammad veio com essa ideia na cabeça, de construir algo melhor para seus filhos no Brasil. A vida agora continua", disse a colega.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

Sai a lista anual de bilionários da Forbes 2024; veja os 10 mais ricos do mundo

  1. Bernard Arnault (França) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 233 bilhões (R$ 1,18 trilhão) Pelo segundo ano consecutivo, Arnault é a pessoa mais rica do mundo. Sua fortuna cresceu 10% em 2023 graças a mais um ano de faturamento recorde para seu conglomerado de luxo, o LVMH, dono de Louis Vuitton, Christian Dior e Sephora. 2. Elon Musk (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 195 bilhões (R$ 987 bilhões) Como o ranking muda constantemente, Musk ganhou e perdeu diversas vezes o título de "mais rico do mundo", à medida que mudou a valorização das suas empresas, a SpaceX, a Tesla e a rede social X (antigo Twitter). 3. Jeff Bezos (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 194 bilhões (R$ 982 bilhões) Bezos ficou mais rico este ano graças ao excelente desempenho da Amazon no mercado de ações. 4. Mark Zuckerberg (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 177 bilhões (R$ 895 bilhões) O presidente da Meta enfrenta altos e baixos. Depois

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40